Índice:
- O que são capilares quebrados?
- O que causa capilares quebrados ou vasos sanguíneos em seu rosto?
- Capilares quebrados: sintomas e diagnóstico
- Como tratar capilares quebrados no rosto? Os remédios caseiros funcionam?
- 1. Retinóides tópicos
- 2. Terapia a laser
- 3. Escleroterapia
- 4. Luz Intensa Pulsada (IPL)
- Fatores de risco
- 1 fonte
Capilares quebrados no rosto parecem assustadores e intimidantes. Freqüentemente, examinamos cuidadosamente nossa pele para verificar se há espinhas ou um monte de cravos desonestos. Às vezes, podemos nos deparar com uma rede de tributários vermelhos brilhantes ou veias em forma de teia em áreas específicas do rosto. Estes são capilares rompidos ou vasos sanguíneos dilatados que estão logo abaixo da superfície da pele.
Agora, isso não significa o fim do mundo. Esta condição pode ser tratada. Neste artigo, discutimos as razões e opções de tratamento para capilares rompidos. Continue lendo.
O que são capilares quebrados?
Shutterstock
Esta condição também é conhecida como telangiectasia ou vasinhos. Nessa condição, os vasos sangüíneos logo abaixo da superfície da pele aumentam ou dilatam, criando padrões rosqueados semelhantes a teias em sua pele.
Eles aparecem principalmente nas áreas ao redor dos lábios, olhos, bochechas, nariz, dedos e pernas. Eles geralmente aparecem em grupos. Na maioria dos casos, capilares rompidos no rosto não afetam sua saúde. Eles são inofensivos, a menos que sejam causados por problemas de saúde subjacentes (discutimos isso posteriormente neste artigo). No entanto, esses padrões em seu rosto podem torná-lo consciente de sua aparência.
Vamos descobrir as razões por trás dessa condição.
O que causa capilares quebrados ou vasos sanguíneos em seu rosto?
Shutterstock
No entanto, vários fatores podem causar capilares quebrados. Eles incluem:
- Envelhecimento (os vasos sanguíneos são enfraquecidos com a idade)
- Trauma de pele (hematomas podem causar capilares quebrados)
- Fatores genéticos
- Exposição excessiva ao sol e ao vento (danifica os vasos sanguíneos e os traz para perto da superfície)
- Efeitos colaterais dos medicamentos (podem aumentar as vênulas)
- Efeitos colaterais dos corticosteroides tópicos ou orais (resultam em adelgaçamento da pele e rompimento dos capilares)
- Gravidez (aumento da pressão nas vênulas)
- Incisões cirúrgicas
- Acne
- Consumo excessivo de álcool (afeta o fluxo sanguíneo e causa problemas no fígado)
Durante a gravidez, suas chances de ter capilares rompidos aumentam. O feto em crescimento exerce pressão excessiva sobre os vasos sanguíneos, rompendo-os. A terapia hormonal ou a ingestão de pílulas anticoncepcionais também podem causar rompimento dos capilares do rosto.
Você também pode herdar a condição. É chamada de Telangiectasia Hemorrágica Hereditária (HHT) . Cinco genes são suspeitos de causar esse problema e, de cinco, apenas três puderam ser identificados. Apenas 1% das pessoas herdam essa condição.
Além dessas causas, telangiectasia ou capilares rompidos podem ser um sintoma de problemas de saúde subjacentes. Esses incluem:
- Síndrome de Bloom (uma condição genética rara. Capilares quebrados são um de seus sintomas).
- Doença hepática
- Nevus Flammeus ou Mancha de Vinho do Porto (grande mancha de descoloração da pele causada por malformação capilar)
- Ataxia Telangiectasia (uma condição hereditária rara dos sistemas do corpo)
- Síndrome de Osler-Weber-Rendu ou telangiectasia hemorrágica hereditária
- Síndrome de Klippel-Trenaunay-Weber (uma condição que combina a Síndrome do Vinho do Porto e as veias varicosas)
- Rosácea (uma doença crônica da pele)
- Xeroderma pigmentoso (uma condição rara que aumenta a sensibilidade aos raios ultravioleta da pele e dos olhos)
- Aranha Angioma (os vasos sanguíneos são coletados mais perto da superfície da pele)
- Síndrome de Sturge-Weber (um distúrbio que afeta o sistema nervoso)
Condições que afetam seus tecidos conjuntivos também podem causar capilares rompidos. Eles incluem lúpus, dermatomiosite e esclerodermia.
Capilares quebrados: sintomas e diagnóstico
iStock
Capilares quebrados são facilmente visíveis em sua pele. Os sintomas incluem:
- Linhas finas semelhantes a fios
- Uma rede semelhante a uma teia de linhas vermelhas
- Pode ser avermelhado, roxo ou azulado
- Pode causar coceira e dor
- Mede entre 1-3 mm
- Comumente encontrada no queixo, nariz, bochechas
Os padrões semelhantes a fios vermelhos na superfície da pele facilitam o diagnóstico dessa condição. No entanto, os médicos também podem realizar testes clínicos para determinar se alguma condição de saúde subjacente causou capilares quebrados. Eles podem realizar os seguintes testes:
- Tomografia computadorizada
- Ressonância magnética
- raios X
- Testes de função hepática
- Exames de sangue
Eles também podem realizar outros testes relacionados para detectar quaisquer anormalidades. Dependendo do diagnóstico, eles tratarão sua condição.
Como tratar capilares quebrados no rosto? Os remédios caseiros funcionam?
iStock
A telangiectasia não tem cura. No entanto, você pode tratá-lo. O tratamento depende principalmente do diagnóstico. Se a rosácea estiver causando capilares rompidos, o médico tentará tratá-la para minimizar o aparecimento de capilares rompidos.
Nem todos os tratamentos funcionam para todas as pessoas com capilares rompidos. Portanto, é melhor consultar um médico para saber qual método de tratamento é adequado para você. Aqui estão as opções de tratamento para capilares quebrados:
1. Retinóides tópicos
Os retinóides são usados para tratar muitos problemas de pele e podem reduzir a visibilidade dos capilares. No entanto, tenha cuidado, pois os retinóides podem causar vermelhidão e coceira.
2. Terapia a laser
Os médicos usam lasers para destruir os capilares danificados. Isso pode envolver um pouco de dor e desconforto e também pode causar danos à pele inicialmente. No entanto, sua pele se recupera rapidamente.
3. Escleroterapia
Nesse processo, o médico injeta agentes esclerosantes para selar os vasos visíveis e fazê-los desaparecer. Embora esse processo possa ser doloroso para alguns, nem todos sentem desconforto e dor. O período de recuperação é curto.
4. Luz Intensa Pulsada (IPL)
Esta terapia é semelhante à terapia a laser. No entanto, os lasers usados no IPL penetram profundamente nas camadas da pele sem causar nenhum dano.
Não há evidências científicas para estabelecer se os remédios ou ingredientes naturais podem minimizar o aparecimento de capilares rompidos. No entanto, você pode cuidar de sua pele em casa e seguir estas medidas para evitar o agravamento da condição:
- Evite lavar o rosto com água quente
A água quente pode danificar ainda mais seus vasos sanguíneos. Mesmo se você estiver usando água morna, seja gentil ao aplicá-la no rosto.
- Use compressa fria
Seja um saco de ervilhas congeladas ou uma bolsa de gelo, pode ser um grande alívio. Logo após a exposição ao sol, aplique uma compressa fria para prevenir o aparecimento de capilares rompidos.
- Massagem com Aloe Vera
Aloe vera tem efeitos calmantes para a pele. Embora possa não ajudar com capilares rompidos, pode ajudar a acalmar outros problemas de pele, como rosácea, e reduzir a vermelhidão (1). Se seus capilares rompidos forem resultado de rosácea, o gel de aloe vera pode ajudar.
- Minimize a exposição ao sol
Evite expor sua pele aos raios ultravioleta prejudiciais durante as horas de pico. Use protetor solar e cubra-se adequadamente se for sair.
- Controle o seu consumo de álcool
Beba com moderação. Consulte um médico e pergunte se não há problema em beber com moderação ou se precisar parar completamente.
Este é um problema de pele comum e qualquer pessoa pode resolvê-lo. No entanto, certos fatores tornam algumas pessoas vulneráveis a capilares rompidos.
Fatores de risco
iStock
As seguintes razões podem aumentar suas chances de desenvolver capilares quebrados em seu rosto:
- Gravidez
- Exposição ao sol
- Abuso de álcool
- Envelhecimento
- Problemas de pele, como rosácea, esclerodermia e dermatomiosite
- Corticosteróides
Espero que este artigo tenha sido informativo. Se você tiver alguma dúvida, poste-a na seção de comentários e entraremos em contato com você.
1 fonte
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Atualização sobre o tratamento da rosácea, Dermatologia Clínica, Cosmética e Investigacional, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4396587/