Índice:
- Groselhas negras: em breve
- Quais são os benefícios das groselhas?
- 1. Tem efeitos antiinflamatórios
- 2. Acalmar o estômago e ajudar na digestão
- 3. Aumente a saúde renal
- 4. Níveis mais baixos de colesterol no sangue
- 5. Têm efeitos antidiabéticos
- 6. Pode ajudar a gerenciar doenças oculares
- 7. Proteja seu cérebro
- 8. Pode promover a saúde do fígado
- 9. Reparar e nutrir a pele
- 10. Possuem propriedades antimicrobianas
- Curiosidades
- Perfil nutricional de groselhas negras
- Como comer groselhas
- As groselhas pretas provocam efeitos colaterais?
- Em suma
- 26 fontes
A groselha preta é mais do que apenas um sabor exótico de sorvete. Essas bagas são potentes agentes antioxidantes, antiespasmódicos, antidiabéticos e anticâncer.
Eles previnem infecções virais e aumentam sua memória. A sua pele e olhos também vão adorar esta fruta! Nesta extensa leitura, você saberá como essas groselhas curam doenças agudas e crônicas. Se você está procurando alguma ciência por trás desses benefícios, você está no lugar certo. Leia!
Groselhas negras: em breve
Shutterstock
A groselha preta ( Ribes nigrum L.) é uma fruta pequena, preta, semelhante a uma baga, nativa da Europa Central e do norte da Ásia. Hoje, eles são cultivados em partes do mundo com clima temperado (1).
As frutas são ricas em vitamina C, ácidos orgânicos e óleos essenciais, além de outros micro e macronutrientes. Portanto, eles têm um sabor ácido, mas doce. Além disso, possuem compostos fenólicos com propriedades antioxidantes e antimicrobianas (1).
As folhas das groselhas pretas contêm derivados únicos da quercetina. Essas moléculas ativas também contribuem para os efeitos antiinflamatórios, antivirais e anti - sépticos (1).
A medicina tradicional usa seus extratos para controlar uma variedade de doenças, incluindo câncer. Hoje, há um grande volume de estudos clínicos que mostram os efeitos positivos da groselha preta em doenças cardíacas, cerebrais e renais (1), (2).
Nas seções a seguir, você encontrará evidências que sustentam os benefícios dessas frutas. Você também saberia como comê-los e sobre sua segurança.
Role para baixo e boa leitura!
Quais são os benefícios das groselhas?
As groselhas pretas podem proteger os sistemas digestivo, circulatório, nervoso e excretor. Essas frutas foram amplamente estudadas por suas propriedades anticâncer.
1. Tem efeitos antiinflamatórios
A inflamação pode causar doenças cardíacas, hepáticas e renais. Também pode induzir artrite, infecções do trato urinário (ITU) e doenças neurodegenerativas (doença de Alzheimer, demência, etc.). Incluir alimentos ricos em compostos antiinflamatórios em sua dieta pode prevenir / reduzir a gravidade desse fenômeno.
As antocianinas são uma classe de polifenóis encontrados predominantemente em groselhas negras. Os extratos de groselha preta suprimem a ativação de componentes pró-inflamatórios do sistema imunológico (3).
Essas moléculas têm como alvo células especializadas, como macrófagos. Isso evita o agravamento de vários distúrbios inflamatórios (4).
2. Acalmar o estômago e ajudar na digestão
Shutterstock
Essas frutas são abundantes em flavonóides. Foi demonstrado que esses fitoquímicos causam relaxamento do músculo liso. Extratos de groselha negra podem relaxar as contrações no trato GI, de acordo com estudos em animais (5).
Estudos confirmam a atividade antiespasmódica dessas frutas. Q uercetina, miricetina e outros flavonóides inibem os espasmos no estômago e nos intestinos. Além disso, folhas de groselha preta têm sido usadas na medicina popular para tratar diarreia (6).
3. Aumente a saúde renal
Os efeitos antioxidantes e antiinflamatórios das groselhas pretas previnem doenças renais crônicas. Eles protegem seu sistema excretor de inflamações e infecções. Os extratos também inibem a formação de cálculos renais (7).
O suco / chá de groselha preta torna a urina mais alcalina (aumenta o pH). Também promove a excreção do excesso de ácido cítrico e ácido oxálico do corpo. Do contrário, esses dois ácidos podem reagir para formar cálculos renais quando deixados para se acumular (8).
Cem gramas de groselha preta contém cerca de 4,3 mg de oxalato. Isso torna essas frutas seguras para indivíduos com doenças renais e cálculos vesicais (9).
4. Níveis mais baixos de colesterol no sangue
Altos níveis de colesterol LDL (mau) aumentam o risco de doenças cardiovasculares, hepáticas e outras doenças metabólicas. A pesquisa mostra que as dietas ricas em antocianinas causam uma diminuição nos níveis de colesterol total e LDL. Eles também aumentam os níveis séricos de HDL (bom) colesterol (10).
Os estudos em animais com extratos de groselha preta são evidências de suporte para esse efeito. Os indivíduos tratados com este extrato mostraram níveis de colesterol significativamente mais baixos do que os não tratados / controle (11).
Além disso, os sucos de groselha preta são abundantes em antioxidantes. Esses sucos evitam a oxidação de lipídios em seu corpo (12). Dessa forma, eles podem prevenir / retardar o aparecimento de obesidade e doenças crônicas como aterosclerose e Alzheimer.
5. Têm efeitos antidiabéticos
A groselha preta tem antocianinas como cianidina 3-rutinósido, delfinidina 3-glucósido e peonidina 3-rutinósido. Quando consumidos em quantidades razoáveis, esses fitoquímicos melhoram a sensibilidade à insulina, principalmente em indivíduos com diabetes tipo 2 (13).
As enzimas que metabolizam carboidratos (como α-Glucosidase e α-amilase pancreática) são os alvos das antocianinas. Eles bloqueiam a atividade dessas enzimas. Como resultado, a rápida decomposição dos carboidratos é retardada. Em última análise, as antocianinas podem prevenir picos repentinos nos níveis de açúcar / glicose no sangue (14).
6. Pode ajudar a gerenciar doenças oculares
Shutterstock
As antocianinas de groselha preta melhoram as funções dos seus olhos / visão. Essas moléculas aumentam o fluxo sanguíneo nos nervos ópticos e nos olhos. O consumo regular de tais alimentos e suplementos pode desacelerar a perda de visão ou sintomas relacionados em pacientes com glaucoma (15).
As antocianinas podem ter efeitos positivos nas doenças crônicas dos olhos. Estes incluem retinopatia diabética, oclusão da veia retiniana e oclusão da artéria retiniana (15).
Essas moléculas ativas são absorvidas e transferidas para além da barreira hemato-retina quando tomadas por via oral. Eles atingem várias partes dos tecidos oculares e preservam sua função. Assim, a groselha preta ou seus extratos podem retardar os efeitos do envelhecimento e das doenças nos olhos (15).
7. Proteja seu cérebro
Como a vitamina C, o extrato de groselha preta inibe a peroxidação lipídica em seu corpo. Estudos experimentais relatam cerca de 65% de inibição, graças à sua capacidade antioxidante. Essa atividade é mais benéfica na proteção do sistema nervoso central (SNC) (16), (17).
Na ausência desse efeito, os radicais livres se acumulam em seu sistema. Os radicais livres são conhecidos por desencadear doenças neurodegenerativas, incluindo doenças de Alzheimer, Huntington e Parkinson (18).
Normalmente, o acúmulo de radicais livres leva à inflamação das células cerebrais (neurônios). As groselhas pretas reduzem a neuroinflamação porque contêm moléculas antiinflamatórias. Um efeito cumulativo dessas propriedades causa melhora na memória, no aprendizado e nas habilidades cognitivas (18).
8. Pode promover a saúde do fígado
O abuso de álcool causa mudanças permanentes na estrutura e função das células do fígado. As proteínas e fosfolipídios são modificados estruturalmente. Isso pode ter um efeito direto na funcionalidade do fígado (19).
Outro problema que decorre do abuso do álcool é a formação de radicais livres / espécies reativas de oxigênio (ROS). Essas EROs podem reagir com os fosfolipídios nas membranas celulares do fígado e desencadear inflamação (19).
Adicionar alimentos ricos em polifenóis como groselha preta à sua dieta pode interromper / interromper esses efeitos prejudiciais. A groselha preta protege os lipídios e proteínas estruturais do ataque de ROS (19).
Em vários estudos com animais, as películas dessas bagas mostram efeitos antiproliferativos nas células cancerosas do fígado (20).
9. Reparar e nutrir a pele
Várias doenças de pele surgem devido a inflamação, infecções ou envelhecimento. Deixam pele seca, lesões, coceira, vermelhidão, crostas, etc. A dermatite atópica é um exemplo de doença cutânea grave observada em crianças e adultos (21).
Sua pele precisaria de reparos e condicionamentos intensos em tais casos. Estudos clínicos descobriram um polissacarídeo específico em groselhas pretas que exerce efeitos antiinflamatórios. Essa molécula controla a produção de compostos inflamatórios pelo sistema imunológico (21).
As sementes de groselha preta contêm boas quantidades de ácidos graxos, como o ácido linolênico. Seu óleo suprime os mediadores da inflamação em sua pele. Assim, a groselha preta e o óleo de semente podem nutrir e cuidar da saúde da sua pele sem quaisquer efeitos colaterais (21), (22).
10. Possuem propriedades antimicrobianas
Estudos recentes relataram propriedades antivirais potentes nas folhas de groselhas selvagens. Seus extratos podem eliminar particularmente os vírus Influenza A (IAV) que causam doenças humanas altamente contagiosas. Os sintomas típicos das infecções pelo IAV são febre, dor de garganta, dor de cabeça, dor muscular e inflamação nasal (23).
Os extratos das folhas evitam a entrada e internalização desses vírus em nível molecular / genético. O óleo essencial dessas folhas também possui propriedades antibacterianas e antifúngicas.
Compostos ativos como cariofileno, sabineno, terpinoleno, ocimeno foram identificados neste óleo. Escherichia coli , Streptococcus faecalis , Staphylococcus aureus , Candida albicans e Trichophyton mentagrophytes são alguns micróbios suscetíveis ao tratamento com óleo de semente de groselha (24).
Curiosidades
- Por peso, a groselha preta contém 3-4 vezes mais vitamina C do que a laranja. Os níveis de antioxidantes são o dobro dos mirtilos (25).
- Diz-se que a groselha preta e seus derivados aliviam o desconforto menstrual. Problemas como PMS podem ser tratados de forma eficaz com esses produtos. No entanto, não há evidências práticas suficientes para apoiar esta aplicação.
- O óleo de semente de groselha negra é conhecido por seus efeitos antiinflamatórios. Ele contém ácidos graxos essenciais que ajudam no gerenciamento de condições debilitantes, como artrite reumatóide e rigidez articular matinal (26).
É igualmente importante conhecer os nutrientes responsáveis por esses benefícios alucinantes. Uma poderosa composição fitonutricional é a resposta.
Vá para a próxima seção para obter mais informações!
Perfil nutricional de groselhas negras
Nutriente | Unidade | 1 xícara ou 112 g |
---|---|---|
Próximos | ||
Água | g | 91,8 |
Energia | kcal | 71 |
Energia | kJ | 296 |
Proteína | g | 1,57 |
Lípido total (gordura) | g | 0,46 |
Cinza | g | 0,96 |
Carboidrato, por diferença | g | 17,23 |
Minerais | ||
Cálcio, Ca | mg | 62 |
Ferro, Fe | mg | 1,72 |
Magnésio, Mg | mg | 27 |
Fósforo, P | mg | 66 |
Potássio, K | mg | 361 |
Sódio, Na | mg | 2 |
Zinco, Zn | mg | 0,3 |
Cobre, Cu | mg | 0,096 |
Manganês, Mn | mg | 0,287 |
Vitaminas | ||
Vitamina C, ácido ascórbico total | mg | 202,7 |
Tiamina | mg | 0,056 |
Riboflavina | mg | 0,056 |
Niacina | mg | 0,336 |
Ácido pantotênico | mg | 0,446 |
Vitamina B-6 | mg | 0,074 |
Vitamina A, RAE | µg | 13 |
Vitamina A, IU | IU | 258 |
Vitamina E (alfa-tocoferol) | mg | 1,12 |
Outras | ||
Cianidina | mg | 70 |
Petunidina | mg | 4,3 |
Delphinidin | mg | 100,4 |
Pelargonidin | mg | 1,3 |
Peonidin | mg | 0,7 |
(+) - Catequina | mg | 0,8 |
(-) - Epicatequina | mg | 0,5 |
Isorhamnetin | mg | 0,1 |
Kaempferol | mg | 0,8 |
Miricetina | mg | 6,9 |
Quercetina | mg | 5 |
Daidzein | mg | 0,01 |
Genistein | mg | 0,07 |
Isoflavonas totais | mg | 0,08 |
A planta possui uma rica reserva de polifenóis. O ácido clorogênico, o ácido criptoclorogênico e o ácido neoclorogênico são os ácidos fenólicos predominantes.
As antocianinas incluem delfinidina-3-O-glucosídeo, delfinidina-3-O-rutinosídeo, cianidina-3-O-glucosídeo e cianidina-3-O-rutinosídeo, petunidina-3-O-rutinósido.
Flavonóides derivados de quercetina, miricetina, rutina, canferol, e aureusidin também foram identificados.
A melhor maneira de utilizar as propriedades dessas moléculas bioativas é consumir groselhas. Aqui estão algumas opções que você pode escolher.
Como comer groselhas
As groselhas pretas ficam mais saborosas quando comidas frescas e cruas.
Você também pode misturá-los em um milkshake ou suco com outros vegetais e frutas. Eles adicionam ótima cor e textura.
Além dessas, as groselhas pretas estão disponíveis no mercado em diversas formas. Sorvetes, pudins e bolos são algumas opções saborosas para as crianças.
O óleo de semente de groselha preta é uma boa opção para tratamento tópico. aqui.
Siga as instruções fornecidas pelo (s) fabricante (s) para aproveitar os benefícios desta baga.
Mas quão seguras são as groselhas? Outras bagas têm sido associadas a certos efeitos adversos, então você deve ter cuidado com elas também?
Descubra mais abaixo.
As groselhas pretas provocam efeitos colaterais?
Nenhum efeito colateral de ter groselha preta foi relatado até o momento. Eles são geralmente considerados seguros se ingeridos em quantidades normais.
No entanto, não há informações suficientes sobre a segurança dessas frutas para mulheres grávidas e amamentando.
Recomendamos que você consulte seu médico antes de incluir a groselha preta em sua dieta regular.
Discuta seu histórico médico e descubra se você deve consumi-los. Defina um limite de ingestão e siga-o estritamente para evitar efeitos colaterais desconhecidos / indesejáveis.
Em suma
As groselhas pretas estão entre os membros mais saudáveis da família das bagas. Com altos níveis de antioxidantes e componentes antiinflamatórios, essas frutas são usadas para tratar uma horda de doenças.
As folhas e sementes da groselha preta também possuem alto valor terapêutico. Comer essas frutas ou seus suplementos aumenta sua imunidade geral. Se aprovado pelo seu médico, compre algumas groselhas frescas e desfrute de sua doce mesquinhez.
Se você já experimentou alguma receita com essas frutas, fique à vontade para compartilhá-la conosco. Poste seus comentários e sugestões na seção abaixo.
Até a próxima vez, aproveite para cozinhar e colher groselhas!
26 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- 1. Atividade biológica de extratos de groselha preta (Ribes nigrum L.) em relação às membranas de eritrócitos, BioMed Research International, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3914294/
- Os benefícios das groselhas para a saúde, Food & Function, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22673662
- O extrato de groselha negra (Ribes nigrum) exerce uma ação antiinflamatória modulando fenótipos de macrófagos, nutrientes, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6566326/
- A suplementação com suco de laranja e groselha preta, mas não com vitamina E, melhora os marcadores inflamatórios em pacientes com doença arterial periférica, British Journal of Nutrition, CiteSeerX, The Pennsylvania State University.
citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.542.4040&rep=rep1&type=pdf
- Efeito antiespasmódico do suco de groselha preta (Ribes nigrum L.) e seu uso potencial como alimento funcional em distúrbios gastrointestinais, princípios e práticas médicas, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5968245/
- Folhas de baga: uma fonte alternativa de produtos naturais bioativos de valor nutricional e medicinal, antioxidantes, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4931538/
- A groselha preta suprime a síndrome metabólica induzida por dieta rica em frutose em ratos, Medicina alternativa e complementar baseada em evidências, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4609398/
- Efeito do consumo de suco de groselha, cranberry e ameixa nos fatores de risco associados à formação de cálculos renais, European Journal of Clinical Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12373623
- Dieta de Oxalato de Pedra nos Rins, Nefrologia, Faculdade de Medicina de Wisconsin.
www.mcw.edu/-/media/MCW/Departments/Medicine/Nephrology/kidneystoneoxalatediet.pdf?la=en
- A suplementação de antocianina melhora as concentrações séricas de colesterol LDL e HDL associadas à inibição da proteína de transferência de éster de colesterol em indivíduos dislipidêmicos, American Journal of Clinical Nutrition, CiteSeerX, The Pennsylvania State University.
citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.906.1147&rep=rep1&type=pdf
- The Effect of Polyphenol-Rich Black Currant Extract on Lipogenic and Inflammatory Gene Expression in Diet Induced Obesity Mice, OpenCommons @ UConn, UCONN Library, University of Connecticut.
opencommons.uconn.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1414&context=srhonors_theses
- O consumo de bebidas ricas em polifenólicos (principalmente sucos de romã e groselha preta) por indivíduos saudáveis por um curto prazo aumentou o status antioxidante do soro e a capacidade do soro de atenuar o acúmulo de colesterol macrófago, Alimentos e Função, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21776460
- Progresso recente no Efeito Anti-Obesidade e Anti-Diabetes de Berries, Antioxidants, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4931534/
- Antocianinas dietéticas e resistência à insulina: quando o alimento se torna um medicamento, nutrientes, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5691727/
- Níveis anormais normalizados de antocianinas de groselha preta de concentrações séricas de endotelina-1 em pacientes com glaucoma, Jornal de Farmacologia Ocular e Terapêutica, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3669603/
- Efeitos protetores dos extratos de baga sobre danos celulares neuronais do cérebro de rato induzidos por peróxido de hidrogênio in vitro, Journal of Food and Nutrition Research, CiteSeerX, The Pennsylvania State University.
citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.919.1144&rep=rep1&type=pdf
- Proteção da groselha preta contra a formação de estresse oxidativo, Jornal de Toxicologia e Saúde Ambiental, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24283421
- Efeitos neuroprotetores de frutas vermelhas em doenças neurodegenerativas, Pesquisa de regeneração neural, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4192974/
- Efeito protetor da groselha preta na membrana celular do fígado de ratos intoxicados com etanol, The Journal of Membrane Biology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3345183/
- O extrato de groselha preta rico em antocianina (Ribes nigrum L.) proporciona quimioprevenção contra a carcinogênese hepatocelular induzida por dietilnitrosamina em ratos, Journal of Nutritional Biochemistry, Elsevier, Academia.
www.academia.edu/10931806/Anthocyanin-rich_black_currant_Ribes_nigrum_L._extract_affords_chemoprevention_against_diethylnitrosamine-induced_hepatocellular_carcinogenesis_in_rats
- Efeito da administração de polissacarídeo de groselha preta (Ribes nigrum L.) na dermatite atópica em camundongos NC / Nga, Bioscience of Microbiota, Food and Health, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5787412/
- Cuidado nutricional da pele: efeitos na saúde de micronutrientes e ácidos graxos, artigo de revisão, The American Journal of Clinical Nutrition, CiteSeerX, The Pennsylvania State University.
citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.669.3141&rep=rep1&type=pdf
- Um extrato vegetal de Ribes nigrum folium possui atividade do vírus anti-influenza in vitro e in vivo ao prevenir a entrada do vírus em células hospedeiras, PLoS One, US National Library of Medicine, National Institutes of Health
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3662772/
- Composição e atividade antimicrobiana do óleo essencial das folhas de groselha preta (Ribes nigrum L.) cultivar Čačanska crna, Jornal da Sociedade Química Sérvia, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.430.391&rep=rep1&type=pdf
- Black Currants - Ribes nigrum, CARRINGTON RESEARCH EXTENSION CENTER, North Dakota State University.
www.ag.ndsu.edu/CarringtonREC/nlanda-hardy-fruit-evaluation-project/fruit-index/black-currant/black-currants-2013-ribes-nigrum
- Tratamento da artrite reumatóide com óleos marinhos e botânicos: um estudo duplo-cego, randomizado e duplo-cego de 18 meses, medicina alternativa e complementar baseada em evidências, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3977504/