Índice:
- 1. Ouça
- 2. Saiba o que perguntar
- 3. Procure por pistas não verbais
- 4. Lembre-se do que os outros consideram importante
- 5. Gerenciar emoções
- 6. O tempo é tudo
- 7. Seja positivo
É apenas na ficção que você vê personagens que funcionam sozinhos - todos nós precisamos de outras pessoas em nossas vidas. Até Sherlock Holmes (que pode ser considerado o personagem menos social a enfeitar as páginas da literatura) teve o Dr. Watson. Independentemente de quão brilhante você seja, seu bem-estar e sucesso dependem em parte não apenas dos relacionamentos que você tem e mantém, mas também de quanto tempo você os faz durar. Isso pode parecer uma tarefa simples; afinal, somos sociais como espécie. No entanto, as habilidades necessárias para sustentar e construir relacionamentos melhores não são inatas e precisam de atenção e consideração especiais.
Alguns sugerem que a Regra de Ouro (de Lucas 6:31 na Bíblia), “Trate os outros como você gostaria de ser tratado”, como um bom indicador de como você deve se comportar com as pessoas. No entanto, não vamos esquecer que nem todos são iguais - o que você pode gostar pode não ser o que outra pessoa faz. Portanto, você deve ter em mente alguns pontos que o ajudarão a preservar e aprimorar os relacionamentos que você tem, bem como a construir novos. Portanto, limpe sua mente e leia as sete dicas a seguir!
1. Ouça
eu estoque
Muitas vezes as pessoas não entendem que existe uma grande diferença entre ouvir e ouvir. Ouvir é um processo ativo, no qual você presta atenção ao que a outra pessoa está dizendo em detalhes. No entanto, enquanto a outra pessoa está falando, a maioria de nós geralmente começa a formular uma resposta antes de terminar. Isso leva a uma falha na comunicação, já que você provavelmente não entendeu completamente o que eles estavam tentando transmitir.
Quando você se pegar fazendo isso, mentalmente dê um passo para trás e tente se concentrar no que a outra pessoa está lhe dizendo. Isso permitirá que você responda adequadamente a eles quando terminar. Afinal, não é uma corrida. Uma pausa na conversa pode ser uma coisa boa e é a chave para isso.
2. Saiba o que perguntar
Depois de se tornar hábil em ouvir durante uma conversa, você tenderá a saber o que perguntar. É construtivo repetir o que a outra pessoa está dizendo para reafirmar o que você entendeu. Dessa forma, eles saberão que você está fazendo uma tentativa sincera de compreendê-los.
O renomado podcaster, James Altucher, sugere que você seja específico nas perguntas que fizer (1). Quando as pessoas estão lhe dizendo algo, é provável que tenham muito o que descarregar. Fazer perguntas específicas permite que a conversa seja filtrada de todo o ruído que, de outra forma, estaria presente. Essa é uma ótima maneira de evitar, e eles provavelmente irão procurá-lo para conversar em vez da maioria das outras pessoas.
3. Procure por pistas não verbais
eu estoque
Na década de 1950, o pesquisador Albert Mehrabian descobriu que apenas 7% do que dizemos tem impacto. 38% é tom, inflexão e outros aspectos vocais. Mas o mais importante, 55% é não verbal (2). Apenas olhar para uma pessoa pode nos dizer muito sobre como ela está se sentindo. Perguntar sobre o bem-estar deles, quando eles não deram nenhuma pista verbal para duvidar, mostra que você está prestando atenção em como eles são, em vez de apenas no que eles dizem. Quem não quer isso?
Isso também o ajudará a decifrar quando alguém não está realmente contando a história toda - se sua linguagem corporal não corresponder ao que está dizendo, algo está acontecendo. Depois disso, você logo descobrirá que terá conversas mais significativas e mais profundas.
4. Lembre-se do que os outros consideram importante
Não somos todos um pouco narcisistas? Quem não quer ouvir o som do próprio nome? Portanto, quando alguém lhe contar algo sobre si mesmo com uma expressão radiante no rosto, preste atenção. Você será extremamente querido e bem recebido se for você na multidão que perguntar sobre a peça escolar de seu filho ou o carro novo que comprou.
Não é essencial saber tudo sobre eles; afinal, você não os está cortejando. Mas as pequenas coisas, como o nome e os hobbies, o farão muito. Foi até sugerido que se mantenha um portfólio escrito de contatos importantes, para que você tenha algo para refrescar sua memória antes de uma reunião.
5. Gerenciar emoções
eu estoque
Muitas coisas afetam nosso temperamento no dia a dia. É impossível ser consistente em seu comportamento o tempo todo. No entanto, um pouco de estoicismo pode ter um impacto enorme. De vez em quando, ir de um extremo ao outro do espectro emocional fará com que as pessoas pensem que você é muito inconsistente. Essa pode ser uma qualidade muito pouco atraente. Tente manter a compostura o tempo todo e direcionar sua concentração para a outra pessoa, em vez de se perder em suas próprias ruminações.
No entanto, há momentos em que algo realmente nos incomoda, o que simplesmente não podemos manter dentro. Este é o momento em que você deve simplesmente dizer à outra pessoa o que está acontecendo, em vez de fingir que está se concentrando no que ela está dizendo. A honestidade é apreciada e permitirá que você obtenha o espaço de que precisa.
6. O tempo é tudo
É fundamental que você mantenha isso em mente se quiser saber. Todos nós já encontramos pessoas que querem contar a você tudo sobre si mesmas no momento em que o conhecem. Mas não é agradável conversar com alguém que realmente parece ter o autocontrole de um bebedor? Você deve se certificar de que permanece relevante em uma conversa - Saiba quando falar e quando revelar coisas.
No entanto, isso não pode ser aplicado universalmente - você não deve ter o mesmo nível de conforto com alguém que conhece há anos e alguém que acabou de conhecer. A profundidade do relacionamento deve permitir que você decida o que dizer. Portanto, não tenha medo de se conter; expressar emoções é como nos associamos com os outros. Apenas certifique-se de não tentar superá-los com experiências - suas próprias revelações devem vir de um ponto de empatia e não de competição.
7. Seja positivo
eu estoque
Positividade gera positividade e é a própria essência de relacionamentos bem-sucedidos. Você provavelmente verá que aqueles com um ótimo conjunto de relacionamentos são aqueles que espalham boas vibrações. Eles provavelmente manterão sua confiança e não serão propensos a fofocar. Eles sempre têm boas intenções e desejam genuinamente que as pessoas tenham sucesso.
Socializar é uma arte que leva tempo para ser dominada. Esses pontos o ajudarão a evitar as armadilhas mais comuns que as pessoas encontram. Mantenha-os em mente e você ficará cada vez melhor. Em breve, você também será o animal social que todos nós estamos destinados a ser!