Índice:
- 15 melhores frutas para perder peso
- 1. Toranja
- 2. Watermelon
- 3. Limão
- 4. Apple
- 5. Blueberry
- 6. Abacate
- 7. Laranja e laranja sanguínea
- 8. Romã
- 9. Açaí Berry
- 10. Banana
- 11. Kiwi
- 12. Morango
- 13. Goji Berry
- 14. Frutos de caroço
- 15. Abacaxi
- Fruits To Avoid
- Conclusion
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- 59 fontes
O consumo regular de frutas inteiras tem um efeito positivo na perda de peso (1), (2), (3). As frutas são ricas em fibras dietéticas, antioxidantes, vitaminas e minerais. Eles ajudam a reduzir a fome, o IMC, a circunferência da cintura, o colesterol e o risco de doenças cardíacas (4), (5), (6). Neste artigo, listamos 15 frutas que podem ajudá-lo a perder peso. Role para baixo para mais informações.
15 melhores frutas para perder peso
1. Toranja
Grapefruit is a tangy, juicy fruit that is known to aid weight loss. It is rich in vitamin C and dietary fiber (7). A study confirmed that people who consumed half a grapefruit before a meal showed greater weight losscompared to those who took placebo. The fruit also reduced insulin resistance (8). Grapefruit also helps improve lipid profile, blood pressure, and reduce inflammation (9), (10), (11).
Consume half a grapefruit with breakfast and have half of it before lunch. You may also juice it (but make sure not to strain it unless you are on a low-fiber diet). If you want to try the grapefruit diet, click here.
2. Watermelon
A melancia é uma ótima fonte de vitamina C, minerais, licopeno e água (12). Um estudo concluiu que consumir duas xícaras de melancia por dia pode aumentar a saciedade e reduzir o peso, o IMC e a pressão arterial (13). Outro estudo afirmou que o licopeno na melancia pode ajudar a reduzir o açúcar elevado no sangue (hiperglicemia) (14).
Consumir pelo menos uma xícara de melancia todos os dias. Consumir 1 hora antes do almoço.
3. Limão
Limões são carregados com vitamina C, um potente antioxidante (15). Cientistas descobriram que o extrato de casca de limão reduz o peso corporal e o acúmulo de gordura em camundongos, aumentando a oxidação da gordura (16). Uma dieta de desintoxicação de limão de 11 dias mostrou uma maior redução no peso corporal, IMC, relação cintura-quadril, resistência à insulina e porcentagem de gordura corporal em humanos (17).
Um jejum de curto prazo com suco de limão e mel também reduziu os níveis de triglicerídeos séricos (18). A cal (nutricionalmente idêntica ao limão) e o cominho, quando ingeridos por oito semanas, mostraram efeito benéfico no peso corporal, perfil lipídico e colesterol (19).
Consuma uma mistura de suco de meio limão, uma colher de chá de mel orgânico (opcional) e água morna regularmente pela manhã.
4. Apple
De acordo com o USDA, as maçãs são ricas em beta-caroteno, água, fibras, vitaminas e minerais (20). O consumo de uma maçã inteira ou suco de maçã mostrou resultados promissores na perda de peso (21). Um estudo descobriu que pessoas que consumiram maçã em qualquer forma tinham IMC mais baixo e eram 30% menos propensas a serem obesas do que aquelas que não consumiam maçãs (22).
Os antioxidantes nas maçãs ajudam a reduzir o dano oxidativo, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares (23). Outro estudo confirmou que o consumo de maçãs e peras induziu uma maior perda de peso em mulheres com sobrepeso do que aquelas que consumiram biscoitos de aveia (24).
Consumir pelo menos uma maçã inteira por dia. Você pode tomar com o café da manhã ou antes do almoço.
5. Blueberry
Os mirtilos são ricos em antocianinas, um antioxidante que lhes confere a cor azul-violeta escuro (25). Os pesquisadores descobriram que as antocianinas de mirtilo são os principais agentes na redução do risco de obesidade, colesterol ruim e na melhoria da sensibilidade à insulina em humanos e animais de laboratório (26) A fibra dietética dos mirtilos também pode reduzir a fome. Antocianinas de mirtilo também inibem o ganho de peso (27).
Consumir um punhado de mirtilos no café da manhã. Você também pode fazer um smoothie com leite de amêndoa, aveia e mirtilo.
6. Abacate
O abacate é uma deliciosa fruta amanteigada. É uma fonte rica em ácidos graxos monoinsaturados (MUFA) e poliinsaturados (PUFA), fibra alimentar, vitaminas e minerais (28). Estudos de pesquisa confirmam que consumir meio a um abacate por dia aumenta a saciedade, reduz o colesterol ruim, ajuda a manter o peso e melhora a saúde cardiovascular (29), (30), (28), (31).
Consumir meio abacate com torradas, em smoothies, com guacamole feito na hora ou em saladas.
7. Laranja e laranja sanguínea
Laranjas e laranjas sanguíneas, junto com uma dieta de baixa caloria, podem ajudar a reduzir o peso. Lembre-se de que os sucos de laranja disponíveis no mercado têm açúcar adicionado, o que pode não servir ao propósito. Suco de laranja espremido na hora ou de laranja sanguínea (ou a fruta inteira) ajuda a reduzir o peso corporal, a gordura corporal, a resistência à insulina e o colesterol LDL (32), (33), (34).
Consumir uma fruta inteira ou fazer um suco. Você também pode fazer um delicioso molho para salada ou adicionar rodelas de laranja a uma salada.
8. Romã
A deliciosa romã vermelha semelhante a um rubi contém nutrientes anti-obesidade. As antocianinas, taninos, polifenóis e flavonóides (antioxidantes) na romã a tornam uma fruta perfeita para reduzir a gordura (35). Um estudo afirma que o potencial antioxidante do suco de romã é maior do que o do vinho tinto ou do chá verde (36). Outro estudo afirma que os extratos de romã podem ajudar a reduzir os níveis de pressão arterial (37).
Consumir meia xícara de romã todos os dias alternados. Você pode adicioná-lo a saladas, molhos para salada e sucos.
9. Açaí Berry
Acai berry is a highly nutritious, deep purple berry. It is a weight loss superfood as it is loaded with antioxidants that help reduce cholesterol and high blood sugar (38). Acai berry juice was found to help athletes reduce exercise-induced muscle damage. It also could improve their serum lipid profiles (39).
You can make delicious acai bowls for breakfast or lunch as a meal replacement.
10. Banana
As bananas maduras saciam, fornecem energia e são uma fonte rica em fibras, vitaminas e potássio (40). As bananas cruas são uma excelente fonte de amido resistente. De acordo com uma revisão da Dra. Janine A Higgins da University of Colorado Denver, o amido resistente tem muitos atributos, que podem promover a perda de peso e / ou manutenção, incluindo níveis reduzidos de insulina após as refeições, aumento da liberação de peptídeos de saciedade intestinal, aumento da oxidação de gordura, menor armazenamento de gordura e preservação da massa corporal magra (41). O amido nativo da banana ajuda a diminuir os níveis de insulina em pessoas com diabetes tipo 2 (42).
Experimente adicionar banana crua à sua dieta para obter o máximo de amido resistente (43). Você também pode adicionar banana aos seus smoothies, tigela de açaí ou aveia, ou comer uma banana 45 minutos antes do treino (para mais energia).
11. Kiwi
De acordo com a pesquisa, consumir um kiwi por semana pode ajudar a diminuir os triglicerídeos, aumentar os níveis de colesterol bom (colesterol HDL) e reduzir a resistência à insulina (44). O kiwi também ajuda a reduzir o tamanho das células de gordura (45). O kiwi também é carregado com vitamina C, que ajuda a reduzir as toxinas no corpo. A fibra da fruta auxilia na digestão adequada (46).
Consumir pelo menos um kiwi por semana (certifique-se de tomá-lo com a casca intacta). Adicione a fruta a smoothies ou saladas. Você também pode sumo-lo.
12. Morango
Os morangos são ricos em antocianinas, que são antioxidantes que ajudam a reduzir as toxinas e a inflamação (47). As antocianinas nos morangos ajudam a melhorar a captação de glicose, aumentam a sensibilidade à insulina, melhoram o perfil lipídico do sangue e reduzem os níveis de açúcar no sangue (48), (49). Consumir morangos também reduz o risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2, obesidade e neurodegeneração (50), (51).
Você pode consumir de 6 a 7 morangos em dias alternados em vitaminas, saladas, aveia, tigela de açaí ou como lanche.
13. Goji Berry
As bagas vermelho-alaranjadas brilhantes são carregadas com fibras, proteínas e carotenóides. Em estudos com animais de laboratório e humanos, as bagas de goji podem reduzir os níveis de lipídios e açúcar no sangue e proteger o coração (52). Cientistas americanos descobriram que as bagas de goji podem ajudar a reduzir a circunferência da cintura, aumentando o metabolismo (53). As bagas de Goji também ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares em pessoas com síndrome metabólica (54).
Junte um punhado de goji berries em aveia, tigela de açaí, smoothies e saladas.
14. Frutos de caroço
Frutas como peras, ameixas, ameixas e cerejas são conhecidas como frutas de caroço. As cerejas são ricas em antocianinas. Um estudo com animais de laboratório mostrou inflamação reduzida e um risco reduzido de desenvolver diabetes tipo 2 em pessoas alimentadas com cerejas (55).
Em outro estudo, os cientistas descobriram que o suco de pêssegos e ameixas pode ajudar a proteger contra o açúcar elevado no sangue. O suco também pode tratar a resistência à leptina (hormônio inibidor da fome) e reduzir os níveis elevados de lipídios no sangue (56).
Outro estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Liverpool confirmou que o consumo de ameixas secas por 12 semanas ajudou a eliminar 2 quilos de peso corporal e a reduzir 2,5 cm da circunferência da cintura (57).
Consuma um pêssego ou ameixa, 2 ameixas e um quarto de xícara de cerejas por dia. Consumir inteiros se você não tiver IBD / IBS.
15. Abacaxi
Pineapples are rich in vitamins, minerals, dietary fiber, and phytonutrients (58). In a study, lab animals on a high-fat diet showed improved lipolysis (fat breakdown) and decreased lipogenesis (fat synthesis) after consuming pineapple juice (59).
Consume a cup of pineapple every day to improve digestion and induce fat breakdown. You may also follow the pineapple diet for quicker weight loss.
Making these fruits a part of your regular diet can help with weight loss. In addition to these, there are other fruits you may want to avoid (as they contain more calories and/or have a high glycemic index).
Fruits To Avoid
- Sapodilla
- Grapes
- Mangoes
- Dried apricots
- Dried berries
- Dried figs
Conclusion
As frutas são nutritivas e saudáveis. Consuma quatro porções de frutas (e três tipos) regularmente para perder peso, regular os níveis de açúcar no sangue, melhorar a sensibilidade à insulina e aumentar seu bem-estar geral. Vá em frente e compre pelo menos três frutas mencionadas na lista. Você também pode comer outros alimentos saudáveis, praticar o controle das porções e treinar 5 horas por semana. Dessa forma, você não só perderá peso, mas também se adaptará a um estilo de vida muito mais saudável e feliz.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Quais frutas ajudam a perder gordura da barriga?
Coma maçã, laranja, limão (com água morna), abacaxi, abacate e goji para perder gordura da barriga. Estes são ricos em fibras e carboidratos saudáveis que também podem promover a saciedade.
Quanta fruta comer para perder peso?
Consumir 4 porções de frutas regularmente pode ajudá-lo a perder peso.
Comer frutas é bom para perder peso?
Sim, as frutas são carregadas de fibras dietéticas, vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a aumentar a saciedade, eliminar toxinas, melhorar a digestão, diminuir a gordura, reduzir o açúcar no sangue e melhorar a sensibilidade à insulina. No entanto, deve-se praticar o controle de porções e evitar frutas com alto teor de açúcar, como sapoti, uva, frutas secas e manga.
O pepino é bom para perder peso?
Sim, os pepinos são bons para perder peso. Pepinos são bons para hidratação, o que ajuda a eliminar as toxinas. Consumir pepino com a pele para obter o máximo de fibra e saciedade melhorada.
As laranjas são boas para o diabetes?
Você pode consumir uma laranja de tamanho médio se tiver diabetes. No entanto, recomendamos que você converse com seu médico para saber se você pode comer laranjas.
59 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.-
- A associação potencial entre ingestão de frutas e peso corporal - uma revisão, Obesity Reviews, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19413705-the-potential-association-between-fruit-intake-and-body-weight-a-review/
- Consumo de frutas e status de adiposidade em adultos: uma revisão sistemática das evidências atuais, Critical Reviews in Food Science and Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26115001-fruit-consumption-and-adiposity-status-in-adults-a-systematic-review-of-current-evidence/
- Impacto do consumo de frutas inteiras frescas na ingestão de energia e na adiposidade: uma revisão sistemática, Frontiers in Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6518666/
- Weight Loss Associated With Consumption of Apples: A Review, Journal of the American College of Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29630462-weight-loss-associated-with-consumption-of-apples-a-review/
- Paradoxical Effects of Fruit on Obesity, Nutrients, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5084020/
- “Evaluation of fruit intake and its relation to body mass index of adolescents, Clinical Nutrition Research, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4135240/
- O consumo de toranja está associado a maior ingestão de nutrientes e qualidade da dieta entre adultos, e antropometria mais favorável em mulheres, NHANES 2003-2008, Food & Nutrition Research, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4016745/
- Os efeitos da toranja no peso e na resistência à insulina: relação com a síndrome metabólica, Journal of Medicinal Food, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16579728-the-effects-of-grapefruit-on-weight-and-insulin-resistance-relationship-to-the-metabolic-syndrome/
- Os efeitos do consumo diário de toranja no peso corporal, lipídios e pressão sanguínea em adultos saudáveis com excesso de peso, Metabolismo: Clínico e Experimental, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22304836-the-effects-of-daily-consumption-of-grapefruit-on-body-weight-lipids-and-blood-pressure-in-healthy-overweight- adultos /
- Efeitos da toranja, suco de toranja e pré-cargas de água no balanço energético, perda de peso, composição corporal e risco cardiometabólico em adultos obesos de vida livre, Nutrição e Metabolismo, Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3039556/
- Os extratos de Helichrysum e de toranja aumentam a perda de peso em ratos com excesso de peso, reduzindo a inflamação, Journal of Medicinal Dood, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25599391-helichrysum-and-grapefruit-extracts-boost-weight-loss-in-overweight-rats-reducing-inflammation/
- Melancia crua, USDA.
fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/167765/nutrients
- Efeitos do consumo de melancia fresca na resposta aguda à saciedade e nos fatores de risco cardiometabólico em adultos com sobrepeso e obesos, nutrientes, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30870970-effects-of-fresh-watermelon-consumption-on-the-acute-satiety-response-and-cardiometabolic-risk-factors-in-overweight-and- obesos-adultos /
- Licopeno de melancia e alegações de saúde relacionadas, EXCLI Journal, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4464475/
- Limões, crus, sem casca, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/167746/nutrients
- Os polifenóis do limão suprimem a obesidade induzida pela dieta pela regulação ascendente dos níveis de mRNA das enzimas envolvidas na beta-oxidação no tecido adiposo branco de camundongo, Jornal de Bioquímica Clínica e Nutrição, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2581754/
- A dieta de desintoxicação com limão reduziu a gordura corporal, a resistência à insulina e o nível sérico de hs-CRP sem alterações hematológicas em mulheres coreanas com sobrepeso, Nutrition Research, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25912765-lemon-detox-diet-reduced-body-fat-insulin-resistance-and-serum-hs-crp-level-without-hematological-changes-in- mulheres coreanas com sobrepeso /
- Does short-term lemon honey juice fasting have effect on lipid profile and body composition in healthy individuals? Journal of Ayurveda and Integrative Medicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4910284/
- The Effect of Cumin cyminum L. Plus Lime Administration on Weight Loss and Metabolic Status in Overweight Subjects: A Randomized Double-Blind Placebo-Controlled Clinical Trial, Iranian Red Crescent Medical Journal, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5065707/
- Apples, raw, with skin, USDA.
- Perda de peso associada ao consumo de maçãs: uma revisão. Journal of the American College of Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29630462-weight-loss-associated-with-consumption-of-apples-a-review/
- O consumo de maçãs está associado a uma dieta de melhor qualidade e redução do risco de obesidade em crianças: Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição (NHANES) 2003-2010, Nutrition Journal, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, National Institutes of Health
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4443546/
- Uma revisão abrangente das maçãs e seus componentes e sua relação com a saúde humana, Advances in Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3183591/
- Perda de peso associada à ingestão diária de três maçãs ou três peras entre mulheres com excesso de peso, Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12620529-weight-loss-associated-with-a-daily-intake-of-three-apples-or-three-pears-among-overweight-women/
- Antocianinas em cultivares de mirtilo: efeito da área de cultivo, USDA.
pubag.nal.usda.gov/catalog/309438
- Efeitos antiobesidade das antocianinas em estudos pré-clínicos e clínicos, medicina oxidativa e longevidade celular, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5530435/
- A suplementação de antocianina de amora e mirtilo neutraliza a obesidade induzida por dieta rica em gordura, aliviando o estresse oxidativo e a inflamação e acelerando o gasto de energia, medicina oxidativa e longevidade celular, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6051031/
- Composição do abacate Hass e efeitos potenciais para a saúde, críticas críticas em ciência e nutrição de alimentos, US National Library of Medicine, National Institutes of Health
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3664913/
- Inclusão do abacate Hass em uma dieta para perda de peso apoiou a perda de peso e a microbiota intestinal alterada: um ensaio randomizado de 12 semanas, controlado por paralelo, desenvolvimentos atuais em nutrição, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31367691-hass-avocado-inclusion-in-a-weight-loss-diet-supported-weight-loss-and-altered-gut-microbiota-a-12- semana-ensaio randomizado-paralelo-controlado /
- Consumo de abacate, e alterações longitudinais de peso e índice de massa corporal em uma coorte de adultos, Nutrientes, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6471050/
- Uma dieta de gordura moderada com um abacate por dia aumenta os antioxidantes do plasma e diminui a oxidação de LDL pequeno e denso em adultos com sobrepeso e obesidade: um ensaio clínico randomizado, The Journal of Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31616932-a-moderate-fat-diet-with-one-avocado-per-day-increases-plasma-antioxidants-and-decreases-the-oxidation-of- pequeno-denso-ldl-em-adultos-com-sobrepeso-e-obesidade-um-ensaio-randomizado-controlado /
- O suco de laranja aliado a uma dieta de baixa caloria resulta na perda de peso e melhora os biomarcadores relacionados à obesidade: Um ensaio clínico randomizado, Nutrição, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28526377-orange-juice-allied-to-a-reduced-calorie-diet-results-in-weight-loss-and-ameliorates-obesity-related-biomarkers- um ensaio-randomizado-controlado /
- Avaliação clínica da suplementação de suco de laranja Moro (Citrus sinensis (L.) Osbeck) para o controle de peso, Pesquisa de Produto Natural, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25588369-clinical-evaluation-of-moro-citrus-sinensis-l-osbeck-orange-juice-supplementation-for-the-weight-management/
- O suco de laranja do sangue inibe o acúmulo de gordura em camundongos, International Journal of Obesity, Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, National Institutes of Health.
- Obesidade: o papel preventivo da romã (Punica granatum), Nutrição, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22342388-obesity-the-preventive-role-of-the-pomegranate-punica-granatum/
- Potentes efeitos da romã na saúde, Pesquisa Biomédica Avançada, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4007340/
- Efeito do extrato de romã na pressão arterial e antropometria em adultos: um ensaio clínico randomizado duplo-cego controlado por placebo, Journal of Nutritional Science, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5672313/
- Açaí, Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa.
- Efeitos da suplementação com mistura de suco à base de Açaí (Euterpe oleracea Mart.) Na capacidade de defesa antioxidante do sangue e no perfil lipídico em atletas iniciantes. Um estudo piloto, Biologia do Esporte, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4447763/
- Bananas como fonte de energia durante o exercício: A Metabolomics Approach, PloS One, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3355124/
- Amido resistente e balanço energético: impacto na perda e manutenção de peso, Critical Reviews in Food Science and Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24499148-resistant-starch-and-energy-balance-impact-on-weight-loss-and-maintenance/
- Efeitos da suplementação de amido de banana nativo sobre o peso corporal e a sensibilidade à insulina em diabéticos obesos tipo 2, International Journal of Environmental Research and Public Health, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2898027/
- Amido resistente: promessa para melhorar a saúde humana, Advances in Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3823506/
- Efeitos do consumo de kiwi nos lipídios plasmáticos, fibrinogênio e resistência à insulina no contexto de uma dieta normal, Nutrition Journal, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4572627/
- Efeito do kiwi no tamanho da célula do tecido adiposo e na expressão do gene da proteína de transferência de éster de colesterol em hamsters Golden Syrian alimentados com dieta rica em gordura, Avicenna Journal of Phytomedicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6727434/
- Os atributos nutricionais e de saúde do kiwi: uma revisão, European Journal of Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- Morango como um alimento funcional: uma revisão baseada em evidências, Critical Reviews in Food Science and Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24345049-strawberry-as-a-functional-food-an-evidence-based-review/
- Efeitos antiobesidade das antocianinas em estudos pré-clínicos e clínicos, medicina oxidativa e longevidade celular, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5530435/
- Maximizando os efeitos das antocianinas de morango na saúde: compreendendo a influência da variável de tempo de consumo, Food & Function, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27761543-maximizing-the-health-effects-of-strawberry-anthocyanins-understanding-the-influence-of-the-consumption-timing-variable/
- Morangos diminuem os marcadores ateroscleróticos em indivíduos com síndrome metabólica, Nutrition Research, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2929388/
- Os benefícios promissores do morango para a saúde: um foco em estudos clínicos, Jornal de Química Agrícola e Alimentar, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27172913-promising-health-benefits-of-the-strawberry-a-focus-on-clinical-studies/
- Goji Berries como um Potencial Antioxidante Natural: Uma Visão Sobre Seus Mecanismos Moleculares de Ação, Medicina Oxidativa e Longevidade Celular, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- Lycium barbarum aumenta o gasto calórico e diminui a circunferência da cintura em homens e mulheres saudáveis com sobrepeso: estudo piloto. Journal of the American College of Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22081616-lycium-barbarum-increases-caloric-expenditure-and-decreases-waist-circumference-in-healthy-overweight-men-and-women-pilot-study/
- Lycium barbarum reduz a gordura abdominal e melhora o perfil lipídico e o status antioxidante em pacientes com síndrome metabólica, medicina oxidativa e longevidade celular, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5480053/
- A ingestão regular de cereja ácida altera a adiposidade abdominal, a transcrição do gene adiposo e a inflamação em ratos propensos à obesidade alimentados com uma dieta rica em gordura, Journal of Medicinal Food, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19857054-regular-tart-cherry-intake-alters-abdominal-adiposity-adipose-gene-transcription-and-inflammation-in-obesity-prone-rats-fed- uma dieta rica em gordura /
- O consumo de suco de pêssego e ameixa rico em polifenóis evita fatores de risco para distúrbios metabólicos relacionados à obesidade e doenças cardiovasculares em ratos Zucker, The Journal of Nutritional Biochemistry, US National Library of Medicine, National Institutes of Health. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25801980-consumption-of-polyphenol-rich-peach-and-plum-juice-prevents-risk-factors-for-obesity-related-metabolic-disorders-and- doenças cardiovasculares em ratos zucker /
- Comer ameixas secas pode ajudar na perda de peso, mostra o estudo, ScienceDaily.
- Abacaxi, cru, todas as variedades, USDA.
- Estudo fisiológico e molecular dos efeitos anti-obesidade do suco de abacaxi (Ananas comosus) em ratos Wistar machos, Food Science and Biotechnology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6170270/
- A associação potencial entre ingestão de frutas e peso corporal - uma revisão, Obesity Reviews, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.