Índice:
- O que é possessividade?
- Os primeiros sinais de possessividade
- 12 maneiras de parar de ser possessivo
- 1. Pare de fazer alarde sobre o passado
- 2. Viva sua própria vida
- 3. Não seja arrogante
- 4. Não deixe seu ciúme te comer vivo
- 5. Encontre maneiras de acalmar sua ansiedade
- 6. Conheça os amigos uns dos outros
- 7. Tente encontrar a raiz do problema
- 8. Não tente mudar seu parceiro
- 9. Confie no seu parceiro e em você mesmo
- 10. Não fique paranóico
- 11. Não espie seu parceiro
- 12. Esteja aberto sobre seus problemas
Um dos principais motivos pelos quais os relacionamentos terminam é um ou ambos os parceiros começarem a se comportar possessivamente. Esses sentimentos de ciúme podem ser decorrentes de diversos fatores, desde traumas vividos anteriormente por um dos parceiros até inseguranças individuais. Pode até ser por causa de questões de caráter inato que nunca foram completamente abordadas por esses indivíduos. Pode ser extremamente difícil lidar com um relacionamento quando um dos parceiros fica com muito ciúme. Isso porque, quando esse tipo de comportamento ciumento começa a se manifestar, vários aspectos do relacionamento são afetados - coisas como respeito mútuo, confiança, confiança e o relacionamento como um todo.
O que é possessividade?
Shutterstock
Ter um parceiro controlador ou possessivo pode ser muito diferente de um parceiro regular. Muitos casais descobrem que existe uma diferença entre um amante doce e possessivo e um parceiro que deseja possuí-los. Quando se trata de insegurança ou ciúme, os casais muitas vezes podem cruzar a linha do amor à possessividade extrema. Eles tendem a desrespeitar a independência inerente um do outro e a se intrometer nos limites um do outro. As buscas secretas nos telefones, os jogos de culpa quando um dos parceiros sai com os amigos, as explosões de raiva quando a garantia não é recebida ou o interrogatório constante em conversas com outra pessoa - todas essas coisas podem ser extremamente difíceis de lidar com.
Esses são alguns dos primeiros sinais de possessividade com os quais você deve estar atento.
Os primeiros sinais de possessividade
Shutterstock
- Você pode descobrir que está se comunicando cada vez menos com a família, amigos e entes queridos porque seu parceiro deseja todo o seu tempo. Isolar uma pessoa é um sinal de abuso emocional e possessividade.
- Embora muitos casais em relacionamentos deleguem a responsabilidade de administrar as finanças a um indivíduo, se seu parceiro começar a controlar cada centavo que você gasta, isso pode ser um sinal de alerta.
- Quando uma pessoa começa a considerar seu parceiro como uma possessão, segue-se um padrão de comportamento dominador. Pessoas possessivas e emocionalmente abusivas têm uma necessidade inata de sempre se sentir no comando.
- Se o seu parceiro esconde inseguranças, muitas vezes ele pode ter acessos de ciúme. Na verdade, para se sentirem melhor, eles podem esperar que você desista de seus amigos e da liberdade. Este é um claro sinal de possessividade.
Então, como você pode controlar esse tipo de comportamento? Como você evita que sinta um ciúme insano quando começa um relacionamento? Aqui estão algumas dicas que irão ajudá-lo.
12 maneiras de parar de ser possessivo
1. Pare de fazer alarde sobre o passado
Shutterstock
Pode ter sido que você foi traído ou mentido antes - mas este é um relacionamento totalmente novo. Nunca deixe o passado arruinar o que você tem agora. Seu parceiro não é a mesma pessoa que seu ex, e vocês dois merecem um novo começo. Confie em nós, você se sentirá muito melhor se deixar o passado passar. Você absolutamente não pode mudar nada do que já aconteceu, então libere qualquer mágoa do passado que você está segurando e concentre-se no lindo relacionamento em que está agora.
2. Viva sua própria vida
3. Não seja arrogante
Quanto mais você ficar obcecado por seu parceiro não ser honesto com você ou não te amar, mais você vai assustá-lo. Ninguém quer estar ligado a uma pessoa necessitada, então não empurre para seu parceiro todas as preocupações e medos decorrentes de seus próprios problemas. Acredite que eles o amam porque escolheram entrar em um relacionamento com você. Se você fizer sua vaia sentir que eles fizeram algo mal, mesmo quando não o fizeram, eles podem começar a se perguntar se o relacionamento vale a pena.
4. Não deixe seu ciúme te comer vivo
Shutterstock
O ciúme não apenas mata um relacionamento, mas também faz você se sentir odioso e amargo em sua vida diária. O monstro de olhos verdes em você o fará se sentir inútil e o destruirá. Transforme essa atitude negativa em um sentimento positivo, reconhecendo que seu parceiro escolhe estar com você porque você é uma boa pessoa sozinha. Você não precisa ter ciúme de ninguém com quem seu parceiro possa estar passando. Conheça seu próprio valor e acredite que seu outro significativo tem sorte de estar com você.
5. Encontre maneiras de acalmar sua ansiedade
Existem muitas maneiras de acalmar sua ansiedade. Pratique exercícios de atenção plena e respiração. Essas coisas nos permitem sentar-nos confortavelmente com nossos sentimentos e pensamentos, sem permitir que controlem nosso comportamento ou sejamos dominados por eles.
6. Conheça os amigos uns dos outros
Uma ótima maneira de parar de sentir ciúmes desnecessários é familiarizar-se com os amigos e círculos sociais um do outro. Se você sabe com quem seu parceiro está passando tempo, você saberá com certeza que não há motivo para se preocupar. Na verdade, você pode até gostar dos amigos deles e querer sair com eles também!
7. Tente encontrar a raiz do problema
Por que você se sente tão insanamente possessivo em seu relacionamento? Quer seja devido a uma experiência de um relacionamento anterior ou a algo que pode ter acontecido em sua infância, você precisa descobrir o que está fazendo você se sentir e agir dessa forma constrangedora. Isso certamente o ajudará a lidar com seus problemas de insegurança e superá-los, o que, por sua vez, o deixará mais confiante e o ajudará a construir relacionamentos melhores no futuro.
8. Não tente mudar seu parceiro
Shutterstock
Você sabia no que estava se metendo e quem era seu parceiro antes de decidir se envolver no relacionamento. Então, por que você sente a necessidade de mudá-los agora? Convencer-se de que seu parceiro precisa mudar pode ser uma resposta fácil e injusta para os problemas que você pode estar enfrentando neste relacionamento.
9. Confie no seu parceiro e em você mesmo
As pessoas muitas vezes se sentem muito inseguras com seus parceiros porque projetam neles seus próprios problemas. Quando você começa a sentir ciúme e insegurança, precisa fazer uma auto-reflexão para descobrir se o problema é realmente algo que eles fizeram ou se o problema é você.
10. Não fique paranóico
Existem muitas pessoas que ficam completamente paranóicas quando não estão cientes do que seu parceiro está fazendo o tempo todo. Eles podem se preocupar que seu outro significativo está flertando com outra pessoa enquanto estão no trabalho, ou eles estão saindo com o tipo errado de pessoa. Esse tipo de paranóia pode ser extremamente perigoso. Isso não só faz você duvidar de seu parceiro, mas também afeta sua paz de espírito e bem-estar. Em vez disso, deixe seu parceiro em paz. Aprenda a confiar que eles o valorizarão acima de qualquer outra pessoa.
11. Não espie seu parceiro
Shutterstock
Admita - todo mundo já fez isso pelo menos uma vez! Ler e-mails de uma conta que foi deixada aberta, dar uma olhada no histórico do navegador, percorrer mensagens de texto… Pode parecer inofensivo e normal para você, mas está criando rachaduras em seu relacionamento. Você pode pensar que há algo para encontrar e esse pensamento fere a confiança que vocês dois têm - ou, melhor, deveriam ter. Além disso, ficará muito estranho se eles te pegarem fazendo isso! Aprenda a se manter ocupado com pensamentos e atos saudáveis.
12. Esteja aberto sobre seus problemas
Diga à sua bae como você se sente, sem fazer disso um jogo de culpas. Conte a eles sobre seus problemas de relacionamento anterior que tornam difícil para você confiar em outra pessoa. Fale com eles sobre como você se sente quando eles agem de determinada maneira. Certifique-se de apresentar as coisas não como uma luta, mas como um diálogo aberto. Se você for honesto e aberto sobre as coisas que o preocupam, é mais provável que o seu outro significativo ouça a sua versão. Se vocês dois estiverem na mesma página, isso certamente os ajudará a deixar de ser insanamente possessivos. Depois que tudo for revelado, vocês dois podem começar a trabalhar nisso - juntos como uma equipe!
Quando se trata de relacionamentos, é quase sempre melhor confiar em nossos parceiros. Essa é a única maneira de garantir que você esteja em um relacionamento saudável. Desfrutando de sua independência, aprimorando seu senso de identidade e apreciando verdadeiramente o que é real, você pode ser controlado e feliz consigo mesmo. Dessa forma, seja qual for o resultado, você se beneficiará porque saberá que permaneceu fiel a si mesmo e agiu com integridade - belas qualidades que o servirão no longo prazo de qualquer relacionamento futuro.