Índice:
- Quais são os alimentos que restauram a saúde intestinal?
- 1. Vinagre de maçã
- 2. Caldo de osso
- 3. Kombuchá
- 4. Iogurte
- 5. Alcachofras de Jerusalém
- 6. Kimchi
- 7. Amido de batata
- 8. Óleo de coco
- 9. Chucrute
- 10. Mel
- 11. Bananas
- 12. Vinho Tinto
- 13. Feijão
- 14. Cúrcuma
- 15. Kefir
- 16. Brócolis
- 17. Mirtilos
- 18. Alho
- 19. Chocolate Amargo
- 20. Café
- 21. Mangas
- 22. Salmão
- 23. Kvass
- 24. Picles
- O que evitar para um intestino saudável
- 1. Glúten
- 2. Açúcares
- 3. Antibióticos
- 4. Carne Vermelha
- 5. Soda
- Conclusão
- Referências
Deixe-nos contar um segredo para a saúde intestinal - é cuidar das bactérias intestinais saudáveis. Eles não apenas mantêm Candida albicans (levedura) sob controle, mas também ajudam a decompor os alimentos que você ingere, auxiliam na absorção nutricional ideal e eliminam toxinas. A profissão médica está até admitindo que, quando sua flora intestinal está em perigo, você também está. Então, como você evita isso? Em vez de tomar pílulas e suplementos, e como você é o que come, preparamos uma lista de alimentos para comer (e não comer) para garantir o melhor funcionamento do seu intestino. Leia.
Quais são os alimentos que restauram a saúde intestinal?
1. Vinagre de maçã
Estudos têm mostrado como o vinagre pode ajudar a reduzir o crescimento de Staphylococcus aureus, que são bactérias nocivas que causam doenças inflamatórias, como intestino permeável (1).
O vinagre de maçã também tem propriedades antivirais, anti-fermento e antifúngicas - todas as quais apoiam o microbioma intestinal e melhoram a saúde geral do intestino. O ACV também é conhecido por tratar a azia e a indigestão, ajudando a estimular o suco gástrico.
2. Caldo de osso
Shutterstock
A gelatina é um constituinte crítico do caldo de osso, que desempenha um papel na melhoria da resistência do revestimento intestinal. Isso protege contra inflamação e intestino permeável. Estudos mostram como a gelatina apoia a saúde e integridade do intestino (2). Ao fazer seu próprio caldo de osso, adicione algumas colheres de vinagre de maçã para ajudar a quebrar os ossos.
3. Kombuchá
O kombuchá sofre fermentação, o que significa que a bebida é rica em probióticos para ajudar a povoar o microbioma intestinal (3). O chá também é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres e protegem o sistema digestivo. E algumas pesquisas também mostram como pode curar úlceras estomacais (4).
4. Iogurte
O iogurte (e a maioria dos produtos de iogurte) contém cepas vivas de bactérias saudáveis encontradas no sistema digestivo (5). Isso ajuda a aumentar sua saúde digestiva geral. Apenas uma dica rápida - procure a frase “culturas ativas vivas” no rótulo antes de comprar iogurte. Use iogurte natural, sem açúcar, aromatizado ou com frutas adicionadas.
Você sabia que seu intestino contém cerca de 100 trilhões de bactérias? Isso é cerca de 10 vezes o número de células em seu corpo. Isso apenas enfatiza a importância de melhorar a qualidade das bactérias intestinais (6).
5. Alcachofras de Jerusalém
Essas alcachofras são algumas das melhores fontes de fibras indigeríveis - que alimentam as bactérias benéficas no intestino. Eles são chamados de prebióticos. Uma das fibras importantes das alcachofras de Jerusalém é a inulina, que fermenta em bactérias saudáveis no cólon.
Mas certifique-se de começar a tomar essas alcachofras gradualmente, pois as pessoas com sistemas digestivos sensíveis podem ter problemas à medida que mais bactérias são alimentadas e começam a viver isso!
6. Kimchi
Este alimento coreano contém toneladas de bactérias amigáveis ao intestino. Além disso, quanto mais o kimchi fermenta, mais os probióticos crescem. Estudos mostram como repovoar o trato gastrointestinal com bactérias boas pode prevenir problemas relacionados ao intestino (7).
7. Amido de batata
Este é o amido resistente que também é frequentemente denominado 'superalimento intestinal'. O amido resistente funciona como a fibra prebiótica solúvel e fermentável. Viaja pelo estômago e intestino delgado sem ser digerido e, ao chegar ao cólon, alimenta as bactérias amigáveis e melhora a saúde intestinal (8).
8. Óleo de coco
Shutterstock
O óleo de coco destrói as bactérias nocivas e a candida, melhorando assim a saúde intestinal. Na verdade, o crescimento excessivo de candida também diminui o ácido estomacal, levando à inflamação e indigestão.
9. Chucrute
Chucrute nada mais é do que folhas de repolho fermentadas picadas. As bactérias na superfície das folhas fermentam os açúcares naturais do vegetariano e o resultado é chucrute. Ele contém probióticos vivos que melhoram a saúde digestiva.
Ao ajudar a criar um microbioma intestinal saudável, o chucrute pode ser benéfico para a síndrome do intestino permeável, colite ulcerativa e SII.
10. Mel
Embora não seja um probiótico, o mel pode servir como um prebiótico. Estudos descobriram que consumir prebióticos pode ajudar a aumentar os níveis de bactérias saudáveis no intestino.
Estudos também mostram como a substituição de açúcares em nossos alimentos por mel pode melhorar a saúde da microflora intestinal (9).
11. Bananas
Isso é especialmente verdadeiro com bananas verdes. Eles são ricos em amido resistente, que é um prebiótico. Eles também contêm uma combinação de fibras solúveis e insolúveis. E, como vimos, o amido resistente alimenta as bactérias intestinais benéficas.
12. Vinho Tinto
A pesquisa mostrou que tomar vinho tinto (com moderação, é claro) pode ajudar a melhorar a saúde do revestimento intestinal (10).
13. Feijão
Feijão, ou qualquer outra leguminosa, ajuda a liberar ácidos graxos de cadeia curta que fortalecem as células intestinais. Eles também aumentam a absorção de nutrientes. O feijão também contém grandes quantidades de fibras que nutrem as bactérias intestinais.
A pesquisa mostra como o feijão também melhora a saúde intestinal, melhorando a função da barreira intestinal (11).
14. Cúrcuma
Shutterstock
A cúrcuma ajuda a prevenir a superprodução de ácido biliar e auxilia na produção de bactérias intestinais benéficas. Os outros antioxidantes e propriedades antiinflamatórias desta especiaria ajudam a digestão e aliviam as cólicas estomacais.
15. Kefir
O Kefir é rico em probióticos e sabemos como eles ajudam a melhorar a saúde intestinal. Os probióticos também podem aliviar dores de estômago (12).
16. Brócolis
O brócolis demonstrou melhorar os sintomas de gotejamento intestinal, que ocorre quando a barreira intestinal está comprometida. O brócolis contém fibras, outra razão pela qual pode ser bom para o seu intestino.
17. Mirtilos
Alguns estudos mostram que as antocianinas nos mirtilos podem diversificar as bactérias intestinais e melhorar a saúde intestinal.
Uma xícara de mirtilos também contém 3,6 gramas de fibra, o que promove a regularidade e auxilia na digestão.
18. Alho
O alho pode atuar como um prebiótico, o que ajuda a melhorar a saúde das bactérias intestinais, onde também atua como um antifúngico. Mas também é rico em frutanos, por isso recomendamos que as pessoas com SII o evitem - pois podem ter dificuldade em digerir alho.
O fato de ser um prebiótico também torna o alho um alimento importante para o desenvolvimento de probióticos intestinais. Os prebióticos do alho são indigestos e, portanto, permanecem no intestino, e os probióticos existentes podem usá-los como alimento. Uma relação simbiótica!
Mais interessante ainda, o alho cru contém inulina e frutooligossacarídeos (não se preocupe com a pronúncia) que também aumentam a microflora intestinal (13).
19. Chocolate Amargo
Shutterstock
Estudos mostram que a ingestão de cacau (que é o ingrediente de que o chocolate amargo é feito) pode melhorar a saúde das bactérias amigáveis no intestino. Embora sejam necessárias mais pesquisas, isso com certeza é um passo na direção certa.
O que é ainda mais interessante é o fato de os micróbios intestinais, por sua vez, desbloquearem as propriedades antiinflamatórias do chocolate amargo (14). o que pode ser devido ao seu alto teor de magnésio.
20. Café
Um estudo interessante revela que os micróbios intestinais fermentam a fibra do café, produzindo compostos benéficos que, por sua vez, aumentam a saúde intestinal (15).
21. Mangas
Em comparação com outras frutas tropicais, a manga oferece a maior quantidade de fibra alimentar. Como vimos, a fibra pode reduzir o risco de problemas gastrointestinais e promover a saúde intestinal.
22. Salmão
A pesquisa mostra que os ácidos graxos ômega-3 aumentam a diversidade das bactérias intestinais e isso melhora a saúde digestiva geral.
O ômega-3 do salmão também combate a inflamação do intestino e cura quaisquer doenças inflamatórias.
23. Kvass
Esta é outra bebida fermentada conhecida por seu impressionante conteúdo probiótico. Isso ajuda a melhorar a saúde do trato digestivo, além de prevenir problemas intestinais.
24. Picles
Shutterstock
Picles fermentados são ricos em probióticos, que podem melhorar a saúde intestinal. E não apenas isso - alguns estudos mostram que a microflora intestinal saudável pode até reduzir o risco de câncer colorretal (16).
Bem, esses são os alimentos que você pode ingerir regularmente para garantir que seu intestino esteja funcionando da melhor maneira. Mas há outra coisa que você precisa saber - a lista de alimentos que podem prejudicar seu intestino.
O que evitar para um intestino saudável
1. Glúten
O trigo que consumimos hoje não é igual ao que nossos pais tinham. O trigo de hoje é hibridizado - ele contém proteínas artificiais específicas que causam respostas inflamatórias e freqüentemente levam à intolerância ao glúten. É por isso que você precisa evitar o glúten para proteger seu intestino, especialmente se você for intolerante a ele.
2. Açúcares
Isso inclui açúcares branco e marrom, xarope de milho com alto teor de frutose, adoçantes artificiais e alimentos processados (como alimentos fritos), pois contêm gorduras trans que podem alterar o funcionamento das bactérias intestinais. Tudo isso perturba o equilíbrio microbiano dentro de seu intestino. O açúcar também alimenta fungos como Candida albicans , que perfura o intestino e ataca as paredes intestinais.
3. Antibióticos
O uso regular de antibióticos mata a microbiota bacteriana intestinal. Isso ocorre porque a maioria dos antibióticos não consegue diferenciar entre bactérias saudáveis e não saudáveis, mas os medicamentos deixam Candida albicans intacta. Eles atacam todas as bactérias que entram em sua linha de visão, e alguns dos danos colaterais acontecem com as cepas das bactérias intestinais benéficas.
4. Carne Vermelha
A carne vermelha é derivada de animais em fazendas industriais que são tratados com antibióticos, hormônios e uma dieta pobre. Ele também ativa as vias metabólicas inflamatórias no corpo. O consumo de carne vermelha está associado a um risco aumentado de doenças inflamatórias do intestino, incluindo diverticulite.
5. Soda
Soda é um grande não. O refrigerante, especialmente aquele adoçado com açúcar, contém muitos carboidratos simples que reduzem a diversidade das bactérias intestinais e estimulam o crescimento excessivo de leveduras. Isso pode criar problemas a longo prazo.
Conclusão
Cuidar do seu intestino pode ser simples com algumas mudanças na dieta. Se seu intestino está funcionando bem, isso simplesmente significa que todo o seu sistema está funcionando bem.
Conte-nos como esta postagem ajudou você. Basta deixar um comentário na caixa abaixo.
Referências
- “Vinagre: usos medicinais e…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “O tanato de gelatina reduz o pró-inflamatório…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Análise baseada em sequência do…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Propriedade de cura comparativa de…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Os benefícios do iogurte”. WebMD.
- “Novo relatório revelará…”. Dr. Mercola.
- “Uso de probióticos em…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Medição do amido resistente em…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Efeito do mel dietético no intestino…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Beber vinho tinto é bom…”. WebMD.
- “Suplementação da Marinha e do Feijão Preto…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- "Por que o kefir é bom para mim?" WebMD.
- “Como a saúde intestinal afeta o peso corporal…”. Notícias da raposa.
- “Descoberta surpreendente: micróbios intestinais…”. Dr. Mercola.
- “Um pressentimento sobre o café”. ScienceNews.
- “Potencial de probióticos…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.