Índice:
- Ioga para quadris e coxas
- 1. Utkatasana
- 2. Virabhadrasana II
- 3. Natarajasana
- 4. Ustrasana
- 5. Upavistha Konasana
- 6. Janu Sirsasana
- 7. Baddha Konasana
- 8. Malasana
- 9. Navasana
- 10. Salabhasana
- 11. Setu Bandhasana
- 12. Ananda Balasana
Devido ao nosso estilo de vida sedentário e falta de exercícios, tendemos a acumular gordura nos quadris e nas coxas. Mas, não se preocupe! Aqui estão alguns asanas básicos na ioga para reduzir quadris e coxas. Uma combinação adequada de dieta e ioga pode resolver os problemas de peso e gordura nessas áreas problemáticas.
Ioga para quadris e coxas
- Utkatasana
- Virabhadrasana II
- Natarajasana
- Ustrasana
- Upavistha Konasana
- Janu Sirsasana
- Baddha Konasana
- Malasana
- Navasana
- Salabhasana
- Setu Bandhasana
- Ananda Balasana
1. Utkatasana
Imagem: iStock
Também conhecido como - Chair Pose
Benefícios - Este asana estimula os músculos das pernas, especialmente os quadris e as coxas. Sentar em uma cadeira é fácil, mas quando você se senta em uma cadeira imaginária, seus músculos são exercidos enquanto seguram seu corpo. O peso do corpo repousa sobre as pernas, especialmente sobre os músculos dos quadris e das coxas. Isso não só tonifica as pernas e aumenta os músculos, mas também fortalece a área.
Como fazer - Fique ereto em Tadasana. Dobre suavemente os joelhos e abaixe as nádegas, como se estivesse sentado em uma cadeira imaginária. Inspire e estenda os braços sobre a cabeça. Mantenha a postura por alguns segundos enquanto mantém o fluxo da respiração. Lançamento.
Dica de cura - Ouça seu corpo. Se você for um iniciante, abaixe os quadris apenas o máximo que puder, mas aumente gradualmente. Quando se sentir confortável na postura, você pode pulsar um pouco para aumentar a intensidade e o alongamento do músculo.
Uma palavra de cautela: você não deve sentir muita pressão sobre os joelhos. Certifique-se de que a carga dessa postura não se traduza nos joelhos.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Utkatasana
Voltar para TOC
2. Virabhadrasana II
Imagem: iStock
Também conhecido como - Warrior Pose II
Benefícios - Este asana funciona nas pernas com certeza, mas especificamente na parte interna das coxas. A princípio, essa postura pode parecer simples, mas funciona nos músculos que não recebem atenção quando executamos nossas tarefas diárias. A melhor parte é que ambas as pernas fazem um treino diferente ao mesmo tempo, então mais grupos musculares são direcionados com este asana.
Como fazer - alargue as pernas de modo que fiquem substancialmente mais afastadas do que a largura do quadril. Gire o calcanhar direito com os dedos apontando para fora e use o calcanhar esquerdo para se aterrar. O arco do calcanhar esquerdo deve estar alinhado com o pé direito. Abaixe os quadris e irradie sua energia enquanto estica os braços de forma que fiquem alinhados com os ombros. Vire o olhar para a frente e mantenha a postura com integridade. Respire lenta e fortemente enquanto mantém a postura e depois solte. Repita do outro lado.
Dica de cura - para obter melhores resultados, aumente o alongamento das pernas e abaixe a pélvis, mas lembre-se de puxar os órgãos abdominais para cima. Certifique-se de manter o equilíbrio em ambas as pernas igualmente.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Virabhadrasana II
Voltar para TOC
3. Natarajasana
Imagem: iStock
Também conhecido como - Lord Of The Dance Pose
Benefícios - Os flexores do quadril são estimulados e alongados nesta postura muito graciosa. Os músculos internos e externos da coxa são trabalhados. Este asana fortalece as pernas enquanto o corpo se equilibra em uma perna. Da pélvis aos pés, todos os músculos da perna são tonificados e alongados. Seus quadris são abertos e todos os bloqueios de energia nas pernas são liberados. A circulação sanguínea em suas pernas é aumentada, o que fornece um novo fluxo de oxigênio e nutrientes para elas.
Como fazer isso - Fique em Tadasana. Levante o pé direito e gire-o para trás de forma que a perna direita fique paralela ao solo. Flexione o joelho, estendendo o braço direito até o pé / dedão direito e alongue. Depois de segurar o pé direito, estique o braço esquerdo para a frente. Você pode manter as palmas das mãos estendidas ou assumir o Gyan Mudra. Olhe para seus dedos esquerdos. Mantenha a postura por alguns segundos enquanto respira longa e profundamente. Solte e repita do outro lado.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Natarajasana
Voltar para TOC
4. Ustrasana
Imagem: iStock
Também conhecido como - Camel Pose
Benefícios - Este asana abre brilhantemente os músculos peitorais e dá força aos flexores do quadril. Também tonifica todos os membros, especialmente as coxas. Este asana atua na parte frontal do corpo, de forma que os músculos frontais das coxas fiquem totalmente tonificados e estimulados.
Como fazer - Sente-se em Vajrasana. Eleve os quadris e eleve o corpo de forma que os músculos do quadril e da panturrilha fiquem perpendiculares. Abra o peito e incline-se para trás. Alcance os braços para as solas, certificando-se de que estejam esticados. Abaixe suavemente a cabeça enquanto olha para trás. Certifique-se de que não há sensações adversas na região da coluna lombar. Mantenha a postura enquanto respira longa e profundamente. Lançamento.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Ustrasana
Voltar para TOC
5. Upavistha Konasana
Imagem: iStock
Também conhecido como - Dobra dianteira sentada com pernas largas
Benefícios - Este asana funciona muito bem na parte posterior das pernas. Além de dar a eles um bom alongamento, ele funciona na parte interna das coxas muito ignorada. Ele cria força e flexibilidade, além de ser maravilhosamente adaptado às necessidades das mulheres
Como fazer isso - Sente-se em Dandasana. Alongue as pernas o máximo que puder. Em seguida, traga as palmas das mãos para o centro. Se você for flexível o suficiente, direcione seu corpo e estique o braço à frente, tentando descansar a parte superior do tronco no chão, com o queixo e a cabeça sendo os últimos a pousar no chão. Se não, dobre os cotovelos e deixe a cabeça cair. Respire algumas vezes, depois volte lentamente e junte os pés.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Upavistha Konasana
Voltar para TOC
6. Janu Sirsasana
Imagem: iStock
Também conhecido como - postura da cabeça aos joelhos
Benefícios - O Janu Sirsasana trabalha no sentido de aumentar a flexibilidade dos isquiotibiais e seus subconjuntos enquanto tonifica as coxas e as articulações do quadril. Além disso, os músculos das pernas são alongados, há um alongamento maior nas costas e na coluna, o que contribui para o aumento da circulação sanguínea nessas regiões. Isso nutre os músculos e mantém a área saudável. Este asana também ajuda a fortalecer as pernas e, se feito por um período prolongado, também acalma a mente.
Como fazer - assumir o Dandasana. Dobre o joelho esquerdo de forma que o pé esquerdo toque a coxa direita. Estique os braços para cima, alongue o tronco e estenda os braços para o pé. Respire em seu abdômen. Segure e solte e repita com a outra perna. Embora você deva tocar a cabeça até o joelho nesse asana, o mais importante nessa postura é manter as costas retas.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Janu Sirsasana
Voltar para TOC
7. Baddha Konasana
Imagem: iStock
Também conhecido como - postura do sapateiro, postura da borboleta, postura do ângulo fechado
Benefícios - Este asana é um abridor de quadril incrível. Também aumenta a amplitude de movimento dos quadris. A parte interna das coxas é alongada e tonificada, e a massa magra é construída. Este asana basicamente funciona em seus quadris e coxas e faz maravilhas por eles.
Como fazer - Sente-se no tapete com as pernas esticadas. Dobre os joelhos e traga os pés para o centro. Junte os pés e endireite as costas. Segure os pés com as palmas das mãos. Agora, empurre os joelhos para o chão, tanto quanto você puder. Mantenha a postura por alguns minutos e solte.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Baddha Konasana
Voltar para TOC
8. Malasana
Imagem: iStock
Também conhecido como - Garland Pose
Benefícios - A Malasana é outra postura que atua principalmente nas pernas, principalmente nos quadris e coxas. Melhora a circulação sanguínea e garante um bom alongamento das ancas e coxas. Amplia os quadris e proporciona aos músculos das pernas grande força e flexibilidade.
Como fazer - agache-se no chão, certificando-se de que os pés estejam juntos e as nádegas fora do chão. Junte as palmas das mãos no centro e apoie os cotovelos com força na parte interna dos joelhos. Empurre os joelhos com os cotovelos o máximo possível. Mantenha a postura por pelo menos 10 respirações. Lançamento.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Malasana
Voltar para TOC
9. Navasana
Imagem: iStock
Também conhecido como - Naukasana, pose de barco
Benefícios - Quando você pratica este asana regularmente, ele se move além do seu corpo, ou seja, os órgãos, nervos, ossos e músculos, e penetra no âmago do seu ser. À medida que equilibra o peso do corpo nas nádegas, inicialmente o seu ser treme. Mas, muita força e determinação é construída em poucos segundos de suspensão. Há uma grande melhora na circulação sanguínea e as pernas alongam-se bem.
Como fazer isso - Sente-se em Dandasana. Em seguida, levante as pernas do chão com os joelhos dobrados. Quando você conseguir se equilibrar, levante as mãos do chão e estique-as à sua frente. Trabalhe para criar um 'V' na parte superior e inferior do corpo. Respire longa e profundamente. Lançamento.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Navasana
Voltar para TOC
10. Salabhasana
Imagem: iStock
Também conhecido como - Locust Pose, Grasshopper Pose
Benefícios - Este é um exercício de ioga eficaz que aborda a coluna posterior enquanto adiciona capacidades de "levantamento" nas pernas e para tonificar ou modelar os glúteos. Ele também funciona em muitas outras partes do corpo. Ele fortalece suas pernas e aumenta o fluxo de sangue. Seus quadris e coxas (pernas, em geral) permanecem fortes, flexíveis e com boa saúde.
Como fazer - deite-se de barriga para baixo e levante as pernas do colchonete, desde os quadris. Estique os braços para trás e levante o peito do chão. Levante o queixo e olhe para a frente. Mantenha a postura e respire algumas vezes antes de soltar.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Salabhasana
Voltar para TOC
11. Setu Bandhasana
Imagem: iStock
Também conhecido como - postura da ponte
Benefícios - Este asana melhora a circulação do sangue. Os quadris levantados impõem um bom alongamento. Os músculos são estimulados e tonificados, e qualquer energia é quebrada e liberada.
Como fazer isso - Deite-se de costas, com as pernas dobradas na altura dos joelhos. Levante suavemente os quadris e afaste-se do chão. Gire os ombros para dentro e estique os braços para que alcancem os pés. Respire longa e profundamente. Mantenha a postura por alguns segundos e solte.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Setu Bandhasana
Voltar para TOC
12. Ananda Balasana
Imagem: Shutterstock
Também conhecido como - pose de bebê feliz, pose de inseto morto
Benefícios - Este asana é uma das melhores posturas para abrir a articulação do quadril e também os isquiotibiais. Seus flexores são flexionados e todos os músculos da parte interna da coxa são alongados e estimulados. Este asana também atua nos músculos das costas, que geralmente não são trabalhados. A melhor parte dessa postura é que, enquanto você está nela, você pode orientar o alongamento e descobrir o que é bom.
Como fazer isso - Deite-se de costas. Levante as pernas do chão, dobrando-as na altura dos joelhos. Estique os braços e segure os arcos dos pés. Estique as pernas com o apoio das mãos. Mantenha os joelhos dobrados, mas você pode flexioná-los enquanto estiver na postura. Mantenha a postura enquanto se move e flexiona por alguns segundos. Solte e relaxe.
Para saber mais sobre este asana, clique aqui: Ananda Balasana
Voltar para TOC
Você já experimentou algum desses asanas de ioga para reduzir quadris e coxas? Manter as pernas esticadas e flexionadas é extremamente importante. Você pode reclamar que os quadris são gordos, mas quando os músculos não são trabalhados, isso pode levar a problemas mais sérios. Não espere tanto! Delicie-se com a ioga. Divirta-se enquanto você fortalece suas coxas e quadris e constrói aquele músculo magro.