Índice:
- Quais são os benefícios de saúde dos morangos?
- 1. Pode proteger o coração
- 2. Pode regular os níveis de açúcar no sangue
- 3. Pode ajudar a combater o câncer
- 4. Pode aumentar a imunidade
- 5. Pode regular a pressão arterial
- 6. Pode melhorar a saúde do cérebro
- 7. Pode combater a inflamação
- 8. Pode combater o colesterol
- 9. Pode melhorar a saúde da visão
- 10. Pode ajudar na perda de peso
- 11. Pode apoiar uma gravidez saudável
- 12. Pode manter os dentes saudáveis
- 13. Pode ter propriedades anti-envelhecimento
- 14. Pode melhorar a saúde da pele
- 15. Pode prevenir a queda do cabelo
- 16. Pode ter benefícios para homens
- Qual é o perfil nutricional dos morangos?
- Alguma dica para incluir morangos em sua dieta?
- Alguma receita de morango que você possa ver?
- 1. Smoothie de morango
- O que você precisa
- instruções
- 2. Geléia de morango
- O que você precisa
- instruções
- Quais são os efeitos colaterais dos morangos?
- Conclusão
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- 32 fontes
Os morangos ( Fragaria ananassa ) são os frutos silvestres mais populares do mundo. Acredita-se que sejam originários da França, esses frutos não apenas têm um gosto bom, mas também fazem bem.
Eles são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, que são benéficos para o coração e o açúcar no sangue.
Essas frutas também são excelentes fontes de vitamina C e minerais como potássio e manganês.
Os morangos são vermelhos brilhantes, doces e suculentos e podem ser usados em geleias, sobremesas e compotas.
Continue lendo para descobrir todas as maneiras pelas quais eles são bons para sua saúde.
Quais são os benefícios de saúde dos morangos?
Os antioxidantes e polifenóis dessas bagas ajudam a saúde do coração e previnem várias formas de câncer. E o mesmo acontece com a vitamina C que essas bagas contêm, o que também contribui para a saúde da pele e do cabelo. A fibra dessas bagas está repleta de auxilia na digestão e auxilia na perda de peso.
1. Pode proteger o coração
A abundância de antioxidantes e polifenóis nos morangos torna-os o alimento ideal para proteger o coração de doenças. Os morangos contêm antocianinas (os antioxidantes responsáveis pela sua tonalidade vermelha), que protegem o revestimento do sistema circulatório, protegendo as artérias da formação de placas e regulando a pressão arterial (1).
De acordo com a Dra. Suzanne Steinbaum, cardiologista do Hospital Lenox Hill, em Nova York, as mulheres que consumiram três ou mais porções de frutas vermelhas (especialmente morangos) todas as semanas reduziram em um terço o risco de ataque cardíaco.
2. Pode regular os níveis de açúcar no sangue
Os morangos também contêm ácido elágico e isso, junto com os antioxidantes, ajuda a desacelerar a digestão de alimentos ricos em amido. Isso controla o aumento dos níveis de açúcar no sangue após uma refeição rica em amido. Ele também ajuda os indivíduos com diabetes tipo 2 a manter seus níveis de açúcar no sangue sob controle (2).
Os morangos também têm um baixo índice glicêmico (40), o que significa que é improvável que causem picos de açúcar quando consumidos por diabéticos.
A fibra dos morangos também pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue.
3. Pode ajudar a combater o câncer
Morangos são fontes excepcionalmente boas de vitamina C e fibras, ambas protegendo contra o câncer de esôfago e cólon. As propriedades anticâncer dos morangos, de acordo com o Instituto Americano de Pesquisa do Câncer, podem ser atribuídas à presença de ácido elágico - um fitoquímico que pode prevenir câncer de pele, pulmão, bexiga e mama (3).
O ácido elágico atua como um agente anticâncer de várias maneiras - atua como um antioxidante, desacelera a produção de células cancerosas e ajuda o corpo a destruir certos tipos de carcinógenos.
4. Pode aumentar a imunidade
Morangos são excelentes fontes de vitamina C. Na verdade, uma única porção de morangos contém mais vitamina C do que uma laranja. Descobriu-se que a vitamina C desencadeia anticorpos que aumentam o sistema imunológico, que, em última análise, aumentam a capacidade do corpo de combater infecções (4).
Em um estudo realizado na Suíça, foi descoberto que a suplementação de vitamina C melhorou os vários componentes do sistema imunológico (5).
Segundo pesquisa realizada por médicos sul-africanos, a suplementação de vitamina C aumentou a concentração de imunoglobulina, que é um anticorpo e um componente fundamental do sistema imunológico (6). Os morangos também são conhecidos por combater as alergias e a asma.
5. Pode regular a pressão arterial
Como já foi mencionado, os morangos contêm antocianinas, que são poderosos antioxidantes que relaxam o revestimento dos vasos sanguíneos e os abrem, reduzindo assim a pressão arterial (1).
Os morangos também são ricos em potássio, nutriente que ajuda a controlar a pressão arterial (7).
6. Pode melhorar a saúde do cérebro
O crédito vai para os antioxidantes, novamente. Os morangos, com seu alto teor de antioxidantes, protegem as células cerebrais dos danos causados pelos radicais livres. Eles também mudam a maneira como os neurônios no cérebro se comunicam entre si (8). Em última análise, isso leva a uma melhora na saúde do cérebro.
Um estudo conduzido por pesquisadores de Harvard no Brigham and Women's Hospital revelou que a ingestão de morangos pode atrasar o declínio da memória em mulheres mais velhas ao longo do tempo (9). Esse benefício pode ser atribuído à presença de flavonóides nos morangos. Além disso, verificou-se que um aumento da ingestão de antocianidinas ajudou a desacelerar o declínio da memória.
De acordo com os estudos conduzidos por pesquisadores da Tufts University e da University of Maryland Baltimore County, a maioria das doenças cerebrais (incluindo Alzheimer e Parkinson) é causada por um aumento na quantidade de uma determinada proteína tóxica. Mas descobriu-se que o consumo de morangos promove o mecanismo natural de manutenção do cérebro (também chamado de autofagia), reduzindo assim o acúmulo dessa proteína (10).
7. Pode combater a inflamação
Os morangos contêm quercetina e, de acordo com um estudo conduzido pela Universidade de Massachusetts, a ingestão de quercetina, junto com exercícios regulares, pode reduzir a formação da placa aterosclerótica (11).
Os morangos também são ricos em vitamina C, que desempenha um papel importante na prevenção da inflamação (12). Esta vitamina também desempenha um papel no alívio dos sintomas da artrite e da gota.
Foi descoberto que altos níveis de proteína C reativa (ou CRP) podem sinalizar níveis crescentes de inflamação no corpo. De acordo com pesquisadores da Harvard School of Public Health, as mulheres que consumiam 16 ou mais morangos todas as semanas tinham 14% menos chances de apresentar níveis elevados dessa proteína (13).
8. Pode combater o colesterol
Os morangos são conhecidos por conter pectina, que é um tipo de fibra solúvel que reduz os níveis de LDL (colesterol ruim) no corpo (14).
De acordo com um estudo de Nova Orleans, vários tipos de fibra solúvel, incluindo a pectina, mostraram reduzir os níveis de LDL (15).
De acordo com uma análise realizada em conjunto por cientistas italianos e espanhóis, o consumo de 500 gramas de morangos regularmente durante um mês reduziu os níveis de LDL (16).
Outro estudo canadense mostrou a eficácia do morango na redução do dano oxidativo e do colesterol ruim (17).
9. Pode melhorar a saúde da visão
Morangos são carregados de antioxidantes que foram encontrados para prevenir catarata, degeneração macular e outras doenças oculares (18).
10. Pode ajudar na perda de peso
O ácido elágico e os antioxidantes são os que desempenham um papel importante em tornar os morangos ideais para perder peso (19).
A inflamação crônica é uma das causas do ganho de peso, pois bloqueia os hormônios que fazem você emagrecer. O morango, por ser um excelente alimento antiinflamatório, restaura as funcionalidades dos hormônios redutores de peso (20).
Além disso, as antocianinas, os antioxidantes mestres, aumentam a produção do corpo de um hormônio chamado adiponectina (21). Este hormônio promove o metabolismo e suprime o apetite. Também pode induzir a queima de gordura.
11. Pode apoiar uma gravidez saudável
Os morangos são uma fonte rica em folato (22). Você obtém cerca de 40 microgramas de folato com uma xícara de morangos crus. Isso é cerca de 10% da ingestão diária recomendada. De acordo com a pesquisa, o folato é importante durante a gravidez, pois pode prevenir defeitos do tubo neural. Também é importante para a saúde da mãe (23).
12. Pode manter os dentes saudáveis
Os morangos contêm ácido málico, que atua como adstringente e remove a descoloração dos dentes. Isso significa que você pode usar essa fruta para clarear os dentes. Você pode simplesmente esmagar o morango até virar uma polpa e misturar com o bicarbonato de sódio até obter uma mistura homogênea (24). Usando uma escova de dentes macia, espalhe a mistura nos dentes. Deixe agir por 5 minutos, escove completamente com pasta de dente e enxágue.
No entanto, não exagere, pois o ácido da fruta pode danificar o esmalte.
13. Pode ter propriedades anti-envelhecimento
Os poderosos antioxidantes precisam de crédito, novamente! Estes protegem o nosso corpo dos danos oxidativos e bloqueiam os sinais de envelhecimento (rugas, flacidez da pele, linhas finas, etc.) (25).
Eles também são ótimas fontes de licopeno, um antioxidante que desempenha um papel importante em protelar os sinais de envelhecimento. As antocianinas presentes no morango protegem a pele do estresse oxidativo, retardando o envelhecimento (26).
14. Pode melhorar a saúde da pele
As frutas vermelhas geralmente contêm alfa-hidroxiácido, que é uma substância importante que ajuda a eliminar as células mortas da pele e limpa a pele no processo (27).
De acordo com um estudo conduzido pela Hahnemann University School of Medicine, Pennsylvania, os tratamentos com alfa-hidroxiácidos foram encontrados para reverter os sinais de envelhecimento (28).
O morango também contém ácido salicílico e ácido elágico, que são conhecidos por reduzir a hiperpigmentação e manchas escuras (29). O ácido salicílico também é conhecido por remover células mortas da pele e contrair os poros da pele para prevenir novas erupções de acne (30).
Os morangos também são uma excelente fonte de vitamina C, que pode limpar a pele e mantê-la saudável. As bagas também têm outros benefícios para a pele - melhoram a tez, tonificam e acalmam a pele irritada e oferecem proteção contra a radiação ultravioleta.
Você pode simplesmente misturar pasta de morango com um pouco de mel e aplicá-la no rosto todas as manhãs. Deixe a máscara por 15 minutos e lave com água fria. Você também pode substituir o mel por água de rosas. Ou ainda acrescente leite à receita. Todos esses ingredientes fazem maravilhas para melhorar a saúde da pele.
15. Pode prevenir a queda do cabelo
Como já discutido, os morangos são ótimas fontes de vitamina C - um nutriente que estimula a absorção de ferro e promove o crescimento do cabelo. Também foi descoberto que a deficiência desse nutriente pode levar a pontas duplas (31). A vitamina também pode tratar a caspa.
Também se acredita que a sílica dos morangos pode retardar a calvície e aumentar o crescimento do cabelo. No entanto, não há evidências científicas para apoiar essa afirmação.
Você pode preparar uma máscara capilar de morango que pode ajudá-lo a lidar com seus problemas de cabelo. Misture a pasta de morango (2 bagas) com óleo de coco virgem extra e mel (1 colher de sopa cada). Aplique no couro cabeludo e deixe por 20 minutos, depois disso você pode lavar os cabelos com água fria. Isso deve ser feito em um couro cabeludo limpo, geralmente pela manhã após o banho. Esta máscara também evita o crescimento de fungos no couro cabeludo - o magnésio nas bagas resolve este problema.
16. Pode ter benefícios para homens
Os antioxidantes dos morangos beneficiam o coração e as artérias - ambos aumentam a circulação, o que é crucial para uma vida sexual saudável. A vitamina C nas bagas também resulta em maior contagem de espermatozoides nos homens (32).
Essa é a longa lista de benefícios. Simplesmente incríveis, não são? Mas, como você pode usar essas frutas maravilhosas em sua cozinha? Bem, nós temos as respostas.
Qual é o perfil nutricional dos morangos?
Vitaminas | ||
---|---|---|
Montante | % DV | |
Vitamina A | 1 µg | 0% |
Vitamina C | 58,8 mg | 65% |
Vitamina D | 0 µg | ~ |
Vitamina E | 0,29 mg | 2% |
Vitamina K | 2,2 µg | 2% |
Vitamina B1 (tiamina) | 0,02 mg | 2% |
Vitamina B2 (Riboflavina) | 0,02 mg | 2% |
Vitamina B3 (niacina) | 0,39 mg | 2% |
Vitamina B5 (ácido pantotênico) | 0,13 mg | 3% |
Vitamina B6 (piridoxina) | 0,05 mg | 4% |
Vitamina b12 | 0 µg | ~ |
Folato | 24 µg | 6% |
Colina | 5,7 mg | 1% |
Minerais | ||
---|---|---|
Montante | % DV | |
Cálcio | 16 mg | 2% |
Ferro | 0,41 mg | 5% |
Magnésio | 13 mg | 3% |
Fósforo | 24 mg | 3% |
Potássio | 153 mg | 3% |
Sódio | 1 mg | 0% |
Zinco | 0,14 mg | 1% |
Cobre | 0,05 mg | 5% |
Manganês | 0,39 mg | 17% |
Selênio | 0,4 µg | 1% |
Uma xícara de morangos frescos (152 gramas) contém 49 calorias e 7 gramas de açúcar. Os morangos não contêm gordura e um copo contém 3 gramas de fibra.
Outros nutrientes em morangos incluem:
- 1 grama de proteína (2% do valor diário)
- 4 miligramas de vitamina C (149% do valor diário)
- 6 miligramas de manganês (29% do valor diário)
- 5 microgramas de folato (9% do valor diário)
- 233 miligramas de potássio (7% do valor diário)
- 8 miligramas de magnésio (5% do valor diário)
- 3 microgramas de vitamina K (4% do valor diário)
Existem inúmeros outros nutrientes nos morangos que oferecem benefícios maravilhosos. Mas como você pode incluir esses frutos maravilhosos em sua dieta? Bem, nós temos as respostas.
Alguma dica para incluir morangos em sua dieta?
Morangos são mais comumente usados em sobremesas e sorvetes. Seus extratos também são usados como conservantes em uma variedade de produtos. Devido ao seu sabor doce e suculento, também podem ser consumidos inteiros como as demais frutas. Hoje, fazem parte de várias receitas. A seguir estão algumas dicas para saborear esta deliciosa fruta.
- Você pode simplesmente comer os morangos crus. Antes de fazer isso, lave-os em água corrente e seque-os com papel toalha até que estejam completamente secos. Segurando o morango pelo caule, dê algumas mordidas. Até as sementes são comestíveis.
- Fatias de morango podem ser adicionadas a uma salada verde mista para torná-la mais saborosa.
- A musse de morango é uma das nossas preferidas. É muito saboroso e pode ser consumido tal qual ou servido como cobertura sobre outras sobremesas.
- Morangos fatiados, mirtilos inteiros e iogurte natural podem ser dispostos em camadas em um copo de vinho para fazer uma sobremesa parfait.
- Morangos podem ser misturados com suco de laranja para fazer o molho coulis perfeito. Esta fruta também pode ser adicionada aos batidos de pequeno-almoço para os tornar mais vibrantes e nutritivos.
- A torta de morango pode ser preparada empilhando as frutas inteiras sobre uma camada de recheio cremoso.
- Morangos não são perfeitos apenas para sobremesas - também podem ser usados no prato principal. Uma salada de frango e morango é um exemplo perfeito que combina os incríveis sabores de morangos doces, vinagrete picante, frango e queijo azul rico.
- Pizzas também podem ser cobertas com morangos. Você pode colocar em camadas sua pizza favorita com fatias de morango junto com queijo macio ou verduras e pistache.
- O molho de morango com abacate é um prato extremamente doce e saboroso que pode ser servido com frango assado ou peixe salteado ou como lanche com tortilhas assadas.
- Morangos também podem dar sabor ao seu chá. Tudo o que você precisa fazer é adicionar um pouco de chá e uma xícara de morangos à água fervente. Cubra e deixe descansar por 5 minutos. Coe o chá e acrescente cubos de gelo e açúcar. Esta bebida refrescante pode ser acompanhada com morangos e servida gelada.
Isso não é tudo. Na seção a seguir, temos algumas receitas deliciosas de morango!
Alguma receita de morango que você possa ver?
1. Smoothie de morango
Shutterstock
O que você precisa
- 8 morangos sem casca
- ½ xícara de leite desnatado
- ½ xícara de iogurte natural
- 1 colher de chá de mel
- 2 colheres de chá de extrato de baunilha
- 6 cubos de gelo picado
instruções
- No liquidificador, coloque todos os ingredientes (exceto o gelo) e bata até obter uma mistura homogênea.
- Misture o gelo e misture novamente.
- Despeje em copos e sirva.
Aqui estão cinco outras maneiras de preparar este delicioso smoothie de morango. Este vídeo irá guiá-lo.
2. Geléia de morango
Shutterstock
O que você precisa
- 2 quilos de morangos frescos com casca
- 4 xícaras de açúcar branco
- ¼ xícara de suco de limão
instruções
- Esmague todos os morangos até obter 4 xícaras de morango amassado.
- Pegue uma panela de fundo grosso e misture o purê de morango, o açúcar e o suco de limão. Mexa em fogo baixo até que o açúcar se dissolva.
- Aumente o fogo e leve a mistura para ferver. Continue mexendo sempre.
- Transfira a mistura para frascos esterilizados quentes, deixando cerca de 2,5 cm de espaço livre. Foca. Processe os frascos em banho-maria.
- Refrigerar.
As receitas certamente farão sucesso em sua casa. E também essas curiosidades sobre morangos.
Quais são os efeitos colaterais dos morangos?
- Problemas com gravidez e amamentação
Embora ingerir frutas em quantidades normais seja seguro durante a gravidez e a amamentação, não há pesquisas suficientes para saber o que acontecerá se forem ingeridas em excesso. Atenha-se a quantidades normais de alimentos.
- Distúrbios hemorrágicos
Morangos podem prolongar o tempo de sangramento e até aumentar o risco de hematomas em indivíduos suscetíveis. Use com cuidado se você tiver distúrbios hemorrágicos. Além disso, tome cuidado se for fazer cirurgia, pois os morangos podem retardar a coagulação do sangue. Evite usar pelo menos 2 semanas antes de uma cirurgia programada. Lembre-se de que a pesquisa é limitada nessa área.
Conclusão
Os morangos são deliciosos, têm poucas calorias e são ricos em muitas vitaminas e minerais. Essas frutas podem adicionar doçura a uma dieta saudável.
Eles contêm uma ampla gama de nutrientes que podem ajudar a reduzir a pressão arterial, doenças cardiovasculares, colesterol e estresse oxidativo.
No entanto, as pessoas com doenças renais devem ter cuidado com a ingestão dessa fruta.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Quanto açúcar tem nos morangos?
Um pequeno morango contém cerca de 0,3 gramas de açúcar.
Você pode dar morangos para bebês?
Só depois de começar a ingerir alimentos sólidos - o que geralmente acontece quando o bebê está com cerca de 6 meses.
Como fazer chá de morango?
Simplesmente coloque alguns morangos em água fervente. Escorra e beba.
Você pode comer as folhas dos morangos?
Sim, muito.
Os morangos engordam à noite?
Não. A fibra das frutas ajuda na digestão e até pode auxiliar na queima de gordura.
O que é língua de morango?
As alterações de cor vermelha na língua que poderiam estar relacionadas a uma doença subjacente são chamadas de língua de morango.
Quantos morangos você deve comer por dia?
Oito morangos por dia podem melhorar a saúde do coração e reduzir o risco de alguns tipos de câncer.
Morangos são bons para a gordura da barriga?
Sim, os morangos são bons para reduzir a gordura da barriga. Eles são ricos em fibras, o que reduz a fome e melhora a função digestiva.
Morangos são bons para o café da manhã?
Sim, morangos são bons para o café da manhã porque são ricos em fibras e têm poucas calorias.
Os morangos são bons para a saúde dos ossos?
Embora não haja muita pesquisa sobre isso, acredita-se que a vitamina K, o potássio e o manganês nos morangos melhoram a saúde dos ossos.
Os morangos ajudam no tratamento da constipação?
Como os morangos são ricos em fibras, eles podem ajudar a tratar a constipação. A fibra da fruta também pode aliviar outros problemas digestivos, como gases e inchaço.
Morangos podem tratar olhos inchados?
Os morangos contêm propriedades adstringentes incríveis que ajudam a tratar os olhos inchados. Eles também contêm ácido alfa-hidroxi, o que torna a pele lisa e jovem. Leve à geladeira alguns morangos por cerca de 30 minutos. Depois disso, retire as pontas e corte-as em fatias grossas. Coloque as fatias sobre o rosto e deixe-as por cerca de 15 minutos. Retire-os e lave o rosto com água fria. Você pode fazer isso todas as noites antes de ir para a cama.
32 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Antocianinas em Doenças Cardiovasculares, Avanços em Nutrição, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3042791/
- Efeitos de longo prazo de dietas de baixo índice glicêmico / carga vs. alto índice glicêmico / carga em parâmetros de obesidade e riscos associados à obesidade: uma revisão sistemática e meta-análise, Nutrição, Metabolismo e Doenças Cardiovasculares, US National Library of Medicine, Instituto Nacional de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23786819
- Foods That Fight Cancer ?, American Institute for Cancer Research.
www.aicr.org/foods-that-fight-cancer/foodsthatfightcancer_berries.html?referrer=https://www.google.co.in/
- Vitamina C e Função Imune, Nutrientes, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29099763
- Papel de reforço imunológico da vitamina C e zinco e efeito nas condições clínicas, Annals of Nutrition and Metabolism, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16373990
- Vitamina C e sistema imunológico, The Linus Pauling Papers, US National Library of Medicine.
profiles.nlm.nih.gov/spotlight/mm/catalog/nlm:nlmuid-101584639X280-doc
- A importância do potássio no controle da hipertensão, Current Hypertension Reports, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21403995
- Efeitos de uma bebida mista de frutas silvestres nas funções cognitivas e marcadores de risco cardiometabólico; Um estudo cruzado randomizado em adultos mais velhos saudáveis, A Peer Review, Open Access Journal (PLOS), US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5687726/
- Ingestão dietética de bagas e flavonóides em relação ao declínio cognitivo, Annals of Neurology.
onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ana.23594
- Efeitos benéficos de extratos de frutas na função e comportamento neuronal em um modelo de envelhecimento acelerado de roedor, Neurobiologia do Envelhecimento, Elsevier.
naldc.nal.usda.gov/download/22245/PDF
- A ingestão de quercetina com exercícios modula o metabolismo das lipoproteínas e reduz a formação de placas de aterosclerose, Jornal da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24890098
- Vitamina C, National Institutes of Health.
ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminC-HealthProfessional/
- Melhores frutas para artrite, Fundação para artrite.
www.arthritis.org/living-with-arthritis/arthritis-diet/best-foods-for-arthritis/best-fruits-for-arthritis.php
- Propriedades de redução do colesterol de diferentes tipos de pectina em homens e mulheres levemente hipercolesterolêmicos, European Journal of Clinical Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22190137
- Efeitos da fibra dietética solúvel no colesterol da lipoproteína de baixa densidade e relatórios do coração coronário, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18937894
- A suplementação de antocianina rica em morango por um mês melhora o risco cardiovascular, marcadores de estresse oxidativo e ativação plaquetária em humanos, The Journal of Nutritional Biochemistry, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24406274
- O efeito dos morangos em um portfólio dietético para redução do colesterol, Metabolism: Clinical and Experimental, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19013285
- Nutrientes para o envelhecimento ocular, Intervenções clínicas no envelhecimento, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3693724/
- Efeitos da suplementação de morango na dieta sobre biomarcadores antioxidantes em adultos obesos com lipídios séricos acima do ideal, Journal of Nutrition and Metabolism, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4939384/
- Mudanças na ingestão de frutas e vegetais e mudança de peso em homens e mulheres dos Estados Unidos acompanhados por até 24 anos: análise de três estudos prospectivos de coorte, PLOS, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4578962/
- Dietas para perda de peso, adiponectina e mudanças no risco cardiometabólico no ensaio perdido de 2 anos POUNDS, The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4891796/
- Conteúdo de folato em diferentes genótipos de morango e status de folato em indivíduos saudáveis após o consumo de morango, BioFactors, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19706971
- Folato e defeitos do tubo neural, The American Journal of Clinical Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17209211
- Eficácia do clareamento "faça você mesmo" em comparação com as modalidades de clareamento dental convencional: um estudo in vitro, Odontologia Operativa, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25279797
- O consumo de morango melhora as deficiências associadas ao envelhecimento, a biogênese mitocondrial e a funcionalidade por meio da cascata de sinalização da proteína quinase ativada por AMP, Química de Alimentos, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28551262
- Um extrato de morango rico em antocianina protege contra os danos do estresse oxidativo e melhora a funcionalidade mitocondrial em fibroblastos dérmicos humanos expostos a um agente oxidante, Food & Function, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24956972
- Efeitos duplos dos alfa-hidroxiácidos na pele, moléculas, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6017965/
- Efeitos dos alfa-hidroxiácidos na pele fotoenvelhecida: um estudo piloto clínico, histológico e ultraestrutural, Journal of the American Academy of Dermatology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8642081
- Ácido salicílico como agente de peeling: uma revisão abrangente, Dermatologia Clínica, Cosmética e Investigacional, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4554394/
- Tratamentos de acne sem receita, The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3366450/
- Nutrição de mulheres com problemas de queda de cabelo durante o período da menopausa, Menopause Review, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4828511/
- A ingestão de frutas e vegetais com resíduos de pesticidas de baixo a moderado está positivamente associada aos parâmetros de qualidade do sêmen entre homens jovens e saudáveis, The Journal of Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4841922/