Índice:
- 1. Abrace como se fosse seu e veja seu lado bonito
- 2. Mantenha um registro de sua autoestima
- 3. Evite qualquer pessoa que o faça se sentir inseguro
- 4. Mantenha seu Batalhão de Pessoas Solidárias Pronto
- 5. Lembre-se de que a insegurança usa uma capa invisível
- 6. Aprenda a se valorizar
- 7. Mantenha sua independência intacta
“Não deixe que o medo ou a insegurança o impeçam de tentar coisas novas. Acredite em si mesmo. Faça o que você ama. E o mais importante, seja gentil com os outros, mesmo que não goste deles ”- Stacy London
Como seres humanos, experimentamos um espectro de emoções. Embora a felicidade e a tristeza sejam alguns sentimentos muito comuns, a insegurança e a ansiedade são um pouco mais difíceis de compreender. No entanto, a maioria de nós se sente insegura em nossas vidas. Lidar com a insegurança costuma ser difícil, porque muitas vezes você não consegue entender por que está se sentindo inadequado.
A insegurança é um sentimento em que uma pessoa constantemente se sente não digna o suficiente ou inadequada de uma forma ou de outra. Quando a pergunta 'Por que estou inseguro?' está sempre em sua mente, a validação constante se torna uma necessidade para permanecer feliz. Esse sentimento pode se transformar em ciúme e levar à falta de confiança entre dois parceiros amorosos. É aí que começa o jogo da culpa. Você começa a dizer coisas como: "Você disse isso ou fez aquilo, o que está me deixando inseguro".
Mas, a verdade é que esses são seus pensamentos irracionais e medos que você está projetando em seu parceiro. Se você se identifica com tudo o que falamos até agora e quer lidar com sua insegurança de maneira saudável, você veio ao lugar certo. Você está pensando em como lidar com a insegurança? Aqui estão sete maneiras eficazes de vencer a batalha contra suas inseguranças.
1. Abrace como se fosse seu e veja seu lado bonito
A melhor maneira de parar de se sentir inseguro é abraçá-lo de todo o coração. Não considere isso um vilão. Veja desta forma: quando você tem um ferimento, você se recupera e carrega a cicatriz com orgulho. Da mesma forma, dê um toque positivo à sua insegurança e veja-a como algo que você pode superar todos os dias.
A insegurança nada mais é do que a vulnerabilidade do espírito. Normalmente, é a sua humildade que não permite que você se precipite. Mas quando você se sente inseguro, seu orgulho derrota sua humildade. Nessas ocasiões, você pode achar difícil até mesmo manter uma conversa normal com seu parceiro.
Para lidar com essa insegurança, comece a converter seus sentimentos de indignidade em humildade e dirija-se a isso com afirmações positivas. Lembre-se, a cada momento em que a insegurança o puxa para baixo, é a sua autoconsciência que pode mantê-lo à tona.
2. Mantenha um registro de sua autoestima
iStock
Um dos maiores antídotos para a insegurança é a alta autoestima. Quando você está lidando com a insegurança, comece analisando onde está sua auto-estima.
Comece elogiando a si mesmo sempre que se sentir inseguro. Esses elogios podem ser tão simples como "Gosto dos meus sapatos" ou tão grandes como "Sou um ótimo conselheiro".
Substitua a pergunta "Por que estou tão inseguro?" com "Como posso me aprimorar em coisas que me deixam confiante?" Transformar seus pensamentos negativos em pensamentos voltados para a ação o ajudará a superar suas inseguranças.
3. Evite qualquer pessoa que o faça se sentir inseguro
Embora pareça uma das maneiras mais diretas de lidar com a insegurança, ainda é uma das formas mais desafiadoras de praticar. Agora, se seu chefe está incomodando você continuamente e fazendo você se sentir incapaz, não é realmente possível ficar em casa todos os dias. O mesmo vale para seu parceiro ou pais fazendo você se sentir inseguro. Mas, às vezes, você pode simplesmente reorganizar sua programação ou descobrir os gatilhos por trás da chatice.
Por exemplo, talvez haja um grupo de garotas no trabalho que se vestem com glamour o tempo todo, o que faz você se sentir intimidado. Não recomendamos que você não converse com eles porque se sente menos bonita do que eles, você sempre pode evitar sair para festas com eles.
É melhor apenas se cercar de pessoas que o fazem se sentir positivo e feliz.
4. Mantenha seu Batalhão de Pessoas Solidárias Pronto
iStock
Quando se trata de maneiras de lidar com a insegurança, talvez esta seja uma das mais esquecidas. Mesmo as pessoas mais sociáveis têm apenas um punhado de pessoas de confiança que as entendem. Essas pessoas realmente os entendem e realmente desejam estar com eles. Sempre que você se sentir inseguro, reconheça essas pessoas em sua vida que são os pilares de sua força.
Tire 10 minutos do seu dia para conversar sobre coisas com eles sempre que se sentir inseguro. Embora entendamos que você não pode pedir validação o tempo todo, você pode encontrar algumas maneiras de obter suporte mental.
5. Lembre-se de que a insegurança usa uma capa invisível
Embora seja altamente recomendável usar todos os seus desafios como um distintivo de honra, as pessoas que lutam contra a insegurança não se sentem assim. Infelizmente, nossas convenções sociais nos confinam. Sentimos que devemos ter uma certa aparência, sentir-nos de uma certa maneira e nos comportar de uma certa maneira para parecer confiantes para as outras pessoas.
Mas, quando você estiver atolado em sua insegurança, lembre-se de que só você pode ver isso. A insegurança é invisível e ninguém pode realmente ver através de você - nem mesmo seu parceiro. Uma das maiores vantagens que você enfrenta quando se sente inseguro em seu relacionamento é que apenas suas ações podem fazer seu parceiro perceber como você está se sentindo. Não há outra maneira de eles descobrirem, até que você não comece a agir diferente ou comece a ter problemas de confiança.
Portanto, uma maneira muito eficaz de lidar com a insegurança é convencer sua mente de que só você pode vê-la. É o seu relacionamento com a insegurança que você precisa cuidar primeiro, antes de curar o relacionamento com seus entes queridos.
6. Aprenda a se valorizar
iStock
Cada vez que você se sente inseguro, está focado em sentir algo que está faltando em você. Ajudaria se você se lembrasse que agrega valor aonde quer que vá, porque traz uma exclusividade absoluta que só você pode oferecer. Em relacionamentos equilibrados, ambas as pessoas possuem qualidades que se complementam. Quando você está lidando com inseguranças no relacionamento, é preciso lembrar que são suas características pessoais que contribuem com 50% para a manutenção de uma equação saudável.
7. Mantenha sua independência intacta
Este é para pessoas que lidam com inseguranças de relacionamento. Às vezes, confundimos dependência doentia com amor. Esquecemos que, se não podemos amar a nós mesmos, nos tornamos totalmente incapazes de dar a outra pessoa o mesmo amor. Um dos maiores motivos para nos sentirmos inseguros em um relacionamento é se envolver demais nas ações da outra pessoa e esquecer o quanto isso nos afeta.
Portanto, mantenha sua dependência saudável. Limite-se a "O que devemos comer hoje?" ou “Quando devemos comprar nossa casa?” As decisões que basicamente requerem consentimento de ambos os parceiros são aquelas às quais você deve limitar a dependência. Mas, muitas pessoas dependem de seus parceiros para construir sua identidade. Eles os ajudam a decidir suas roupas, seus penteados - às vezes até o que comem! Um relacionamento precisa de independência e espaço para respirar para manter a insegurança longe. Portanto, sua identidade deve ser a sua.
Todas essas dicas podem ajudá-lo a estourar a bolha de insegurança que está prendendo você. Lembre-se de que você alimenta a insegurança, e ela é uma pequena parte de você magnífico. Não precisa se tornar você! Não dê a nada tanto poder que controle sua vida e seu bem-estar mental. Mantenha essas coisas simples em mente e nunca deixe a insegurança tirar o melhor de você!