Índice:
- O que é beta-caroteno?
- Valor nutricional do beta-caroteno
- Benefícios para a saúde do beta-caroteno
- 1. Saúde Cardiovascular:
- 2. Previne o câncer:
- 3. Bom para o cérebro:
- 4. Tratamento de doenças respiratórias:
- 5. Previne a diabetes:
- 6. Previne a degeneração macular:
- 7. Previne a artrite reumatóide:
- 8. Fortalece o Sistema Imune:
- Benefícios para a pele do beta-caroteno
- 9. Produz um brilho saudável:
- 10. Reduz a sensibilidade ao sol:
- 11. Tratamento da leucoplasia oral:
- 12. Tratamento da esclerodermia:
- 13. Tratamento de doenças de pele:
- Benefícios capilares do beta-caroteno
- 14. Previne a caspa e outros problemas de cabelo:
- 15. Estimula o crescimento do cabelo:
“Podemos nos comprometer a promover vegetais, frutas e grãos inteiros em cada parte de cada menu. Podemos diminuir o tamanho das porções e enfatizar a qualidade em vez da quantidade. E podemos ajudar a criar uma cultura - imagine isso - em que nossos filhos peçam opções saudáveis em vez de resistir a elas. ”- Michelle Obama.
A primeira-dama dos Estados Unidos está criando uma revolução alimentar. Ela está propagando hábitos alimentares saudáveis e nutritivos. É amplamente reconhecido que você é o que você come. Alimentos nutritivos promovem a saúde mental e física. Um dos nutrientes mais importantes para o corpo é o beta-caroteno, conhecido por seu poder de aumento da visão. Existem muitos outros benefícios do beta-caroteno.
O que é beta-caroteno?
Os carotenóides são pigmentos naturais encontrados nas plantas, responsáveis por conferir cores vibrantes às frutas e vegetais. Eles são abundantes na natureza. Estima-se que existam 500 carotenóides diferentes, incluindo beta-caroteno, alfa-caroteno, luteína, criptoxantina e zeaxantina, distribuídos por todo o mundo das plantas e algas.
- O beta-caroteno é uma derivação do nome latino para cenoura, pois esse composto foi derivado primeiro das raízes da cenoura.
- É um composto orgânico que é quimicamente classificado como um hidrocarboneto e especificamente como um terpenóide.
- É um pigmento fortemente colorido que dá às frutas e vegetais amarelos e laranja seus matizes ricos. Uma vez ingerido, ele é convertido em vitamina A (retinol), que desempenha várias funções biológicas no corpo. A vitamina A também atua como um antioxidante que protege as células dos efeitos nocivos dos radicais livres prejudiciais.
- O beta-caroteno e vários outros carotenóides também são conhecidos como “pró-vitamina A” porque atuam como precursores da produção de vitamina A no corpo.
- Outros carotenóides como licopeno, luteína e zeaxantina não podem ser convertidos em vitamina A.
- Cerca de 50% da vitamina A em uma dieta vegetariana é fornecida pelo beta-caroteno e outros carotenóides. O beta-caroteno também é produzido sinteticamente ou a partir do óleo de palma, algas e fungos.
- A vitamina A está envolvida na formação de glicoproteínas. É essencial para a visão e subsequentemente convertido em ácido retinóico, que é usado em processos como o crescimento e a diferenciação celular.
Valor nutricional do beta-caroteno
Quando ingerido no corpo, o beta-caroteno é convertido em vitamina A (retinol) no intestino delgado dos mamíferos por beta-caroteno 15 e 15 monooxigenase, uma enzima. O excesso de retinol é armazenado no fígado e sintetizado em vitamina A ativa em momentos de necessidade.
É uma das formas mais comuns de caroteno, é solúvel em gordura, mas não solúvel em água. Para garantir sua absorção adequada, 3 a 5 gramas de gordura devem ser consumidos. Os carotenóides suspensos no óleo são mais absorvíveis do que na água e nos alimentos. De acordo com o National Institutes of Health, a ingestão recomendada de beta-caroteno é de 3.000 unidades internacionais (UI) e 2.310 UI para homens e mulheres adultos, respectivamente.
Da mesma forma, recomenda uma dosagem de 1650 UI para bebês de 7 a 12 meses de idade, 1000 UI para crianças de 1-3 anos, 1320 UI para crianças de 4-8 anos e 2.000 UI para crianças de 9-13 anos. Em vez de consumir suplementos de beta-caroteno isolados, geralmente é recomendado consumir 15.000 UI de carotenóides mistos por dia para adultos e crianças com idade acima de 13 anos.
O carotenóide facilita a comunicação entre as células, melhorando a expressão de um gene que codifica as proteínas da conexina. Essas proteínas formam poros ou funções de lacuna entre as membranas celulares, permitindo assim que as células se comuniquem por meio da troca de pequenas moléculas.
Benefícios para a saúde do beta-caroteno
Os principais benefícios do beta-caroteno podem ser atribuídos ao fato de estar envolvido na formação da vitamina A, que é vital para a manutenção da saúde das membranas mucosas e da pele. Alguns dos benefícios do beta-caroteno são os seguintes.
1. Saúde Cardiovascular:
Fazer uma dieta rica em beta-caroteno reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares. O beta-caroteno atua com a vitamina E para reduzir a oxidação do colesterol LDL, diminuindo assim o risco de aterosclerose e doenças coronárias.
2. Previne o câncer:
O betacaroteno ajuda a combater o câncer por meio de sua capacidade antioxidante. Além disso, ajuda a manter as células em comunicação adequada, evitando assim o crescimento de células cancerosas. Portanto, a ingestão de alimentos ricos em beta-caroteno reduz o risco de câncer de mama, cólon, cavidade oral e pulmão.
3. Bom para o cérebro:
A pesquisa provou que o consumo de betacaroteno é benéfico para o cérebro, pois retarda significativamente o envelhecimento cognitivo. Além disso, pode combater o estresse oxidativo que pode danificar as células cerebrais ao longo do tempo, reduzindo assim o risco de demência.
4. Tratamento de doenças respiratórias:
A alta ingestão de alimentos com beta-caroteno ajuda a aumentar a capacidade pulmonar e a aliviar doenças respiratórias, evitando distúrbios respiratórios como asma, bronquite e enfisema.
5. Previne a diabetes:
Vários estudos mostraram que pessoas com níveis adequados de beta-caroteno em seus corpos têm menos probabilidade de sofrer de tolerância à glicose e diabetes.
6. Previne a degeneração macular:
A degeneração macular relacionada à idade é uma doença ocular na qual a mácula do olho, responsável pela visão central, começa a se decompor. O consumo de níveis adequados de beta-caroteno (15mg) junto com outros nutrientes pode retardar a progressão da degeneração macular relacionada à idade (DMRI).
7. Previne a artrite reumatóide:
A deficiência de beta-caroteno e vitamina C atua como um fator de risco para artrite reumatóide. Assim, o consumo de níveis adequados de beta-caroteno é necessário para prevenir a ocorrência dessa condição.
8. Fortalece o Sistema Imune:
O beta-caroteno fortalece o sistema imunológico, ativando a glândula timo, que é uma das fontes mais importantes de proteção imunológica. A glândula timo permite que o sistema imunológico lute contra infecções e vírus, destruindo assim as células cancerosas antes que se espalhem.
Benefícios para a pele do beta-caroteno
O beta-caroteno é convertido em vitamina A, vital para a manutenção de uma pele saudável. Seu corpo converte a quantidade de vitamina A necessária do beta-caroteno; altas doses dessa vitamina podem ser tóxicas. Os benefícios desse pigmento para a pele são os seguintes.
9. Produz um brilho saudável:
O beta-caroteno previne o envelhecimento prematuro da pele, agindo como um antioxidante, uma substância que reduz os danos do oxigênio causados pela luz ultravioleta, poluições e outros riscos ambientais, como fumar. O consumo de níveis adequados de beta-caroteno confere um brilho natural à pele, tornando-a mais atraente e bonita. O consumo excessivo, entretanto, deve ser evitado, pois pode fazer com que as solas dos pés, as palmas das mãos, o nariz e até a parte branca dos olhos fiquem com a cor amarelo abóbora.
10. Reduz a sensibilidade ao sol:
Doses elevadas de beta-caroteno tornam a pele menos sensível ao sol. Portanto, é particularmente benéfico para pessoas com protoporfiria eritropoiética, uma doença genética rara que causa sensibilidade dolorosa ao sol e também problemas de fígado. Além disso, pode aumentar a eficácia do filtro solar. O consumo de cerca de 90 a 180 mg de beta-caroteno pode reduzir as queimaduras solares e fornecer um FPS de 4. Portanto, os alimentos que contêm beta-caroteno ou suplementos podem ser associados a filtro solar para aumentar sua eficácia.
11. Tratamento da leucoplasia oral:
A leucoplasia oral é uma condição caracterizada por lesões brancas na boca ou na língua, causada por anos de fumo ou consumo de álcool. O consumo de beta-caroteno reduz os sintomas e o risco de desenvolver essa condição. No entanto, é aconselhável consultar seu médico antes de tomar suplementos de beta-caroteno para o tratamento da leucoplasia.
12. Tratamento da esclerodermia:
A esclerodermia é uma doença do tecido conjuntivo caracterizada por pele endurecida. Ocorre devido a baixos níveis de beta-caroteno no sangue. Acredita-se que os suplementos de beta-caroteno sejam úteis para pessoas com esclerodermia. No entanto, pesquisas ainda estão em andamento a esse respeito e, portanto, você deve consultar seu médico antes de usar esses suplementos.
13. Tratamento de doenças de pele:
O beta-caroteno é eficaz no tratamento de doenças da pele como pele seca, eczema e psoríase. A vitamina A, sendo um poderoso antioxidante, está envolvida no crescimento e na reparação dos tecidos do corpo e, portanto, protege a pele contra danos. Quando aplicado externamente, ajuda no tratamento de úlceras, impetigo, furúnculos, carbúnculos e úlceras abertas, além de remover manchas senis. Também acelera a cicatrização de lesões, cortes e feridas na pele.
Benefícios capilares do beta-caroteno
O betacaroteno é convertido em vitamina A no corpo, necessária para o crescimento de todas as células, incluindo as células ciliadas. O consumo de beta-caroteno pode ajudá-lo a se livrar de vários problemas capilares. No entanto, altas doses de vitamina A também podem causar perda de cabelo. É aconselhável consumir beta-caroteno de fontes alimentares em vez de tomar suplementos de vitamina A. O beta-caroteno é benéfico para o seu cabelo das seguintes maneiras.
14. Previne a caspa e outros problemas de cabelo:
A deficiência de vitamina A pode causar cabelos secos, opacos e sem vida, e couro cabeludo seco, que pode descamar em caspa. Portanto, o consumo de alimentos ricos em beta-caroteno é inevitável para prevenir essas condições.
15. Estimula o crescimento do cabelo:
O enfraquecimento do cabelo, principalmente entre as mulheres, é causado pela má nutrição. Assim, se você está sofrendo de queda de cabelo, é aconselhável consumir o