Índice:
- Medicina homeopática para doenças de pele: como funciona?
- Os 15 principais medicamentos homeopáticos para problemas de pele
- 1. Enxofre
- 2. Grafites
- 3. Sépia officinalis
- 4. Natrum muriaticum
- 5. Rhus toxicodendron
- 6. Álbum de Arsenicum
- 7. Cantharis
- 8. Ranunculus bulbosus
- 9. Hepar sulphuris
- 10. Thuja occidentalis
- 11. Mezereum
- 12. Nitricum acidum
- 13. Oleandro
- 14. Psorinum
- 15. Kali muriaticum
- Riscos do uso de medicamentos homeopáticos para alergias de pele
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Você pode dizer que algo está errado com sua pele apenas olhando para ela. Mas, muitas vezes, você não sabe por que o problema ocorreu em primeiro lugar. A resposta para isso está mais profundamente em seu corpo. Seja acne crônica, espinhas, alergia cutânea, erupções cutâneas ou qualquer outro tipo de inflamação, você pode curá-la em poucos dias com cremes tópicos e esteróides. Mas e se o problema ocorrer novamente?
O ciclo vicioso não terminará a menos que você resolva o problema desde a raiz e treine seu corpo para combatê-lo. A homeopatia pode ajudá-lo a fazer isso. A homeopatia tem uma ampla variedade de medicamentos para o tratamento de alergias cutâneas, erupções cutâneas e outras doenças de pele. Neste artigo, discutimos todos os aspectos, como e por que do tratamento homeopático da pele, juntamente com alguns remédios para doenças de pele comuns.
Medicina homeopática para doenças de pele: como funciona?
“Semelhante cura semelhante.” Esse é o princípio que orienta os tratamentos homeopáticos para a pele e quaisquer outros problemas. A homeopatia trata você usando pequenas doses de elementos naturais que produzem os sintomas da doença que você tem.
Mas os remédios devem curar e não agravar a condição, certo? A ideia por trás do método de tratamento homeopático é estimular o sistema imunológico para que ele cure o corpo naturalmente. Isso significa que, se o seu sistema imunológico sabe como lidar com os problemas de pele, as chances são altas de que esses problemas não voltem a ocorrer.
Vamos dar uma olhada nos principais medicamentos homeopáticos para doenças de pele, alergias, erupções cutâneas e outros problemas de pele.
Nota: NÃO use nenhum dos medicamentos sem consultar um homeopata. Eles irão orientá-lo sobre a dosagem e a forma de usar o medicamento para curar seu problema.
Os 15 principais medicamentos homeopáticos para problemas de pele
1. Enxofre
O enxofre é derivado da Flor do Enxofre. Um estudo com 42 pacientes com dermatite atópica constatou que em 60% dos casos, os pacientes responderam positivamente ao tratamento com enxofre (1). Além disso, o enxofre também é usado para tratar:
- Escaras
- Acne
- Furúnculos
- Corns
- Sardas
- Herpes
- Coceira e irritação
- Micose
2. Grafites
Este é um remédio de carbono e também contém um pouco de ferro. Samuel Hahnemann, o médico alemão, usou esse remédio pela primeira vez para tratar eczema grave junto com outros problemas de pele. Desde então, o Grafite tem sido administrado com sucesso para uma ampla gama de problemas de pele, como:
- Eczema
- Fissuras na pele (rachaduras e escamas causadas por secura extrema ou eczema)
- Pele espessa ou cicatrizes (que aparecem após a cirurgia ou ferimento importante)
Um estudo comprovou que o uso de grafites ajudou a melhorar em grande medida os sintomas da dermatite atópica (2).
3. Sépia officinalis
Esta é a tinta do choco e, na homeopatia, este medicamento foi prescrito principalmente para mulheres para o tratamento da depressão pós-parto. É conhecido como o medicamento da menopausa (de acordo com a British Homeopathic Association). No entanto, o Sepia é frequentemente prescrito para problemas de pele dolorosos. De acordo com o National Center For Homeopathy, a sépia pode ser usada para tratar (3):
- Caspa
- Eczema
- Sardas (hiperpigmentação)
- Micose
- Chiqueiro
- Varizes
- Verrugas
4. Natrum muriaticum
O cloreto de sódio ou sal comum (sim, aquele que você usa para cozinhar) é o principal ingrediente mineral do Natrum muriaticum. Este medicamento homeopático é o melhor remédio para o controle da acne vulgar (4). Também pode ser usado para controlar:
- Bolhas (de herpes e eczema)
- Erupções cutâneas (erupções cutâneas de eczema e erupções cutâneas induzidas pelo sol ou alergia ao sol)
5. Rhus toxicodendron
Isso também é conhecido como Poison Ivy (sim, a mesma erva que causa coceira e erupção na pele) e é um remédio muito improvável para vários problemas de pele. Este medicamento homeopático geralmente é administrado para tratar artrite, mas também pode ser usado para tratar problemas de pele, como:
- Herpes
- Eczema
- Dermatite
Alivia a coceira, a sensação de queimação e a dor causada por doenças de pele (5).
6. Álbum de Arsenicum
O trióxido de arsênio é diluído para preparar este medicamento. Ele é diluído até que traços de arsênico não sejam mais encontrados nele. Este é um tratamento muito eficaz (e amplamente utilizado) para envenenamento por arsênio (6). Ele trata os sintomas de envenenamento por arsênico, como:
- Hiperpigmentação (em áreas que não são expostas à luz solar)
- Pele excessivamente escamosa (ceratose arsênico)
- Câncer induzido pela exposição ao arsênico
- Dermatite esfoliativa
Este também é um medicamento muito útil no tratamento da psoríase e do eczema crônico.
7. Cantharis
Este medicamento é preparado a partir de extratos de um besouro verde iridescente que contém Cantharidina, uma substância tóxica que causa bolhas. Na homeopatia, este é um medicamento benéfico para:
- Pequenas queimaduras de pele
- Bolhas que coçam e queimam
Na aplicação, tem efeito analgésico e alivia a dor e promove a cicatrização (7).
8. Ranunculus bulbosus
Ranunculus bulbosus ou botões de ouro são flores muito amarelas, mas são muito tóxicas. Na homeopatia, eles são usados principalmente para tratar o tecido muscular e problemas relacionados à pele (8). De acordo com o National Center of Homeopathy, este medicamento é usado para tratar (9):
- Eczema
- Herpes zoster
- Corns
- Palmas e pontas dos dedos rachadas
- Coceira
9. Hepar sulphuris
Você tem lesões que estão cicatrizando lentamente? Ou pele escamosa ou eczema? Em caso afirmativo, Hepar sulphuris (ou Hepar sulph) pode ser o remédio para você. Este medicamento é preparado a partir do cálcio das camadas internas das ostras e das cinzas das flores de enxofre. É eficaz para:
- Pele rachada ou eczema
- Acne
- Herpes labial
- Abcessos dolorosos
Ajuda a inibir o crescimento de Staphylococcus aureus , a bactéria causadora da acne (10).
10. Thuja occidentalis
Esta planta também é conhecida como cedro branco e geralmente é cultivada como planta ornamental. É usado principalmente em homeopatia como uma tintura-mãe (um extrato de ervas que tem a potência mais baixa).
Este medicamento é usado no tratamento da verruca vulgar (ou verrugas). Esse problema de pele é causado pelo papilomavírus humano (11).
11. Mezereum
Este medicamento é derivado da casca de um arbusto chamado Mezereon. É ingerido para tratar dores de dentes e dores de cabeça.
No entanto, em seu livro, Samuel Hahnemann observa que o mezereum é usado para o tratamento da Crusta lactea (12). Essa condição de pele geralmente é observada em bebês. É a dermatite seborreica, em que a pele do couro cabeludo e ao redor das orelhas e olhos torna-se escamosa, escamosa e oleosa. Em casos extremamente raros, pode se tornar grave.
12. Nitricum acidum
Este é um ácido mineral e, como remédio homeopático, o Nitricum acidum é muito eficaz no tratamento de verrugas e lesões cutâneas (13). Também demonstrou eficácia no tratamento de:
- Abuso de mercúrio
- Rachaduras e fissuras na pele
- Úlceras que sangram facilmente
É frequentemente usado para tratar problemas de gengiva e mau hálito e para tratar feridas nos cantos da boca.
13. Oleandro
Este medicamento homeopático é preparado a partir de extratos de Nerium oleander, um arbusto de jardim muito venenoso. Os extratos contêm altos níveis de antioxidantes que protegem as células da pele e auxiliam na redução do estresse oxidativo. Este medicamento tem sido usado por seus benefícios antibacterianos, antifúngicos, antivirais e antioxidantes há muito tempo. É rico em flavonóides, vitaminas e aminoácidos que reduzem a inflamação (14). Oleander é eficaz no tratamento de:
- Eczema
- Caspa
- Psoríase
- Herpes zoster
Também é benéfico para o tratamento de alergias alimentares e colite.
14. Psorinum
Este medicamento é preparado a partir do líquido coletado das bolhas na pele afetada pela escabiose. É um remédio muito potente para uma série de problemas de pele e é bastante eficaz no tratamento de:
- Alergia
- Dermatite
- Eczema
- Sarna
- Infestação de úlceras e piolhos
No entanto, Psorinum mostra resultados notáveis no tratamento do vitiligo, uma condição marcada por descoloração progressiva da pele. Um estudo mostra que o uso contínuo de Psorinum pode curar manchas de vitiligo e torná-las novamente pigmentadas (15).
15. Kali muriaticum
Também é conhecido como cloreto de potássio e é um remédio muito eficaz para o tratamento do eczema. De acordo com o National Center for Homeopathy, você pode usar Kali muriaticum para gerenciar (16):
- Acne
- Queimaduras
- Cobreiro
- Verrugas
O Dr. Wilhelm Heinrich Schuessler, um médico alemão, apresentou Kali muriaticum à homeopatia. Ele acreditava que a perda desse elemento poderia afetar a epiderme (camada superior da pele) e causar irritação.
Os medicamentos homeopáticos são considerados seguros, mas existem riscos de efeitos adversos dos quais você precisa estar ciente.
Riscos do uso de medicamentos homeopáticos para alergias de pele
Os medicamentos homeopáticos são feitos com uma ampla variedade de ingredientes que também incluem venenos e minerais. Esses medicamentos podem causar efeitos colaterais graves se você os tomar sem a orientação adequada de um homeopata.
Como a maioria dos medicamentos é diluída em água, eles não causam efeitos colaterais. No entanto, eles podem interagir com outras drogas que você está tomando. Além disso, se esses medicamentos forem mal fabricados, podem ocorrer efeitos colaterais.
Os medicamentos da homeopatia são regulamentados pelo FDA e fabricados e comercializados com aprovações do FDA. Evite comprar qualquer produto de um fabricante que não tenha a aprovação do FDA. Além disso, evite a automedicação. Antes de mudar para o tratamento homeopático para doenças de pele, verifique com seu médico.
Embora a homeopatia leve mais tempo para mostrar resultados em comparação com a alopatia, ela garante alívio a longo prazo. Portanto, se você ainda não experimentou a homeopatia, pode ser uma boa ideia montar um pequeno kit que inclua tudo isso ou pelo menos o que você acha que pode precisar. Mas certifique-se de falar com um homeopata antes de prosseguir com o tratamento.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Com que freqüência devo tomar medicamentos homeopáticos?
A dosagem é decidida pelo homeopata e você deve seguir suas instruções.
Os medicamentos homeopáticos causam efeitos colaterais?
Eles podem interagir com qualquer outro medicamento que você esteja tomando e causar efeitos colaterais. Eles também podem causar reações adversas se não forem tomados de acordo com as instruções do homeopata.
Os medicamentos homeopáticos são seguros para uso com outros medicamentos?
Não, eles não são, a menos