Índice:
- Índice
- O que é ácido azelaico?
- Como funciona o ácido azelaico?
- Benefícios do uso de ácido azelaico em sua rotina de cuidados com a pele
- 1. Combate acne e rosácea
- 2. Ilumina a pele
- 3. Ajuda com hiperpigmentação e melasma
- Como usar ácido azelaico para problemas de pele
- Efeitos colaterais do ácido azelaico
- Os melhores produtos de ácido azelaico
- 1. Impulsionador de ácido azelaico escolhido de Paula
- 2. Barra de pigmento da pele PCA com ácido azelaico
- 3. Suspensão de ácido azeláico comum 10%
- 4. Eliminador de manchas de idade para terapia fotodinâmica com dermadoctor
- 5. Vi Derm Cleansing Face Wash
- Referências
Minha curiosidade foi aguçada quando ouvi pela primeira vez sobre o ácido azelaico. Quando você pensava que estava atualizado, há outro ingrediente e mais um. Eu relutantemente comecei a pesquisar porque #FOMO! E então, percebi que esse ingrediente precisa de muito mais atenção e não pode estar voando tão baixo no radar do regime de beleza.
Por que ouvimos muito menos sobre alguns ingredientes quando deveria ser o contrário? Acredite em mim quando digo que isso é algo que você precisa saber - mais ainda se você tem tendência a acne ou a problemas relacionados. Pode ajudar você, então vamos ver como pode fazer isso Leia!
Índice
- O que é ácido azelaico?
- Como funciona o ácido azelaico?
- Benefícios do uso de ácido azelaico em sua rotina de cuidados com a pele
- Como usar ácido azelaico para problemas de pele
- Efeitos colaterais do ácido azelaico
- Os melhores produtos de ácido azelaico
O que é ácido azelaico?
Shutterstock
O ácido azelaico está naturalmente disponível na cevada, no trigo e no centeio. O ácido tem propriedades antiinflamatórias e antibacterianas e trata problemas de pele como a rosácea.
Ele começou como um produto com receita, mas se tornou cada vez mais popular nos cuidados com a pele e agora também está disponível sem receita. Para aplicações tópicas como cremes para a pele, soros e loções, o ácido azelaico é combinado com outros ingredientes vitais para o cuidado da pele, como vitamina C, AHAs e BHAs.
E, ao contrário da maioria dos ácidos, não é altamente ácido ou prejudicial e não causa irritação na pele. Portanto, pessoas com pele sensível ou oleosa ou com tendência a acne podem usar o ácido azelaico.
Como funciona esse ácido? Descubra na próxima seção.
Voltar para TOC
Como funciona o ácido azelaico?
O ácido azelaico reduz a inflamação e a proliferação de bactérias causadoras de acne. Trata o melasma, uma forma de hiperpigmentação, devido à sua atividade antitirosinase que ajuda a reduzir a síntese dos melanócitos.
Embora a eficácia do ácido azelaico na pigmentação normal seja mínima, ele é bastante eficaz para a pigmentação pós-inflamatória causada pela acne e pelas cicatrizes resultantes (1).
O ácido azelaico é um agente antibacteriano e ceratolítico eficaz no tratamento de doenças como a rosácea (2). Também previne novas erupções, limpa os poros obstruídos e previne o crescimento indesejado de pelos.
Como o ácido azelaico faz diferença na sua pele? Quais são seus benefícios? Estamos chegando lá.
Voltar para TOC
Benefícios do uso de ácido azelaico em sua rotina de cuidados com a pele
1. Combate acne e rosácea
Shutterstock
Poros obstruídos (devido ao excesso de secreção de óleo e proliferação bacteriana) causam acne, inflamação e inchaço. Rosácea é o estado crônico de acne que cria vermelhidão extrema, inchaços e lesões devido ao equilíbrio lipídico alterado - algo que o ácido azelaico combate, graças às suas propriedades antiinflamatórias, ceratolíticas e antibacterianas (3).
2. Ilumina a pele
Shutterstock
O ácido azelaico clareia o tom da pele, reduzindo a produção de melanina e inibindo a atividade de uma enzima chamada tirosinase (4). O ácido azelaico abre os poros da pele, portanto, certifique-se de usar protetor solar depois de aplicar o produto para evitar danos causados pelo sol.
3. Ajuda com hiperpigmentação e melasma
Shutterstock
A hiperpigmentação é um efeito colateral que se segue à acne. Ele deixa marcas, manchas e manchas escuras. O ácido azelaico combate tudo isso, graças às suas propriedades curativas.
A próxima pergunta que pode surgir em sua cabeça é: como você incorpora o ácido azelaico em sua rotina de cuidados com a pele? Estamos protegendo você!
Voltar para TOC
Como usar ácido azelaico para problemas de pele
O ácido azelaico prescrito pelo médico vem com instruções. No entanto, a maioria dos produtos de venda livre para a pele são cremes tópicos que são combinados com outros ativos como vitamina C, ácido salicílico e ácido hialurônico - todos os quais precisam ser aplicados após a limpeza e tonificação e antes da hidratação.
No entanto, alguns produtos também contêm umectantes ou agentes hidratantes que também funcionam como hidratantes, e é por isso que tudo depende do tipo de creme que você escolher.
De corretores de manchas a soros, géis para manchas e loções hidratantes, existem em todas as formas. Comece usando ácido azelaico uma vez por dia e observe como sua pele reage. Então, você pode fazer isso lentamente, duas vezes por dia.
Isso significa que você pode usar esses produtos quantas vezes quiser? Há algum efeito colateral? Vamos descobrir.
Voltar para TOC
Efeitos colaterais do ácido azelaico
O ácido azelaico é muito mais suave quando comparado a outros ácidos usados em produtos de beleza. Também se adapta a todos os tipos de pele. No entanto, pode causar uma ligeira sensação de picada / irritação nas primeiras semanas.
Em casos raros, pode fazer com que a pele se descasque ligeiramente ou até mesmo causar coceira persistente. Em ambos os casos, consulte um dermatologista.
Agora que sabemos tudo sobre o ácido azelaico, vamos dar uma olhada em alguns produtos que você pode escolher.
Voltar para TOC
Os melhores produtos de ácido azelaico
1. Impulsionador de ácido azelaico escolhido de Paula
Paula's Choice Azelaic Acid Booster é um potenciador multi-ação que se adapta a todos os tipos de pele e tem como alvo todas as preocupações teimosas da pele. É uma mistura potente de ácidos azelaico e salicílico e outros ingredientes vegetais que iluminam e suavizam a pele. A fórmula leve não tem óleo e é facilmente absorvida pela pele. Ele reduz manchas, suaviza saliências e reduz a inflamação, vermelhidão e erupções cutâneas.
2. Barra de pigmento da pele PCA com ácido azelaico
PCA Skin Pigment Bar é feito com ácido azelaico e uma mistura de outros elementos potentes que melhoram a saúde geral e tez da sua pele. Os ácidos kójico e tânico controlam as erupções e tonificam a pele. E os extratos de aloe vera, hamamélis e jacarandá reduzem a inflamação e a queimação.
3. Suspensão de ácido azeláico comum 10%
O Creme de Suspensão de Ácido Azelaico da The Ordinary é um dos melhores produtos de ácido azelaico do mercado atualmente. É feito de levedura produzida naturalmente que penetra na pele em minutos e aumenta visivelmente a textura da pele. Ele reduz a vermelhidão e rosácea e outras preocupações relacionadas ao envelhecimento.
4. Eliminador de manchas de idade para terapia fotodinâmica com dermadoctor
Esta combinação única de extratos de amora, uva-ursina e extratos de alcaçuz, beta-caroteno e ácido azelaico é o que sua pele precisa. A loção foto radiante sem hidroquinona da Dermadoctor ilumina a sua pele e reduz as linhas finas e o aparecimento de manchas escuras. É genuinamente um apagador e um corretor de manchas.
5. Vi Derm Cleansing Face Wash
Vi Derm Cleansing Face Wash remove a sujeira, maquiagem e óleo sem ressecar o rosto. Ele contém aloe vera que hidrata e hidrata a pele, enquanto seus antioxidantes ajudam a reduzir rugas, poros dilatados, tom de pele irregular e acne. É livre de sulfatos e parabenos, então você não precisa se preocupar.
Procure produtos que combinem ácido azelaico com outros ingredientes naturais e possam ser uma solução completa para todos os seus problemas de pele. Mantenha a simplicidade, saiba exatamente o que você precisa e seja consistente - você verá os resultados. Você está planejando dar uma injeção de ácido azelaico? Deixe-nos saber deixando um texto na seção de comentários abaixo.
Voltar para TOC
Referências
1. “Topical treatment Of Melasma”, Indian Journal Of Dermatology, US National Library Of Medicine.
2. “Otimizando Tratamentos Não-Antibióticos para Pacientes com Acne: Uma Revisão”, Dermatologia e Terapia, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
3. “Terapia da acne com peróxido de benzoíla tópico, antibióticos e ácido azelaico”, Jornal da Sociedade Alemã de Dermatologia, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
4. “Um possível mecanismo de ação do ácido azelaico na epiderme humana”, Arquivos de Pesquisa Dermatológica, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.