Índice:
- Maneiras de melhorar os danos à pele causados pelo fumo
- 1. Verifique seus hábitos alimentares
- 2. Tome suplementos
- 3. Use produtos para a pele
- 4. Experimente AHAs
- 5. Consulte um dermatologista
- Referências
A resposta é simples: sua pele começa a se curar de todos os efeitos adversos do tabaco e da nicotina. Ao parar de fumar, você obterá:
- Pele firme e brilhante
Agora, sua pele está recebendo os nutrientes adequados. Os tecidos não são privados de oxigênio, a produção de colágeno volta ao normal e sua pele torna-se elástica novamente.
- Cabelo espesso e lindo
O couro cabeludo e os folículos capilares começarão a se recuperar. Fumar danifica o DNA de seus folículos capilares e também controla a remodelação do tecido enquanto seu cabelo cresce (7). Isso afeta a qualidade do seu cabelo.
- Dentes mais brancos e respiração mais fresca
Depois que você para de fumar, seu hálito fica mais fresco. Entretanto, seus dentes não recuperarão sua brancura natural. Você precisa visitar o dentista para reverter o dano e remover as manchas.
Não espere que as coisas melhorem logo depois de parar de fumar. O seu corpo demora um pouco para reparar os danos causados. Você não pode desfazê-lo totalmente, mas pode minimizá-lo. Você precisa ajudar seu corpo a reparar os danos e sua pele a recuperar o brilho perdido. Veja como você pode reparar os danos à pele causados pelo fumo.
Maneiras de melhorar os danos à pele causados pelo fumo
Shutterstock
Depois de parar de fumar, você verá seu corpo e sua pele melhorarem. No entanto, há muito que você precisa fazer antes de reduzir os sinais de abuso de cigarro em sua pele. Aqui está o que você pode fazer para reparar o dano:
1. Verifique seus hábitos alimentares
Você precisa melhorar seus hábitos alimentares e fornecer ao corpo e à pele mais vitaminas e minerais. Aumente a ingestão de vegetais e frutas frescas, como brócolis, cenoura, folhas verdes, laranja, mamão, morango, pimentão, tomate e abacate. São ricos em vitaminas A e C, essenciais para a saúde da pele.
2. Tome suplementos
3. Use produtos para a pele
Soros, essências, hidratantes, cremes, embalagens faciais, géis noturnos, cremes para aumentar o colágeno, máscaras de lençol e máscaras peeling - há todos os tipos de produtos disponíveis para cuidar de suas preocupações com a pele. Uma dieta saudável, junto com uma rotina adequada de cuidados com a pele, pode ajudar a reparar os danos causados pelo fumo.
4. Experimente AHAs
Os produtos para a pele que contêm AHAs (ou alfa-hidroxiácidos) são incrivelmente benéficos para a pele. Estes esfoliam e hidratam a pele, reduzem o aparecimento de rugas e evitam o entupimento dos poros. Você pode usar produtos à base de retinol para reduzir os sinais de envelhecimento. No entanto, consulte um dermatologista antes de usar qualquer ácido para determinar a concentração certa para sua pele.
5. Consulte um dermatologista
Este é o último e mais importante passo a seguir se você cuida de sua pele. Ninguém entende sua pele melhor do que um dermatologista. Eles podem dizer quais medidas você precisa tomar para reparar os danos. Dependendo do dano, eles podem sugerir remédios tópicos ou cosméticos.
A recuperação da pele pode demorar um pouco, mas o esforço valerá a pena. Seu coração e seus pulmões também agradecerão. Se você ainda não abandonou o hábito, faça-o o mais rápido possível para o bem da sua pele e saúde geral.
Referências
- “A fumaça do tabaco causa…” Journal of Dermatological Sciences, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Estudo histológico sobre o efeito de..” Anatomy of Cell Biology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Fumando e cicatrizando feridas” The American Journal of Medicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- "O consumo de cigarros diminui.." Rede JAMA
- “Alterações do conteúdo de oxigênio no rosto…” Pesquisa e Tecnologia da Pele, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
- “Rugas faciais em homens e mulheres, pelo status de fumante.” American Journal of Public Health, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Associação entre tabagismo e perda de cabelo.” Dermatologia, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.