Índice:
- Por que as pessoas mentem?
- 1. Para manipular pessoas
- 2. Para ser socialmente desejável
- 3. Para proteger alguém
- 4. Para uma melhor autoestima
- 5. Para encobrir transtornos de ansiedade e personalidade
- 6. Para se sentir no controle das situações
- 7. Para não ferir os outros e evitar confrontos
- 4 fontes
Mentir é humano. As pessoas mentem em uma de três a cinco interações, em média (1). Bella De Paulo, psicóloga da University of Virginia, conduziu uma pesquisa intitulada “The Many Faces of Lies”. De acordo com o estudo, a maioria das pessoas mentia sobre seus sentimentos e opiniões para esconder suas inadequações ou não ferir os sentimentos de alguém (2).
Ao longo dos anos, surgiram muitas teorias e percepções para identificar um mentiroso. Alguns dos sinais incluem desviar o olhar, piscar, nervosismo, sorrisos falsos, incoerência na fala, inconsistência nas declarações e linguagem enfática (3).
Shutterstock
Por que as pessoas mentem?
https
1. Para manipular pessoas
Shutterstock
Os maiores mentirosos são manipuladores. Essa personalidade particular é conhecida como personalidade maquiavélica. Machievellianists são pessoas que mentem por motivos egoístas. Eles recorrem à mentira compulsiva usando táticas antiéticas e socialmente ofensivas. Isso é feito principalmente com o objetivo de alcançar um status ou poder mais elevado na sociedade.
Realmente não é uma surpresa que quanto mais desta característica você tem, maior é sua probabilidade de ser um mentiroso compulsivo. Além disso, essas pessoas acabam usando mentiras benéficas voltadas para si mesmas com muito mais frequência do que fariam para proteger os outros.
Pessoas que geralmente são manipuladoras são muito mais inclinadas a usar a situação a seu favor. Isso é feito para atingir objetivos precisos, como sexo, status, amor, dinheiro ou poder, mesmo que tenham vida curta. Portanto, com esse tipo de mentira, não há outro beneficiário - além deles próprios.
2. Para ser socialmente desejável
Shutterstock
Agora, esta é uma maneira complicada de mentir em termos de compreensão do beneficiário. Uma pessoa socialmente desejável é aquela que deseja obter cada vez mais aceitação na sociedade. Eles estão continuamente pensando e se perguntando se os outros os aprovariam ou suas ações.
Pessoas que mentem por um benefício específico estão constantemente arriscando sua reputação. Sua necessidade de desejabilidade corre um risco muito maior aqui também. Pode ser interessante notar que as pessoas que desejam desejabilidade social nunca mentiram o suficiente para alcançar qualquer tipo de importância nas estatísticas.
3. Para proteger alguém
Shutterstock
Nem todas as mentiras são egoístas. Às vezes, as pessoas mentem para proteger seus entes queridos - cônjuge, irmão, amigo ou colega - do mal ou da dor. Por exemplo, pode ser uma amiga que elogia a roupa de sua melhor amiga, mesmo que não seja ótima, para não ferir seus sentimentos. O custo de desviar da honestidade não é indesejável aqui e pode ser muito mais aceitável em geral.
Essas mentiras têm como objetivo fazer alguém parecer ou se sentir melhor, evitar magoá-lo ou constrangê-lo ou protegê-lo de punições.
4. Para uma melhor autoestima
Shutterstock
A boa auto-estima é parte integrante do reconhecimento do valor próprio. Pessoas com falta de autoestima ou com baixa autoestima tendem a mentir muito mais do que pessoas com o nível certo de autoestima. Isso significa que quanto menor o senso de autoestima, maior a incidência de mentiras.
De acordo com Robert Feldman, psicólogo da Universidade de Massachusetts, as pessoas mentem quando sua auto-estima é ameaçada. Essas pessoas pensam que mentir ajudará a aumentar a percepção que os outros têm deles. Eles mentem para traçar uma identidade melhor para si próprios e obter aceitação social.
5. Para encobrir transtornos de ansiedade e personalidade
Shutterstock
Os transtornos de ansiedade são uma das doenças mentais mais comuns e afetam cerca de 40 milhões de pessoas nos Estados Unidos (4). As pessoas que mentem devido à ansiedade o fazem para receber um pequeno impulso de autoconfiança.
Pessoas propensas à ansiedade costumam contar mentiras benéficas para elas.
Pessoas com transtornos de personalidade narcisistas e traços psicopáticos ou sociopatas mentem para enganar ou manipular as pessoas em seu benefício. Alguns até mentem, pois isso lhes dá um prazer sádico e uma sensação de ser superior aos outros.
6. Para se sentir no controle das situações
Shutterstock
Algumas pessoas recorrem à mentira para controlar uma situação e influenciar seu resultado de forma que obtenham as reações ou decisões que desejam. Freqüentemente, essas pessoas acham que a verdade é inconveniente, pois não está de acordo com sua versão das coisas.
Uma Pessoa que Mentira pela pura emoção de ver até que ponto eles conseguem escapar impunes de suas mentiras. Eles fazem isso para testar seu poder e raio de influência. Controlar uma resposta alterando a verdade cria uma falsa sensação de realidade entre o mentiroso e o receptor. Isso pode levar a preconceitos e julgamentos errados, pois a decisão é baseada em informações incorretas.
7. Para não ferir os outros e evitar confrontos
Shutterstock
Outro motivo pelo qual as pessoas evitam dizer a verdade é evitar o agravamento de uma situação negativa. Eles sentem que podem proteger os sentimentos, e algumas mentiras inocentes podem salvar a situação.
Um exemplo comum disso é quando seu amigo está tentando sair de um plano e continua mentindo sobre sua localização. Outro exemplo é encerrar uma conversa estranha ao telefone dizendo que há alguém na porta ou que você está recebendo outra ligação.
A pessoa mente porque, segundo eles, mentir pode ter mais benefícios do que consequências negativas. Nessas situações, as pessoas acabam mentindo, temendo punições ou a reação desagradável da outra parte à verdade. Por exemplo, um aluno pode mentir sobre suas notas para evitar um possível confronto com seus pais.
Você precisa entender uma coisa aqui - mentir não é o ideal na maioria dos casos. No entanto, isso não significa que seja sempre feito com intenções prejudiciais.
O principal objetivo de nosso artigo é fazer uma retrospectiva sobre Por que eu minto tanto? e também torná-lo mais consciente e desenvolver mais compreensão de uma situação e do motivo por trás de alguém mentir. Agora que você sabe por que as pessoas mentem, pense duas vezes antes de julgar alguém por mentir.
Esperamos que este artigo tenha sido informativo. Poste seus comentários e sugestões na caixa de comentários abaixo.
4 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Todas as outras pessoas estão fazendo: Explorando a transmissão social do comportamento mentiroso, Plos One, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4198136/
- As Muitas Faces das Mentiras, Departamento de Psicologia, Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, CA.
smg.media.mit.edu/library/DePaulo.ManyFacesOfLies.pdf
- A WORLD OF LIES, Journal of Cross-cultural Psychology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2957901/
- Facts & Statistics, Anxiety and Depression Association of America.
adaa.org/about-adaa/press-room/facts-statistics