Índice:
- Fatos sobre o chá verde
- 13 benefícios para a saúde do chá verde - respaldados pela ciência
- 1. Chá verde EGCG ajuda na perda de peso
- 2. Os antioxidantes do chá verde podem ajudar a combater certos tipos de câncer
- 3. O chá verde pode reduzir a resistência à insulina e o risco de diabetes
- 4. Os antioxidantes do chá verde podem melhorar a saúde cardiovascular
- 5. As catequinas do chá verde podem melhorar a função cerebral
- 6. Chá verde EGCG é ótimo para pele e cabelo
- 7. Antioxidantes de chá verde podem reduzir o risco de SOP
- 8. As catequinas do chá verde podem reduzir a hipertensão arterial
- 9. As catequinas do chá verde podem reduzir a inflamação e a artrite
- 10. O chá verde pode reduzir a depressão e a ansiedade
- 11. O chá verde EGCG pode combater bactérias, fungos e vírus
- 12. Os polifenóis do chá verde são bons para a saúde bucal
- 13. O chá verde pode aumentar a imunidade e aumentar a longevidade
- Quantas xícaras de chá verde para beber por dia?
- Efeitos colaterais de beber muito chá verde
- Conclusão
- 91 fontes
- Benefícios
- Quando beber
- Efeitos colaterais
O chá verde é a bebida saudável mais popular do mundo (1). É obtido a partir da planta Camellia sinensis . O chá verde contém catequinas com benefícios para a saúde comprovados pela ciência (2), (3). Esta postagem discute 13 benefícios do chá verde e por que você deve bebê-lo regularmente. Continue rolando.
Fatos sobre o chá verde
- O chá verde foi descoberto na China em 3000 aC (4). Foi popularizado no Japão e na Índia por monges budistas que viajavam e bebiam chá verde para meditação e benefícios para a saúde.
- Todos os chás (chá preto, chá oolong, chá matcha, etc.) são obtidos da mesma planta, ou seja, Camellia sinensis . No entanto, o chá verde é menos processado e oxidado do que os chás preto e Pu-erh. Portanto, é mais rico em compostos fenólicos e outros nutrientes (5), (6).
- O chá verde é rico em antioxidantes chamados Existem quatro tipos de catequinas (7):
- Epicatequina (EC)
- Epicatequina-3-galato (ECG)
- Epigalocatequina (EGC)
- Epigalocatequina-3-galato (EGCG)
Destes quatro, o EGCG é o mais eficaz no combate a várias doenças e problemas de saúde.
Vamos descobrir por que o chá verde é bom para você.
13 benefícios para a saúde do chá verde - respaldados pela ciência
1. Chá verde EGCG ajuda na perda de peso
Cerca de um terço da população mundial está com sobrepeso ou obesidade (8). Felizmente, o EGCG no chá verde ajuda na perda de peso (0,6 kg - 1,25 kg), diminui a gordura corporal (0,5 kg - 1,8 kg) e ajuda a reduzir o tamanho da cintura (9). Veja como o chá verde pode ajudá-lo a perder peso e se livrar da gordura da barriga:
- Aumenta o metabolismo e a oxidação de gordura - as catequinas do chá verde e a cafeína dão início ao metabolismo e induzem a oxidação rápida da gordura (a gordura é decomposta em ácidos graxos). Um estudo descobriu que o extrato de chá verde (GTE), com alto teor de EGCG, estimulou os genes que quebram a gordura (10). Outro estudo descobriu que o chá verde EGCG reduziu 37% da gordura visceral ao diminuir a absorção de lipídios (11).
- Induz a termogênese - o extrato de chá verde (GTE) induz a termogênese (produção de calor corporal), o que leva à perda de peso (12). A cafeína e as catequinas no chá verde também auxiliam na termogênese prolongada, inibindo a enzima catecol-o-metiltransferase (13).
- Reduz a fome - O EGCG e a cafeína no chá verde ajudam a reduzir o apetite, regulando os genes e hormônios da fome (14). Os cientistas descobriram que o EGCG reduziu os níveis do hormônio da fome, a leptina. Isso levou a uma redução de 60% no consumo de alimentos e 21% de perda de peso corporal em ratos de laboratório (15).
- Melhora o desempenho físico - EGCG de chá verde e / ou extrato de chá verde ajuda a reduzir a fadiga em atletas. Isso, por sua vez, melhora a atividade física e o desempenho e reduz o tempo de recuperação (16). O extrato de chá verde também ajuda a prolongar a resistência ao exercício em 8-24% (17).
- Zero Calorias - O chá verde tem zero calorias. Pessoas em uma dieta para perda de peso não precisam se preocupar em consumir muitas calorias se beberem de 2 a 3 xícaras de chá verde por dia.
Conclusão - O chá verde é bom para a perda de peso, pois estimula o metabolismo, ajuda a derreter a gordura e melhora o desempenho físico.
2. Os antioxidantes do chá verde podem ajudar a combater certos tipos de câncer
A divisão celular descontrolada e a disseminação de células anormais causam câncer (18). É a segunda causa de morte nos EUA (19). Os poderosos antioxidantes do chá verde podem ajudar a combater o câncer, eliminando os radicais livres de oxigênio que causam danos oxidativos às células e ao DNA.
- Câncer de mama - EGCG ajudou a reduzir o risco de câncer de mama em 19% e a recorrência em 27% (20). As propriedades anticâncer do chá verde podem ajudar a reduzir a expressão do câncer de mama e dos níveis de espécies reativas de oxigênio (ROS) (21). EGCG reduz a atividade de oncogenes (genes de câncer) e a proliferação de células cancerosas (22).
- Câncer de cólon - O chá verde também ajuda a reduzir o risco de câncer de cólon em não fumantes. Um aumento de 2 g na ingestão de chá verde mostrou uma redução de 12% no risco de câncer de cólon (23). Em outro estudo, os cientistas descobriram que pessoas que beberam chá verde por seis meses tiveram um risco 17% reduzido de câncer digestivo (24).
- Câncer nasofaríngeo - O EGCG encontrado no chá verde reduz o risco de câncer nasofaríngeo (cabeça e pescoço). Previne a proliferação, migração e morte de células cancerosas (apoptose) (25).
- Câncer cervical e de próstata - EGCG suprime a proliferação de células do câncer cervical (26). Beber pelo menos cinco xícaras de chá verde por dia ajuda a reduzir o risco de câncer de próstata em homens (27).
- Câncer de pulmão - Beber pelo menos três xícaras de chá verde por dia também pode reduzir o risco de câncer de pulmão em fumantes (28). EGCG ajuda a interromper a proliferação de células de câncer de pulmão e desintoxicar toxinas ambientais e agentes causadores de câncer (carcinógenos) (29), (30).
Conclusão - O chá verde EGCG é um poderoso agente anticâncer. Reduz o dano oxidativo, evita o crescimento e a migração descontrolada das células e induz a morte das células cancerosas.
3. O chá verde pode reduzir a resistência à insulina e o risco de diabetes
O diabetes é uma epidemia global e, em 2045, pode afetar cerca de 629 milhões de pessoas (31). Pessoas com diabetes têm níveis elevados de açúcar no sangue - devido à incapacidade do corpo de produzir insulina suficiente (diabetes tipo 1) ou resistência à insulina (diabetes tipo 2) (32).
O galato de epigalocatequina (EGCG) aumenta a saciedade, auxilia na perda de peso, reduz a circunferência da cintura, aumenta a sensibilidade à insulina e regula os níveis de açúcar no sangue (33), (34).
Consumir três xícaras de chá verde por dia pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 em 42% (35).
Conclusão - As catequinas do chá verde ajudam a reduzir o risco de diabetes tipo 2 auxiliando na perda de peso, aumentando a sensibilidade à insulina e diminuindo os níveis de glicose no sangue.
4. Os antioxidantes do chá verde podem melhorar a saúde cardiovascular
As doenças cardiovasculares (DCV) como doenças cardíacas, derrame e parada cardíaca são as principais causas de morte todos os anos (36). Essas doenças são causadas por níveis elevados de colesterol LDL e triglicerídeos séricos, obesidade e hipertensão. O chá verde ajuda das seguintes maneiras:
- Pode diminuir o colesterol LDL - Em um estudo, EGCG reduziu o colesterol LDL (depósitos de colesterol nas paredes arteriais bloqueiam o fluxo sanguíneo) em 9,29 mg / dl (37).
- Pode reduzir a PA elevada - Beber chá verde ajudou a reduzir o acúmulo de gordura visceral em 17,8%, diminuiu a absorção do colesterol e a oxidação do LDL e reduziu a pressão arterial (38), (39), (40).
- Baixas doses de chá verde também ajudam a prevenir a fibrilação atrial e melhorar a saúde do coração (41).
Conclusão - O chá verde pode ajudar a prevenir o risco de doenças cardiovasculares como ataque cardíaco e derrame, reduzindo os níveis de colesterol total e LDL, reduzindo a pressão alta e auxiliando na perda de peso.
5. As catequinas do chá verde podem melhorar a função cerebral
Os cientistas descobriram que o EGCG e a l-teanina (um aminoácido encontrado no chá verde) têm propriedades antioxidantes (42). Esses compostos ajudam a proteger o cérebro e a melhorar a função cerebral, a cognição, o humor e a atenção (43). Veja como o chá verde ajuda:
- Pode prevenir a disfunção cerebral - As propriedades neuroprotetoras do chá verde induzem a neuritogênese (síntese de novos neuritos) e ajudam a suprimir a disfunção cerebral (44).
- Pode melhorar a memória - estudos mostram que o consumo de chá verde pode ajudar a melhorar a memória e reduzir o risco de Alzheimer e Parkinson (45), (46).
Conclusão - O EGCG e a l-teanina no chá verde melhoram a função cerebral, o humor, a atenção e protegem contra doenças neurodegenerativas.
6. Chá verde EGCG é ótimo para pele e cabelo
- Retarda o envelhecimento da pele - os antioxidantes do chá verde ajudam a proteger a pele dos raios UV, estresse oxidativo, fotodanos e câncer de pele (47), (48). Os antioxidantes do chá verde também ajudam a retardar o envelhecimento do colágeno, mantendo assim a aparência de sua pele jovem (49).
- Reduz a inflamação da pele - A propriedade antiinflamatória também protege a pele de reações inflamatórias e doenças da pele como acne, dermatite atópica, queloides, verrugas, hirsutismo, candidíase, etc. (50).
- Previne a queda do cabelo - Um estudo publicado no Journal of Cosmetic Science mostrou que a aplicação de extrato de chá verde no couro cabeludo ajudou a reduzir a oleosidade do couro cabeludo (51). Green também ajudou a reduzir a alopecia androgenética (calvície de padrão masculino) ou queda de cabelo (52).
- Deixa o cabelo liso e brilhante - O chá verde pode estimular o crescimento do cabelo ao inibir a Diidrotestosterona (DTH) e também amacia o cabelo (53), (54). Ele contém polifenóis e vitaminas C e E, que são conhecidos por promover o brilho do cabelo.
Conclusão - Os polifenóis antioxidantes e antiinflamatórios do chá verde ajudam a manter a saúde da pele e do cabelo.
7. Antioxidantes de chá verde podem reduzir o risco de SOP
A síndrome do ovário policístico (SOP) é um distúrbio hormonal em mulheres (55). Altas quantidades de andrógenos (hormônios masculinos), menstruação irregular e pêlos faciais excessivos são algumas características da SOP. O chá verde pode ajudar das seguintes maneiras:
- Aids Weight Loss - Pesquisas mostram que mulheres com sobrepeso ou obesas (que são propensas a desenvolver SOP) que bebem chá verde podem prevenir o risco de SOP perdendo peso (56).
- Previne o desequilíbrio hormonal - Outro estudo confirmou que o chá verde ajuda a reduzir os níveis de testosterona e diminui os níveis de insulina em jejum (57).
- Reduz cistos - os polifenóis do chá verde também podem ajudar a reduzir o número de cistos e a espessura da camada do cisto (58).
Conclusão - Os antioxidantes do chá verde podem ajudar as mulheres com SOP, reduzindo a gordura corporal total, os níveis de testosterona, o número de cistos e a espessura da camada do cisto.
8. As catequinas do chá verde podem reduzir a hipertensão arterial
Complicações de pressão alta ou hipertensão custam cerca de 9,4 milhões de vidas por ano (59). Dieta inadequada, inatividade, idade, genes e sexo podem causar hipertensão. O chá verde ajuda a reduzir a pressão arterial elevada e relaxa os músculos lisos.
- Reduz a hipertensão - os cientistas descobriram que o chá verde ou o extrato de chá verde (GTE) podem reduzir a pressão arterial sistólica e diastólica em adultos com sobrepeso e obesos (60). Outro estudo confirmou que o chá verde ajudou a reduzir a pressão arterial sistólica em 6,6% e a pressão arterial diastólica em 5,1% (61).
- Relaxa os músculos lisos - As poderosas propriedades antioxidantes e antiinflamatórias do chá verde ajudam a relaxar a contração dos músculos lisos, reduzir a inflamação e diminuir o estresse oxidativo vascular, reduzindo assim a pressão arterial elevada (62).
Conclusão - O consumo regular de chá verde ajuda a reduzir a pressão arterial sistólica e diastólica.
9. As catequinas do chá verde podem reduzir a inflamação e a artrite
A inflamação é a primeira resposta do corpo a lesões, infecções ou doenças autoimunes. Ele abre o caminho para a cura. Mas a inflamação crônica ou constante pode causar ganho de peso, alergias, diabetes, artrite, doenças cardiovasculares (DCV) e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), etc. (63). Veja como o chá verde ajuda a controlar a inflamação:
- Pode reduzir a inflamação e doenças - As propriedades antiinflamatórias e antioxidantes do chá verde ajudam a reduzir os marcadores inflamatórios na doença inflamatória intestinal (DII), câncer gástrico, artrite, ganho de peso induzido por inflamação e distúrbios neurodegenerativos (64).
- Ajuda a controlar a inflamação artrítica - De acordo com a Arthritis Foundation, EGCG no chá verde tem atividade antioxidante 100 vezes mais forte do que as vitaminas C e E (65). Consumir 4-6 xícaras de chá verde pode ajudar a reduzir o inchaço nas articulações e a inflamação em pessoas com artrite reumatóide (66). EGCG inibe moléculas pró-inflamatórias e vias de sinalização inflamatórias que levam à inflamação e artrite (67), (68).
Conclusão - As propriedades antiinflamatórias do chá verde podem ajudar a reduzir a inflamação crônica, o inchaço, a vermelhidão e a dor nas articulações, bloqueando as vias inflamatórias.
10. O chá verde pode reduzir a depressão e a ansiedade
Mais de 300 milhões de pessoas lidam com depressão e 40 milhões de pessoas com ansiedade (69), (70). O chá verde pode reduzir os sintomas das seguintes maneiras:
- Melhora o humor - pesquisas mostram que as catequinas do chá verde ajudam a diminuir os sintomas de depressão e ansiedade (71), (72). Os antioxidantes do chá verde também ajudaram a reduzir a depressão em pessoas que tiveram um derrame (73).
- Reduz os hormônios do estresse - os polifenóis ou catequinas do chá verde atuam reduzindo os hormônios do estresse comumente associados à depressão e à ansiedade (74).
Conclusão - Os polifenóis do chá verde ajudam a reduzir os hormônios do estresse, reduzindo assim a ansiedade e a depressão e melhorando o humor. Não é sem razão que os monges budistas bebem chá verde antes da meditação.
11. O chá verde EGCG pode combater bactérias, fungos e vírus
Microrganismos patogênicos como certas bactérias, vírus, fungos causam infecções e também podem matar (75).
- Combate as infecções bacterianas - EGCG é um antibiótico natural. Os pesquisadores descobriram que o EGCG no chá verde pode ajudar a proteger contra infecções bacterianas nos pulmões (76). A propriedade antimicrobiana do chá verde é eficaz contra bactérias orais, ITU causada pelo frio e o notoriamente perigoso Bacillus anthracis (bactéria do antraz) (77), (78), (79).
- Combate infecções fúngicas e virais - estudos também confirmaram que o chá verde é eficaz contra infecções fúngicas e virais (80).
Conclusão - O chá verde tem propriedades antimicrobianas que ajudam a reduzir as chances de infecções bacterianas, fúngicas e virais.
12. Os polifenóis do chá verde são bons para a saúde bucal
- Protege a saúde bucal - As propriedades antibacterianas dos polifenóis do chá verde também ajudam a proteger a cavidade oral de infecções bacterianas. O chá verde protege a saúde bucal reduzindo o estresse oxidativo da cavidade oral devido ao fumo (81).
- Melhora a saúde bucal - A propriedade antiinflamatória do chá verde ajuda a reduzir a inflamação e o risco de doenças periodontais e cáries dentárias (82), (83), (84). Os polifenóis do chá verde melhoram a saúde bucal e reduzem o risco de câncer oral (85).
Conclusão - As propriedades antimicrobianas, antioxidantes e antiinflamatórias do chá verde ajudam a reduzir o risco de cárie dentária, câncer oral e infecções bacterianas.
13. O chá verde pode aumentar a imunidade e aumentar a longevidade
- Pode aumentar a expectativa de vida - a pesquisa mostrou que as pessoas na China que consumiam regularmente chá verde viveram mais tempo com uma redução de até 10% no risco de mortalidade (86).
- Pode melhorar a qualidade de vida em idosos - Beber chá verde pode ajudar a fortalecer a imunidade e diminuir a incapacidade funcional em idosos (87), (88).
- Pode reduzir o risco de morte - Os consumidores de chá verde que não são fumantes podem ter o risco reduzido de morte por causas como colesterol alto, depressão, derrame, obesidade, pressão alta e diabetes (89), (90).
Conclusão - Os antioxidantes do chá verde podem ajudar a aumentar a imunidade e aumentar as chances de uma vida mais longa e saudável.
Estas são as 13 razões para beber chá verde regularmente. Beber muitas xícaras de chá verde em horários estranhos pode ter alguns efeitos colaterais. Role para baixo para saber quantos copos beber e quando.
Quantas xícaras de chá verde para beber por dia?
Você pode beber três xícaras de chá verde por dia. Não exceda o limite de quatro xícaras. Beba chá verde 20-30 minutos antes do almoço, treino noturno e jantar. Você também pode tomar uma xícara de chá verde no café da manhã.
Evite beber com o estômago vazio (beba água com cal ou apenas água com o estômago vazio). Além disso, evite beber chá verde antes de dormir. A cafeína pode impedir que você adormeça. Beba pelo menos 4-5 horas antes de dormir.
Nota: Beba chá verde descafeinado se você for intolerante à cafeína.
O que acontecerá se você beber muitas xícaras de chá verde por dia?
Efeitos colaterais de beber muito chá verde
- Pode causar toxicidade hepática e problemas renais.
- Pode causar espinha bífida em bebês recém-nascidos (91).
- Pode causar insônia.
- Pode causar dores de estômago e cólicas.
Aqui estão mais alguns efeitos colaterais do chá verde em detalhes.
Conclusão
O chá verde é uma das melhores bebidas saudáveis. Suas propriedades antioxidantes e antiinflamatórias podem ajudar no combate a várias doenças e condições. No entanto, você não deve consumir mais do que 3-4 xícaras de chá verde por dia. Além disso, é melhor prepará-lo usando esses métodos em vez de usar saquinhos de chá verde. Com isso em mente (e depois de conversar com seu médico), comece a beber chá verde para uma vida melhor e mais saudável. Felicidades!
91 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Catequinas do chá verde: seu uso no tratamento e prevenção de doenças infecciosas. 2018.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6076941/
- Chá e saúde: estudos em humanos. 2013.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4055352/
- Polifenóis do chá para promoção da saúde. 2007.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3220617/
- Efeitos do chá verde na promoção da saúde. 2012.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3365247/
- Composição, consumo e química dos polifenóis do chá verde. 1992.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1614995
- Efeitos benéficos do chá verde: uma revisão da literatura. 2010.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2855614/
- Catequinas do chá verde: seu uso no tratamento e prevenção de doenças infecciosas. 2018.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6076941/
- A epidemiologia da obesidade. 2019.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30253139
- Fitoquímicos no Controle do Apetite Humano e Peso Corporal. 2010.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4033978/
- O Efeito do Extrato de Chá Verde na Oxidação de Gordura em Repouso e Durante o Exercício: Evidência de Eficácia e Mecanismos Propostos. 2013.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3649093/
- O principal polifenol do chá verde, (-) - epigalocatequina-3-galato, inibe a obesidade, a síndrome metabólica e a doença hepática gordurosa em camundongos com alto teor de gordura. 2008.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2586893/
- Chá verde e termogênese: interações entre catequinas-polifenóis, cafeína e atividade simpática. 2000.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10702779
- Perda de peso induzida pela termogênese do extrato de chá verde pela inibição do galato de epigalocatequina da catecol-O-metiltransferase 2006.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17201629
- O chá verde (-) - epigalocatequina-3-galato neutraliza a alimentação diurna induzida por dieta rica em gordura em camundongos. 2016.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27468160
- O derivado do chá verde causa perda de apetite e perda de peso em ratos. 2000.
www.uchicagomedicine.org/forefront/news/2000/february/green-tea-derivative-causes-loss-of-appetite-weight-loss-in-rats
- Extrato de chá verde preserva a ativação neuromuscular e marcadores de danos musculares em atletas sob fadiga cumulativa. 2018.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6107802/
- O extrato de chá verde melhora a capacidade de resistência e aumenta a oxidação de lipídios musculares em ratos. 2005.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15563575
- Cancer Facts & Figures 2019. 2019.
www.cancer.org/content/dam/cancer-org/research/cancer-facts-and-statistics/annual-cancer-facts-and-figures/2019/cancer- fatos-e-figuras-2019.pdf
- Estatísticas do câncer, 2019. 2019.
onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.3322/caac.21551
- Compostos do chá verde na prevenção e tratamento do câncer de mama. 2014.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4127621/
- O polifenol epigalocatequina-3 galato do chá verde (EGCG) afeta a expressão gênica das células do câncer de mama transformadas pelo carcinógeno 7,12-dimetilbenzantraceno. 2005.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16317158
- A atividade anticancerígena específica do chá verde (-) - epigalocatequina-3-galato (EGCG). 2002.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12395181
- Consumo de chá verde e risco de câncer colorretal: um relatório do Shanghai Men's Health Study. 2011.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3246881/
- O chá verde reduz a taxa de alguns tipos de câncer gastrointestinal. 2012.
news.vumc.org/2012/10/31/green-tea-found-to-reduce-rate-of-some-gi-cancers/
- EGCG Inibe a Proliferação, Invasividade e Crescimento de Tumor por Regulação Ascendente de Moléculas de Adesão, Supressão da Atividade de Gelatinases e Indução de Apoptose em Células de Carcinoma Nasofaríngeo. 2015.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4346850/
- Efeitos supressivos de EGCG no câncer cervical. 2018.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6225117/
- Efeitos anticâncer dos polifenóis do chá verde contra o câncer de próstata. 2019.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6337309/
- O consumo de chá verde reduz o risco de câncer de pulmão entre os fumantes? 2007.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1810371/
- O polifenol EGCG do chá verde suprime o crescimento das células do câncer de pulmão por meio da regulação positiva da expressão de miR-210 causada pela estabilização de HIF-1α. 2011.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21965273
- Chá verde e prevenção do câncer de esôfago e pulmão. 2011.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3400335/
- Fatos e números sobre diabetes. 2017.
www.idf.org/aboutdiabetes/what-is-diabetes/facts-figures.html
- Diabetes. WHO.
www.who.int/health-topics/diabetes
- Efeitos do extrato de chá verde sobre a resistência à insulina e o peptídeo 1 semelhante ao glucagon em pacientes com diabetes tipo 2 e anormalidades lipídicas: um ensaio randomizado, duplo-cego e controlado por placebo. 2014.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3948786/
- A associação entre as concentrações de chá verde e os níveis de glicose no sangue. 2009.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2613497/
- Efeitos antidiabéticos do chá. 2017.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6154530/
- Estatísticas de doenças cardíacas e derrame-2019 em um relance. 2019.
healthmetrics.heart.org/wp-content/uploads/2019/02/At-A-Glance-Heart-Disease-and-Stroke-Statistics-%E2%80%93-2019.pdf
- Revisão sistemática do galato de epigalocatequina do chá verde na redução dos níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade em humanos. 2016.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27324590
- O chá verde, uma boa opção para prevenção de doenças cardiovasculares? 2004.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15969262
- O extrato aquoso de chá verde reduz a gordura visceral e diminui a disponibilidade de proteína em ratos alimentados com uma dieta rica em gordura. 2011.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21419320
- Um extrato de chá verde rico em catequinas reduz a gordura corporal e os riscos cardiovasculares em humanos. 2007.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17557985
- A ingestão de baixas doses de chá verde reduz a incidência de fibrilação atrial na população chinesa. 2016.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5356761/
- Os efeitos benéficos para a saúde do aminoácido l-teanina do chá verde em modelos animais: promessas e perspectivas para testes em humanos. 2019.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30632212
- Efeitos do chá verde na cognição, humor e função cerebral humana: uma revisão sistemática. 2017.
www.researchgate.net/publication/318730002_Green_tea_effects_on_cognition_mood_and_human_brain_function_A_systematic_review
- Função das catequinas do chá verde no cérebro: galato de epigalocatequina e seus metabólitos. 2019.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31349535
- Ingestão de chá verde e riscos para demência, doença de Alzheimer, deficiência cognitiva leve e deficiência cognitiva: uma revisão sistemática. 2019.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6567241/
- Polifenóis do chá na doença de Parkinson. 2015.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26092629
- Fotoproteção cutânea pelo chá verde: efeitos antioxidantes e imunomoduladores. 2003.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12871030
- Chá verde e pele. 2000.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10926734
- O extrato de chá verde suprime o aumento relacionado à idade na reticulação de colágeno e produtos fluorescentes em camundongos C57BL / 6. 2003.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3561737/
- Chá verde em dermatologia. 2012.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23346663
- Desenvolvimento e avaliação clínica de tônico capilar de chá verde para tratamento de couro cabeludo oleoso. 2016.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29394016
- Aumento do crescimento do cabelo humano in vitro por epigalocatequina-3-galato do chá verde (EGCG). 2007.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17092697
- Os efeitos dos compostos polifenólicos do chá na queda de cabelo em roedores. 2005.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2569505/
- As bebidas podem fazer crescer o cabelo na cabeça calva? 2012.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3358932/
- Síndrome dos ovários policísticos. 2013.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3737989/
- Efeito do chá verde no aspecto metabólico e hormonal da síndrome do ovário policístico em mulheres com sobrepeso e obesas que sofrem de síndrome do ovário policístico: um ensaio clínico. 2017.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28584836
- Efeito do chá verde no aspecto metabólico e hormonal da síndrome do ovário policístico em mulheres com sobrepeso e obesas que sofrem de síndrome do ovário policístico: um ensaio clínico. 2017.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5441188/
- O efeito do extrato de chá verde na melhora reprodutiva na síndrome do ovário policístico induzida por valerato de estradiol em ratos. 2015.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4673950/
- Um resumo global sobre hipertensão. 2013.
ish-world.com/downloads/pdf/global_brief_hypertension.pdf
- Efeito da suplementação de chá verde na pressão arterial entre adultos com sobrepeso e obesos: uma revisão sistemática e meta-análise. 2015.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25479028
- O consumo regular de chá verde melhora a pressão de pulso e induz a regressão da hipertrofia ventricular esquerda em pacientes hipertensos. 2019.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6434072/
- Efeitos e mecanismos do chá na regulação da pressão arterial: evidências e promessas. 2019.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6567086/
- Inflamação crônica. 2019.
www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK493173/
- Doenças inflamatórias crônicas e polifenóis do chá verde. 2017.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5490540/
- Melhores bebidas para artrite.
www.arthritis.org/living-with-arthritis/arthritis-diet/best-foods-for-arthritis/best-beverages-for-arthritis.php
- Chá verde e intervenções de exercícios como remédios não medicamentosos em pacientes geriátricos com artrite reumatóide. 2016.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5088134/
- Epigalocatequina-3-galato polifenol do chá verde: inflamação e artrite. 2010.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20462508
- Chá verde: uma nova opção para a prevenção ou controle da osteoartrite. 2011.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3239363/
- Depressão. 2018.
www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/depression
- Ansiedade e depressão.
adaa.org/about-adaa/press-room/facts-statistics
- O consumo de chá verde e café está inversamente associado a sintomas depressivos na população trabalhadora japonesa. 2014.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23453038
- Efeitos do chá verde na cognição, humor e função cerebral humana: uma revisão sistemática. 2017.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28899506
- Efeitos antidepressivos e atividade antioxidante do chá verde e do chá verde GABA em um modelo de rato com depressão pós-derrame. 2016.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26626862
- Os polifenóis do chá verde produzem efeitos semelhantes aos dos antidepressivos em ratos adultos. 2012.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21964320
- As doenças infecciosas matam mais de 17 milhões de pessoas por ano: a OMS alerta para a crise global. 1996.
www.who.int/whr/1996/media_centre/press_release/en/
- Efeitos protetores das catequinas do chá verde em macrófagos alveolares contra infecções bacterianas. 2004.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15630181
- Catequinas do chá verde: seu uso no tratamento e prevenção de doenças infecciosas. 2018.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6076941/
- O chá verde como um antimicrobiano eficaz para infecções do trato urinário causadas por Escherichia coli. 2013.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3684790/
- O chá verde e a epigalocatequina-3-galato são bactericidas contra o Bacillus anthracis. 2017.
academic.oup.com/femsle/article/364/12/fnx127/3866595
- As possibilidades antimicrobianas do chá verde. 2014.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4138486/
- Chá verde: um produto natural promissor na saúde bucal. 2012.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22226360
- Chá verde: um benefício para a saúde periodontal e geral. 2012.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3459493/
- Camellia sinensis (Chá): Implicações e papel na prevenção da cárie dentária. 2013.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3841993/
- Chá verde: um novo alimento funcional para a saúde bucal de idosos. 2014.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24261512
- Chá Verde (Camellia Sinensis): Química e Saúde Bucal. 2016.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27386001
- Consumo de chá e mortalidade entre os chineses mais velhos. 2013.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3830687/
- O consumo de epigalocatequina-3-galato do chá verde aumenta a resposta imunológica sistêmica, a capacidade antioxidante e as funções do eixo HPA em camundongos albinos suíços machos idosos. 2017.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28341876
- Bebedores de chá verde mostram menos incapacidades com a idade: estudo. 2012.
www.reuters.com/article/us-greentea/green-tea-drinkers-show-less-disability-with-age-study-idUSTRE8121T720120206
- Consumo de chá verde e mortalidade por causas específicas: Resultados de dois estudos de coorte prospectivos na China. 2017.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5328738/
- Café e chá: vantagens para a saúde e longevidade? 2013.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24071782
- Consumo de chá materno durante a gravidez precoce e o risco de espinha bífida. 2015.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4557736/