Índice:
- O que é pigmentação da pele?
- Tipos de pigmentação da pele
- O que causa a pigmentação da pele?
- Remédios caseiros para pigmentação da pele
- 1. Vinagre de maçã
- 2. Aloe Vera
- 3. Chá Verde
- 4. Limão
- 5. Cebola Vermelha
- 6. Extrato de Alcaçuz
- 7. Leite
- 8. Tomate
- 9. Chá Preto
- 10. casca de laranja
- 11. Batata
- 12. Óleo de sândalo
- 13. Extratos de amora
- 14. Extrato de flor de orquídea
- Opções de tratamento médico para pigmentação e manchas
- Dicas para prevenir a pigmentação da pele
- 1. Use proteção solar todos os dias
- 2. Aplicar produtos antiinflamatórios para a pele
- 3. Coma saudável
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- 13 fontes
Quer se trate de manchas solares, manchas senis, sardas, danos causados pelo sol ou melasma - a pigmentação da pele é um problema comum. As imperfeições podem ser bonitas, mas se não forem tratadas de maneira adequada, aquelas pequenas manchas marrons que adornam suas bochechas ou nariz podem se tornar um problema real. A hiperpigmentação geralmente é inofensiva. No entanto, também pode indicar uma condição médica subjacente.
O que é pigmentação da pele?
A pigmentação é a descoloração da pele. Este problema comum em que você desenvolve manchas escuras na pele é enfrentado tanto por homens quanto por mulheres. É causada pelo excesso de melanina - o pigmento que dá o tom natural da pele. Quando esse pigmento se forma um depósito na pele, ele causa pigmentação (ou hiperpigmentação).
Nota: Nem todas as pigmentações são inofensivas. Alguns podem ser um sinal de uma doença subjacente. Consulte um médico se notar qualquer descoloração da pele.
Existem vários tipos de pigmentação da pele - alguns podem responder ao tratamento, outros não. Os tipos mais comuns de pigmentação da pele são discutidos na seção seguinte.
Tipos de pigmentação da pele
- Manchas de idade ou lentiginose solar (manchas de fígado): são o tipo mais comum de pigmentação da pele e são formadas devido aos danos do sol. Eles são encontrados nas áreas freqüentemente expostas ao sol.
- Melasma ou cloasma: é caracterizado por manchas semelhantes às manchas da idade, mas cobrindo uma grande área da pele. Essas manchas aparecem principalmente devido a alterações hormonais. Por exemplo, durante a gravidez, os hormônios podem desencadear a superprodução de melanina e causar o escurecimento da pele.
- Freckles (Ephelides): são causados pela exposição ao sol. Eles aparecem como pequenos pontos e manchas em seu rosto e nas áreas dos ombros.
- Hiperpigmentação Pós-Inflamatória (HIP): É uma condição na qual sua pele desenvolve marcas ou manchas como resultado de uma lesão, queimaduras, acne ou tratamento químico agressivo. Também é chamada de hipopigmentação.
Você também pode enfrentar distúrbios de pigmentação da pele como:
- Vitiligo: é uma doença autoimune e as causas ainda são desconhecidas. Os melanócitos (células produtoras de melanina) param de funcionar e causam manchas claras na pele. Essa condição pode afetar qualquer uma ou todas as partes do corpo.
- Albinismo: Esta é uma doença genética. e Pessoas com albinismo não produzem melanina suficiente, resultando em pouco ou nenhum pigmento em seus corpos.
Existem várias causas por trás dos problemas de pigmentação da pele.
O que causa a pigmentação da pele?
Os raios ultravioleta são os maiores culpados que desencadeiam a superprodução de melanina. No entanto, os danos causados pelos raios ultravioleta não são visíveis imediatamente. Portanto, se você desenvolveu pigmentação no rosto recentemente, é mais provável que seja o resultado de danos causados à pele há cerca de uma década.
- Dano cutâneo causado por lesão (também chamado de pigmentação pós-inflamatória)
- Mudanças hormonais durante a gravidez (melasma)
- Erupções cutâneas (rosácea, psoríase, eczema, dermatite de contato)
- Infecções cutâneas (acne, micose, tinea versicolor, candidíase)
- Condições médicas (lúpus, cianose, diabetes não tratada ou não diagnosticada)
Certos cânceres de pele também podem causar pigmentação da pele, como ceratose actínica, carcinoma de células escamosas, carcinoma de células basais e melanoma .
É importante consultar um médico se notar qualquer alteração na cor da sua pele. Embora a maioria das manchas e hiperpigmentação sejam inofensivas e ocorram principalmente devido à idade, exposição ao sol ou negligência, elas também podem indicar um problema médico. Antes de optar por remédios caseiros para manchas e pigmentação da pele, você precisa saber que tipo de hiperpigmentação é e o que a causou .
Se a pigmentação e as manchas de sua pele são inofensivas e você deseja reduzir sua aparência rapidamente, seu médico pode sugerir peelings químicos com ácidos, como ácido lático, glicólico, salicílico ou cítrico. Você também pode tentar remédios caseiros para a pigmentação da pele que podem ajudar a atenuar as manchas.
Nota: Esses remédios caseiros podem não desbotar completamente a pigmentação e as manchas. No entanto, eles podem ajudar a melhorar sua aparência e torná-los menos aparentes. Esses remédios levam tempo para mostrar resultados, então seja paciente. Se a sua pigmentação e manchas não forem causadas por problemas médicos, experimente estes remédios caseiros.
Remédios caseiros para pigmentação da pele
1. Vinagre de maçã
O vinagre de maçã contém compostos polifenólicos que oferecem vários benefícios à saúde (1). Esses compostos também podem ser benéficos para a pele. A evidência anedótica sugere que o ACV pode ser benéfico no controle da pigmentação e outros problemas de pele. No entanto, não há comprovação científica para comprovar esses efeitos.
Modo de usar: Misture uma colher de sopa de vinagre de maçã e água em um recipiente (pegue partes iguais de ambos, dependendo da área de tratamento). Mergulhe um cotonete na mistura e aplique na área afetada. Deixe agir por 3 minutos ou até que seque completamente. Lave com água morna. Repita duas vezes ao dia.
2. Aloe Vera
Aloe vera contém um ingrediente ativo chamado aloin que tem propriedades iluminadoras da pele (2).
Como usar: Misture 2 colheres de sopa de gel de aloe vera fresco e 1 colher de chá de mel em uma tigela. Deixe a mistura descansar por 5-10 minutos. Aplique na área afetada e deixe secar. Lave com água morna.
3. Chá Verde
A tirosinase é uma enzima encontrada em seu corpo que é responsável pela pigmentação. Foi descoberto que os extratos de chá verde inibem a tirosinase do cogumelo (in vitro), o que pode ter um efeito despigmentante (3). No entanto, mais estudos são necessários para estabelecer sua eficácia.
Modo de usar: Coloque um saquinho de chá verde em uma xícara de água quente e espere esfriar. Esfregue o saquinho de chá na área afetada. Repita este tratamento duas vezes ao dia.
4. Limão
O limão é considerado um dos remédios caseiros eficazes para a pigmentação da pele. O limão é um agente clareador potente e tem propriedades de clareamento da pele. É usado em muitas formulações de clareamento da pele, como Lucederm, Meladerm e Skin Bright (4). No entanto, o suco de limão pode irritar a pele sensível, então faça um teste de remendo em seu braço antes de usá-lo. Além disso, certifique-se de aplicar protetor solar após usar este remédio, porque o suco de limão pode tornar sua pele fotossensível.
Modo de usar: Misture uma colher de sopa de suco de limão diluído com uma colher de chá de mel orgânico. Aplique a mistura na área afetada e espere 15 minutos antes de lavar com água morna.
5. Cebola Vermelha
A cebola roxa é freqüentemente usada em cremes clareadores de cicatrizes. Um estudo feito com a tirosinase do cogumelo descobriu que a casca da cebola roxa contém ingredientes com potencial para cosméticos clareadores (5).
Como usar: Esfregue uma fatia de cebola roxa na área afetada. Deixe ficar por 10 minutos e depois lave. Repita o tratamento duas vezes ao dia.
6. Extrato de Alcaçuz
O alcaçuz contém glabridina, um flavonóide polifenólico que ajuda a prevenir a pigmentação induzida por UV e tem efeito antiinflamatório. Porém, mais estudos são necessários para estabelecer a propriedade despigmentante (3).
Modo de usar: Ferva 4-5 raízes de alcaçuz em água. Deixe o líquido esfriar e coe para um borrifador. Aplique como uma névoa duas vezes ao dia.
Nota: guarde o extrato de alcaçuz na geladeira e use-o dentro de 8 a 10 dias.
7. Leite
O leite contém ácido lático, que é usado em peelings químicos para iluminar e clarear a pele. Também foi descoberto que o ácido láctico pode ser usado para tratar o melasma (6).
Modo de Usar: Aplique leite fresco com um cotonete na área afetada e deixe secar. Lave com água morna. Faça isso duas vezes ao dia.
8. Tomate
O tomate contém licopeno que pode reduzir os efeitos de longo prazo do fotodano (7). Como as manchas e a pigmentação também são consequências de longo prazo do fotodano, o tomate pode ajudar a clareá-las.
Modo de usar: Fatie um tomate e esfregue nas manchas. Deixe secar. Lave com água morna. Siga isso duas vezes ao dia.
9. Chá Preto
O extrato de chá preto tem um efeito de clareamento da pele. Um estudo descobriu que, quando aplicado em manchas pigmentadas em cobaias, o chá preto inibiu o desenvolvimento de melanócitos e reduziu a hiperpigmentação (8).
Modo de Usar: Ferva uma colher de sopa de folhas de chá na água. Deixe a água esfriar e coe para uma tigela. Aplique na área afetada com bolas de algodão. Use-o duas vezes ao dia.
10. casca de laranja
Os extratos de casca de laranja podem reduzir os depósitos de melanina, desbotar manchas escuras e iluminar a pele. O estudo foi feito em humanos e nenhum dos indivíduos desenvolveu irritação na pele (9).
Modo de usar: Seque e pulverize as cascas de laranja. Misture o pó com uma colher de chá de suco de limão diluído e mel e aplique como máscara facial. Faça isso três vezes por semana.
11. Batata
A batata contém ácido azelaico que pode ajudar a reduzir manchas e hiperpigmentação causadas por acne e erupções (10).
Modo de usar: Fatie uma batata e esfregue nas manchas. Lave depois de secar. Repita o processo diariamente.
12. Óleo de sândalo
O óleo de sândalo contém alfa-santalol que auxilia na tirosinase de hibits e na pigmentação induzida por UV e relacionada à idade (11).
Como usar: Misture 2-3 gotas de óleo de sândalo com um óleo veicular (como óleo de jojoba ou óleo de amêndoa doce) e aplique na área afetada. Use uma vez ao dia.
13. Extratos de amora
Extratos de amora derivados de folhas de amoreira podem ajudar na hiperpigmentação. Estudos in vitro descobriram que o Mulberroside F, o componente ativo presente na amoreira, inibe a atividade da tirosinase, a produção e a transferência de melanina. Ele também funciona como um necrófago de espécies reativas de oxigênio (ROS). Em um estudo randomizado, simples-cego, controlado por placebo, 75% do óleo de extrato de amora foi considerado eficaz na redução do melasma (12).
Modo de Usar: Mergulhe as folhas de amora em óleo de jojoba ou amêndoa doce por 3-4 dias e depois aplique o óleo na pele. Você também pode aplicar amora esmagada na pele. Você pode notar os resultados ao longo do tempo.
14. Extrato de flor de orquídea
O extrato de orquídea tem um efeito semelhante à vitamina C para melhorar a hiperpigmentação. Um estudo envolvendo 48 mulheres com idades entre 30 e 60 anos durante oito semanas descobriu que ajudou a melhorar o melasma e o lentigo senilis e também teve efeitos de clareamento da pele (13).
Como usar: você pode comprar produtos que contenham extrato de orquídea, ou você pode colocar pétalas de orquídea em água quente por meia hora, armazená-la em um borrifador e usá-la como um spray facial.
O objetivo era considerar remédios caseiros para o alívio da pigmentação da pele. Ingredientes naturais geralmente não têm efeitos colaterais importantes, a menos que você seja alérgico a eles ou tenha pele hipersensível. Eles são seguros, mas podem levar algum tempo para mostrar resultados. Se sua condição for grave e você quiser resultados rápidos, converse com seu médico para opções de tratamento médico mais eficazes.
Opções de tratamento médico para pigmentação e manchas
O tratamento que você faz depende da causa de sua hiperpigmentação. Se for devido a outros problemas relacionados à saúde, tratar o problema subjacente pode ajudar a reduzir a pigmentação. Algumas das opções de tratamentos comuns incluem:
- Microdermoabrasão
- Tratamento de luz intensa pulsada (IPL)
- Peeling químico
- Laser resurfacing
- Crioterapia
- Cremes tópicos (corticosteroides, hidroquinona, retinóides e vitamina C)
Prevenir o escurecimento indesejado da pele é o primeiro passo para evitar a hiperpigmentação no futuro. Você precisa cuidar bem da sua pele e limitar a exposição ao sol. Aqui estão algumas dicas que você pode seguir para prevenir a pigmentação da pele.
Dicas para prevenir a pigmentação da pele
1. Use proteção solar todos os dias
A exposição aos raios ultravioleta desencadeia manchas solares, manchas senis, manchas escuras e hiperpigmentação. Não se esqueça de aplicar protetor solar nas áreas expostas. A exposição excessiva ao sol ativa o sistema de produção de melanina, e um bom protetor solar ajuda a prevenir isso.
2. Aplicar produtos antiinflamatórios para a pele
Quer seja acne ou dermatite, a inflamação da pele deixa marcas que são difíceis de apagar e fazem a sua pele parecer escura e pigmentada. Deixe sua pele curar usando produtos antiinflamatórios.
3. Coma saudável
Uma dieta saudável e equilibrada mantém a pele e o corpo saudáveis. Seu corpo pode usar vitaminas e nutrientes derivados da dieta para desencadear a cura.
A maioria de nós tem hiperpigmentação de alguma forma e é impossível livrar-se dela durante a noite. Você tem que ser consistente com seu método de tratamento. Experimente estes remédios caseiros para a pigmentação da pele que podem ajudar a minimizar sua aparência e prevenir danos futuros. No entanto, antes de tentar qualquer remédio natural ou tratamento alternativo, consulte um médico para descobrir o motivo de sua hiperpigmentação. Se você ignorou esses pontos todos esses dias, é hora de levá-los a sério.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
É possível se livrar da hiperpigmentação permanentemente?
Se a pigmentação afetou a pele em níveis profundos, pode não ser fácil se livrar dela completamente. No entanto, com cuidado e tratamento constantes, você pode desbotá-lo em grande medida.
Como você se livra da pigmentação durante a noite?
Não é possível se livrar da pigmentação durante a noite. Você pode experimentar remédios caseiros e opções de tratamento médico para melhorar sua aparência com o tempo.
Qual é o melhor tratamento para hiperpigmentação?
Uma combinação de tratamento médico e remédios caseiros é a melhor maneira de tratar a hiperpigmentação. Além disso, minimize a exposição ao sol para garantir que o problema não se agrave.
Quanto tempo leva para limpar a hiperpigmentação?
Pode demorar entre 3 meses e 2 anos, dependendo da extensão de sua pigmentação e do método de tratamento. Certifique-se de cuidar bem de sua pele.
13 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Atik, Derya et al. “O efeito da aplicação externa de vinagre de maçã sobre os sintomas de varicosidade, a dor e a ansiedade de aparência social: um ensaio clínico randomizado”. Medicina alternativa e complementar baseada em evidências: eCAM vol. 2016 (2016): 6473678.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4735895/
- Sharique, A Ali et al. “Sobre a nova ação da melanólise por um extrato de folha de Aloe vera e seu ingrediente ativo Aloin, potentes agentes despigmentantes da pele.” Biological and Pharmacological Activity Artigos originais: Thieme E-Journals, Planta Med Vol. 78,8 (2012): 767-771.
www.thieme-connect.com/products/ejournals/abstract/10.1055/s-0031-1298406
- Sarkar, Rashmi et al. “Cosmecêuticos para hiperpigmentação: o que está disponível ?.” Jornal de cirurgia cutânea e estética vol. 6,1 (2013): 4-11.
- Smit, Nico et al. “A caça aos agentes clareadores naturais da pele.” Jornal internacional de ciências moleculares vol. 10,12 5326-49. 10 de dezembro de 2009.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2801997/
- Arung, Enos Tangke et al. “Efeito inibidor da tirosinase da quercetina 4′-O-β-D-glucopiranosídeo da pele seca da cebola roxa (Allium cepa).” Natural product research vol. 25,3 (2011): 256-63.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20635304/
- Singh, Rashmi et al. “Efeito de 82% de ácido láctico no tratamento do melasma.” Avisos de pesquisa acadêmica internacional vol. 2014.
www.hindawi.com/journals/isrn/2014/407142/
- Rizwan, M et al. “Pasta de tomate rica em licopeno protege contra fotodanos cutâneos em humanos in vivo: um ensaio clínico randomizado.” British Journal of Dermatology vol. 164, 1 (2010): 154-162.
onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1365-2133.2010.10057.x
- Choi, So-Young e Young-Chul Kim. “Efeito clareador do extrato de água do chá preto na pele marrom da cobaia.” Toxicological research vol. 27,3 (2011): 153-60.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3834380/
- Wuttisin, N. et al. “Atividade anti-tirosinase do extrato de casca de laranja e formulação cosmética.” International Food Research Journal vol. 24,5 (2017): 2128-2132.
www.researchgate.net/publication/329831595_Anti-tyrosinase_activity_of_orange_peel_extract_and_cosmetic_formulation
- Umadevi, M. et al. “Benefícios e contras para a saúde de Solanum tuberosum.” Journal of Medicinal Plants Studies vol. 1,1 (2013): 16-25.
www.plantsjournal.com/vol1Issue1/Issue_jan_2013/3.pdf
- Moy, Ronald L e Corey Levenson. “Sandalwood Album Oil as a Botanical Therapeutic in Dermatology.” O Jornal de dermatologia clínica e estética vol. 10,10 (2017): 34-39.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5749697/
- Hollinger, Jasmine C et al. “Os ingredientes naturais são eficazes no manejo da hiperpigmentação? Uma revisão sistemática. ” O Jornal de dermatologia clínica e estética vol. 11,2 (2018): 28-37.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5843359/
- Tadokoro, Taketsugu et al. “Eficácia clareadora de extratos de plantas, incluindo extratos de orquídeas, na pele feminina japonesa com melasma e lentigo senilis.” The Journal of Dermatology vol. 37, 6 (2010): 522-30.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20536665/