Índice:
- O que é uma infecção ringworm?
- O peróxido de hidrogênio mata o fungo?
- Como usar o peróxido de hidrogênio para tratar vermes
- Neosporin ajuda com micose?
- Outras alternativas para o tratamento de micose
- 6 fontes
As infecções fúngicas são bastante prevalentes e muitas pessoas tiveram de lidar com uma. As infecções causadas por fungos são de vários tipos e afetam várias partes do corpo humano. De todas as infecções fúngicas, a infecção por micose é a mais comum.
Este artigo irá discutir em detalhes sobre a infecção por micose e como se pode usar o peróxido de hidrogênio para tratá-la.
O que é uma infecção ringworm?
A dermatofitose, comumente conhecida como micose, é uma infecção fúngica. Afeta várias partes do corpo, como couro cabeludo, pernas, unhas dos pés e das mãos (1). Micose é uma infecção contagiosa e pode se espalhar facilmente de pessoa para pessoa.
Em alguns casos, a infecção por micose pode ser contraída de animais. Animais domésticos, como gatos, cães ou porquinhos da índia, podem ser portadores dessa infecção (2).
Depois de contrair a infecção, é possível detectar manchas vermelhas e coceira na pele. Essas manchas têm aparência de anel. Coçar não é a melhor solução, pois pode causar a propagação da infecção. Se esta infecção não for tratada na primeira instância, ela pode reaparecer. É aqui que o peróxido de hidrogênio pode ajudar.
O peróxido de hidrogênio mata o fungo?
O peróxido de hidrogênio tem propriedades antibacterianas, fungicidas e esporicidas (3). Essas propriedades podem ajudar a desinfetar a área afetada e prevenir a propagação da infecção.
O peróxido de hidrogênio pode ajudar a eliminar a infecção por micose com o uso regular. O período de tratamento pode variar dependendo da gravidade do caso.
Como usar o peróxido de hidrogênio para tratar vermes
Como mencionado anteriormente, o peróxido de hidrogênio é uma formulação prontamente disponível. Você pode obtê-lo facilmente em um químico local. É também um método barato, mas eficaz, que pode tratar a infecção por micose.
Uma visita ao químico mais próximo mostrará que o peróxido de hidrogênio está disponível em várias dosagens. Para o tratamento de micose, no entanto, pode ser necessário usar uma solução a 3%.
Para administrar o peróxido de hidrogênio, você precisará de uma bola de algodão esterilizada. Dilua a solução de acordo com a sensibilidade de sua pele. Consulte seu médico para saber quanto você precisa diluir a solução. Mergulhe uma bola de algodão na solução diluída. Aplique na área infectada e deixe por um tempo. Você pode fazer isso algumas vezes ao dia até ver a infecção de micose diminuir.
Nota: O peróxido de hidrogênio pode causar uma leve irritação na pele. Também pode causar uma sensação de ardência na superfície da pele. Se você tem pele sensível, pode sentir um leve desconforto. Em alguns casos, o uso de uma quantidade maior da solução pode fazer com que a pele na área afetada fique um pouco branca por um curto período. Portanto, converse com seu médico antes de usar este remédio.
Vamos explorar alguns remédios alternativos que podem ser usados para tratar a micose.
Neosporin ajuda com micose?
Neosporin é uma pomada antibiótica usada para tratar lesões cutâneas menores. Embora não haja nenhuma pesquisa significativa conectando a neosporina ao tratamento da micose, acredita-se que a neosporina possa ajudar a controlar a infecção por micose em um estágio inicial.
Além da Neosporin, você pode usar o Miconazol, outra pomada antifúngica para tratar a micose (4).
Outras alternativas para o tratamento de micose
- Use um shampoo antifúngico para limpar completamente o couro cabeludo (5).
- Limpe bem as mãos e as unhas com sabonete antibacteriano.
- Se você contraiu uma infecção, deixe a área infectada respirar, não cobrindo-a com roupas apertadas.
- Certifique-se de manter suas cobertas lavadas e limpas.
- Tome um banho após as sessões de ginástica ou exercícios.
- Não compartilhe roupas, toalhas ou lençóis com a pessoa infectada.
- Mude suas meias e cuecas diariamente. Coloque as meias somente depois de lavar e secar completamente os pés.
- Você pode usar uma pomada, creme ou loção antifúngica prescrita (6).
Estas foram algumas opções alternativas que podem tratar a micose. Se os sintomas persistirem, você deve procurar ajuda médica imediatamente. Embora a micose seja uma infecção cutânea comum, é importante tomar medidas rápidas para evitar a propagação da infecção. Siga as dicas mencionadas no artigo para evitar infecções futuras.
6 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Weitzman, I e RC Summerbell. “Os dermatófitos.” Clinical microbiology reviews vol. 8,2 (1995): 240-59.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC172857/
- Pasquetti, Mario et al. “Infecção por Microsporum canis em Pacientes Pediátricos: Uma Perspectiva Veterinária.” Veterinary sciences vol. 4,3 46.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5644651/
- Baldry, MGC “As propriedades bactericidas, fungicidas e esporicidas do peróxido de hidrogênio e ácido peracético.” Journal of Applied Bacteriology 54.3 (1983): 417-423.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/6409877
- Rotta, Inajara, et al. “Eficácia dos antifúngicos tópicos em diferentes dermatomicoses: uma revisão sistemática com meta-análise.” Revista da Associação Médica Brasileira (Edição em Inglês) 58.3 (2012): 308-318.
www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-42302012000300010&script=sci_arttext&tlng=en
- Fuller, LC et al. “Diagnóstico e tratamento da micose do couro cabeludo.” BMJ (Clinical research ed.) Vol. 326.7388 (2003): 539-41.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1125423/
- Jain, Neetu e Meenakshi Sharma. “Medicamento antimicótico de amplo espectro para o tratamento da infecção por micose em seres humanos.” Current science 85.1 (2003): 30-34.
www.jstor.org/stable/24107708?seq=1