Índice:
- O que é Damiana? Qual é a importância de suas folhas?
- Quais são os benefícios da folha Damiana?
- 1. Afrodisíaco: melhora a libido, a saúde sexual e a potência
- 2. Ansiolítico: controla a ansiedade, a depressão e o nervosismo
- 3. Digestivo e antidiabético: ajuda na digestão e no controle glicêmico
- Quais são os componentes ativos da folha de Damiana?
- Quanto (muito) você pega a folha de Damiana?
- Há alguma precaução ou risco associado à folha de Damiana?
- Conclusão
- Referências
A ideia de experimentar medicamentos fitoterápicos está assustando você? Você gostaria de melhorar sua vida sexual, ansiedade e constipação de uma vez? As folhas de Damiana podem te ajudar.
A folha de Damiana é um afrodisíaco bem conhecido na medicina popular. Esta erva da América Central pode ajudá-lo a levar uma vida saudável e confiante. Quer saber como? Continue rolando!
O que é Damiana? Qual é a importância de suas folhas?
Damiana ( Turnera diffusa ) é um afrodisíaco popular amplamente cultivado no Brasil, Bolívia, México e nas Índias Ocidentais. As folhas verdes claras deste arbusto perene são usadas na medicina popular para preparar chás curativos.
Diz-se que o chá de folhas de damiana alivia a depressão leve, fraqueza, ansiedade, febre, tosse, doenças de pele, dispepsia, digestão e ressaca. Acima de tudo, estimula o metabolismo, a menstruação e o impulso sexual (1), (2).
As folhas também são fumadas para ter um efeito narcótico, semelhante à maconha.
A folha de Damiana tem potentes propriedades antinociceptivas (alívio da dor) (2). Devido aos poderosos fitoquímicos que contém, esta folha pode ajudar a curar uma variedade de doenças. Dê uma olhada.
Quais são os benefícios da folha Damiana?
1. Afrodisíaco: melhora a libido, a saúde sexual e a potência
obturador
Alguns estudos com ratos demonstraram o efeito positivo da damiana no desempenho sexual. Verificou-se que a dose de 80 mg / kg de extrato de damiana aumentou o número de machos que retomam a segunda série ejaculatória logo após o término da primeira. O intervalo entre as duas rodadas também diminuiu (3).
A homeopatia recomenda o uso de damiana com fosfeto de zinco, ácido arsênico e cocaína em doses medicinais para curar a disfunção erétil (4).
O folclore diz que a folha da damiana pode tratar a espermatorreia, a ejaculação precoce e várias doenças da próstata (5).
Além disso, a folha de damiana pode aumentar o desejo sexual, estimular a excitação e aumentar o desejo / prazer sexual nas mulheres (6).
Esse efeito pode envolver a via do óxido nítrico (NO). Foi demonstrado que a regulação dos níveis de óxido nítrico no corpo melhora a vida sexual em ratos (7).
Você sabia?
- Damiana atua como emmenagoga. Este extrato de ervas pode estimular a menstruação.
- Pode aliviar dores de cabeça, cólicas e outros estresses causados pela menstruação e menopausa (5).
- No México, a damiana é usada para dar sabor a chás, licores, bebidas e muitos alimentos locais (5).
2. Ansiolítico: controla a ansiedade, a depressão e o nervosismo
obturador
Os extratos alcoólicos e aquosos de damiana, também conhecidos como tinturas, têm potentes propriedades anti-ansiedade. Essas formulações aliviam a depressão e o nervosismo e melhoram a circulação sanguínea em homens e mulheres.
Também pode causar um 'barato' transitório e alucinações semelhantes à da maconha, enquanto atua como estimulante (5).
Fitoquímicos incluindo flavonóides, alcalóides e esteróides estão por trás dessa propriedade (8). A apigenina, um desses flavonóides presentes nas folhas dessa planta, tem notável efeito ansiolítico (9).
Tudo graças à sua composição bioquímica, a folha de damiana (predominantemente Turnera aphrodisiaca ) pode ajudar a tratar distúrbios do SNC - na medicina tradicional e de acordo com a British Herbal Pharmacopoeia (8).
3. Digestivo e antidiabético: ajuda na digestão e no controle glicêmico
obturador
A planta Damiana é um excelente auxiliar digestivo. Tem sido usado em formulações digestivas e para perda de peso na medicina popular e da nova era. Essas ervas desencadeiam a secreção de sucos gástricos e biliares (5), (10).
O extrato também tem efeitos laxantes leves. Damiana, em pequenas doses, pode estimular a evacuação e prevenir espasmos decorrentes da constipação (5).
Uma cápsula com folhas de erva-mate, guaraná e damiana atrasava o esvaziamento gástrico e aumentava o tempo de sensação de plenitude gástrica. Um curso de 45 dias com essa cápsula ocasionou perda de peso em pacientes com sobrepeso (11).
O que torna essas folhas silvestres excepcionalmente benéficas para sua saúde sexual e digestiva?
Confira a próxima seção para descobrir.
Quais são os componentes ativos da folha de Damiana?
Ambas as espécies de damiana possuem abundância de flavonóides, hidrocarbonetos, alcalóides, óleos, terpenos, etc.
Tetrafilina B, gonzalitosina I, cafeína, arbutina, damianina, tricosan-2-ona e hexacosanol são identificados na planta (12).
A folha contém até 1% de óleo volátil rico em cineol, cimeno, ?- e ß-pineno, timol, ?-copaeno e calameno (12).
Quer saber como e quanto você deve tomar? Continue lendo!
Quanto (muito) você pega a folha de Damiana?
Geralmente, as folhas de damiana são fermentadas para fazer um chá ou infusão ligeiramente amargo e suave. E como você faz isso? Em três etapas simples! Aqui está!
Etapa 1: Ferva 1 xícara (250 ml) de água.
Passo 2: Adicione ½ xícara (1 g) de folhas secas de damiana.
Etapa 3: deixe em infusão por 15 minutos. É isso aí!
Beba esta infusão 2-3 vezes ao dia.
Como alternativa, você pode tentar tomar 1-3 ml de tintura de damiana, duas a três vezes ao dia.
Você não precisa se preocupar com os efeitos colaterais (se usado dentro das dosagens fornecidas) porque não há nenhum documentado até o momento. É também por isso que o FDA dos EUA aprovou o uso de damiana em alimentos (5).
No entanto, recomendamos que você mantenha os seguintes pontos em mente antes de tentar damiana.
Há alguma precaução ou risco associado à folha de Damiana?
A literatura científica e as pesquisas afirmam que a damiana e suas folhas são um dos suplementos mais seguros para melhorar o desempenho sexual (5).
Quase nenhum ou mínimo efeito colateral relatado contra damiana. Também não há interações medicamentosas comprovadas com esta erva (5).
Em caso de overdose, você pode evacuar fezes devido ao efeito laxante da erva (5).
Cuidado!
Isso pode resultar em aborto ou natimorto, se você não se abstiver de tomar a suplementação. Em qualquer caso, consulte o seu médico sobre a utilização deste medicamento à base de plantas.
Conclusão
A folha de damiana é um agente afrodisíaco, digestivo, antidiabético e ansiolítico seguro e potente. Quando ingerido na quantidade certa sob supervisão médica, pode aumentar seu jogo de intimidade em alguns níveis!
Sua busca pelo melhor afrodisíaco acabou aqui? Se sim (ou não), compartilhe suas experiências, apreensões, dúvidas e feedback conosco na seção abaixo.
Esperamos que todos os seus problemas sejam resolvidos com uma xícara de chá damiana.
Referências
- “Propriedades afrodisíacas de Turnera diffusa” Liza (Jodarski) Helmrick e Charity Reiser.
- “Damiana” Herbal Safety, Austin Cooperative Pharmacy Program e Paso del Norte Health Foundation.
- “Explorando afrodisíacos à base de ervas cientificamente comprovados” Revisão da Farmacognosia, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Two Millennia of Impotence Cures” Impotence: A Cultural History, University of Chicago Press.
- “Damiana” The GALE Encyclopedia of Alternative Medicine, Second Edition.
- “Ervas para a saúde e o bem-estar das mulheres” no blog, notícias e eventos, Pacific College of Oriental Medicine.
- “Efeitos pró-sexuais de Turnera diffusa Wild (Turneraceae)…” Journal of Ethnopharmacology, US National Library of Medicine.
- “Estudos de atividade ansiolítica em formulações homeopáticas…” Medicina alternativa e complementar baseada em evidências, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Estimation of Apigenin, an Anxiolytic Constituent…” Indian Journal of Pharmaceutical Sciences, US National Library of Medicine.
- “Using Herbal Remedies to Maintain Optimal Weight” Manuscrito do autor, HHS Public Access, US National Library of Medicine.
- “Ervas hipoglicêmicas e seus mecanismos de ação” Medicina Chinesa, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Avaliação farmacológica do princípio bioativo de…” Indian Journal of Pharmaceutical Sciences, US National Library of Medicine.