Índice:
- Dez principais técnicas de respiração para relaxamento:
- 1. Respiração profunda ou abdominal:
- 2. Estimular a respiração ou respiração com fole:
- 3. Respiração igual ou Sama Vritti:
- 4. Relaxamento da respiração ou exercício 4-7-8:
- 5. Relaxamento progressivo:
- 6. Contagem de Respiração:
- 7. Respiração alternativa pela narina ou Nadi Shodhana:
- 8. Respiração brilhante do crânio ou Kapalabhati:
- 9. A Respiração Completa:
- 10. Visualização guiada:
O estresse se tornou uma parte indispensável da vida de hoje. Freqüentemente, torna-se devastador e interfere no estado de equilíbrio de nosso sistema nervoso, afetando assim nossa saúde e bem-estar. Em tais situações, os exercícios respiratórios podem nos ajudar imensamente a restaurar o equilíbrio de nosso sistema nervoso e alcançar o relaxamento ideal.
Dez principais técnicas de respiração para relaxamento:
Confira as 10 principais técnicas de respiração para relaxamento que são discutidas abaixo:
1. Respiração profunda ou abdominal:
Imagem: Shutterstock
É conhecida por ser a técnica respiratória mais eficaz para assumir o controle do sistema nervoso e manter baixo o nível de estresse. Praticar apenas 10 minutos por dia pode ser útil para reduzir a pressão arterial e a freqüência cardíaca quase que instantaneamente.
- Sente-se reto no chão e coloque as mãos no peito e no abdômen, uma a uma.
- Comece inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Você pode sentir como a mão mantida em seu abdômen aumenta junto com a contração dos músculos abdominais, enquanto a outra mão não se move tanto.
- Tente inspirar o máximo de ar possível para que seu corpo receba muito oxigênio fresco e continue contando lentamente enquanto expira.
2. Estimular a respiração ou respiração com fole:
Imagem: Shutterstock
Esta é a versão modificada de um certo exercício de respiração yogue. Dá um impulso significativo à nossa energia vital e aumenta muito a nossa consciência.
- Sente-se confortavelmente no chão e comece a respirar pelo nariz rapidamente. Sua boca deve estar fechada, mas certifique-se de que esteja suficientemente relaxada.
- Tente completar um ciclo de 3 inspirações e expirações a cada segundo. Retome a respiração normal após terminar cada ciclo. Continue o processo por até 15 segundos no estágio inicial. Em seguida, aumente em 5 a 10 segundos à medida que avança.
- A duração de sua inspiração e expiração deve ser curta, mas igual. Ele moverá seu diafragma extremamente rápido, como um 'fole'
3. Respiração igual ou Sama Vritti:
Imagem: Shutterstock
É um tipo de técnica de respiração equilibrada que deve ser praticada todas as noites antes de ir para a cama. Isso torna nossa mente livre de pensamentos acelerados, acalmando-a e melhorando o sono.
- Encontre um lugar onde você possa sentar-se confortavelmente, mantendo a coluna reta.
- Agora, comece a inspirar e expirar pelo nariz, contando de 1 a 4 de cada vez. Depois de dominar o pranayama básico, faça contagens um pouco mais altas, ou seja, 6 ou 8 para cada respiração.
- Essa contagem igual ou equilibrada irá resistir à sua respiração natural até certo ponto, acalmando o sistema nervoso, aumentando o foco e diminuindo o estresse.
4. Relaxamento da respiração ou exercício 4-7-8:
Imagem: Shutterstock
É uma das técnicas respiratórias mais simples que pode ser praticada a qualquer hora e em qualquer lugar para tranquilizar o sistema nervoso e ficar relaxado. Possui efeitos iniciais sutis, que se tornam proeminentes à medida que você o domina.
- Comece sentando-se ereto e plantando a ponta da língua no palato superior, logo atrás dos dentes. Deve ficar lá pelo resto do tempo.
- Aperte um pouco os lábios e expire completamente pela boca. Conforme o ar passa ao redor da língua, pode soar 'whooshhh'.
- Agora, inspire pelo nariz, mantendo a boca fechada e contando de 1 a 4 silenciosamente.
- Segure no ar e conte de 1 a 7 lenta e continuamente.
- Finalmente, expire pela boca, enquanto conta de 1 a 8 e cria um som de 'whooshhh' mais uma vez.
- Repita todo o ciclo por um total de 4 vezes.
5. Relaxamento progressivo:
Imagem: Shutterstock
Quando se trata de sentir-se relaxado da cabeça aos pés, este exercício de respiração funciona melhor. No entanto, certifique-se de não ficar tonto enquanto pratica em movimento.
- Sente-se no chão mantendo a coluna ereta e os olhos fechados. Comece a respirar lenta e profundamente pelo nariz.
- Agora, concentre-se em enrijecer e relaxar vários grupos musculares do corpo, um por um. Você pode começar pelos pés e dedos dos pés e subir gradualmente.
- Inspire e segure a respiração por uma contagem de 5 enquanto tensiona os músculos e faça exatamente o contrário enquanto os relaxa.
6. Contagem de Respiração:
Imagem: Shutterstock
É basicamente uma parte da prática Zen na qual o ritmo e a intensidade das respirações variam de tempos em tempos. No entanto, toda a técnica é muito simples e fácil.
- Sente-se ereto no chão, inclinando um pouco a cabeça para a frente e mantendo os olhos fechados.
- Inspire profundamente por algumas vezes e, em seguida, expire naturalmente. Deve ser um procedimento lento e silencioso.
- Enquanto expira o ar pelo nariz, conte 'um' silenciosamente. Repita toda a etapa e conte 'dois', enquanto expira desta vez. Dessa forma, continue aumentando a contagem até 'cinco' e termine um único ciclo de exercícios.
7. Respiração alternativa pela narina ou Nadi Shodhana:
Imagem: Shutterstock
De acordo com especialistas, esse método de respiração pode 'limpar os canais' e aumentar nossa atenção. Ele também é conhecido por conectar os dois lados do cérebro, equilibrando assim suas atividades com eficiência.
- Sente-se no chão em uma postura meditativa (sukhasana ou padmasana ou qualquer coisa semelhante) que seja confortável para você.
- Coloque o polegar da mão direita na narina direita e pressione com firmeza. Enquanto isso, inspire pela narina esquerda.
- Em seguida, coloque o dedo anular da mão direita na narina esquerda e pressione com firmeza. Remova o polegar direito da narina direita e libere o ar lentamente através dele.
8. Respiração brilhante do crânio ou Kapalabhati:
Imagem: Shutterstock
Este é focado em nosso abdômen, pois precisamos expirar com força pela parte inferior da barriga durante a prática. Ele tranquiliza todo o nosso corpo, o que acaba nos energizando de maneira mais eficiente.
- Assim como na técnica anterior, sente-se na postura meditativa com a qual se sentir mais confortável. Mantenha seus olhos fechados.
- Comece a inspirar lentamente. Certifique-se de que a etapa de inalação é longa o suficiente.
- Assim que terminar, comece a expirar rápida e vigorosamente. A exalação deve ser gerada a partir da parte inferior do abdômen.
- Você pode repetir tudo a cada 1 a 2 segundos e realizar até 10 vezes, conforme domina a técnica.
9. A Respiração Completa:
Imagem: Shutterstock
Sendo a técnica de respiração 'completa', ela gira em torno do uso de todos os nossos pulmões. Como resultado, nosso corpo recebe oxigênio adequado, o que torna mais rápidas suas respostas de relaxamento.
- Ele pode ser dividido em 3 estágios e você precisa respirar nas áreas do diafragma, meio e parte superior do tórax, respectivamente.
- No primeiro estágio, as costelas se espalham um pouco para os lados e a parte superior do estômago sobe.
- No segundo estágio, as costelas se inflam para os lados novamente. Como resultado, a área sob as axilas aumenta.
- No terceiro estágio, o esterno sobe um pouco.
- O ar deve ser expirado nas direções reversas em cada um desses 3 estágios.
10. Visualização guiada:
Imagem: Shutterstock
Bem, como o nome sugere, essa técnica pode ser praticada com o guia de um terapeuta ou seguindo algum tipo de instruções gravadas. Normalmente, é necessário que você se concentre em uma determinada imagem, o que é agradável por natureza e tem impressões positivas. Continue respirando lenta e profundamente ao mesmo tempo. Irá erradicar todos os tipos de pensamentos negativos e ajudá-lo a alcançar a plena consciência mediante a execução adequada.
Então, qual desses você gostaria de praticar para diminuir o seu nível de estresse? Deixe-nos saber deixando um comentário abaixo.