Índice:
- Benefícios para a saúde das cascas de romã
- 1. Pode combater acne, espinhas e erupções cutâneas
- 2. Pode ajudar na desintoxicação do corpo
- 3. Pode prevenir rugas e outros sinais de envelhecimento
- 4. Pode curar dores de garganta e tosse
- 5. Pode atuar como um hidratante natural e protetor solar
- 6. Pode lutar contra o câncer de pele
- 7. Fonte rica em vitamina C
- 8. Pode proteger contra doenças cardíacas
- 9. Pode melhorar a higiene dental
- 10. Pode melhorar a saúde óssea
- 11. Pode melhorar a saúde intestinal
- 12. Pode prender a perda de cabelo e prevenir a caspa
- Como descascar uma romã
- Como fazer romã em pó
- Receitas
- 1. Tambli de casca de romã
- 2. Chá de ervas de romã
- Conclusão
- 21 fontes
A casca de romã tem muitas propriedades medicinais e é usada no tratamento de várias doenças. Ele disse possuir propriedades antibacterianas, antifúngicas, antivirais e antiinflamatórias, além de muitos benefícios à saúde. A casca de romã é rica em antioxidantes e pode combater a acne, desintoxicar o corpo, prevenir rugas e sinais de envelhecimento e curar dores de garganta e tosse. Em vez de jogá-los fora, armazene-os para obter seus benefícios maravilhosos. Neste artigo, discutimos os benefícios potenciais da casca de romã, o processo de fabricação da casca em pó e algumas receitas.
Benefícios para a saúde das cascas de romã
1. Pode combater acne, espinhas e erupções cutâneas
Diz-se que a casca de romã possui propriedades antibacterianas, antivirais e antiinflamatórias (1). Ela pode combater com eficácia problemas de pele como acne, espinhas e erupções cutâneas. A casca é rica em antioxidantes e ajuda a evitar bactérias e outras infecções (2). Evidências anedóticas sugerem que as cascas de romã também podem ajudar a remover as células mortas da pele do rosto quando usadas na forma de uma embalagem facial ou esfoliante facial. No entanto, mais estudos são necessários para entender esse benefício da casca de romã.
2. Pode ajudar na desintoxicação do corpo
Os antioxidantes combatem de forma proativa os agentes tóxicos no corpo. Conseqüentemente, o alto teor de antioxidantes da casca de romã é uma ferramenta capaz quando usada para desintoxicar o corpo. Um estudo realizado em ratos descobriu que o extrato aquoso da casca de romã pode promover a desintoxicação (3). Diz-se que é muito útil no combate às toxinas presentes no corpo. No entanto, dados limitados estão disponíveis neste contexto.
3. Pode prevenir rugas e outros sinais de envelhecimento
A superexposição ao sol e a poluição são as duas principais causas do envelhecimento prematuro. A pesquisa indica que o extrato de casca de romã - quando usado com óleo de semente - promove a síntese de procolágeno, combate as enzimas que quebram o colágeno e promove efetivamente o crescimento das células da pele. Assim, retarda de forma natural e eficaz o envelhecimento da pele e as rugas (4).
Um estudo conduzido pela Hallym University (Coréia) em células de pele humana e camundongos sem pelos descobriu que o ácido elágico que é encontrado nos extratos de casca de romã pode aliviar as rugas (5) . Portanto, pode ajudar a manter sua pele com uma aparência mais jovem.
4. Pode curar dores de garganta e tosse
De acordo com as práticas medicinais tradicionais, a casca da romã ajuda a aliviar a tosse e é usada na forma de pó com água como gargarejo para ajudar no alívio da dor de garganta (6). Vários estudos sugerem que o extrato hidroalcoólico da casca de romã possui propriedades antibacterianas que podem ajudar no tratamento de dor de garganta e tosse (7), (8).
5. Pode atuar como um hidratante natural e protetor solar
Dados limitados estão disponíveis neste ponto. No entanto, a evidência anedótica sugere que o ácido elágico encontrado na casca da romã pode impedir que a umidade nas células da pele seque, mantendo assim a pele hidratada. Além disso, diz-se que a casca de romã hidrata e protege a pele das toxinas ambientais e restaura o equilíbrio do pH. Ou seja, eles também são usados em produtos para a pele por suas propriedades hidratantes.
A casca de romã contém agentes protetores solares eficazes e atua como um filtro solar natural para prevenir e reparar os danos causados à pele pelos raios UVA e UVB (9).
6. Pode lutar contra o câncer de pele
Incríveis novas pesquisas revelaram que os extratos de romã contêm um agente preventivo que combate o aparecimento do câncer de pele (10). As propriedades antiinflamatórias e anticancerígenas da casca de romã são consideradas eficazes na prevenção e no tratamento do câncer de pele. A casca de romã previne o processo de proliferação das células cancerosas, reduzindo assim o risco de câncer de pele. No entanto, poucos estudos de pesquisa estão disponíveis a esse respeito, e mais pesquisas de longo prazo são necessárias para entender esse benefício da casca de romã em humanos.
7. Fonte rica em vitamina C
A vitamina C, outro nutriente indispensável para o qual costumamos comprar suplementos caros, é encontrada em abundância na casca da romã (11), (12). A vitamina C é um extenso agente de crescimento que ajuda a curar feridas e formar tecido cicatricial. Forma proteínas para construir massa corporal e é um importante ator na reparação e manutenção da cartilagem, ossos e dentes (13).
8. Pode proteger contra doenças cardíacas
A casca de romã é rica em antioxidantes altamente capazes de proteger o colesterol LDL contra a oxidação. Também possui efeitos vasculoprotetores que previnem problemas cardíacos (14). Isso é benéfico porque a oxidação do colesterol LDL em seu corpo pode levar ao estresse oxidativo, um dos principais fatores que contribuem para doenças cardíacas e outras doenças (15).
9. Pode melhorar a higiene dental
As cascas de romã costumam ser usadas em pós e creme dental. Esses peelings possuem efeitos antibacterianos e anticárie que podem ajudar a lidar com uma série de problemas dentários, como gengivite, placa dentária, cárie e úlceras bucais (16). No entanto, são necessários mais estudos de longo prazo para entender esse benefício das cascas de romã.
10. Pode melhorar a saúde óssea
As cascas de romã são eficazes na redução da perda de densidade óssea. Estudos indicam que consumir misturas feitas de cascas de romã pode ajudar a melhorar a saúde óssea e prevenir o aparecimento de osteoporose após a menopausa. Estudo afirma que a casca da romã é rica em taninos, polifenóis e flavonóides, e o consumo de seu extrato como suplemento dietético tem efeito benéfico na saúde óssea (17).
11. Pode melhorar a saúde intestinal
A casca de romã contém taninos que ajudam a reduzir a inflamação do intestino com suas propriedades antiinflamatórias (18). Além disso, essa casca de fruta auxilia na redução do inchaço das hemorróidas (19). Algumas evidências anedóticas sugerem que a casca da romã também ajuda a parar o sangramento durante a diarreia e melhora a saúde digestiva.
12. Pode prender a perda de cabelo e prevenir a caspa
Os extratos de casca de romã têm sido usados com eficácia para combater a queda de cabelo e controlar de forma proativa a caspa. A atividade antifúngica da casca de romã ajuda a reduzir a queda de cabelo causada pela atividade fúngica e previne a caspa (20), (21). No entanto, pesquisas limitadas estão disponíveis a esse respeito.
Agora que você sabe tudo sobre os benefícios da casca de romã para a saúde, vamos verificar como descascar uma romã.
Como descascar uma romã
- Usando uma faca afiada, corte as partes superior e inferior da romã.
- Marque a pele da romã de cima para baixo. Faça 4 incisões no total para criar 4 seções iguais. Corte apenas a pele, parando ao atingir a parte branca.
- Coloque a romã na água e comece a quebrá-la ao longo das incisões feitas anteriormente para separar as 4 seções.
- Retire as sementes da pele. As sementes irão para o fundo da tigela, e a casca / caroço irá flutuar para o topo.
- Antes de coar, deslize o topo da água e remova o excesso de pele e polpa.
Veja como você pode fazer a casca da romã em pó em casa.
Como fazer romã em pó
Siga estas etapas para fazer pó de romã nos confins de sua casa.
- Pegue de quatro a cinco frutas de romã e corte cada fruta em quatro seções, longitudinalmente.
- Retire todas as sementes e separe as cascas.
- Além disso, corte cada casca em duas metades.
- Com uma faca, retire a parte amarela logo abaixo da pele vermelha se desejar usar as cascas para fins terapêuticos. Isso porque a porção amarela, quando seca e em pó, pode dar um sabor amargo às suas misturas. No entanto, se você estiver usando a casca para aplicação externa, pode manter a parte amarela intacta.
- Coloque as cascas em um prato ou pano seco e coloque-as sob a luz solar direta. Deixe-os secar.
- Deixe as cascas ao sol até que fiquem duras e percam toda a umidade.
- Adicione todas as cascas secas ao sol em um processador de alimentos limpo e seco e triture por dois minutos até obter um pó fino.
- Armazene o pó em uma jarra de vidro limpa e hermética.
Receitas
1. Tambli de casca de romã
Ingredientes
- Casca de romã - pedaço de 3 polegadas
- Coco recém ralado - 1/2 xícara
- Iogurte diluído - 1/2 xícara
- Pimenta - 1/2 colher de chá
- Sementes de cominho - 1/2 colher de chá
- Sal - 3/4 colher de chá
- Óleo de cozinha - 1 colher de chá
- Sementes de mostarda - 1/2 colher de chá
- Algumas folhas de curry
instruções
- Em uma frigideira, coloque um pouco de óleo e as cascas de romã, pimenta e sementes de cominho. Asse até que as cascas da romã fiquem ligeiramente crocantes ou mudem de cor.
- Em um moedor misturador, adicione o coco ralado e os ingredientes torrados da etapa 1. Adicione um pouco de sal e triture a mistura até formar uma pasta fina
- Misture a pasta com o iogurte diluído. Este é o tambli.
- Em uma frigideira, coloque um pouco de óleo, as sementes de mostarda e as folhas de curry. À medida que as sementes de mostarda estouram, despeje o conteúdo da panela em cima do tambli.
Aproveite a vantagem do tambli de casca de romã como um tratamento para diarréia em casa.
2. Chá de ervas de romã
Ingredientes
- Pó de romã - 1 colher de chá
- Folhas de menta
- Gengibre
- Sementes de cominho
- Folhas de chá verde orgânico
- Mel - 1 colher de chá
instruções
- Coloque todas as ervas em um moedor de café e triture até formar um pó fino.
- Adicionar uma colher de chá da mistura para 1 1 / 4 chávena de água e trazê-lo para ferver durante 1 minuto.
- Retire a mistura do fogão e deixe em infusão por 5 minutos. Coe o chá e acrescente o mel.
Você pode usar este pó de romã em quase qualquer mistura de ervas que desejar.
Conclusão
As romãs são conhecidas por seu sabor e benefícios para a saúde. No entanto, a casca desta fruta também possui algumas propriedades incríveis que podem tratar muitas doenças. Esses peelings possuem propriedades antimicrobianas e antiinflamatórias e podem combater muitos problemas de pele e saúde. Então, da próxima vez, não desperdice a casca dessa fruta. Armazene-o em pó e use-o para colher seus benefícios.
21 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Sorrenti, Valeria, et al. “Efeitos benéficos do extrato de casca de romã e probióticos na diferenciação pré-adipócito.” Fronteiras na microbiologia 10 (2019): 660.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6456667/
- Lee, Chia-Jung, et al. “Multiple Activities of Punica granatum Linne against acne vulgaris.” International Journal of Molecular Science 18.1 (2017): 141.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5297774/
- Colombo, Elisa, Enrico Sangiovanni e Mario Dell'Agli. “Uma revisão sobre a atividade anti-inflamatória da romã no trato gastrointestinal.” Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine 2013 (2013).
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3612487/
- Barathikannan, Kaliyan, et al. “Análise química da casca da fruta Punica granatum e suas propriedades biológicas in vitro e in vivo.” Medicina complementar e alternativa BMC 16.1 (2016): 264.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4967515 /
- Bae, Ji ‐ Young, et al. “O ácido elágico do composto dietético alivia as rugas e a inflamação da pele induzidas pela irradiação UV-B.” Dermatologia experimental 19.8 (2010): e182-e190.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20113347/
- Joshi, Chinmayi, Pooja Patel e Vijay Kothari. “Potencial anti-infeccioso do extrato hidroalcoólico de casca de Punica granatum contra patógenos bacterianos gram-negativos.” F1000Research 8 (2019).
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6392158/
- Hajifattahi, Farnaz, et al. “Efeito antibacteriano do extrato hidroalcoólico de Punica granatum Linn. pétala em microrganismos orais comuns. ”International journal of biomaterials 2016 (2016).
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4738741/
- Karimi, Ali, et al. "Atividades anti-adenovirais in vitro de extrato de etanol, frações e principais compostos fenólicos de casca de romã (Punica granatum L.)." Antiviral Chemistry and Chemotherapy 28 (2020): 2040206620916571.
https: //www.ncbi.nlm.nih.gov / pmc / articles / PMC7169357 /
- Binic, Ivana, et al. “Envelhecimento da pele: armas naturais e estratégias.” Medicina alternativa e complementar baseada em evidências 2013 (2013).
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3569896/
- Bassiri-Jahromi, Shahindokht. “Atividade de Punica granatum (Romã) na promoção da saúde e prevenção do câncer.” Revisões oncológicas 12.1 (2018).
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5806496/
- Gould, SWJ, et al. “Extratos de casca de romã antimicrobianos: aprimoramento por combinações de Cu (II) e vitamina C contra isolados clínicos de Pseudomonas aeruginosa.” British Journal of Biomedical Science 66.3 (2009): 129-132.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19839222/
- Mphahlele, Rebogile R., et al. “Efeito da secagem sobre os compostos bioativos, atividades antioxidantes, antibacterianas e antitirosinase da casca de romã.” Medicina complementar e alternativa BMC 16.1 (2016): 143.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/ PMC4881059 /
- Pullar, Juliet M., Anitra C. Carr e Margreet Vissers. “Os papéis da vitamina C na saúde da pele.” Nutrients 9.8 (2017): 866.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5579659/
- Wang, Dongdong, et al. “Vasculoprotective effects of pomegranate (Punica granatum L.).” Frontiers in pharmacology 9 (2018): 544.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5977444/
- Aviram, Michael e Mira Rosenblat. “Proteção de romã contra doenças cardiovasculares.” Medicina alternativa e complementar baseada em evidências 2012 (2012).
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3514854/
- Umar, Dilshad, et al. “O efeito do enxágue bucal de romã na contagem de Streptococcus mutans e no pH salivar: um estudo in vivo.” Journal of Advanced Pharmaceutical Technology & Research 7.1 (2016): 13.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/ artigos / PMC4759979 /
- Spilmont, Mélanie, et al. “O extrato de casca de romã previne a perda óssea em um modelo pré-clínico de osteoporose e estimula a diferenciação osteoblástica in vitro.” Nutrients 7.11 (2015): 9265-9284.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4663593/
- Mastrogiovanni, Fabio, et al. “Efeitos antiinflamatórios de extratos de casca de romã em células caco-2 intestinais humanas in vitro e explantes de tecido colônico suíno ex vivo”. Nutrientes 11.3 (2019): 548.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc / articles / PMC6471410 /
- Ramalingum, Nelvana e M. Fawzi Mahomoodally. “O potencial terapêutico dos alimentos medicinais.” Avanços nas ciências farmacológicas 2014 (2014).
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4009199/
- Foss, Simone R., et al. "Atividade antifúngica do extrato de casca de romã e composto isolado punicalagina contra dermatófitos." Anais de microbiologia clínica e antimicrobianos 13.1 (2014): 32.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4353666/
- Jaradat, Nidal Amin, et al. “Pesquisa etnofarmacológica de remédios fitoterápicos usados para tratamento de vários tipos de câncer e seus métodos de preparação na Cisjordânia-Palestina.” Medicina complementar e alternativa BMC 16.1 (2016): 93.
https: //www.ncbi.nlm.nih.gov / pmc / articles / PMC5499037 /