Índice:
- Como funciona o óleo de rícino?
- Quais são os benefícios para a saúde do óleo de rícino?
- 1. Pode ajudar a tratar a constipação
- 2. Pode induzir o parto
O óleo de rícino é um antigo remédio natural conhecido por seus incríveis benefícios e sabor desagradável. É extraído das sementes da planta Ricinus communis. No antigo Egito, o óleo de rícino era dado às mulheres grávidas para estimular o parto. Acredita-se também que tenha sido usado como tratamento para irritação ocular.
O óleo de rícino é comumente usado como ingrediente ativo em muitos medicamentos, produtos para a pele e xampus. Este óleo vegetal multiuso possui propriedades antimicrobianas, antiinflamatórias e laxantes e oferece diversos benefícios à saúde. Assim, alega-se que ajuda a aliviar a constipação, induzir o parto e tratar a artrite.
Neste artigo, falamos sobre os benefícios potenciais do óleo de mamona para a saúde, seu perfil nutricional e seus possíveis efeitos colaterais.
Como funciona o óleo de rícino?
O óleo de rícino é uma fonte popular de ácido ricinoléico, um ácido graxo monoinsaturado (1). Algumas das qualidades do óleo podem ser atribuídas a esse ácido graxo.
O óleo é quase totalmente inodoro. Alguns usuários o descrevem como tendo um cheiro leve e limpo (ou até mesmo um cheiro pungente). É quase sem gosto, embora alguns usuários não gostem de seu sabor.
No entanto, existem algumas preocupações associadas à ingestão de óleo de rícino. Discutiremos isso em detalhes na última parte deste post.
Algumas fontes afirmam que o óleo de mamona tem uma classificação comedogênica de 1 (em uma escala de 0 a 5) (2). A avaliação comedogênica informa se um ingrediente específico bloqueia os poros da pele. Quanto mais baixa for a classificação, melhor. No momento, mais pesquisas estão sendo feitas sobre esse aspecto do petróleo. Mas uma classificação comedogênica de 1 significa que é adequado à maioria dos tipos de pele e não obstrui os poros da pele.
O óleo de rícino é um dos óleos de semente mais potentes. Temos algumas pesquisas apoiando seus efeitos na saúde. Continue lendo e você saberá sobre os diferentes usos do óleo de rícino para melhorar sua vida.
Quais são os benefícios para a saúde do óleo de rícino?
O uso mais importante do óleo de rícino é como laxante para aliviar a constipação. Suas propriedades antiinflamatórias ajudam a tratar condições médicas como dores de artrite e outros problemas cosméticos como acne, cicatrizes e caspa.
1. Pode ajudar a tratar a constipação
Um benefício importante do óleo de rícino é que ele ajuda a aliviar a constipação. O óleo é um laxante estimulante. Quando você ingere óleo de rícino, faz com que seus intestinos se movam muito mais (3).
Mas lembre-se de usar o óleo com moderação. O uso excessivo de laxantes estimulantes pode prejudicar o funcionamento dos músculos intestinais (3). Portanto, consulte o seu médico.
Estudos mostram que as embalagens de óleo de rícino (abordadas em uma seção posterior deste artigo) podem aliviar os sintomas da constipação. Eles podem reduzir o esforço durante a defecação e induzir uma sensação de evacuação completa após a evacuação (4).
Porém, tenha cuidado com a dosagem. Uma dose típica é de 15 ml, o que equivale a cerca de 3 colheres de chá. Você deve ter evacuações dentro de 2 a 3 horas após tomar o óleo.
Usar óleo de rícino para o tratamento da constipação também pode causar náuseas ou vômitos. Este é um efeito colateral normal. Mas se você sentir muito, pare de usar e visite seu médico.
2. Pode induzir o parto
Às vezes, quando você está atrasado, pode querer algo para impulsionar seu trabalho de parto. É aqui que o óleo de rícino pode ajudar.
As propriedades indutoras de parto do óleo de rícino derivam do fato de ser um laxante. Causa espasmos nos intestinos. Isso estimula os intestinos e o nervo vagal. Isso irrita o útero e pode fazer com que se contraia (5).
Um pequeno estudo mostra que as mulheres que recebem óleo de rícino têm maior probabilidade de entrar em trabalho de parto em 24 horas (6). Outro estudo descreve o óleo de mamona como método não farmacológico seguro para indução do parto (7).
O óleo de rícino também pode induzir o parto em mulheres multíparas pós-data (que tiveram mais de um filho) (8).
Porém, em outro estudo maior, não houve indução do parto após o uso do óleo de mamona. O estudo não relatou nenhum dano à mãe ou ao bebê (9).
Portanto, os estudos são mistos. O óleo de rícino pode não ter efeitos negativos, pelo menos na maioria dos casos. Mas você deve usar óleo de rícino para induzir o parto?
Induzir o parto é uma decisão médica saudável feita para a segurança de você e de seu bebê. Isto é