Índice:
- Tipos de ciúme
- uma. Ciúme romântico
- b. Ciúme competitivo
- Como lidar com o ciúme - 10 melhores técnicas
- 1. Pratique técnicas para interromper pensamentos negativos
- 2. Avalie a si mesmo
- 3. Avalie seu relacionamento
- 4. Reconheça seu ciúme
- 5. Let It Go
- 6. Fale sobre isso
- 7. Comemore seus traços positivos
- 8. Não atue fora
- 9. Seja competitivo
- 10. Livre-se da energia física excessiva
O ciúme NÃO é uma coisa ruim. Não passa de um sentimento humano muito comum. É absolutamente normal sentir aquela sensação de aperto no coração de vez em quando. No entanto, torna-se um problema quando as pessoas começam a agir de acordo com seus sentimentos. Quando o ciúme começa a afetar todos os outros aspectos da sua vida, você deve estar ciente de que ele está a caminho de consumi-lo. Você pode ficar com raiva de tudo e se sentir amargo. Isso acabará por deixá-lo frustrado e perdido.
As redes sociais, como Instagram e Facebook, também podem desencadear sentimentos de ciúme. Comparamos nossa vida com a vida aparentemente perfeita que outras pessoas vivem e se sentem infelizes. A insegurança também costuma levar ao ciúme. Quando sentimos que não somos bons o suficiente ou sentimos que nossa posição está ameaçada, geralmente nos ressentimos da pessoa ou pessoas que estão se saindo melhor do que nós. O aumento do ciúme geralmente está relacionado à baixa auto-estima.
Tipos de ciúme
Os dois tipos comuns de ciúme são o ciúme romântico e o ciúme competitivo.
uma. Ciúme romântico
Shutterstock
Os relacionamentos podem ser muito mais suaves e fortes quando nenhuma das partes fica com ciúmes excessivos. O ciúme costuma originar-se da insegurança - quando sentimos que estamos condenados a ser magoados, rejeitados ou enganados. Se não lidarmos com esse sentimento primeiro, provavelmente seremos vítimas de sentimentos de desconfiança, insegurança ou ciúme extremo em qualquer relacionamento, feliz ou não.
Os sentimentos negativos que freqüentemente experimentamos sobre nós mesmos têm origem nas primeiras experiências de nossa vida, quando éramos crianças. Muitas vezes imitamos os sentimentos que nossos pais ou responsáveis demonstraram por nós, uns pelos outros ou por eles próprios. Subconscientemente, recriamos, reproduzimos ou reagimos a dinâmicas familiares em nossos relacionamentos atuais.
A extensão de nossas atitudes autocríticas na infância geralmente molda como nossa voz crítica interior nos afeta como adultos, especialmente nos relacionamentos. Não importa o quão únicas nossas experiências possam ser, todos nós basicamente temos essa crítica interna que nos governa até certo ponto. Com muita frequência, esses pensamentos negativos lentamente começam a se transformar em ataques muito mais sérios e arraigados a nosso parceiro ou até a nós mesmos.
b. Ciúme competitivo
Shutterstock
No ciúme competitivo, temos ciúme dos outros - de seus pontos fortes, estilo de vida, sucessos e relacionamentos. Tendemos a ver apenas as coisas boas na vida dos outros e apenas as decepções na nossa.
É completamente normal desejar o que os outros têm, assim como se sentir competitivo. Mas a forma como canalizamos esses sentimentos é muito importante para determinar nosso nível de felicidade e satisfação na vida. Se permitirmos que esses sentimentos nos governem e destruam os outros ou a nós mesmos, isso certamente terá um resultado destrutivo com resultados desmoralizantes. No entanto, quando não permitimos que esses sentimentos de ciúme guiem nossas ações, podemos realmente ser mais orientados para um objetivo e aceitar mais a nós mesmos.
É absolutamente normal se sentir um pouco competitivo. No entanto, se ruminarmos isso em um ataque a outra pessoa ou em uma crítica a nós mesmos, acabaremos machucando alguém ou sendo machucados.
Aqui estão algumas dicas gerais para lidar com sentimentos de ciúme.
Como lidar com o ciúme - 10 melhores técnicas
1. Pratique técnicas para interromper pensamentos negativos
Shutterstock
Quando ficamos intensamente emocionais, nosso cérebro começa a se concentrar em um milhão de teorias sobre quem é o culpado e como somos a vítima. Isso é muito prejudicial à saúde. Experimente técnicas para interromper os pensamentos negativos. Pode ser algo tão fácil quanto dizer a si mesmo que isso não é saudável para você ou qualquer outra pessoa e comece a se concentrar em algo positivo, como listar pensamentos positivos sobre você.
Pratique a atenção plena. Isso o ajudará a acalmar suas emoções descontroladas. Sintonize seu corpo e sua alma para identificar seus sentimentos. Respire fundo e desligue-se da intensidade dessas emoções negativas. Compartilhe seus sentimentos com um amigo ou parceiro depois de se acalmar.
2. Avalie a si mesmo
Shutterstock
Pessoas que têm apegos seguros na infância - com seus pais, irmãos e cuidadores - tendem a ser menos dependentes e ciumentas e ter maior auto-estima. Eles têm menos sentimentos de inadequação do que as pessoas inseguras. Você precisa se perguntar estas perguntas:
“Como foi seu relacionamento com seus pais e cuidadores iniciais?”
"Você não tem auto-estima?"
"Você tem sensação de vazio ou ansiedade?"
“A atmosfera em sua casa era crítica ou repressiva?”
“Os seus cuidadores não eram confiáveis ou prejudicavam?”
Mesmo que as primeiras influências possam moldar seu caráter, um terapeuta habilidoso pode ser de grande ajuda. Eles podem ajudá-lo a superar suas preocupações e a aumentar sua auto-estima.
3. Avalie seu relacionamento
O melhor método para superar o ciúme é examinar profundamente seu relacionamento. Se o seu relacionamento se baseia no respeito, no amor e na confiança, e se o comportamento do seu parceiro reflete as palavras dele, você não tem motivos para ficar desconfiado e com ciúme.
Se eles não forem honestos com você, naturalmente, isso vai desencadear suas inseguranças. Quando você está em um relacionamento que é inseguro, seus botões de ciúme são pressionados com frequência. Ninguém pode forçá-lo a fazer nada e a escolha é sua. Mas, se você continuar no relacionamento, muito provavelmente, às vezes sentirá ciúme.
4. Reconheça seu ciúme
Shutterstock
Quando aceitamos nossos sentimentos de ciúme, ele perde o controle sobre nós - porque não o deixamos mais nos envergonhar. Reconhecer a si mesmo que está com ciúme abre a porta para o crescimento e o aprendizado e, portanto, a cura. Aprenda com seus sentimentos de ciúme. Use-o como inspiração para crescer. Em vez de ter ciúme do talento de uma pessoa, tome para si a tarefa de ser melhor no que faz.
5. Let It Go
Você não precisa sentir essa dor aguda de ciúme. Respire profundamente e deixe-o sair do seu corpo através do ar que você expira. Repita até se recompor e redirecionar sua energia para ter pensamentos positivos.
6. Fale sobre isso
Shutterstock
Se o ciúme está afetando você e sua vida, é importante que você encontre a pessoa certa com quem conversar. Você precisa ter uma maneira saudável de expressar o que sente. As pessoas que nos apoiam e nos ajudam a melhorar a nós mesmos são o tipo de pessoa com quem precisamos conversar sobre nossos sentimentos.
Desabafar com os amigos está bem, desde que superemos nossos pensamentos e sentimentos irracionais. Precisamos reconhecer que essas emoções extremas são irracionais e exageradas. Também é muito aconselhável procurar a ajuda de um terapeuta. Eles nos ajudarão a compreender nossos sentimentos e nos ensinarão como controlá-los enquanto nos comportamos de maneira mais saudável e adaptativa.
7. Comemore seus traços positivos
Shutterstock
Todo mundo tem pontos fortes e fracos. É importante que você respeite seus talentos e realizações antes de ser admirado pelos outros. Use-os como inspiração para ser melhor, se sentir melhor. Não desista de si mesmo ou de seus sonhos porque está ocupado perseguindo outras pessoas. Então, o que ela consegue tocar violão melhor do que você? Você pode cozinhar como Gordon Ramsay! Aceite-se primeiro.
8. Não atue fora
Nossa voz interior às vezes pode nos levar a fazer algo que pode nos prejudicar ou prejudicar outras pessoas a longo prazo. Quando caímos em um estado de ciúme, isso pode nos convencer a desistir de nós mesmos ou a parar de ir atrás daquilo em que somos bons.
Freqüentemente, leva à auto-sabotagem. Pode nos fazer punir alguém que amamos. Podemos acabar atacando nosso parceiro. Podemos acabar ferindo e minando os sentimentos de nossos parceiros por nós e fazer com que evitem se envolver conosco por medo. Podemos fazer com que eles se tornem menos abertos sobre seus sentimentos e mais fechados.
Portanto, da próxima vez que sentir ciúme, tente mudar sua visão da situação e abordar a questão de maneira racional.
9. Seja competitivo
Shutterstock
Devemos ter um objetivo pessoal de ser o nosso melhor. Precisamos sentir como nós e abraçar as qualidades que nos fazem -nos . Ser competitivo permite que nos sintamos inspirados e nos conectemos com as pessoas que queremos ser. Se queremos ser respeitados, precisamos ter consideração e atenção em nossas interações. Se agirmos com integridade e buscarmos nossos objetivos, venceremos a batalha mais difícil que enfrentamos - a luta para nos tornarmos nós mesmos.
10. Livre-se da energia física excessiva
Shutterstock
Para ter uma cabeça limpa, você pode precisar literalmente executá-la. Quando ficamos extremamente hiper e carregados, temos que nos livrar dessa energia de alguma forma para que possamos re-regular e usar esse tempo para nos recompor. Experimente o boxe, ir para a academia, polichinelos ou até mesmo tomar um banho frio. Acalme-se e dê a si mesmo tempo e espaço suficiente para controlar suas emoções e fazer uma verificação da realidade.
Quando em um relacionamento, é importante ter um canal de comunicação aberto e honesto com nossos parceiros. Se esperamos ganhar sua confiança e eles obterem a nossa, temos que prestar atenção ao que eles dizem, sem tirar conclusões precipitadas ou ficar na defensiva.
Isso nos permitirá estar conectados e gentis, mesmo quando estivermos nos sentindo inseguros e com ciúmes. É necessário um grande nível de maturidade emocional para lidar com o ciúme. Devemos estar dispostos a desafiar nossa voz interior e todas as inseguranças que ela cria dentro de nós. Devemos também exercitar a força de vontade para dar um passo para trás e resistir à ação. Podemos fazer isso - somos muito mais fortes do que acreditamos.
Se aprendermos a lidar com o ciúme de maneira madura, ficaremos mais seguros em nós mesmos e em nossos relacionamentos. Não se esqueça, o ciúme é uma reação natural. Só se torna problemático quando começa a se tornar persistente. Sempre que você sentir ciúme, reconheça o problema e examine mais profundamente sua alma. Use isso como uma oportunidade para se aprimorar.