Índice:
- O que causa lábios escuros?
- Remédios naturais para iluminar os lábios escuros
- 1. Óleo de coco
- 2. Limão e mel
- 3. Aloe Vera
- 4. Suco de Pepino
- 5. Cúrcuma
- 6. Óleo de gergelim
- 7. Romã
- Tratamento para lábios escuros
- Dicas de prevenção
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- 11 fontes
A cor da pele dos lábios difere de pessoa para pessoa, e nenhuma tonalidade é mais saudável ou superior às outras. No entanto, às vezes, a cor dos seus lábios pode indicar que eles precisam de mais atenção.
Algumas pessoas desenvolvem descoloração nos lábios. Essa descoloração ou pigmentação pode ser resultado de fatores médicos e também de certos fatores de estilo de vida. Neste artigo, você aprenderá sobre as causas dos lábios escuros e como você pode iluminá-los naturalmente.
O que causa lábios escuros?
Lábios escuros podem ser resultado dos seguintes fatores:
- O aumento da exposição ao sol pode aumentar a produção de melanina na pele, causando pigmentação.
- O fumo excessivo pode causar um tipo de pigmentação conhecida como melanose do fumante (1).
- Uma resposta alérgica a certos produtos como pasta de dente, batom, etc. também pode causar hiperpigmentação nos lábios.
- As terapias médicas para doenças, como a síndrome de Laugier-Hunziker e a síndrome de Peutz-Jeghers, e a pigmentação pós-traumática podem afetar seus lábios e fazer com que pareçam escuros (2).
Remédios naturais para iluminar os lábios escuros
1. Óleo de coco
O óleo de coco possui propriedades emolientes e hidratantes (3). Essas propriedades podem ajudar a manter os lábios macios e flexíveis, evitando que fiquem secos e escuros, o que geralmente acontece com a desidratação da pele.
O que você pode fazer: Coloque um pouco de óleo de coco virgem no dedo indicador e aplique nos lábios. Deixe secar. Você pode fazer isso 1-2 vezes ao dia.
2. Limão e mel
As frutas cítricas, como o limão, são conhecidas por suas propriedades de clareamento da pele (4). Quando combinados com mel, os limões não só iluminam os lábios, mas também ajudam a suavizá-los.
O que você pode fazer: Tome uma colher de chá de suco de limão e mel. Misture bem e aplique nos lábios. Deixe agir por 15-20 minutos e enxágue com água. Você pode fazer isso uma vez por dia.
Nota: O suco de limão pode causar uma sensação de ardência na pele. Faça um teste de patch antes de tentar este remédio.
3. Aloe Vera
Aloe vera contém aloína, um composto com propriedades despigmentantes (5). Isso pode ajudar a atenuar a pigmentação dos lábios.
O que você pode fazer: Pegue meia colher de chá de gel de aloe vera recém-extraído e aplique nos lábios. Enxágüe com água pura. Você pode fazer isso 1-2 vezes ao dia.
4. Suco de Pepino
O pepino contém antioxidantes e compostos ricos em sílica (6). Esses compostos podem ajudar a atenuar a pigmentação e iluminar o tom escuro da pele.
O que você pode fazer: pegue algumas fatias de pepino e triture-as. Aplique a pasta nos lábios e deixe por 15-20 minutos. Enxágüe com água. Você pode fazer isso 1-2 vezes ao dia.
5. Cúrcuma
A curcumina é um dos principais constituintes do açafrão. Isso pode ajudar a inibir a melanogênese (a formação de melanina) (7). Isso, por sua vez, pode iluminar seus lábios.
O que você pode fazer: prepare uma pasta grossa misturando uma colher de chá de açafrão em pó com um pouco de água. Aplique esta pasta nos lábios e deixe secar. Enxágüe com água. Você pode fazer isso uma vez por dia.
Nota: A cúrcuma pode causar uma reação alérgica ao contato com a pele em algumas pessoas. Pode causar erupções cutâneas na pele, se for alérgico a ela. Portanto, faça um teste de patch antes de prosseguir com este remédio.
6. Óleo de gergelim
O óleo de gergelim contém uma lignana ativa chamada sesamol, que inibiu a biossíntese da melanina em estudos com animais (8). Portanto, o óleo de gergelim também pode ajudar a iluminar os lábios escuros.
O que você pode fazer: aplique óleo de gergelim nos lábios e deixe até secar. Você pode reaplicar o óleo conforme necessário. Você pode fazer isso 2-3 vezes ao dia.
Nota: O óleo de gergelim pode causar uma reação alérgica em contato com a pele em algumas pessoas. Portanto, faça um teste de patch.
7. Romã
Extratos de romã foram encontrados para reduzir a atividade da tirosinase e a produção de melanina (9). Essas propriedades podem eventualmente iluminar os lábios escuros.
O que você pode fazer: pegue uma colher de chá de pó de romã e faça uma pasta usando água. Aplique esta pasta nos lábios e deixe secar. Enxaguar com água pura. Você pode fazer isso 1-2 vezes ao dia para obter melhores resultados.
Observação: a romã em pó pode causar uma reação alérgica, como irritação na pele e erupções cutâneas em algumas pessoas. Portanto, faça um teste de patch.
Tratamento para lábios escuros
- As opções comuns de tratamento para lábios escuros incluem o uso de lasers (10). O tratamento a laser não tem efeitos colaterais graves.
- Tratamentos químicos também podem ser usados para iluminar os lábios escuros. Freqüentemente, envolvem o uso de hidroquinona e ácido kójico, que podem inibir a enzima tirosinase (11).
- Certos tratamentos também atuam inibindo a produção de melanina. Mas a maioria deles pode causar efeitos colaterais adversos (aumento da sensibilidade ao sol, descamação da pele ou tom de pele irregular).
Dicas de prevenção
- Esfolie os lábios regularmente.
- Beba muitos líquidos diariamente para se manter hidratado.
- Use um protetor labial com FPS 40 ou superior.
- Não use cosméticos labiais de baixa qualidade.
- Evite usar produtos aos quais você é alérgico.
- Evite chupar os lábios constantemente, pois isso os torna muito secos.
Essas dicas, junto com os remédios, podem ajudar a iluminar seus lábios. No entanto, converse com seu médico antes de usar qualquer um desses remédios para que eles também possam tratar a causa subjacente dos lábios mais escuros.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Qual é o melhor protetor labial para deixar seus lábios rosados?
Você pode usar protetores labiais com agentes clareadores da pele. Você também pode usar qualquer protetor labial com FPS 40 ou superior para evitar que seus lábios escurecem ainda mais.
A pasta de dente deixa seus lábios rosados?
A pasta de dente pode ajudar a clarear seus lábios um pouco, mas se deixada durante a noite, pode queimar seus lábios e causar cicatrizes.
A esfoliação labial ilumina os lábios?
Usar esfoliantes labiais naturais como beterraba, limão e mel ou esfoliante de açúcar pode ajudar a clarear gradualmente seus lábios.
Por que meus lábios estão ficando escuros, embora eu não fume?
Fumar é um dos muitos fatores que podem contribuir para o escurecimento dos lábios. Outros fatores podem incluir aumento da exposição ao sol, falta de hidratação, uma resposta alérgica a produtos como pasta de dente, batom, etc. e tratamentos como quimioterapia e radiação.
Por que meus lábios estão escuros nas bordas?
Um dos principais gatilhos dos lábios escuros nas bordas é a hiperpigmentação. Isso pode ser causado pelo aumento da exposição ao sol ou mesmo por uma condição inflamatória da pele.
Posso usar vaselina para clarear meus lábios?
Não há nenhuma afirmação científica que confirme que a vaselina clareia os lábios, mas você pode usá-la para hidratar os lábios e mantê-los flexíveis.
11 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Estudo epidemiológico da pigmentação excessiva de melanina oral com referência especial à influência dos hábitos de fumo. Scandinavian Journal of Dental Research, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/6961509/
- Pigmentação oral: Uma revisão, Journal of Pharmacy and BioAllied Sciences, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4606629/
- Propriedades antiinflamatórias e protetoras da pele in vitro do óleo de coco virgem, Journal Of Traditional And Complementary Medicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6335493/
- Flavonóides cítricos com efeitos clareadores da pele - Estudos de segurança e eficácia, International Journal for Applied Science, ResearchGate.
www.researchgate.net/publication/281436622_Citrus_Flavonoids_with_Skin_Lightening_Effects_-_Safety_and_Efficacy_Studies
- Sobre a nova ação da melanólise por um extrato de folha de Aloe vera e seu ingrediente ativo aloin, potentes agentes despigmentantes da pele. Planta Medica, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/m/pubmed/22495441/
- Eficácia revigorante de Cucumis Sativas for Healthcare & Radiance, International Journal of Chemistry and Pharmaceutical Sciences, Pharma Research Library.
www.pharmaresearchlibrary.com/wp-content/uploads/2014/04/IJCPS2001.pdf
- A curcumina inibe a melanogênese em melanócitos humanos. Pesquisa em fitoterapia, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/m/pubmed/21584871/
- Sesamol diminui a biossíntese de melanina em células de melanócitos e peixe-zebra: Possível envolvimento de MITF via cAMP intracelular e vias de sinalização p38 / JNK, Dermatologia Experimental, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4744993/
- Efeito inibitório da concentração de pó de romã seca na melanogênese em células de melanoma B16F10; Envolvimento de vias de sinalização de p38 e PKA, International Journal of Molecular Sciences, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4632747/
- Um tratamento eficaz do lábio escuro por laser Nd: YAG de Q comutado de frequência dupla, Cirurgia Dermatológica, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11231240
- TRATAMENTO TÓPICO DE MELASMA, Indian Journal of Dermatology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2807702/