Índice:
- Como o leite de cúrcuma é bom?
- Quais são os benefícios para a saúde do leite de cúrcuma?
- 1. Pode combater a inflamação e a dor nas articulações
- 2. Pode promover a saúde da pele
- 3. Pode reduzir o risco de câncer
- 4. Pode promover a saúde do cérebro
- 5. Pode ajudar na perda de peso
- 6. Pode promover a saúde do coração
- 7. Pode ajudar no tratamento do diabetes
- 8. Pode melhorar a saúde digestiva
- 9. Pode aumentar a imunidade
- 10. Pode fortalecer os ossos
- 11. Pode ajudar a tratar a insônia
- Como preparar leite de cúrcuma
- Quais são os efeitos colaterais do leite de cúrcuma?
- Conclusão
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- 40 fontes
O leite de cúrcuma é uma bebida tradicional indiana que está ganhando fama rapidamente no Ocidente. É também chamado de leite dourado.
Esta poderosa bebida é feita de leite de vaca ou vegetal misturado com cúrcuma. A mistura tem um perfil nutricional fantástico; contém antioxidantes e compostos antiinflamatórios.
Beber leite de açafrão é outra maneira fácil de adicionar os benefícios do açafrão à sua dieta. Pode ajudá-lo a evitar a maioria das doenças e aumentar sua imunidade.
Neste artigo, listamos os benefícios do leite de cúrcuma. Também incluímos uma receita que você pode experimentar.
Como o leite de cúrcuma é bom?
A bondade do leite de açafrão vem principalmente do açafrão. O leite também contém outras especiarias que aumentam os benefícios.
A cúrcuma é a especiaria mais pesquisada do planeta. Seu composto mais importante é a curcumina, um poderoso antioxidante (1).
O açafrão do leite é um tratamento possível para uma série de problemas de saúde. Estes incluem distúrbios respiratórios, problemas hepáticos, inflamação e dores nas articulações, doenças digestivas e diabetes e câncer (1). A cúrcuma também promove a saúde do coração (1).
Na seção a seguir, veremos os benefícios do leite de açafrão para a saúde em detalhes.
Quais são os benefícios para a saúde do leite de cúrcuma?
O leite de cúrcuma contém açafrão, gengibre e canela. Essas três especiarias, em combinação, podem ajudar a combater a inflamação e doenças associadas, como dores nas articulações, câncer, diabetes e doenças cardíacas.
1. Pode combater a inflamação e a dor nas articulações
A curcumina do leite de açafrão ajuda a combater a inflamação e as dores nas articulações. Suas propriedades antiinflamatórias são comparáveis a certas drogas farmacêuticas convencionais (2).
Em um estudo, indivíduos com artrite reumatóide que tomaram 500 miligramas de curcumina todos os dias mostraram mais melhora do que aqueles que tomaram um medicamento padrão (3).
Resultados semelhantes foram encontrados com gengibre, outro tempero geralmente adicionado ao leite de açafrão (4).
A curcumina inibe as moléculas que desempenham um papel na inflamação. Alguns deles incluem fosfolipase, tromboxano e colagenase (5).
Estudos também recomendam a curcumina como uma alternativa potencial aos AINEs (antiinflamatórios não esteróides) para o tratamento de dores nas articulações (6).
2. Pode promover a saúde da pele
Tradicionalmente, a cúrcuma é usada como remédio para várias doenças de pele. Acredita-se que o tempero também faz a pele brilhar e mantém as bactérias prejudiciais à distância (1).
A aplicação tópica de açafrão foi encontrada para aliviar os tumores de pele (1). Não há muitas informações sobre como você pode usar o leite de açafrão para essa finalidade, exceto para consumi-lo.
A curcumina é frequentemente usada como ingrediente em géis para a pele e outros produtos para a pele. O composto é conhecido por aumentar a proteção da pele (7).
Além disso, a canela no leite de cúrcuma promove a síntese de colágeno (8). Promove a saúde da pele e combate os sinais prematuros de envelhecimento.
3. Pode reduzir o risco de câncer
Centenas de estudos ligaram a curcumina a potenciais atividades anticâncer. A pesquisa nos mostra que a curcumina pode potencialmente tratar ou reduzir o risco de câncer de mama, ovário, pulmão, pele, cérebro e sistema digestivo (9).
Pesquisas de laboratório também sugerem que a curcumina pode retardar a progressão do câncer e tornar a quimioterapia mais eficaz. O composto também pode proteger células saudáveis de danos por radioterapia (10).
O gengibre é outro ingrediente do leite de açafrão. Esta especiaria contém 6-gingerol, que demonstrou exibir atividade anticâncer (11).
A canela é outro ingrediente comum usado no leite de açafrão. Esta especiaria contém cinamaldeído, um composto poderoso que pode reduzir o risco de câncer (12).
Embora a maioria desses estudos seja feita em animais, o leite de açafrão tem um potencial promissor na prevenção do câncer em humanos. Mais pesquisas são necessárias a esse respeito.
4. Pode promover a saúde do cérebro
A curcumina no leite de açafrão pode reduzir o risco de depressão e Alzheimer. Isso tem a ver com o que os cientistas chamam de fator neurotrófico derivado do cérebro (BNDF). O BDNF é um hormônio do crescimento em seu cérebro que ajuda os neurônios a se multiplicar e aumentar em número (13). Níveis baixos de BDNF têm sido associados à depressão e Alzheimer (14), (15). Isso porque o BDNF também está associado ao aprendizado e à memória (13).
A canela no leite de açafrão aumenta os níveis de proteínas neuroprotetoras no cérebro. Descobriu-se que isso reduz o risco de doença de Parkinson (16). O gengibre também aumentou o tempo de reação e a memória (17).
A curcumina na cúrcuma também reduz o risco de declínio cognitivo relacionado à idade (18). Também promove um melhor humor (19).
5. Pode ajudar na perda de peso
As propriedades antiinflamatórias da curcumina no leite de açafrão podem ajudar na perda de peso. Isso ocorre porque a perda de peso costuma ser caracterizada por inflamação metabólica (20).
Um estudo em animais sugere que a curcumina também pode suprimir o crescimento do tecido adiposo (21). Ainda não foi estudado se a curcumina no leite teria os mesmos efeitos em humanos.
6. Pode promover a saúde do coração
Cúrcuma, gengibre e canela foram associados à redução do risco de doenças cardíacas.
A curcumina na cúrcuma inibe a liberação de citocinas, que são compostos envolvidos na inflamação. Essas citocinas estão amplamente associadas a doenças cardiovasculares (6).
Em estudos, a ingestão de gengibre em pó reduziu o risco de doenças cardíacas nos indivíduos. O pó reduziu os níveis de colesterol ruim e aumentou os níveis de colesterol bom (22).
A ingestão de canela também mostrou efeitos semelhantes (23). A curcumina também melhora o funcionamento das células endoteliais. Essas células formam o revestimento dos vasos sanguíneos. O funcionamento ideal das células endoteliais melhora a saúde do coração (24). A curcumina também reduziu o risco de doença arterial coronariana (25).
7. Pode ajudar no tratamento do diabetes
A curcumina da cúrcuma pode reduzir os níveis de glicose no sangue, ajudando no tratamento do diabetes. O composto também desempenha um papel na prevenção de doenças hepáticas relacionadas à diabetes. Além disso, a curcumina também tem sido usada no tratamento da nefropatia e retinopatia diabética (26).
A curcumina também previne a inflamação e o estresse oxidativo, dois problemas comuns associados ao diabetes (27).
Em um estudo, especiarias como gengibre e canela tiveram efeitos benéficos sobre o diabetes. No estudo com ratos, essas especiarias também exibiram efeitos anti-obesidade e hepatoprotetores (28).
8. Pode melhorar a saúde digestiva
A cúrcuma no leite pode melhorar a digestão. Promove a digestão da gordura, aumentando a produção de bile em 62% (29).
O gengibre no leite de açafrão também ajuda aqui. Em estudos, o gengibre estimulou o esvaziamento gástrico em indivíduos com indigestão crônica (30).
Em outro estudo preliminar, a ingestão de açafrão melhorou os sintomas da síndrome do intestino irritável. A curcumina na cúrcuma possui propriedades antiinflamatórias, carminativas e antimicrobianas que podem promover a saúde do trato gastrointestinal (31).
A curcumina também promove a saúde do fígado. Pode proteger o fígado em tempos de lesão hepática aguda ou crônica. A curcumina também interage com enzimas envolvidas na cirrose hepática; reduzindo assim o risco da doença (32). No entanto, precisamos de mais estudos para comprovar os efeitos benéficos da curcumina na saúde do fígado.
9. Pode aumentar a imunidade
A curcumina no leite de açafrão é um agente imunomodulador. Pode promover o funcionamento de células T, células B, macrófagos e células assassinas naturais. Todas essas células são componentes essenciais do sistema imunológico do corpo (33).
A curcumina também pode aumentar a resposta de anticorpos. Isso significa que os efeitos benéficos da curcumina na artrite, câncer, doenças cardíacas, diabetes e Alzheimer podem ser atribuídos à sua capacidade de modular o sistema imunológico humano (33).
O leite de cúrcuma também pode ajudar a tratar resfriados e dor de garganta (1).
10. Pode fortalecer os ossos
O leite nesta bebida desempenha um papel aqui. O leite geralmente é rico em cálcio e vitamina D. Ambos os nutrientes são essenciais para ossos fortes (34).
A cúrcuma também foi encontrada para proteger os ossos. Pesquisas preliminares mostram que a cúrcuma, com as quantidades certas de curcumina, pode prevenir a perda óssea em até 50% (35). Se esses efeitos podem prevenir a osteoporose em humanos, merece um estudo mais aprofundado.
11. Pode ajudar a tratar a insônia
O leite de cúrcuma também pode melhorar a qualidade do sono. Estudos em camundongos mostraram que a cúrcuma no leite pode prevenir a privação de sono (36).
A curcumina também pode reduzir seus níveis de ansiedade, promovendo ainda mais a qualidade do sono (37).
Leite de cúrcuma não significa necessariamente apenas cúrcuma. A bebida é uma combinação poderosa de outras especiarias importantes (como canela e gengibre) que contribuem para seu valor nutricional geral.
O que discutimos são os benefícios potenciais que o leite de cúrcuma pode oferecer. Para aproveitá-los, você deve consumir o leite regularmente. Mas como você faz isso? Como preparar esta decocção?
Como preparar leite de cúrcuma
Preparar o leite dourado em casa é fácil. A receita a seguir fornece uma única porção (1 xícara) de leite.
- 1 colher de chá de açafrão
- ½ xícara (120 ml) de leite sem açúcar
- ½ colher de chá de canela em pó
- ½ colher de chá de gengibre em pó
- 1 pitada de pimenta preta moída
- 1 colher de chá de mel (opcional, para melhorar o sabor)
instruções
- Misture todos os ingredientes em uma panela e leve para ferver.
- Reduza o fogo e cozinhe por 10 minutos.
- Coe a bebida em uma peneira fina para formar canecas.
- Cubra a bebida com uma pitada de canela.
Você pode preparar este leite e refrigerar por até cinco dias. Reaqueça antes de beber.
A pimenta-do-reino desta receita tem uma vantagem especial. A curcumina no açafrão, por si só, não é muito bem absorvida pelo corpo. Adicionar pimenta preta pode ajudar. Ele contém piperina, um composto que aumenta a absorção da curcumina em 2.000% (38).
Embora o leite de açafrão pareça ser uma bebida benéfica para a saúde, é importante ter cuidado. Existem certas preocupações sobre o leite de açafrão, das quais devemos estar atentos.
Quais são os efeitos colaterais do leite de cúrcuma?
- Pode agravar pedras nos rins
A cúrcuma contém 2% de oxalato (39). Em altas doses, isso pode causar ou agravar cálculos renais em indivíduos suscetíveis. Portanto, evite o uso se tiver problemas renais.
- Pode causar deficiência de ferro
O excesso de açafrão pode dificultar a absorção de ferro (40). Isso pode levar à deficiência de ferro em pessoas que não consomem ferro suficiente.
- Pode abaixar demais os níveis de açúcar no sangue
Falta pesquisa direta a esse respeito. Evidências anedóticas sugerem que o leite de açafrão pode baixar muito os níveis de açúcar no sangue se tomado junto com medicamentos antidiabéticos. Se você está lidando com diabetes, verifique com seu médico antes de consumir leite de açafrão.
Conclusão
Leite de cúrcuma é realmente o leite dourado. Ele contém especiarias naturais e outros ingredientes que oferecem grandes benefícios. É simples de fazer - leva menos de 15 minutos.
Tê-lo uma vez ao dia é uma opção melhor do que uma xícara de café à noite ou uma lata de cola. Portanto, é hora de você fazer uma escolha sábia. Certifique-se de consultar seu médico antes de incluí-lo em sua rotina diária.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Quando você pode tomar leite de cúrcuma?
Beber leite de cúrcuma à noite é uma opção melhor, pois pode promover o sono. Alguns acreditam que o leite causa a liberação de triptofano, um aminoácido conhecido por promover o sono. Acredita-se que o leite de cúrcuma também aumente a produção de muco, que pode obstruir os micróbios no trato respiratório e manter a gripe afastada.
Você pode tomar leite de açafrão todos os dias?
Sim, você pode beber leite de açafrão todos os dias. Mas se você tiver qualquer condição médica, consulte seu médico antes de fazê-lo.
Leite de açafrão é bom para o cabelo?
Leite de cúrcuma pode ser bom para o cabelo. As propriedades antiinflamatórias, antioxidantes e antibacterianas desse leite dourado podem ajudar a limpar o couro cabeludo. No entanto, faltam pesquisas a esse respeito.
Podemos adicionar mel no leite de açafrão?
Sim, podemos adicionar mel no leite de açafrão.
Beber leite à noite aumenta o peso?
Não há nenhuma evidência concreta para provar isso. O leite contém gordura. Pode levar ao ganho de peso apenas se você também estiver tomando outros alimentos gordurosos (e não saudáveis) e não fizer exercícios com frequência. Para obter um peso ideal, alimente-se de maneira saudável, faça exercícios regularmente e siga os hábitos de vida adequados.
40 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Cúrcuma, o Golden Spice, Herbal Medicine: Biomolecular and Clinical Aspects, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK92752/
- Os agentes antiinflamatórios não esteróides diferem em sua capacidade de suprimir a ativação de NF-kappaB, inibição da expressão de ciclooxigenase-2 e ciclina D1 e anulação da proliferação de células tumorais, Oncogene, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15489888
- Um estudo piloto randomizado para avaliar a eficácia e segurança da curcumina em pacientes com artrite reumatóide ativa, Phytotherapy Research, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22407780
- Efeitos de um extrato de gengibre na dor no joelho em pacientes com osteoartrite, artrite e reumatismo, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11710709
- Segurança e atividade antiinflamatória da curcumina: um componente da cúrcuma (Curcuma longa), Journal of Alternative and Complementary Medicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12676044
- Curcumina: Uma Revisão de Seus Efeitos na Saúde Humana, Alimentos, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5664031/#sec3-foods-06-00092title
- Uma revisão sobre atividade antibacteriana, antiviral e antifúngica da curcumina, BioMed Research International, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4022204/
- Envelhecimento da pele: armas naturais e estratégias, medicina alternativa e complementar baseada em evidências, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3569896/
- Curcumina e câncer: uma doença da “velhice” com uma solução “antiquíssima”, Cancer Letters, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18462866
- Novos insights sobre a atividade terapêutica e propriedades anticâncer da curcumina, Journal of Experimental Pharmacology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5386596/
- Gingerol como agente quimiopreventivo do câncer: uma revisão de sua atividade em diferentes etapas do processo metastático, Mini Reviews in Medicinal Chemistry, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24552266
- Cinamaldeído inibe a proliferação de linfócitos e modula a diferenciação de células T, International Journal of Immunopharmacology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9848396
- Fator neurotrófico derivado do cérebro, fatores de crescimento, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2504526/
- Alterações dos níveis séricos do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) em pacientes deprimidos com ou sem antidepressivos, Biological Psychiatry, ScicenceDirect.
www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0006322303001811
- O mRNA do BDNF está diminuído no hipocampo de indivíduos com doença de Alzheimer, Neuron, ScienceDirect.
www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0896627391902733
- O tratamento com canela regula positivamente as proteínas neuroprotetoras Parkin e DJ-1 e protege os neurônios dopaminérgicos em um modelo de camundongo da doença de Parkinson, Journal of Neuroimmune Pharmacology.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24946862
- Zingiber officinale melhora a função cognitiva de mulheres saudáveis de meia-idade, Medicina alternativa e complementar baseada em evidências, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3253463/
- Eficácia da curcumina para declínio cognitivo associado à idade: uma revisão narrativa de estudos pré-clínicos e clínicos, Gerociência, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5964053/
- O tratamento com curcumina leva a uma melhor função cognitiva e do humor em um modelo de Doença da Guerra do Golfo com neurogênese aprimorada e alívio da inflamação e disfunção mitocondrial no hipocampo, cérebro, comportamento e imunidade, US National Library of Medicine, National Institutes of Health
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29454881
- Curcumina e obesidade, BioFactors, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23339049
- A curcumina inibe a adipogênese em adipócitos 3T3-L1 e angiogênese e obesidade em camundongos C57 / BL, The Journal of Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19297423
- Os efeitos do gengibre no açúcar no sangue em jejum, hemoglobina A1c, apolipoproteína B, apolipoproteína AI e malondialdeído em pacientes diabéticos tipo 2, Iranian Journal of Pharmaceutical Research, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4277626/
- O uso da canela no diabetes tipo 2: uma revisão sistemática e meta-análise atualizada, Annals Of Family Medicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24019277
- A suplementação de curcumina melhora a função endotelial vascular em adultos saudáveis de meia-idade e idosos, aumentando a biodisponibilidade do óxido nítrico e reduzindo o estresse oxidativo, Open-Access Impact Journal on Aging, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5310664/
- Efeito da curcumina na permeabilidade da artéria coronária e na expressão de proteínas relacionadas no modelo de doença cardíaca aterosclerótica coronariana em ratos, International Journal of Clinical and Experimental Pathology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4525956/
- Curcumina e diabetes: uma revisão sistemática, medicina alternativa e complementar baseada em evidências, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3857752/
- A curcumina previne a resposta inflamatória, o estresse oxidativo e a resistência à insulina em ratos Wistar machos alimentados com alta frutose: Papel potencial das serina quinases, Interações Químico-Biológicas, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26713546
- Alguns efeitos farmacológicos das ervas de canela e gengibre em ratos diabéticos obesos, Journal of Intercultural Ethnopharmacology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4576807/
- Potencial terapêutico da curcumina em doenças digestivas, World Journal of Gastroenterology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3882399/
- Efeito do gengibre na motilidade gástrica e nos sintomas de dispepsia funcional, World Journal of Gastroenterology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3016669/
- Extrato de cúrcuma pode melhorar a sintomatologia da síndrome do intestino irritável em adultos saudáveis: um estudo piloto, A REVISTA DE MEDICINA ALTERNATIVA E COMPLEMENTAR.
pdfs.semanticscholar.org/e5ca/b117fca40a6718406aef18eb82c64d5db032.pdf
- Antioxidantes na saúde do fígado, World Journal of Gastrointestinal Pharmacology and Therapeutics, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4526841/
- “Incrementando” o sistema imunológico pela curcumina, Journal of Clinical Immunology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17211725
- Ingestão de proteínas, equilíbrio de cálcio e consequências para a saúde, European Journal of Clinical Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.nature.com/articles/ejcn2011196
- Estudo de laboratório mostra que a cúrcuma pode ter efeitos de proteção óssea, National Center for Complementary and Integrative Health.
nccih.nih.gov/research/results/spotlight/093010.htm
- Possível modulação do óxido nítrico no efeito protetor de (Curcuma longa, Zingiberaceae) contra alterações comportamentais induzidas pela privação do sono e danos oxidativos em camundongos, Phytomedicine International Journal of Phytotherapy and Phytopharmacology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18586477
- Eficácia da curcumina na modulação da ansiedade provocada pelo sulfito, um conservante de alimentos, em ratos, nutrição preventiva e ciência alimentar, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5503424/
- Influência da piperina na farmacocinética da curcumina em animais e voluntários humanos, Planta Medica, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9619120
- Efeito da canela e açafrão na excreção urinária de oxalato, lipídios plasmáticos e glicose plasmática em indivíduos saudáveis, The American Journal of Clinical Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18469248
- Anemia por deficiência de ferro devido à cúrcuma em altas doses, Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia.
www.ncbi.nlm.nih.gov/m/pubmed/30899609/