Índice:
- Quem é uma pessoa tóxica?
- Sinais de uma pessoa tóxica
- 10 maneiras de se livrar de pessoas tóxicas
- 1. Reconheça o que torna você uma presa fácil
- 2. Siga em frente sem eles
- 3. Coloque o pé no chão
- 4. Pare de aceitar seu comportamento tóxico
- 5. Fale
- 6. Não tome o comportamento tóxico pessoalmente
- 7. Explore sua reatividade
- 8. Pratique a Compaixão Prática
- 9. Antecipar retaliação ou resistência
- 10. Reserve um tempo para você mesmo
Todos nós, em algum momento de nossas vidas, tivemos que lidar com uma pessoa tóxica que tentou nos limpar com seu veneno secreto. Tivemos pelo menos uma dessas pessoas em nossas vidas que nos fez dobrar em torno de nós mesmos como um arame farpado só porque sentimos que devíamos agradá-los - apenas para nunca realmente conseguirmos isso. Talvez seja um membro da família ou um colega que o deixa com uma sensação de esgotamento emocional toda vez que você fala com ele. No entanto, não podemos rotular ninguém como tóxico sem entender o que o comportamento acarreta. Neste artigo, daremos uma olhada nos sinais de pessoas tóxicas. Role para baixo para começar.
Quem é uma pessoa tóxica?
Uma pessoa tóxica é aquela que é abusiva, emocionalmente insalubre e sem apoio. Não é fácil detectar a pessoa tóxica. O perigo está em sua sutileza - e na maneira como usam aquela resposta clássica: 'Não é culpa deles, é minha.' Eles farão com que você questione sua 'hipersensibilidade', sua 'reatividade exagerada' e sua 'tendência para interpretar mal'. Se você é aquele que está sempre se machucando ou ajustando continuamente seus próprios atos e comportamento para evitar que eles sejam 'atacados', as chances são de que não é realmente sua culpa - é muito mais culpa deles.
Ser capaz de reconhecer seu comportamento prejudicial é dar o primeiro passo para minimizar os danos que eles podem causar em sua vida. Você não será capaz de mudar a forma como eles agem, mas certamente pode mudar a forma como reage a isso. Há muitas coisas que uma pessoa tóxica faz para manipular outras pessoas em seu benefício. Aqui estão 12 deles. Conhecê-los o ajudará a evitar cair sob a influência:
Sinais de uma pessoa tóxica
Shutterstock
A toxicidade em uma pessoa pode se manifestar de várias maneiras. Você pode já ter um amigo tóxico e nem saber ainda. Aqui estão alguns sinais de que seu amigo é uma pessoa tóxica:
- Eles são necessitados e exigem sua atenção.
- Eles não estão dispostos a tentar mudar ou procurar ajuda.
- Eles criam e estão sempre cercados de questões interpessoais.
- Eles tentam manipular e controlar você.
- Eles estão sempre desconfiados dos outros.
- Eles são desnecessariamente negativos em relação aos outros.
- Eles são sempre cínicos e o derrubam.
- Eles fazem você se sentir emocionalmente esgotado.
- Você está sempre pisando em ovos ao redor deles porque tem medo de dizer coisas erradas.
- Eles fazem você se sentir menor e menos importante.
- Freqüentemente, interrogam as pessoas com questionamentos hostis.
- Eles costumam usar uma linguagem forte e intensa.
- Eles estão constantemente com raiva.
- Eles são extremamente desrespeitosos e sempre parecem conseguir o que querem.
- Eles gritam com as pessoas quando as coisas não acontecem do jeito deles.
- Eles ameaçam as pessoas.
- Eles exageram as coisas.
- Eles são críticos e condescendentes.
- Eles reclamam de sua vida sem parar.
- Eles nunca perdoam e esquecem.
- Eles nunca estão satisfeitos com a forma como você se comporta com eles e sempre acharão isso desrespeitoso.
- Eles deixam de contribuir com algo positivo para qualquer relacionamento.
- Eles nunca se desculpam.
Agora que você conhece os sinais, veja como você pode controlar as consequências da toxicidade que encontrar.
10 maneiras de se livrar de pessoas tóxicas
1. Reconheça o que torna você uma presa fácil
Muitas vezes é o seu medo de balançar o barco ou a necessidade de agradá-los que o mantém calado quando seu “amigo” desconta em você. Use o pensamento racional para processar as interações que você teve com o amigo que o deixaram infeliz. Concentre-se no motivo pelo qual sentiu o que sentiu, não no que sentiu, e tente decifrar se consegue obter um padrão.
2. Siga em frente sem eles
3. Coloque o pé no chão
Shutterstock
Sua dignidade pode ser devastada, atacada e ridicularizada, mas nunca poderá ser tirada de você, a menos que você a renda de boa vontade. É uma questão de encontrar o amor próprio para defender seus limites. Deixe claro que você não permitirá que ninguém o insulte ou menospreze. Você pode encerrar conversas que o estão deprimindo de maneira totalmente abrupta ou doçura doentia. A mensagem deve ser clara - você não entrará em jogos.
4. Pare de aceitar seu comportamento tóxico
Pessoas tóxicas costumam usar seu comportamento mal-humorado e barulhento para obter tratamento preferencial. Você pode achar mais fácil acalmá-los cedendo às suas exigências do que ouvir suas resmungos. Não se iluda fazendo isso.
O conforto de curto prazo será igual a dor de cabeça de longo prazo para você em uma situação como essa. Pessoas tóxicas não mudarão se forem recompensadas por não mudarem. Não seja influenciado ou afetado por seu comportamento. Pare de fazer perdões especiais por seu mau comportamento contínuo ou de ficar na ponta dos pés perto deles. Negatividade e drama constantes nunca valem a pena tolerar.
5. Fale
Defenda-se. Algumas pessoas podem fazer qualquer coisa para seu ganho pessoal às custas de outros - pegar seu dinheiro e propriedade, passar a culpa, cortar na linha, intimidar e menosprezar os outros, etc. Não aceite esse tipo de comportamento. Essas pessoas sabem que o que estão fazendo é errado. Eles recuarão consideravelmente rapidamente quando confrontados. Na maioria dos ambientes sociais, as pessoas tendem a ficar quietas até que uma pessoa fale. Então, fale!
6. Não tome o comportamento tóxico pessoalmente
SÃO eles, não você. Você precisa saber disso. Pessoas tóxicas sempre tentarão insinuar que foi você quem fez algo errado. E como o botão de "culpa" está instalado na maioria de nossos cérebros, até mesmo a implicação de que somos nós que fizemos algo errado pode perturbar nossa determinação e ferir nossa confiança. Não deixe isso acontecer.
Lembre-se de que você sente uma sensação estimulante de liberdade quando decide não levar nada para o lado pessoal. A maioria das pessoas que são tóxicas se comportam de forma negativa não apenas com você, mas com todos com quem interagem. Mesmo quando você sente que a situação se tornou pessoal - mesmo que você se sinta insultado diretamente - isso não tem nada a ver com você. Suas opiniões são baseadas inteiramente em sua autorreflexão.
7. Explore sua reatividade
Shutterstock
Sem assumir a culpa por tudo, você deve verificar se reage de forma exagerada ou insuficiente em uma situação. Você pode estar inconscientemente intensificando a dinâmica e mantendo o conflito em andamento. Uma pessoa agressora ou controladora considerará sua reação negativa como uma aprovação para continuar a tratá-lo da mesma maneira.
As pessoas que têm um estilo de apego ansioso costumam ser hipervigilantes sobre coisas que dão errado e costumam ficar com raiva quando se sentem ameaçadas. Esse tipo de reação exagerada faz com que uma pessoa tóxica se sinta poderosa. Também pode inspirá-los a continuar jogando jogos mentais.
8. Pratique a Compaixão Prática
Às vezes, ser solidário com uma pessoa tóxica que você conhece, que tem uma doença ou está passando por um momento difícil, pode melhorar a situação. Não há dúvida sobre isso: algumas pessoas tóxicas são genuinamente deprimidas, angustiadas ou mesmo mentalmente ou fisicamente doentes. No entanto, você ainda precisa separar os problemas pessoais deles de como eles se comportam com você. Se você permite que as pessoas se comportem mal com você só porque estão angustiadas, deprimidas ou têm um problema médico, estará facilitando demais para que comecem a usar sua situação infeliz como desculpa para tratar as pessoas como merda.
Você não está realmente ajudando alguém aceitando tudo que eles fazem só porque têm problemas. Existem muitas pessoas que passam por dificuldades extremas, mas elas não são tóxicas para os outros ao seu redor. Só podemos ser genuinamente compassivos quando estabelecemos limites respeitosos. Fazer muitas concessões e perdões não é saudável para ninguém a longo prazo.
9. Antecipar retaliação ou resistência
É muito provável que o amigo tóxico em sua vida tenha sua própria agenda no relacionamento - ele gosta de controlá-lo ou valoriza o alto poder que ele exerce sobre você. Depois de começar a confrontar o indivíduo e estabelecer alguns limites, não espere que ele aceite sua decisão de maneira gentil ou graciosa. Eles certamente tentarão redobrar os esforços para manter a mesma dinâmica, divulgando, manipulando ou espalhando boatos maldosos sobre você, apenas para obter vantagem.
10. Reserve um tempo para você mesmo
Shutterstock
Lembre-se sempre de que até mesmo pessoas com doenças clínicas ou problemas legítimos podem compreender que você também pode ter suas próprias necessidades, o que significa que você precisa se desculpar educadamente quando sentir que as coisas estão saindo do controle. Você merece este tempo 'eu'. Você merece viver em paz, livre de comportamentos tóxicos e pressões externas, sem limites para defender, problemas para resolver ou pessoas para agradar.
Algumas pessoas não podem ficar satisfeitas, não importa o que você faça. Certifique-se de sempre dizer não a dramas desnecessários. Seja confiante e não se deixe levar pela loucura. Possua suas falhas e peculiaridades. Você NÃO precisa da aprovação de ninguém. Se uma pessoa tóxica está se esforçando para manipulá-lo, provavelmente é porque ela precisa da sua atenção. Você não precisa dar se não quiser. Mas se você decidir, não deixe o custo ser tão alto a ponto de deixá-lo emocionalmente à beira da falência.