Índice:
- Você sabia?
- Por que as pessoas se sentem sozinhas nos relacionamentos?
- Como superar a solidão em um relacionamento
- 1. Avalie a si mesmo
- 2. Ame-se primeiro
- 3. Não se deixe enganar pelo falso mundo da mídia social
- 4. Não se sinta culpado
- 5. Converse com seu parceiro sobre como você se sente
- Referências
Sentir-se solitário não tem nada a ver com estar em um relacionamento. Na verdade, uma pessoa poderia estar em um grande grupo, rindo e conversando, mas se sentir extremamente solitária. É um estado de espírito que as pessoas costumam vivenciar quando não encontram aquela conexão especial com alguém que as compreende e se relaciona com elas em um nível básico. Role para baixo para saber como parar de se sentir solitário?
Você sabia?
- Cerca de 80% da população com 18 anos e 40% com mais de 65 anos relatam sentir-se solitária em algum momento (1).
- De acordo com o Pew Research Center, três em cada dez americanos insatisfeitos com sua vida familiar se sentem solitários (2).
- De acordo com uma pesquisa realizada pela KFF e The Economist, mais de 22% dos adultos nos Estados Unidos, 23% no Reino Unido e 9% no Japão afirmam que muitas vezes se sentem solitários e não têm companhia (3).
Pior ainda quando a pessoa se sente sozinha, apesar de ter um parceiro. Isso ocorre porque é isso que os relacionamentos ideais devem fazer - fazer você e sua alma gêmea se conectarem em um nível diferente. As pessoas que estão em um relacionamento podem ficar sozinhas porque as coisas não estão indo bem entre o casal ou porque esperam que seus parceiros preencham o vazio que eles têm dentro de si.
Seja qual for o problema, se você está se sentindo sozinho, é hora de mudar isso. Existem algumas maneiras de garantir que não seja atormentado por pensamentos de solidão durante um relacionamento.
Antes de chegarmos às dicas para lidar com esse problema, você precisa primeiro descobrir por que você tem esses pensamentos.
Por que as pessoas se sentem sozinhas nos relacionamentos?
Shutterstock
- O relacionamento com o seu parceiro não é tão próximo quanto antes.
- Vocês dois perderam a conexão que antes tinham e têm menos empatia um pelo outro.
- Vocês não estão dispostos a se abrir um com o outro porque têm medo de ser vulneráveis e se machucar.
- Você parou de se comunicar.
Vejamos agora como você pode superar essa solidão.
Como superar a solidão em um relacionamento
1. Avalie a si mesmo
iStock
A maioria das pessoas começa um relacionamento porque está apaixonada uma pela outra. Se as coisas mudaram desde que vocês se uniram, em vez de colocar toda a culpa na outra pessoa, avalie-se primeiro. Talvez você tenha mudado e se tornado mais fechado, mais protegido com o tempo.
Tente se lembrar dos bons momentos, dos motivos pelos quais você se apaixonou por seu parceiro. Lembre-se de como você realmente se sentiu. Você pode pegar um diário e escrever os detalhes sobre o seu amor. Não se concentre nos negativos. Faça isso regularmente.
Escreva coisas que você ama e aprecia em seu parceiro. Se você gosta de registro no diário, provavelmente tem entradas antigas. Leia-os repetidamente. Escreva uma carta de amor e diga por que e o quanto você os valoriza.
Esses exercícios não só aproximarão vocês dois, mas também renovarão o romance. Se você se dedicar 100% ao relacionamento, seu parceiro responderá.
2. Ame-se primeiro
iStock
Julgamento, tristeza e medo podem matar o amor. Você não pode amar outra pessoa de todo o coração se não amar a si mesmo incondicionalmente. Pare de se julgar a respeito de cada deficiência. Dê a si mesmo uma pausa, uma pausa.
Acalme as vozes que dizem que você não é bom o suficiente. Quando as pessoas são duras consigo mesmas, é mais provável que o sejam também com seus parceiros, uma vez que a euforia inicial do amor passa.
Se a tristeza ou o medo de ficar sozinho fizeram você entrar em um relacionamento, ele estava condenado desde o início. Ninguém pode fazer você se sentir completo, exceto você mesmo.
Não faça o jogo da culpa com seu parceiro. Isso nunca ajuda. A melhor coisa a fazer será procurar aconselhamento como casal, se seu parceiro estiver disposto.
3. Não se deixe enganar pelo falso mundo da mídia social
iStock
Seus amigos estão tirando férias juntos, colocando fotos de pombinhos no Instagram e tendo a melhor vida de todos os tempos. Faz você olhar para a sua própria vida e sentir aquela pontada de solidão? Tudo o que o seu parceiro faz é ir trabalhar e voltar exausto?
Não compare sua vida com a de outra pessoa. É incrível que eles tenham uma vida ótima. Mas, a maior parte pode ser falsa e exagerada. Eles certamente terão problemas, mas, é claro, não retratam isso nas redes sociais.
Aprecie o que você tem e o que seu parceiro faz por você. Às vezes, tudo o que precisamos fazer é dar uma boa olhada em nossas bênçãos para perceber como somos sortudos. Isso certamente lhe dará uma perspectiva melhor da vida.
4. Não se sinta culpado
Shutterstock
Você tende a se culpar por se sentir solitário. Essa é outra emoção negativa. Seus sentimentos são importantes e válidos - não deixe ninguém dizer o contrário. Seu objetivo deve ser lidar com o sentimento, não se sentir pior com isso.
Aceite e busque ajuda. A solidão se tornou uma questão cultural agora, e mais e mais sistemas de suporte estão sendo criados para lidar com essa questão. O melhor seria conversar com um profissional.
Se essa não for uma opção para você, confie em alguém de sua confiança. Um amigo, um parente - alguém que entenderia seu ponto de vista e ajudaria você a procurar a luz no fim do túnel.
5. Converse com seu parceiro sobre como você se sente
iStock
A solidão pode causar depressão se não for tratada a tempo. Muitas pessoas tendem a ignorar seus sentimentos porque têm vergonha de admitir que precisam do contato humano.
Sentir-se sozinho em um relacionamento ou mesmo quando você tem um parceiro pode ser uma experiência angustiante. É assustador dividir a cama com alguém, mas sentir-se afastado. Mas não tem que ser assim. O que fazer quando você se sentir sozinho? Pratique o pensamento positivo e procure ajuda profissional, se necessário. Torne-se uma prioridade. A vida é muito curta para sofrer em silêncio. Tome as coisas com suas próprias mãos e viva a vida ao máximo.
Experimente essas dicas e conte-nos como foi na seção de comentários abaixo.
Referências
- “Solidão é importante: uma revisão teórica e empírica das consequências e mecanismos” Annals of Behavioral Medicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Os americanos insatisfeitos com a vida familiar, social ou financeira são mais propensos a dizer que se sentem solitários” Pew Research Center.
- “Solidão e isolamento social nos Estados Unidos, no Reino Unido e no Japão: uma pesquisa internacional” KFF.