Índice:
- O que são marcas de pústula e o que as causa?
- Tratando marcas de pústulas: maneiras de minimizar sua aparência
- 1. Peeling Químico
- 2. Preenchimentos dérmicos
- 3. Dermoabrasão
- 4. Microdermoabrasão
- 5. Microagulhamento
- 6. Resurfacing a laser ablativo
- 7. Laser Fracionário
- Existe alguma maneira natural de se livrar das marcas?
- 1. Produtos de venda livre
- 2. Óleos e manteigas hidratantes
- 3. Massagem facial
- 4. Óleos Essenciais
- 4 fontes
O que é pior do que acordar com acne vermelha e inflamada ou uma espinha? A cicatriz física que deixa para trás. Mesmo que você não estale as espinhas, muitas vezes elas deixam marcas na pele, conhecidas como marcas de varíola.
Você nem sempre consegue marcas ao escolher suas espinhas. Existem várias outras causas por trás disso. A má notícia é que você não pode apagar essas cicatrizes. No entanto, você pode minimizar sua aparência e torná-los menos visíveis. Neste artigo, exploramos tudo o que você precisa saber sobre marcas de pústulas e maneiras de tratá-las. Leia.
O que são marcas de pústula e o que as causa?
iStock
Marcas de pústulas são cicatrizes e reentrâncias que ocorrem depois que sua pele é danificada por uma infecção, acne inflamatória ou cística ou varicela. Geralmente são orifícios côncavos e rasos, indicando danos mais profundos à derme. Eles fazem sua pele parecer irregular e podem torná-lo consciente de sua aparência.
Você desenvolve marcas de pústulas quando uma condição da pele afeta as camadas mais profundas da derme. Sua pele começa a se curar cobrindo a ferida com colágeno. Freqüentemente, o colágeno extra forma uma cicatriz no local da ferida, tornando-a mais perceptível do que o resto da pele.
Pegar e estourar espinhas e acne é uma das causas das cicatrizes. No entanto, essa não é a única razão para obter marcas. Diversas outras causas podem causar marcas na pele, como:
- Doenças infecciosas
Doenças infecciosas, como varicela e varíola, causam bolhas e protuberâncias na pele. Essas saliências coçam quando começam a cicatrizar. Quando você coça as bolhas antes que elas cicatrizem completamente, você obtém marcas de varíola.
- Outras infecções de pele
Infecções cutâneas causadas por bactérias, como estreptococos ou estafilococos (que causam infecção por estafilococos) também podem deixar cicatrizes ou marcas de varíola. Essas infecções costumam ocorrer nos folículos capilares e você começa a ferver dolorosamente.
Qualquer corte recente na pele também pode ser infectado por essas bactérias. Isso afeta as camadas da pele e deixa uma cicatriz ou marca de pústula.
É impossível se livrar das marcas. No entanto, existem opções de tratamento disponíveis para minimizar sua aparência e fazer sua pele parecer mais lisa do que antes.
Lembre-se de que esses tratamentos apresentam resultados variados dependendo do seu tipo de pele e da profundidade das cicatrizes. Além disso, nem todos os tipos de pele podem tolerar todos os tratamentos. Consulte um médico com antecedência para decidir que tipo de tratamento é adequado para você.
Tratando marcas de pústulas: maneiras de minimizar sua aparência
iStock
1. Peeling Químico
Desde a minimização de cicatrizes até a redução do aparecimento de rugas, os peelings químicos são usados para vários cuidados com a pele e finalidades cosméticas. Dependendo de suas cicatrizes e marcas de pústulas, o dermatologista pode sugerir um procedimento de peeling químico.
Neste procedimento, uma camada de ácido da pele é aplicada na área afetada. Os ácidos usados incluem ácido salicílico, ácido glicólico, ácido tricloroacético ou TCA e ácido pirúvico.
Os peelings químicos funcionam melhor para cicatrizes de superfície plana. Você deve usá-los regularmente para obter os melhores resultados.
Alguns dos efeitos colaterais dos peelings químicos incluem:
- Sensação de queimadura
- Coceira
- Vermelhidão da pele
2. Preenchimentos dérmicos
Eles funcionam melhor para marcas de pústulas profundas. De acordo com a American Academy Of Dermatology, esses preenchimentos podem preencher cicatrizes deprimidas (1). Os dermatologistas usam a gordura, o colágeno ou qualquer outra substância do paciente para preencher as cicatrizes.
Alguns preenchimentos são temporários, durando de 6 a 18 meses, enquanto outros são permanentes.
Os enchimentos costumam causar efeitos colaterais, como:
- Reações alérgicas
- Irritação na pele
- Infecção de pele
3. Dermoabrasão
Este é um tratamento de recapeamento da pele e oferece resultados semelhantes aos peelings químicos. Neste procedimento, o dermatologista usa uma ferramenta giratória semelhante a uma escova de arame para remover suavemente a epiderme (camada superior) e a derme (camada intermediária) da pele.
Raspar as camadas superiores faz com que sua pele pareça uniforme e lisa. A dermoabrasão é preferível para marcas de pústulas mais profundas.
No entanto, também tem efeitos colaterais, como:
- Infecção de pele
- Pele manchada
- Poros grandes
- Cicatrizes recentes
4. Microdermoabrasão
Neste procedimento, a epiderme é delicadamente esfregada ou removida com ingredientes abrasivos, como óxido de alumínio ou pequenos cristais de bicarbonato.
Os possíveis efeitos colaterais deste tratamento incluem:
- Pequenos hematomas
- Vermelhidão
- Coceira
- Aperto de pele
- Hiperpigmentação pós-inflamatória
5. Microagulhamento
Este processo também é conhecido como Terapia de Indução de Colágeno. Aqui, as marcas de marcas são perfuradas com pequenas agulhas. Seu corpo começa a produzir mais colágeno na área afetada para curar as feridas e, eventualmente, ele preenche as marcas.
Para obter resultados máximos, você pode ter que ir para tratamentos de acompanhamento, conforme sugerido pelo dermatologista. Embora este seja considerado um procedimento seguro, você pode sentir vermelhidão e irritação por alguns dias.
6. Resurfacing a laser ablativo
Neste tratamento, o profissional de saúde usa um laser para remover camadas finas da pele. Pode ser necessário submeter-se ao tratamento por várias semanas ou sessões, conforme sugerido pelo dermatologista. No entanto, os resultados podem durar muito tempo (vários anos) sem qualquer procedimento de acompanhamento.
Este tratamento pode ter alguns efeitos colaterais e riscos envolvidos, como:
- Vermelhidão
- Inchaço
- Mudança na cor da pele
7. Laser Fracionário
Nesse tratamento, um laser é usado para queimar a camada externa do tecido cicatricial, promovendo a regeneração celular. Isso eventualmente cura e cobre as marcas, tornando-as menos visíveis.
Este tratamento também vem com alguns efeitos colaterais, como:
- Infecção
- Mudanças na cor da pele
- Vermelhidão
- Coceira
- Inchaço
Existe alguma maneira natural de se livrar das marcas?
iStock
1. Produtos de venda livre
Esta é a primeira opção a que a maioria das pessoas recorre antes de passar para outros remédios. De folhas de gel de silicone a cremes, existem várias opções disponíveis. Estes principalmente hidratam a área e ajudam a minimizar o aparecimento de cicatrizes.
Esses produtos também ajudam a reduzir o desconforto da pele. No entanto, você tem que ser paciente e persistente no uso de produtos OTC, pois eles levam meses para mostrar resultados.
Além de cremes e folhas, você pode experimentar peelings químicos de baixa resistência. Esses peelings não darão resultados semelhantes aos peelings químicos feitos em uma clínica, mas com o uso contínuo, eles podem dar resultados.
2. Óleos e manteigas hidratantes
Hidratar a área afetada com óleos e manteigas geralmente ajuda a minimizar marcas e cicatrizes. No entanto, nem todos obtêm os mesmos resultados. Alguns podem ver uma melhora perceptível na aparência das cicatrizes, enquanto outros não.
Além disso, você pode ser alérgico a algumas manteigas e óleos, que podem causar outros efeitos adversos em sua pele. Portanto, faça um teste de patch antes de usá-los. Algumas opções que você pode tentar incluem:
- Óleo de jojoba
- Manteiga de cacau
- Azeite
- Óleo de semente de rosa mosqueta
- Óleo de sementes de cânhamo
- manteiga de karité
Estudos descobriram que a hidratação pode ser benéfica no manejo da cicatriz (2).
3. Massagem facial
Isso não ajudará a reduzir as marcas de varíola, mas você pode tentar a massagem facial junto com outros tratamentos. Massagear o rosto estimula os músculos, aumenta a circulação e rejuvenesce a pele.
4. Óleos Essenciais
Os óleos essenciais de lavanda e olíbano podem ajudar na cicatrização de feridas e na minimização de cicatrizes. Os óleos essenciais de lavanda e olíbano inibem a produção de Colágeno III, garantindo a cicatrização adequada de feridas (2), (3).
Tente usar os óleos durante o período de cicatrização para reduzir o aparecimento de cicatrizes ou marcas de pústulas.
O tempo cura todas as feridas, mas nem sempre pode apagar as cicatrizes. As marcas de pústulas não desaparecem por si mesmas e não existe uma forma comprovada ou método de tratamento padrão que possa garantir o seu apagamento. Tudo o que você pode fazer é cuidar bem de sua pele e consultar um dermatologista e tratá-la para minimizar sua aparência.
Você tem mais perguntas sobre pockmarks? Poste-os na seção de comentários abaixo e entraremos em contato com você.
4 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- SCARS DE ACNE: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO. Academia Americana de Dermatologia.
www.aad.org/public/diseases/acne-and-rosacea/acne-scars#treatment
- Diretrizes Práticas para Gerenciamento de Cicatrizes atualizadas: Medidas não invasivas e invasivas.
Journal of Plastic, Reconstructive & Aesthetic Surgery, ScienceDirect
www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1748681514001739
- Potencial de cicatrização de feridas de óleo de lavanda por aceleração da granulação e contração de feridas através da indução de TGF-β em um modelo de rato. BMC Complementary & Alternative Medicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4880962/
- Atividades biológicas do óleo essencial de olíbano em fibroblastos dérmicos humanos. Biochimie Open, ScienceDirect.
www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2214008517300020