Índice:
- O que são datas secas?
- Quais são os benefícios para a saúde de comer tâmaras secas?
- 1. Pode ajudar na digestão
- 2. Pode melhorar a saúde cardiovascular
- 3. Pode aumentar a energia
- 4. Pode ajudar a manter a saúde óssea
- 5. Pode ajudar a combater a anemia
- 6. Pode melhorar a saúde da pele
- 7. Pode ajudar a tratar problemas de cabelo
- Datas secas - Perfil nutricional
- Fresh vs. Tâmaras Secas
- Conclusão
- 17 fontes
A fruta da tâmara ( Phoenixdactylifera ) é um alimento nutritivo que pode ser ingerido fresco ou consumido após a secagem. Tâmaras secas são conhecidas por serem um remédio natural completo para o tratamento de várias doenças. Eles contêm várias vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a digestão, melhoram a saúde cardiovascular, aumentam a energia e combatem a anemia. Você também pode consumir tâmaras secas para realçar sua beleza. Neste artigo, discutimos o perfil nutricional das tâmaras secas e seus benefícios para a pele, o cabelo e a saúde. Continue lendo!
O que são datas secas?
As tâmaras secas são uma excelente fonte de energia e contêm muitas vitaminas e minerais. Eles parecem duros devido ao seu baixo teor de umidade e são freqüentemente usados em lares indianos. As tâmaras secas têm um sabor forte devido à presença de nutrientes concentrados. Eles contêm fibras, cálcio e vitamina C que o mantêm saudável e estão facilmente disponíveis em lojas ao redor do mundo.
Quais são os benefícios para a saúde de comer tâmaras secas?
1. Pode ajudar na digestão
As tâmaras secas contêm fibras solúveis e insolúveis, que podem aumentar a secreção dos sucos digestivos e melhorar a absorção dos alimentos. Eles também contêm beta-D-glu pode promover uma sensação de saciedade e prevenir excessos, melhorando a absorção de nutrientes e aliviando os sintomas de indigestão (1).
A fibra dietética nas tâmaras secas é conhecida por tratar eficazmente a constipação. As fibras podem manter seu cólon limpo, aumentando a quantidade de matéria fecal e agindo como um laxante para facilitar o movimento do intestino dentro de seu corpo (2).
2. Pode melhorar a saúde cardiovascular
O consumo de datas secas pode melhorar a saúde cardiovascular. As tâmaras secas são pobres em gordura e contêm uma quantidade insignificante de colesterol (3). Eles são conhecidos por controlar a proteína lipo de baixa densidade (ou colesterol ruim) na corrente sanguínea, melhorando assim a saúde do coração. Além disso, as tâmaras secas têm baixo teor de sódio e uma fonte rica em potássio, o que as torna benéficas para manter a pressão arterial sob controle (4). Assim, eles podem ajudar a manter seu sistema cardiovascular .
3. Pode aumentar a energia
As tâmaras secas são ricas em açúcar natural (glicose e frutose) (5). Este açúcar natural ajuda a fornecer energia ao corpo. Assim, mantém você fisicamente apto e saudável para realizar suas atividades do dia-a-dia.
Essas tâmaras são uma boa fonte de carboidratos e podem fornecer um grande aumento de energia a qualquer hora do dia (6).
4. Pode ajudar a manter a saúde óssea
As tâmaras secas são uma excelente fonte de cálcio, elemento importante para manter os ossos fortes (7). Eles ajudam a prevenir a deficiência de cálcio, que é uma das principais causas de osteoporose e artrite (8).
Algumas evidências anedóticas sugerem que o consumo de datas secas ajuda a fortalecer os músculos do coração, do útero e do corpo em geral. As mulheres grávidas devem consumir tâmaras secas regularmente, pois podem fortalecer os músculos uterinos e facilitar o parto. No entanto, mais pesquisas de longo prazo são necessárias para entender esse benefício das tâmaras secas.
5. Pode ajudar a combater a anemia
As tâmaras são uma grande fonte de ferro, um dos minerais mais vitais do seu corpo (9). O ferro é o principal componente da hemoglobina. Desempenha um papel fundamental na manutenção do número de células sanguíneas, bem como na regulação do fluxo de oxigênio no corpo (10). No entanto, mais pesquisas de longo prazo são necessárias para entender esse efeito das tâmaras secas em humanos.
6. Pode melhorar a saúde da pele
As tâmaras secas contêm vitamina A (retinol), que é útil para manter a saúde da pele (11). Previne erupções e promove a hidratação natural, o que ajuda a hidratar a pele. Conseqüentemente, você obtém uma pele saudável e brilhante (12). As tâmaras possuem propriedades antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento da pele (13).
As vitaminas C e K encontradas nas frutas desidratadas podem ajudar a melhorar a qualidade e a aparência da pele, reduzir a inflamação e eliminar alguns sinais de envelhecimento, como rugas e manchas (14), (15), (16). No entanto, mais pesquisas são necessárias para validar esse benefício das tâmaras secas.
7. Pode ajudar a tratar problemas de cabelo
A pesquisa é limitada em relação às tâmaras secas e seu efeito no cabelo. No entanto, a evidência anedótica sugere que as vitaminas e minerais disponíveis nas tâmaras secas ajudam a manter um couro cabeludo saudável, o que fortalece ainda mais as raízes do cabelo.
O ferro, o cálcio e a vitamina C das tâmaras secas podem contribuir para a produção saudável de cabelo e reduzir as condições inflamatórias que podem causar queda de cabelo e caspa. Além disso, a presença de vitamina B5 nas tâmaras pode ajudar a fornecer nutrição às raízes do cabelo, o que torna o cabelo mais forte.
Agora que você sabe tudo sobre os benefícios das tâmaras secas, vamos verificar seu perfil nutricional.
Datas secas - Perfil nutricional
As tâmaras secas têm um perfil nutricional único, pois são excepcionalmente ricas em calorias. Eles também contêm vitaminas C e K, cálcio, vitaminas B e ferro junto com traços de vários outros minerais e antioxidantes (17). Eles também contêm todos os minerais essenciais como ferro, potássio, selênio, magnésio, fósforo e cobre, sem os quais as células do corpo não podem realizar suas atividades normais.
Não sabe que tâmaras escolher - frescas ou secas Confira a próxima seção para descobrir.
Fresh vs. Tâmaras Secas
As tâmaras secas têm baixa umidade e permanecem comestíveis por quase 5 anos, se armazenadas de maneira adequada, enquanto as tâmaras frescas têm uma vida útil mais curta de 8 a 10 meses devido ao seu conteúdo de umidade. As tâmaras secas são comumente encontradas em muitos países, pois são fáceis de exportar e armazenar. Tanto as tâmaras secas quanto as frescas podem ser armazenadas no freezer ou na geladeira.
As tâmaras secas podem assemelhar-se a uma grande passa ou a uma uva muito murcha. O processo de desidratação causa esse enrugamento da pele. As tâmaras frescas são roliças e firmes, disponíveis nas cores vermelha e preta. Elas têm menos rugas do que as tâmaras secas.
Conclusão
As tâmaras secas são uma fonte de nutrientes que ajudam a manter uma boa saúde. Eles têm o potencial de aliviar os sintomas de indigestão, melhorar a saúde cardiovascular, aumentar os níveis de energia e combater a anemia. Além disso, essas frutas secas também melhoram a saúde da pele e do cabelo. No entanto, mais pesquisas são necessárias para validar esses benefícios. Portanto, comece a ingerir diariamente esta fruta rica em nutrientes para desfrutar de seus benefícios!
17 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Ghnimi, Sami, et al. “Fruta da tâmara (Phoenix dactylifera L.): Um alimento subutilizado que busca a valorização industrial.” Jornal NFS 6 (2017): 1-10.
www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352364616300463
- Yang, Jing, et al. “Efeito da fibra dietética na constipação: uma meta-análise.” World journal of gastroenterology: WJG 18.48 (2012): 7378.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3544045/
- Ahmed, Jasim, Fahad M. Al-Jasass e Muhammad Siddiq. “Composição e nutrição da fruta da data.” Datas: ciência pós-colheita, tecnologia de processamento e benefícios para a saúde. Wiley Blackwell, Chichester (2014): 261-283.
www.researchgate.net/publication/257303571_Date_Fruit_Composition_and_Nutrition
- Al-Farsi, Mohamed, et al. “Características composicionais e sensoriais de três variedades nativas de tâmaras secas ao sol (Phoenix dactylifera L.) cultivadas em Omã.” Journal of Agricultural and Food Chemistry 53.19 (2005): 7586-7591.
pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/jf050578y
- KM, Farag. “Tâmaras (frutas).” Datas (frutas) - uma visão geral - tópicos ScienceDirect , 2016.
www.sciencedirect.com/topics/agricultural-and-biological-sciences/dates-fruit
- Al-Farsi, Mohamed, et al. “Características composicionais e funcionais de tâmaras, xaropes e seus subprodutos.” Food Chemistry 104,3 (2007): 943-947.
www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0308814607000143
- Al-Farsi *, Mohamed Ali e Chang Yong Lee. “Propriedades nutricionais e funcionais das datas: uma revisão.” Avaliações críticas em ciência dos alimentos e nutrição 48.10 (2008): 877-887.
www.researchgate.net/publication/23413061_Nutritional_and_Functional_Properties_of_Dates_A_Review
- Higgs, Jennette, Emma Derbyshire e Kathryn Styles. “Nutrição e prevenção da osteoporose para o cirurgião ortopédico: uma abordagem de alimentos integrais.” Avaliações abertas da EFORT 2.6 (2017): 300-308.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5508855/
- Turner, Jake, Meghana Parsi e Madhu Badireddy. "Anemia." StatPearls . StatPearls Publishing, 2020.
www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK499994/
- Abbaspour, Nazanin, Richard Hurrell e Roya Kelishadi. “Revisão sobre o ferro e sua importância para a saúde humana.” Jornal de pesquisa em ciências médicas: o jornal oficial da Isfahan University of Medical Sciences 19.2 (2014): 164.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3999603/
- Parvin, Sultana, et al. “Análise nutricional de frutos de tâmaras (Phoenix dactylifera L.) na perspectiva de Bangladesh.” American Journal of Life Sciences 3.4 (2015): 274-278.
www.researchgate.net/publication/279702821_Nutritional_Analysis_of_Date_Fruits_Phoenix_dactylifera_L_in_Perspective_of_Bangladesh
- Zasada, Malwina e Elżbieta Budzisz. “Retinóides: moléculas ativas que influenciam a formação da estrutura da pele em tratamentos cosméticos e dermatológicos.” Advances in Dermatology and Allergology / Postȩpy Dermatologii i Alergologii 36.4 (2019): 392.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6791161/
- Rahmani, Arshad H., et al. “Efeitos terapêuticos das frutas de tâmara (Phoenix dactylifera) na prevenção de doenças por meio da modulação da atividade antiinflamatória, antioxidante e antitumoral.” Jornal internacional de medicina clínica e experimental 7.3 (2014): 483.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3992385/
- Assirey, Eman Abdul Rahman. “Composição nutricional do fruto de 10 cultivares de tamareira (Phoenix dactylifera L.) cultivadas na Arábia Saudita.” Journal of Taibah University for Science 9.1 (2015): 75-79.
www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1658365514000703
- Pullar, Juliet M., Anitra C. Carr e Margreet Vissers. “Os papéis da vitamina C na saúde da pele.” Nutrients 9.8 (2017): 866.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5579659/
- Pazyar, Nader, et al. “Efeitos na cura de feridas da vitamina K tópica: um ensaio clínico randomizado”. Jornal indiano de farmacologia 51.2 (2019): 88.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6533928/
- Vinson, Joe A., et al. “Frutos secos: excelentes antioxidantes in vitro e in vivo.” Journal of the American College of Nutrition 24.1 (2005): 44-50.
www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07315724.2005.10719442