Índice:
- O que fazer depois de um rompimento - The Dos
- 1. Tente se manter ocupado
- 2. Procure suporte
- 3. Vá para um Detox Digital
- 4. Redesenhe seu espaço físico
- 5. Planeje algo divertido sem o seu ex
- 6. Reflita sobre o relacionamento
- 7. Cortar todo o contato
- 8. Libere suas emoções
- 9. Aceite que acabou
- 10. Encontre-se
- 11. Explore
- 12. Preste atenção aos seus pensamentos
- 13. Torne-se mais forte
- 14. Viva uma vida consciente
- 15. Dê a si mesmo tempo para sofrer
- 16. Exclua o número do seu ex
- 17. Planos de cronograma
- 18. Faça aquelas coisas que você amou fazer, mas elas não fizeram
- 19. Leia um bom livro
- 20. Mantenha-se em movimento com um novo treino
- 21. Viagem
- 22. Repense sua definição de encerramento
- 23. Quando você estiver pronto para fazer isso, perdoe
- 24. Evite lugares comuns
- 25. Aceite que não é sua culpa
- 26. Aceite suas emoções - as tristes, más e vazias
- 27. Comece um tipo novo e diferente de relacionamento
- 28. Vá para a terapia
- O que fazer depois de um rompimento - O que não fazer
- 29. Não faça sexo na separação
- 30. Não persiga suas mídias sociais
- 31. Não se precipite em um relacionamento de recuperação
- 32. Não faça um corte de cabelo na separação
- 33. Não fique obcecado e nem se irrite com o que deu errado
Quando você termina com um ente querido, os primeiros dias, semanas ou mesmo meses podem ser devastadores. É difícil entender o que fazer com você mesmo e com sua vida. O luto pela perda de um relacionamento antes amoroso pode ser o mesmo que lamentar a morte de um ente querido. Um rompimento tem vários estágios de separação - vai do choque, negação, raiva e depressão a implorando, recaída e aceitação.
A cura de um evento devastador como esse não é uma linha linear. Quer você tenha tomado a decisão de romper com seu parceiro ou vice-versa, ou foi uma decisão mútua, existem alguns passos que você pode seguir para cuidar de si mesmo e voltar mais forte.
Rompimentos podem ser difíceis. Mas com a abordagem certa, sempre é possível se tornar muito melhor e mais feliz. Listamos 33 etapas que você pode seguir para garantir que superará este momento difícil. Leia!
O que fazer depois de um rompimento - The Dos
1. Tente se manter ocupado
Shutterstock
Você ficará tentado a contatar seu ex. Certifique-se de minimizar essa tentação tentando se concentrar em si mesmo. Você precisa se manter ocupado nas primeiras semanas. Vai melhorar com o tempo. Obtenha a sua dose de produtos químicos para se sentir bem passando um tempo com amigos e familiares e concentrando-se no autocuidado. Aumente suas endorfinas fazendo exercícios.
2. Procure suporte
Você vai sentir falta do seu ex. Mas em vez de estender a mão para eles, estenda a mão para familiares e amigos Você também pode visitar seu terapeuta. Arranje um parceiro para se responsabilizar, porque a disciplina não virá fácil durante esse estágio de recuperação.
3. Vá para um Detox Digital
Pare de verificar as contas de mídia social de seu ex. Mais importante, exclua a presença deles de seu telefone celular. Se você estiver relutante, lembre-se de que você sempre pode fazer amizade com eles mais tarde, quando realmente superar o desgosto.
Exclua fotos, mensagens antigas e pare de seguir todas as contas. Faça uma pausa completa nas redes sociais. Bloqueie o número deles, se necessário, para não ficar obcecado por eles não entrarem em contato com você.
4. Redesenhe seu espaço físico
Mudar seu espaço físico pode ajudá-lo a se redefinir mentalmente. Se vocês ficarem juntos, mudem-se o mais rápido possível. Mude o seu espaço tanto quanto possível. Isso pode significar apenas trocar os lençóis e guardar aquela foto emoldurada de vocês dois.
Quanto mais você pode diminuir sua exposição às memórias de seu ex, mais você diminui suas chances de uma recaída. Mova seus móveis e, metaforicamente, crie espaço para novas experiências entrarem.
5. Planeje algo divertido sem o seu ex
Crie novas memórias que não incluam seu ex. Isso pode ajudá-lo a avançar mais rápido. Reserve férias para o amor-próprio para ter algo pelo qual ansiar.
6. Reflita sobre o relacionamento
Shutterstock
Depois que a dor inicial passar, examine o relacionamento e analise-o. Uma separação às vezes é a sacudida necessária quando você deseja redirecionar sua vida.
Rompimentos são um bom momento para se aprofundar e avaliar as lições que você pode aprender. Essas coisas acontecem para que você cresça, evolua e se torne mais consciente. Pain é um professor incrível. Use essa dor para alimentar seu fogo e criar a vida que você deseja viver.
Se você precisar de ajuda com esta etapa, que tal fazer um curso elaborado para experimentar a cura e o fechamento após uma separação dolorosa? How To Heal From A Breakup é uma vídeo-aula online oferecida a você por mindbodygreen.com. A instrutora, Sheryl Paul, é uma especialista em relacionamentos que pode lhe ensinar métodos para abrir mão de um relacionamento antigo e seguir em frente. O curso apresenta uma visão detalhada de maneiras de ajudá-lo a se recuperar após um rompimento. Você aprenderá como explorar o relacionamento de forma objetiva e entender o rompimento. Confira o curso aqui.
7. Cortar todo o contato
Esta é uma necessidade absoluta após uma separação. Mantenha distância e não envie mensagens de texto, telefone, e-mail ou encontre seu ex. Caso contrário, você pode acabar em uma briga, causando mais ansiedade e mágoa. Cortar todos os laços para sempre quando o relacionamento acaba coloca você em um caminho mais rápido para a cura.
Crie uma lista de contatos de emergência com todos os números de seus melhores amigos. Quando você sentir vontade de ligar para o seu ex e implorar para que ele volte, ligue para seus amigos e puta (em um tom mais leve) sobre eles. Selecione uma atividade que você pode fazer em vez de enviar mensagens de texto, ligar ou perseguir seu ex.
8. Libere suas emoções
Chore, grite, soluce até os olhos e grite. Contanto que você não machuque a si mesmo ou a outra pessoa, está tudo bem. Encontre maneiras de liberar a dor que você pode estar sentindo. Todas as separações são difíceis. Não tire o processo de cura de você. Caso contrário, o ressentimento crescerá dentro de você.
Você sentirá algumas emoções negativas inicialmente. Honre seus sentimentos e entenda que eles ficarão menos intensos com o tempo. Você pode tentar ouvir músicas tristes. Isso pode realmente fazer você se sentir melhor. Encontre um lugar privado, deixe suas lágrimas correrem e proporcione algum alívio a si mesmo.
9. Aceite que acabou
Lidar com uma separação é complicado. Você pode chegar à aceitação muito mais cedo, ficando longe de seu ex. Este método depende do tempo mais do que qualquer outra coisa. Tente analisar a situação objetivamente, mesmo que você não concorde com a separação. Não se preocupe com o que você poderia ter feito de forma diferente. Existem infinitos "quem deve ter" e "quem deve ter", e pensar neles só vai causar mais dor. Realmente não importa mais.
Sua única missão agora é chegar a um lugar onde não esteja lutando consigo mesmo. Faça isso com amor e compaixão e não se culpe por nada. Pode levar algum tempo para você entender a realidade, mas você tem que aceitar que o relacionamento acabou.
10. Encontre-se
Provavelmente, você perdeu um pedaço de si mesmo após a separação. Agora é a chance de se reencontrar, e este pode ser um processo divertido. Este é um dos pontos positivos da sua separação, então aceite-o de todo o coração!
Experimente um novo hobby que você sempre quis fazer ou experimente tomar banhos perfumados. Você pode comer chips e barras de chocolate no jantar, se quiser. Apenas relaxe. Muitas coisas fizeram de você VOCÊ, e você só precisa encontrá-las novamente.
Como alternativa, você pode tentar descobrir coisas novas sobre você. A jornada para se encontrar é difícil porque a maioria de nós nem mesmo tem tempo para apenas sentar e pensar sobre o que realmente deseja. Pode ser uma longa jornada, mas você pode demorar. Vai valer a pena.
11. Explore
Shutterstock
Quando você estiver pronto para se divertir novamente, reúna todas as suas amigas e vá sair. Vá dançar, fazer compras ou andar na montanha-russa. Faça algo que o faça rir, sorrir e se sentir bem por dentro. Seja espontâneo e louco. Aproveite a vida. Reconecte-se com alguns de seus amigos há muito perdidos. Desenvolva novos hábitos ou aprenda um novo idioma!
12. Preste atenção aos seus pensamentos
Conforme você avança na vida, não negue ou se apegue às memórias de seu ex. Eles podem surgir de repente em sua mente. Reconheça-os, sorria ou derrame algumas lágrimas. Então, deixe a memória ir.
Não olhe para fotos intencionalmente ou para textos antigos que você obteve delas. Agora é apenas sobre você e seu presente. Seu ex é uma parte do ser humano que você é hoje e você pode ser grato por isso, mas o capítulo está encerrado. Deixe ir. Não tente escapar de seus sentimentos - enfrente-os e organize sua alma.
13. Torne-se mais forte
Pergunte a si mesmo algumas perguntas difíceis. Que tipo de relacionamento você quer? Entender o que você está procurando antes de começar um relacionamento é muito importante porque isso pode protegê-lo de passar por outro sofrimento. Conheça novas pessoas quando sentir que está pronto. Reserve um tempo para conhecer essas pessoas antes de iniciar um novo relacionamento.
14. Viva uma vida consciente
É bom desenvolver gradualmente uma vida consciente. Dessa forma, sua mente ficará em paz e calma, não importa o que aconteça. Estar atento o ajudará a entender o que o faz feliz. Você pode tentar adicionar 10 minutos de meditação à sua rotina diária para limpar todos os sentimentos e pensamentos desnecessários.
15. Dê a si mesmo tempo para sofrer
Não importa por que você terminou, seus sentimentos são válidos. Processar seus sentimentos é uma jornada em si. Você perde uma grande parte da sua vida quando termina com um ente querido. A pessoa era sua amiga, sua amante, sua confidente e talvez sua colega de quarto.
Eles provavelmente têm sido uma presença diária em sua vida por muito tempo, e é por isso que você precisa lamentar a perda deles quase como sofreria a morte de um ente querido. É absolutamente normal se sentir solitário um dia, com raiva no outro, em negação completa no dia seguinte e voltar a se sentir sozinho novamente.
16. Exclua o número do seu ex
Shutterstock
Talvez vocês dois tenham decidido continuar amigos. A amizade pode acontecer mais tarde, mas agora não é a hora. Muito poucos ex-casais fazem uma transição perfeita para serem amigos imediatamente (e se você acha que fez, veja o que acontece quando você começa a namorar alguém novo).
Se o rompimento foi iniciado por seu namorado, apague o número dele do seu telefone para que você não esteja mais inclinado a contatá-lo. Isso o ajudará a evitar os embaraçosos emojis de discagem bêbado ou mensagens de texto.
A distância é difícil, mas crucial. Pare de tentar passar por aqui para pegar aquele moletom que você "absolutamente precisa". Não vai ajudar em nada no seu processo de cura. Quanto mais rápido você se ajustar a viver sua vida sem seu ex, melhor será para você.
17. Planos de cronograma
Nos primeiros dias após o rompimento, é provável que você não se sinta tão bem, então tente se distrair. Faça planos com colegas, amigos ou familiares para não ter tempo para se afundar na tristeza. Vá jantar com seu melhor amigo. Se você tem negligenciado relacionamentos não românticos quando estava em um relacionamento, esteja pronto para se desculpar (e nunca faça isso novamente). Você também pode tentar fazer novas amizades.
Antes de sair correndo para encontrar novos amigos, lembre-se de se ater estritamente aos amigos que fazem você se sentir bem, em vez daqueles que o deixam triste. Seu coração é um bebê ferido agora, e você precisa cuidar dele!
18. Faça aquelas coisas que você amou fazer, mas elas não fizeram
Lembra-se de como a comida chinesa costumava ser sua culinária favorita, mas seu ex era tão contra? Peça um pouco de macarrão esta noite e desfrute do sabor da liberdade! Quando conhecemos alguém especial e começamos a passar tempo com ela, algumas de nossas coisas favoritas passam despercebidas.
É hora de você começar a praticar ioga, jogos de tabuleiro, andar de bicicleta ou o que quer que o faça feliz - coisas que você pode ter colocado na prateleira enquanto vocês dois estavam juntos.
19. Leia um bom livro
Existe alguma maneira melhor e mais acessível de escapar da sua realidade do que um livro absorvente? Coloque um na sua bolsa e dirija-se a um parque ou café. Isso o tirará de sua casa, e você nunca sabe quem vai acabar conhecendo.
20. Mantenha-se em movimento com um novo treino
Os exercícios podem ajudar seu corpo a obter uma dose de endorfinas e serotonina que elevam o humor. Se você nunca treinou antes, tudo bem. Certifique-se de começar agora. Porque é muito difícil soluçar durante uma aula inteira de Zumba.
21. Viagem
Shutterstock
Obtenha uma nova experiência explorando um novo lugar. Também não precisa ser uma viagem solo pródiga. Simplesmente comece indo a um novo parque ou faça uma caminhada.
22. Repense sua definição de encerramento
Existe algo como o encerramento. No entanto, muitos DMs, chamadas e “últimas conversas” apenas reabrem uma ferida. O verdadeiro fechamento só pode ser alcançado com o tempo. Depois de um tempo, você atinge tempo e distância emocional suficientes para olhar para trás e analisar por que não funcionou.
23. Quando você estiver pronto para fazer isso, perdoe
Perdoe-se pelos erros que cometeu durante o relacionamento e perdoe seu ex. Não perdoamos pela vantagem de outra pessoa; nós perdoamos para nosso próprio benefício. Deixar de lado o ódio e a amargura vai ajudá-lo a encontrar a paz com um ex. Também o ajudará a seguir em frente.
24. Evite lugares comuns
Vocês dois vão ao mesmo shopping? Você tem um lugar favorito para almoçar que vocês dois costumavam ir juntos? Mesmo que você evite topar com seu ex em seu bar favorito, as chances de ser emocionalmente afetado por essas imagens e sons conhecidos são muito altas. Elimine esses lugares frequentados e tente misturar sua rotina diária. Evite os locais óbvios que causam dor de cabeça. Isso irá ajudá-lo a evitar os pensamentos desnecessários e a depressão.
25. Aceite que não é sua culpa
Lembre-se disso - você não é responsável pelos pensamentos ou comportamentos de ninguém. Convencer-se de que pode “reconquistá-los” apenas prolongará seu período de luto. Isso também tornará o movimento muito mais difícil. Reflita sobre como você pode dar passos para frente, não para trás.
26. Aceite suas emoções - as tristes, más e vazias
Conceda a si mesmo permissão para se sentir maravilhoso, terrível, indiferente e tudo o mais. Você precisa do amor próprio para sofrer e se curar. Além disso, não se jogue apenas nos braços de outras pessoas para deixá-las com ciúme. Isso seria muito infantil. Você merece o melhor.
27. Comece um tipo novo e diferente de relacionamento
Shutterstock
Quando você está envolvido em um relacionamento romântico, pode ser difícil lembrar que os relacionamentos vêm em todas as formas e tamanhos. Eles não são apenas para beijar e dar as mãos. Crie um novo tipo de relacionamento com um cachorro, uma planta ou mesmo um livro - qualquer coisa que encha seu coração de alegria.
28. Vá para a terapia
Conversar com um profissional treinado pode acelerar seu processo de cura e ajudá-lo a aceitar as emoções difíceis. Além disso, inscrever-se na terapia não significa se comprometer com ela para o resto da vida. Às vezes, você só precisa de alguns compromissos para obter as ferramentas de enfrentamento necessárias. Estar aberto para receber terapia pode ter um grande impacto em seu processo de cura.
O que fazer depois de um rompimento - O que não fazer
29. Não faça sexo na separação
Você vai ansiar por sexo para terminar, mas não faça isso. Embora seja natural buscar conforto, se você o tiver, estará apenas recriando um vínculo emocional, queira ou não. Se você está tentando se livrar de alguém, não suba nele! Sexo com um ex não vai deixar você superá-los. Em vez disso, vai mantê-lo ainda mais ligado.
30. Não persiga suas mídias sociais
Embora seja tentador perseguir seu ex, resista a essa tentação. Antes de verificar seu Insta, pare e pergunte-se: "Estou sendo gentil comigo mesmo?" Sim garota, você sabe a resposta para isso!
Substitua esse desejo por uma ação positiva que o faça se concentrar em si mesmo. Isso pode significar dar uma corrida ou escrever uma carta de agradecimento a alguém. Nas primeiras vezes que você tentar fazer isso, você achará extremamente desafiador, mas quanto mais você praticar o autocontrole, mais fácil se tornará.
31. Não se precipite em um relacionamento de recuperação
Não entre em outro relacionamento muito rapidamente, tentando se sentir melhor. No longo prazo, se você ainda não superou seu ex, você sempre se verá secretamente comparando seu parceiro atual e seu ex. Além disso, você apenas prolongará a dor inevitável.
32. Não faça um corte de cabelo na separação
Ou espere um pouco antes de conseguir aquela franja ou pintar o cabelo de verde pela primeira vez na vida. O mesmo conselho vale para fazer aquela tatuagem, largar o emprego e toda e qualquer mudança importante em sua vida. É provável que suas emoções estejam aceleradas e você provavelmente não está dormindo ou comendo bem. Esses fatores podem afetar seu julgamento.
33. Não fique obcecado e nem se irrite com o que deu errado
Shutterstock
Aprendemos muito sobre nós mesmos e os outros por meio de nossos relacionamentos - tanto os felizes quanto os não tão felizes. No entanto, andar em círculos e ficar ressentido e com raiva não vai permitir que você aprenda sobre si mesmo. Isso pode mantê-lo preso ao passado.
Tente reconhecer que o relacionamento terminou por um bom motivo e concentre-se no que você gostaria de dar e receber em seu próximo relacionamento. A terapia e a meditação são duas maneiras pacíficas de se livrar da mágoa e da raiva pelas maneiras como você foi injustiçado.
Lembre-se, se seu relacionamento não deu certo, é porque aquela pessoa não era feita para você. Alguém que foi feito para ser seu vai se enquadrar nessa situação algum dia e vai amá-lo do jeito que você é. Muito bem sucedida!