Índice:
- O que é chá preto?
- Benefícios para a saúde do chá preto
- 1. Pode melhorar a saúde do coração
- 2. Pode reduzir o risco de câncer de ovário
- 3. Pode reduzir o risco de diabetes
- 4. Pode aumentar a imunidade
- 5. Pode reduzir os níveis de pressão arterial
- 6. Pode melhorar o alerta mental
- 7. Pode melhorar a saúde óssea
- 8. Pode reduzir o risco de Parkinson
- 9. Pode melhorar a saúde digestiva
- 10. Pode diminuir os níveis de colesterol
- 11. Pode ajudar na perda de peso
- 12. Pode reduzir o risco de pedras nos rins
- 13. Pode aliviar os sintomas da asma
- 14. Pode combater os radicais livres
- 15. Pode matar bactérias
- 16. Pode ajudar a aliviar o estresse
- 17. Pode reduzir o risco de Alzheimer
- 18. Pode melhorar a saúde bucal
- 19. Pode tratar diarreia
- 20. Pode promover o humor geral
- Benefícios do chá preto para a pele
- 21. Pode prevenir infecções de pele
- 22. Pode reduzir o inchaço
- 23. Pode desacelerar o envelhecimento prematuro
- 24. Pode reduzir o risco de câncer de pele
- 25. Pode proteger da radiação UV
- 26. Pode acelerar a regeneração da pele
- 27. Pode reduzir manchas
- Benefícios do chá preto para cabelos
- 28. Pode prevenir a queda do cabelo
- 29. Pode estimular o crescimento do cabelo
- 30. Pode adicionar brilho e brilho ao cabelo
- 31. Pode atuar como agente de tingimento natural
- Origem do Chá Preto
- Quais são os tipos de chá preto?
- Fatos nutricionais do chá preto
- Chá Preto vs. Chá Verde vs. Chá branco
- Como selecionar e armazenar o chá preto?
- Como preparar chá preto de folhas soltas?
- Receitas de Chá Preto
- 1. Mingau de aveia com infusão de chá preto com Açaí Berry
- 2. Receita de Chá Chai
- Dicas para usar chá preto
- Onde comprar chá preto?
- Efeitos colaterais do chá preto
- Conclusão
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- 52 fontes
O chá preto foi descoberto na China há cerca de 4000 anos. Hoje está entre as bebidas mais consumidas no mundo. O chá contém antioxidantes e outros fitonutrientes que podem ajudar a eliminar as toxinas e curar o corpo (1). Possui menos cafeína que o café (2).
Neste artigo, listamos 31 benefícios importantes do chá preto. O chá pode melhorar sua saúde geral, pele e cabelo. Continue lendo.
O que é chá preto?
O chá preto é produzido pela oxidação da folha da planta Camellia sinensis . O nome 'chá preto' pode ser atribuído à cor do chá. No entanto, tecnicamente, é âmbar escuro ou laranja. Por isso, os chineses se referiam a ele como chá vermelho. O método de produção do chá preto o torna diferente de outras variedades de chá, como o chá verde e o chá oolong.
Depois de arrancadas, as folhas de chá são secas para liberar a umidade delas. Quando perdem a quantidade máxima de umidade, as folhas são roladas, manualmente ou com o auxílio de máquinas, por exposição à alta temperatura. Depois que as folhas estão totalmente oxidadas, elas são classificadas de acordo com seu tamanho. O teor de cafeína em qualquer chá costuma ser motivo de preocupação. No que diz respeito ao chá preto, uma xícara de chá tem cerca de metade da quantidade de cafeína encontrada em uma xícara de café.
Benefícios para a saúde do chá preto
O chá preto pode promover a saúde cardíaca, tratar diarreia e outros problemas digestivos, regular a pressão arterial e reduzir o risco de diabetes tipo 2. Para desfrutar de todos os seus benefícios, você deve consumi-lo sem quaisquer aditivos como leite ou açúcar.
1. Pode melhorar a saúde do coração
As flavonas do chá preto podem promover a saúde do coração. Os cientistas confirmaram que beber três ou mais xícaras de chá preto por dia pode reduzir o risco de doença coronariana. Além disso, o chá preto também está associado a um risco reduzido de infarto do miocárdio, isquemia e mortalidade cardiovascular (3), (4).
2. Pode reduzir o risco de câncer de ovário
As teaflavinas do chá preto podem inibir a proliferação de células cancerosas ovarianas (5). Em um estudo conduzido por pesquisadores do Roswell Park Cancer Institute, nos Estados Unidos, foi observada uma redução de 30% no risco de câncer de ovário em pacientes que beberam mais de duas xícaras de chá preto por dia (6).
3. Pode reduzir o risco de diabetes
Os cientistas descobriram que beber chá pode ajudar a diminuir o risco de diabetes tipo 2. O chá preto contém catequinas e teaflavinas (1). A bebida pode ajudar a tornar o corpo mais sensível à insulina e também prevenir a disfunção das células beta (as células beta regulam os níveis de glicose no sangue) (7).
4. Pode aumentar a imunidade
O chá preto é rico em antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres. Esses radicais livres tendem a sofrer mutação no DNA e impedir o funcionamento normal das células. Isso pode levar à inflamação e levar o corpo a um estado de estresse. O chá preto ajuda a eliminar os radicais de oxigênio. Ajuda a restaurar as funções normais das células e do corpo e também aumenta a imunidade (8), (9).
5. Pode reduzir os níveis de pressão arterial
Consumir chá preto pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Cientistas da Holanda, Alemanha, Reino Unido e Itália conduziram um experimento em que um grupo de pessoas recebeu chá preto por uma semana e suas leituras de pressão sistólica e diastólica foram verificadas. Ao final deste experimento, os participantes que consumiram chá preto apresentaram níveis de pressão arterial mais baixos em comparação ao grupo controle (10).
6. Pode melhorar o alerta mental
Pesquisadores da Holanda descobriram que os participantes de um estudo que beberam chá preto tiveram a maior capacidade de atenção e melhor atenção auditiva e visual (11). Os chás, em geral, contêm L-teanina que modula as funções cerebrais e o processo de atenção humana (12). A cafeína do chá preto também pode aumentar o estado de alerta.
7. Pode melhorar a saúde óssea
Conforme você envelhece, a força dos seus ossos começa a diminuir. No entanto, os cientistas observaram que as pessoas que bebem chá preto podem restaurar significativamente a densidade óssea. Por esse motivo, beber chá preto também pode reduzir o risco de fraturas que ocorrem mais comumente em idosos devido à osteoporose. Ratos que receberam extratos de chá preto apresentaram melhor densidade óssea (13). Portanto, se você tem 30 anos, inclua o chá preto em sua dieta para preservar a densidade óssea e prevenir a osteoporose e o risco de fraturas. Beber chá, em geral, também reduziu o risco de fratura de quadril (14).
8. Pode reduzir o risco de Parkinson
O mal de Parkinson é uma doença neurodegenerativa que afeta principalmente pessoas mais velhas. A pesquisa sugere que os polifenóis do chá preto têm um efeito neuroprotetor no cérebro (15). Em um estudo realizado na National University of Singapore, os cientistas descobriram que a cafeína do chá preto estava inversamente associada à doença de Parkinson (16).
9. Pode melhorar a saúde digestiva
Um intestino saudável pode protegê-lo de várias doenças e distúrbios. O consumo de chá preto pode ajudar a melhorar a contagem e a variedade de micróbios intestinais saudáveis. Os polifenóis do chá podem atuar como prebióticos e servir de alimento para as bactérias intestinais saudáveis. Esses polifenóis também podem impedir o crescimento de outras bactérias nocivas no intestino. O chá preto também pode ajudar a tratar úlceras estomacais e potencialmente reduzir o risco de câncer colorretal e de esôfago / estômago (17), (18). No entanto, mais estudos em humanos são necessários.
10. Pode diminuir os níveis de colesterol
Estilo de vida pouco saudável e hábitos alimentares irregulares podem aumentar os níveis de colesterol ruim no sangue. O colesterol LDL alto (colesterol ruim) pode levar ao acúmulo de placas nas paredes arteriais. Isso limita o fluxo sanguíneo e pode causar ataque cardíaco, derrame cerebral e ataque isquêmico. Em um estudo, o chá preto mostrou reduzir o colesterol LDL em 11,1%. Os pesquisadores também descobriram que o chá preto (incluindo a variante chinesa) tinha efeitos anti-hipercolesterolêmicos em humanos que eram obesos e propensos a doenças cardíacas (19), (20).
11. Pode ajudar na perda de peso
A obesidade é a causa raiz de várias doenças, como diabetes, doenças cardíacas, SOP, colesterol alto, etc. Como o chá verde, o chá preto também pode ajudar no controle de peso se consumido, além de adotar mudanças adequadas no estilo de vida. Cientistas da Escola de Medicina David Geffen, Califórnia, EUA, descobriram que o chá preto ajudou a reduzir a gordura visceral, reduzindo os genes indutores de inflamação. Como um período prolongado de inflamação no corpo pode induzir à obesidade, beber chá preto pode teoricamente ajudar a prevenir a obesidade induzida por inflamação. Além disso, o chá preto também pode diminuir os níveis de triglicerídeos (21), (22).
12. Pode reduzir o risco de pedras nos rins
As pedras nos rins são dolorosas e prevalentes. Eles são causados devido a uma maior excreção de substâncias formadoras de cristais, como oxalato, cálcio e ácido úrico, do corpo. O chá preto parece conter níveis muito mais baixos de oxalato quando comparado a outros chás de ervas (23), (24). Embora algumas evidências anedóticas sugiram que o chá preto pode reduzir o risco de pedras nos rins, não há pesquisas suficientes a esse respeito. Consulte um médico antes de tomar chá preto para esse fim.
13. Pode aliviar os sintomas da asma
A asma é causada por inflamação e inchaço das vias respiratórias ou dos brônquios. Isso torna a inspiração e a expiração difíceis. Evidências anedóticas sugerem que beber chá preto ou chá verde pode ajudar a aliviar os sintomas da asma. Certos estudos também provaram que a cafeína dos chás pode ajudar na função pulmonar (25). Descobriu-se que os flavonóides do chá também beneficiam aqueles com asma (26).
14. Pode combater os radicais livres
Os radicais livres de oxigênio são causados por fatores como poluição, tabagismo e estresse. Eles são tóxicos para o corpo. Os antioxidantes, um grupo específico de compostos, ajudam a combater esses radicais livres. O chá preto é rico em antioxidantes e eles desempenham um papel a esse respeito (1). Tomar chá preto com limão também pode ajudar.
15. Pode matar bactérias
A maioria das bactérias pode causar infecções e também levar à morte. Os antioxidantes e outros fitonutrientes do chá preto podem ter propriedades antibacterianas (27). Outro estudo afirmou que os chás (incluindo o chá preto) podem agir contra a bactéria que causa (28).
16. Pode ajudar a aliviar o estresse
De acordo com estudo realizado pela University College London, o chá pode reduzir os hormônios do estresse no corpo e relaxar os nervos (29). Você pode lentamente substituir pegar um doce (ou um cigarro) por beber uma xícara de chá preto para aliviar seus níveis de estresse.
17. Pode reduzir o risco de Alzheimer
A doença de Alzheimer causa perda de memória e afeta o comportamento e o processo de pensamento. Os antioxidantes do chá preto podem reduzir o risco da doença, embora não haja evidências concretas a esse respeito.
18. Pode melhorar a saúde bucal
O consumo de chá preto pode proteger contra placa dentária, cáries e cáries dentárias (30). Também pode refrescar seu hálito. O chá preto possui propriedades antibacterianas e antioxidantes que previnem infecções por estafilococos (31). O flúor do chá preto também inibe a cárie dentária (32). Além disso, estudos também relataram que o chá preto pode ajudar a prevenir a leucoplasia oral em pacientes com carcinoma oral (33).
No entanto, o chá preto pode manchar o esmalte. Consulte seu dentista a esse respeito.
19. Pode tratar diarreia
Beber chá preto pode ajudar a tratar a diarreia. Em estudos, as dietas que incluem chá preto podem diminuir a prevalência de diarreia em 20% (34). No entanto, mais pesquisas são necessárias a esse respeito.
20. Pode promover o humor geral
Há pesquisas muito limitadas aqui. Os antioxidantes do chá preto podem combater o estresse. Isso pode melhorar o humor geral. O chá pode regular os níveis de colesterol no sangue e a pressão arterial. Isso também pode ter um efeito positivo no seu humor.
Agora, vamos ver como beber chá preto pode ser benéfico para sua pele.
Benefícios do chá preto para a pele
O chá preto também pode ajudá-lo a alcançar uma pele saudável. Pode combater infecções e manchas na pele, retardar o envelhecimento da pele e reduzir o inchaço nos olhos. Os polifenóis e taninos do chá preto estão ligados ao rejuvenescimento das células da pele. No entanto, consulte um dermatologista antes de usar chá preto para sua pele.
21. Pode prevenir infecções de pele
A pele é o maior órgão do corpo. Mas é delicado e precisa de cuidados adequados. A maioria das infecções de pele ocorre devido à colonização microbiana. As catequinas e os flavonóides do chá podem ajudar a prevenir infecções de pele. Se você costuma ter infecções de pele, tomar chá preto junto com a medicação pode acelerar o processo de cicatrização (35). No entanto, mais pesquisas são necessárias a esse respeito.
22. Pode reduzir o inchaço
O inchaço sob os olhos é uma preocupação séria para mulheres e homens. Isso pode fazer você parecer cansado e aumentar as chances de enrugamento prematuro. Os taninos e antioxidantes disponíveis no chá preto possuem propriedades antiinflamatórias (36). Eles podem ajudar a enrijecer a pele e reduzir o inchaço sob os olhos.
Você pode tentar usar saquinhos de chá preto ou simplesmente mergulhar bolas de algodão em chá preto frio e mantê-las sob seus olhos por 20 minutos todos os dias. Você pode ver uma redução visível no inchaço sob os olhos em apenas algumas semanas.
23. Pode desacelerar o envelhecimento prematuro
Os antioxidantes e polifenóis presentes no chá preto podem proteger sua pele do envelhecimento prematuro e da formação de rugas. Em um estudo realizado em ratos de laboratório sem pelos, os cientistas descobriram que o chá preto reduziu a expressão do gene que cria uma enzima degradadora de colágeno. Além disso, o chá preto foi um agente anti-rugas mais eficaz em comparação com outros chás (37).
24. Pode reduzir o risco de câncer de pele
O chá preto é rico em antioxidantes e pode ser eficaz contra a maioria dos tipos de câncer (incluindo o da pele). Cientistas libaneses confirmaram em estudos com ratos que beber chá preto pode ajudar a reduzir o risco de câncer de pele (38). No entanto, não há dados significativos em humanos ainda.
25. Pode proteger da radiação UV
A radiação ultravioleta está entre as principais causas de pigmentação da pele, câncer de pele e outros problemas relacionados à pele. Os pesquisadores descobriram que beber chá preto pode ajudar a proteger a pele e reduzir o risco de problemas de pele causados pela exposição excessiva aos raios ultravioleta (39), (40). Além de beber chá preto para evitar danos à pele, você também pode aplicá-lo topicamente. No entanto, consulte seu médico antes de fazer isso.
26. Pode acelerar a regeneração da pele
Pesquisadores da Malásia descobriram que a aplicação de um extrato de chá preto na pele ferida de ratos de laboratório pode acelerar a cura. O extrato também causou menos inflamação e mais produção de colágeno (41). No entanto, não aplique o chá preto diretamente nas feridas. Não há nenhum estudo afirmando que é seguro. Em vez disso, você pode beber chá preto.
27. Pode reduzir manchas
Manchas podem causar sérios problemas de confiança. Usar ervas para tratar manchas é sempre melhor. Eles são mais seguros do que a maioria dos produtos químicos e drogas poderosas. O chá preto pode ser uma daquelas bebidas à base de ervas.
Em um estudo, os cientistas descobriram que o chá preto tinha um efeito de clareamento da pele em cobaias marrons de laboratório (42).
Além disso, o chá preto tem antioxidantes que podem eliminar as toxinas que causam manchas. No entanto, há poucas pesquisas a esse respeito. Você pode beber chá preto ou esfregar nas manchas com uma bola de algodão limpa.
Benefícios do chá preto para cabelos
Os antioxidantes e a cafeína do chá preto podem beneficiar seu cabelo. O chá pode promover o crescimento do cabelo e dar brilho natural ao cabelo.
28. Pode prevenir a queda do cabelo
Beber chá preto pode prevenir a queda de cabelo. É carregado com antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres e aliviar o estresse. Esses dois fatores são as principais causas de perda de cabelo nas mulheres de hoje (43). Portanto, beber chá preto pode ajudar a prevenir a queda de cabelo.
29. Pode estimular o crescimento do cabelo
Em um estudo com ratos, o chá preto chinês que foi fermentado com Aspergillus sp. (um tipo específico de fungo) estimulou o crescimento do cabelo após 2 semanas de aplicação tópica (44). Mais estudos em humanos são necessários. Você ainda pode consultar seu médico e aplicar chá preto (em temperatura ambiente) no couro cabeludo e ao longo do comprimento do cabelo. Isso pode ajudar a promover o crescimento do cabelo.
30. Pode adicionar brilho e brilho ao cabelo
Existem pesquisas limitadas a esse respeito. Algumas evidências anedóticas mostram que o chá preto pode dar brilho ao cabelo. Depois de lavar o cabelo (com um xampu suave), use licor de chá preto (temperatura ambiente) para enxaguar o cabelo final. Faça isso por algumas semanas e seu cabelo pode ficar mais macio e brilhante.
31. Pode atuar como agente de tingimento natural
Evidências anedóticas mostram que o tom preto avermelhado do chá preto o torna uma excelente tintura natural para o cabelo (especialmente para morenas). Misture henna com chá preto e aplique em todo o couro cabeludo e cabelo. Deixe por 1-2 horas e lave com um xampu suave. Você pode ver resultados instantâneos.
Esses são os benefícios do chá preto. A maioria deles ainda está sendo pesquisada. Mas você pode incluir o chá em sua rotina regular. Nas próximas seções, discutiremos mais detalhadamente o chá preto.
Origem do Chá Preto
O chá preto se originou na China em 1590 por volta do final da Dinastia Ming e início da Dinastia Qing. Anteriormente, os chineses bebiam apenas chá verde ou oolong. Diz a lenda que militares, ao passar pela província de Fujian, se abrigaram em uma fábrica de chá que havia interrompido a produção de chá verde ou oolong. Enquanto isso, as folhas de chá secaram ao sol e se oxidaram. Quando os militares partiram, a fábrica recomeçou a fazer chá, mas a cor do chá era vermelha ou preta e tinha um sabor mais rejuvenescedor e aromático.
Isso deu origem ao primeiro chá preto, conhecido como Lapsang Souchong - “Lapsang” significa as altas montanhas e “Souchong” significa pequenas folhas da árvore do chá. O termo “chá preto” foi cunhado pelos comerciantes britânicos e holandeses. Em 1610, os holandeses trouxeram o chá preto para a Europa e em 1658 ele entrou na Inglaterra. Como o chá preto começou a se popularizar, os britânicos decidiram cultivá-lo em Darjeeling e Assam, na Índia.
Há uma variedade de chás pretos cultivados na China e na Índia. Na seção seguinte, discutiremos os diferentes tipos de chá preto.
Quais são os tipos de chá preto?
Qualquer tipo de chá pode ser transformado em chá preto, incluindo chá verde, chá amarelo, chá branco ou chá oolong. A única diferença está no processamento do chá preto. Enquanto todos os tipos de chá preto na China são produzidos a partir da planta Camellia sinensis , o chá preto na Índia é produzido a partir de uma variedade diferente de planta de chá conhecida como Camellia assamica . O chá preto da Camellia assamica tem um sabor mais forte e folhas maiores do que o da variante Camellia sinensis . Aqui está uma lista de vários tipos de chá preto que você deve experimentar.
Lista de chá preto de acordo com a região de produção
- Lapsang Souchong
- Fujian Minhong
- Anhui Keemun
- Yunnan Dianhong
- Darjeeling Black Tea
- Chá Preto Assam
- Ceilão Chá Preto
- Nilgiri Chá Preto
- Chá preto queniano
Lista de chá preto de acordo com misturas populares
- Earl Grey Black Tea
- Café da manhã inglês
- Café da Manhã Irlandês
- Chá Chai
- Chá da tarde
- Rosa Chá Preto
- Caravana Russa
Fatos nutricionais do chá preto
O chá preto é rico principalmente em antioxidantes conhecidos como polifenóis. Ele também contém quantidades mínimas de sódio, proteína e carboidratos. Aqui está o gráfico nutricional do chá preto (45), (46).
Tamanho da porção - 100 g
Calorias 1
O aflavin-3 3′-digallate (antioxidante do chá preto) 0,06 - 4,96
Gordura Total 0
Ácidos graxos saturados 0
Ácidos graxos monoinsaturados 0
Ácidos graxos poliinsaturados 0
Ácidos graxos ômega-3 3 mg
Ácidos graxos ômega-6 1 mg
Gorduras Trans 0
Colesterol 0
Vitamina A 0
Vitamina C 0
Sódio 5 mg
Potássio 37 mg
Fluoreto 373 mcg
Fibra dietética 0
Carb 0 total
Sugar 0
Proteína 0
Cálcio 0
Os chás preto, verde e branco vêm da mesma planta Camellia sinensis. No entanto, existem algumas diferenças entre essas três variedades de chá. Nós os discutimos na seção seguinte.
Chá Preto vs. Chá Verde vs. Chá branco
O chá preto é completamente oxidado, enquanto as folhas de chá branco são colhidas em uma idade mais jovem. O chá verde é um pouco mais processado do que o chá branco e o chá preto é mais processado do que o chá verde. O processamento do chá destrói os antioxidantes. Portanto, o chá branco contém mais antioxidantes e o chá preto, o mínimo. No entanto, seria melhor beber uma variedade de chás para aproveitar os benefícios de todos.
O chá branco tem um sabor sutil e mais doce em comparação com os chás verde e preto. O chá preto é mais popular entre os indianos e britânicos, enquanto o chá verde e o chá branco são populares entre os chineses.
O chá preto tem o maior teor de cafeína quando comparado aos chás branco e verde.
Como selecionar e armazenar o chá preto?
Selecionando Chá Preto
- As folhas de chá não devem conter umidade.
- Escolha chá com folhas longas com pontas prateadas ou douradas.
- Escolha o chá preto chinês para uma variante mais leve e chá preto Darjeeling ou Assam para uma variante mais forte.
- A cor da bebida deve ser brilhante e deve cheirar bem.
- Escolha o chá preto CTC (esmagar, rasgar, ondular) se quiser um chá preto forte com leite.
Armazenando Chá Preto
- A melhor maneira de armazenar o chá preto é mantê-lo longe da umidade e do ar. Evite a superexposição ao sol ou flutuações de temperatura.
- Armazene o chá em recipientes de lata.
- Para armazenar o chá preto por um ano, coloque-o em um saco ziplock e coloque-o em uma lata. Coloque a lata na geladeira.
- Você também pode armazenar o chá preto em uma garrafa térmica.
- Enrole um pedaço de carvão em um pano e coloque na lata que contém o chá. Isso ajudará a absorver a umidade extra.
- Guarde o chá preto em uma panela de barro com um saquinho de cal em pó. Isso também ajuda a absorver a umidade extra.
Agora você sabe como selecionar e armazenar o chá preto. Mas qual é o método certo para prepará-lo? Descubra a seguir.
Como preparar chá preto de folhas soltas?
Esta é uma maneira simples de preparar chá preto.
O que você precisa
- Infusor de chá - você precisa disso para infundir as folhas de chá preto. O infusor impede que as folhas de chá flutuem livremente.
- Bule - você precisa disso para colocar o infusor em uma panela com água fervida.
- Chaleira de chá - você precisa disso para ferver água.
- Loose Leaf Black Tea - Para preparar uma xícara de chá preto calmante e aromática.
Como preparar
- Pegue uma xícara de água por pessoa e deixe ferver na chaleira.
- Enquanto isso, adicione ¼ colher de chá de folhas soltas por pessoa no infusor de chá.
- Coloque o infusor de chá no bule.
- Despeje a água fervida no bule e cubra.
- Deixe o chá em infusão por quatro a cinco minutos.
- Remova o infusor do bule e deixe-o de lado para uma segunda infusão.
- Despeje o chá em uma xícara e inale o aroma antes de tomar um gole.
É assim que você faz o chá preto básico. No entanto, se você ficar entediado de beber o mesmo chá diariamente, pode ser um pouco inovador e preparar algumas outras receitas de chá preto. Dê uma olhada nas seguintes receitas de chá preto.
Receitas de Chá Preto
1. Mingau de aveia com infusão de chá preto com Açaí Berry
Ingredientes
Para Mingau
- 2 saquinhos de chá preto
- ½ xícara de aveia natural instantânea
- 1 ½ xícara de leite de amêndoa
- 2 colheres de sopa de mel orgânico
- 1 colher de chá de sementes de feijão de baunilha
- Bagas e nozes para cobertura
Para Acai Berry Ripple
- ½ xícara de frutas congeladas
- 1 colher de sopa de mel orgânico
- 2 colheres de sopa de açaí em pó
Creme Pistache
- ⅔ xícara de leite de coco gordo
- ¼ xícara de pistache torrado com casca
Como preparar
- Coloque uma panela em fogo médio. Adicione ½ xícara de água, aveia, leite de amêndoa, sementes de baunilha e saquinhos de chá com uma pitada de sal.
- Ferva a mistura. Mexa e cozinhe por 20 a 30 minutos.
- Retire os saquinhos de chá e os grãos de baunilha.
- Adicione mel e mais leite de amêndoa para dar à mistura uma consistência de mingau.
- Para fazer o açaí ondular, misture as frutas congeladas, o açaí em pó e o mel orgânico.
- Para fazer o creme de pistache, bata o pistache e o leite de coco integral no processador de alimentos até ficar homogêneo.
- Para servir, coloque uma quantidade generosa de mingau em uma jarra de vidro e cubra com ondulação de Açaí.
- Adicione uma ou duas colheradas de creme de pistache.
- Finalmente, cubra com frutas vermelhas e nozes e divirta-se.
2. Receita de Chá Chai
Ingredientes
- ½ cápsula de cardamomo
- 3 cravos
- ½ polegada de casca de canela
- 4 grãos de pimenta preta
- ½ polegada de gengibre fresco
- 2 saquinhos de chá Darjeeling
- 1 ½ xícara de leite gordo
- 2 colheres de sopa de açúcar de coco
Como preparar
- Use um almofariz e um pilão para esmagar o cravo, o cardamomo, o gengibre, a pimenta-do-reino e a canela.
- Adicione o leite a uma panela e misture os temperos amassados.
- Deixe o leite ferver. Ferva por cinco minutos.
- Enquanto isso, coloque os saquinhos de chá em duas xícaras separadas.
- Retire o leite da chama e despeje em xícaras com saquinhos de chá.
- Cubra as xícaras e deixe os saquinhos de chá em infusão por quatro a cinco minutos.
- Retire os saquinhos de chá, acrescente açúcar e mexa bem antes de beber.
É incrível como você pode usar o chá preto em várias outras receitas. Porém, é preciso saber usar o chá preto da maneira certa para que as receitas saiam bem. Aqui está o que você deve saber.
Dicas para usar chá preto
- Use ¼ a ½ colher de chá de folhas soltas de chá preto por pessoa para preparar um bom chá preto aromático.
- Se você quiser aproveitar todos os benefícios do chá preto para a saúde, os cabelos e a pele, beba-o sem leite e açúcar.
- Deixe o chá em infusão por quatro a cinco minutos.
- Cubra o chá enquanto o embebe.
- Não ferva as folhas.
Onde comprar chá preto?
- Você pode comprar um bom chá preto de um vendedor de chá chinês ou indiano.
- Você também pode comprar chá preto online. Certifique-se de comprar de vendedores autênticos e de uma marca conhecida.
Antes de sair para comprar chá preto, você pode querer saber seus potenciais efeitos colaterais. A seção a seguir os cobre brevemente.
Efeitos colaterais do chá preto
Qualquer coisa em excesso é ruim para você. Beber chá preto em excesso pode afetar sua saúde das seguintes maneiras.
- Pode causar diarréia
A cafeína do chá preto pode estimular o sistema digestivo. O excesso de cafeína pode causar diarreia (47).
- Pode causar constipação
O chá preto pode causar constipação (48). Os taninos do chá preto podem ser os responsáveis por esse efeito. No entanto, mais pesquisas são necessárias a esse respeito.
- Pode causar ansiedade
O chá preto em excesso pode causar ansiedade e respiração mais rápida. A cafeína do chá pode causar esses problemas. A cafeína também é conhecida por estimular o sistema nervoso (49). Isso pode causar insônia e inquietação.
- Pode levar a micção frequente
A cafeína pode tornar a bexiga hiperativa, o que pode fazer você sentir vontade de usar o banheiro com frequência (50).
- Pode aumentar o risco de convulsões
A cafeína do chá preto pode aumentar o risco de convulsões. Também pode diminuir o efeito de drogas que ajudam a prevenir convulsões (51).
- Pode causar Glaucoma
A cafeína é conhecida por aumentar a pressão dentro do olho (52). De acordo com algumas evidências anedóticas, esse aumento na pressão pode ocorrer dentro de 30 minutos e permanece até 90 minutos após a ingestão do chá preto. Portanto, se você tiver qualquer problema de visão, converse com seu oftalmologista antes de beber chá preto.
Conclusão
O chá preto oferece vários benefícios. No entanto, deve ser consumido com moderação para evitar efeitos colaterais e complicações de saúde. Obtenha seu pacote de chá preto hoje de uma marca confiável. Tome uma ou duas xícaras de chá por dia e colha os muitos benefícios à saúde que ele tem a oferecer.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Quantas xícaras de chá preto por dia são seguras?
A maioria das pessoas tolera beber de 3 a 4 xícaras de chá preto por dia. Certifique-se de não ultrapassar 5 xícaras de chá preto por dia. Quantidades excessivas de cafeína podem ser perigosas. Além disso, certifique-se de não consumir chá preto se estiver tomando medicamentos prescritos. O chá pode interagir com certas drogas.
Quanta cafeína uma xícara de chá preto contém?
Uma xícara de chá preto contém 47,4 mg de cafeína. Isso é quase a metade do que está presente em uma xícara de café preto (que contém 95 mg de cafeína).
Posso deixar uma solução de chá preto no cabelo?
Sim, você pode deixar uma solução de chá preto no cabelo. Pode estimular o crescimento e a espessura do cabelo. No entanto, os estudos são limitados a esse respeito.
Chá oolong é o mesmo que chá preto?
O chá verde, o chá preto e o chá oolong vêm das espécies de plantas Camellia sinensis ou Camellia assamica . A única diferença entre o chá oolong e o preto é que o chá preto é completamente oxidado, enquanto o chá oolong é semi-oxidado.
O que é o chá preto fermentado?
O chá preto fermentado é o chá produzido pela fermentação das folhas de chá com micróbios por alguns meses ou anos. O chá fermentado tem um sabor suave e um sabor amargo. O famoso exemplo de chá fermentado é o Pu-erh, produzido na província de Yunnan, na China.
O chá preto queima gordura?
Teoricamente sim. Os polifenóis e theaflavins no chá preto podem ajudar a reduzir o colesterol e melhorar a sensibilidade à insulina. Isso pode ajudar indiretamente no metabolismo da gordura. Mas é muito improvável que você note qualquer perda significativa de peso ou queima de gordura apenas com o chá.
Chá preto com leite é bom para você?
O chá preto com leite pode impedir a absorção dos antioxidantes presentes no chá preto. Portanto, se você quiser colher todos os benefícios do chá preto, evite adicionar leite ou açúcar a ele. No entanto, se gosta do chá com leite e não tem problemas de saúde, pode beber chá preto com leite.
Qual chá preto é o melhor?
Isso depende da sua preferência de gosto.
Quais são os benefícios da aplicação de chá preto no rosto?
Se você aplicar chá preto no rosto, os antioxidantes podem proteger sua pele do envelhecimento prematuro, fotodanos, rugas e acne. No entanto, certifique-se de consultar seu dermatologista antes de usar o chá preto para essa finalidade.
Como usar o chá preto em pó para o cabelo?
Para usar o chá preto em pó para cabelos, coloque-o em água fervida por 5 minutos. Deixe o chá esfriar antes de aplicá-lo no couro cabeludo. Você também pode enxaguar o cabelo com chá preto. No entanto, consulte seu especialista em cuidados com os cabelos antes de usar chá preto para essa finalidade.
Há algum benefício em beber chá preto com sal?
Não há benefícios adicionais em tomar chá preto com sal. Na verdade, o sal pode causar problemas nas pessoas que lidam com hipertensão.
Chá preto com limão é bom?
O limão é uma fonte rica em vitamina C, que é um antioxidante. Portanto, tomar chá preto com limão pode ser bom.
Podemos usar chá preto como tonificante para a pele?
Sim, você pode usar o chá preto como tonificante para a pele. Os polifenóis do chá preto podem ajudar a rejuvenescer, fortalecer e proteger a pele. Consulte seu dermatologista.
Usar chá preto para cabelos grisalhos ajuda?
O chá preto é um corante natural. Mas use-o com henna para obter resultados eficazes e imediatos para cabelos grisalhos. Consulte seu dermatologista.
Podemos usar chá preto para lavar o rosto?
Você pode usar o chá preto como um tônico para o rosto, mas não para lavar o rosto. Consulte seu dermatologista para obter mais informações.
Podemos beber chá preto com folhas de hortelã?
Sim, você pode beber chá preto com folhas de hortelã. Adicione algumas folhas de hortelã ao chá e coma.
52 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Łuczaj, W. e E. Skrzydlewska. “Propriedades antioxidantes do chá preto.” Medicina preventiva 40.6 (2005): 910-918.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15850895/
- Bunker, Mary Louise e Margaret McWilliams. “Conteúdo de cafeína em bebidas comuns.” Journal of the American Dietetic Association 74.1 (1979): 28-32.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/762339/
- Gardner, EJ, CHS Ruxton e AR Leeds. “Chá preto - útil ou prejudicial? Uma revisão da evidência." Jornal europeu de nutrição clínica 61.1 (2007): 3-18.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16855537/
- Deka, Apranta e Joseph A. Vita. “Chá e doenças cardiovasculares.” Pesquisa farmacológica 64.2 (2011): 136-145.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3123419/
- Gao, Ying, et al. “Efeitos inibitórios dos quatro principais derivados da theaflavina encontrados no chá preto nas células cancerosas do ovário.” Anticancer research 36.2 (2016): 643-651.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26851019
- Baker, JA, et al. “Consumo de chá preto ou café e risco de câncer de ovário.” International Journal of Gynecologic Cancer 17.1 (2007).
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17291231/
- Odegaard, Andrew O., et al. “Café, chá e diabetes tipo 2 incidente: o Singapore Chinese Health Study.” The American Journal of Clinical Nutrition 88.4 (2008): 979-985.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2737528/
- Pandey, Kanti Bhooshan e Syed Ibrahim Rizvi. “Plante polifenóis como antioxidantes dietéticos na saúde e doenças humanas.” Medicina oxidativa e longevidade celular 2 (2009).
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2835915/
- Hendricks, Rahzia e Edmund John Pool. “Os efeitos in vitro do rooibos e do chá preto nas vias imunológicas.” Journal of Immunoassay and Immunochemistry 31.2 (2010): 169-180.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20391028/
- Greyling, Arno, et al. “O efeito do chá preto na pressão arterial: uma revisão sistemática com meta-análise de ensaios clínicos randomizados.” PLoS One 9.7 (2014): e103247.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4117505/
- De Bruin, EA, et al. “O chá preto melhora a atenção e o estado de alerta auto-relatado.” Appetite 56.2 (2011): 235-240.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21172396/
- Nobre, Anna C., Anling Rao e Gail N. Owen. “L-teanina, um constituinte natural do chá, e seu efeito no estado mental.” Jornal de nutrição clínica da Ásia-Pacífico 17 (2008).
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18296328/
- Das, Asankur Sekhar, Maitrayee Mukherjee e Chandan Mitra. “Evidências para um efeito anti-osteoporose prospectivo do extrato de chá preto (Camellia Sinensis) em um modelo de rato ovariectomizado bilateralmente.” Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition 13.2 (2004): 210-216.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15228990/
- Huang, Chenshu e Rongrui Tang. “Hábitos de consumo de chá e fraturas osteoporóticas de quadril / fêmur: um estudo caso-controle.” Jornal de ciências médicas do Paquistão 32.2 (2016): 408.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4859033/
- Caruana, Mario e Neville Vassallo. “Polifenóis do chá na doença de Parkinson.” Compostos naturais como agentes terapêuticos para doenças amiloidogênicas. Springer, Cham, 2015. 117-137.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26092629/
- Tan, Louis C., et al. “Os efeitos diferenciais do chá preto versus verde no risco de doença de Parkinson no Singapore Chinese Health Study.” American Journal of Epidemiology 167.5 (2008): 553-560.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2737529/
- Banerjee, Debashish, et al. “Propriedade de cura comparativa do chá de kombucha e do chá preto contra a ulceração gástrica induzida por indometacina em camundongos: possível mecanismo de ação.” Food & function 1.3 (2010): 284-293.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21776478/
- Nechuta, Sarah, et al. “Estudo de coorte prospectivo sobre o consumo de chá e o risco de câncer no sistema digestivo: resultados do Shanghai Women's Health Study.” The American Journal of Clinical Nutrition 96.5 (2012): 1056-1063.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3471195/
- Davies, Michael J., et al. “O consumo de chá preto reduz o colesterol total e LDL em adultos levemente hipercolesterolêmicos.” The Journal of Nutrition 133.10 (2003): 3298S-3302S.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/14519829/
- Fujita, Hiroyuki e Tomohide Yamagami. “Efeito anti-hipercolesterolêmico do extrato de chá preto chinês em sujeitos humanos com hipercolesterolemia limítrofe.” Nutrition research 28.7 (2008): 450-456.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19083445/
- Heber, David, et al. “Os polifenóis do chá verde, do chá preto e do chá oolong reduzem a gordura visceral e a inflamação em ratos alimentados com dietas obesogênicas com alto teor de gordura e sacarose.” The Journal of Nutrition 144.9 (2014): 1385-1393.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25031332
- Oi, Yasuyuki, et al. “Efeitos antiobesidade do extrato de chá preto chinês (chá Pu-erh) e do ácido gálico.” Phytotherapy Research 26.4 (2012): 475-481.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22508359/
- Charrier, Marina JS, Geoffrey P. Savage e Leo Vanhanen. “Conteúdo de oxalato e capacidade de ligação de cálcio do chá e chás de ervas.” Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition 11.4 (2002): 298-301.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12495262/
- Rode, Julie, et al. “Infusões diárias de chá verde em pacientes com cálculo renal hipercalciúrico: nenhuma evidência de aumento dos fatores de risco de cálculo ou cálculo dependente de oxalato.” Nutrientes 11.2 (2019): 256.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6412450/
- Köroğlu, Özge A., et al. “O efeito antiinflamatório da cafeína está associado à melhora da função pulmonar após amnionite induzida por lipopolissacarídeo.” Neonatology 106.3 (2014): 235-240.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4123217/
- Tanaka, Toshio e Ryo Takahashi. “Flavonóides e asma”. Nutrients 5.6 (2013): 2128-2143.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3725497/
- Chan, Eric WC, et al. “Propriedades antioxidantes e antibacterianas dos chás verdes, pretos e de ervas de Camellia sinensis.” Pharmacognosy research 3.4 (2011): 266.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3249787/
- Falcinelli, Shane D., et al. “O chá verde e a epigalocatequina-3-galato são bactericidas contra o Bacillus anthracis.” FEMS Microbiology Letters 364.12 (2017).
academic.oup.com/femsle/article/364/12/fnx127/3866595
- Steptoe, Andrew, et al. “Os efeitos do chá na responsividade psicofisiológica ao estresse e na recuperação pós-estresse: um estudo duplo-cego randomizado.” Psychopharmacology 190.1 (2007): 81-89.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17013636/
- Goenka, Puneet, et al. “Camellia sinensis (chá): implicações e papel na prevenção da cárie dentária.” Revisões de farmacognosia 7,14 (2013): 152.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3841993/
- Naderi, N. Jalayer, et al. “Atividade antibacteriana do chá verde e preto iraniano em streptococcus mutans: um estudo in vitro.” Journal of Dentistry (Tehran, Iran) 8.2 (2011): 55.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3184736/
- Sarkar, S., et al. “Efeito do chá preto nos dentes.” Journal of the Indian Society of Pedodontics and Preventive Dentistry 18.4 (2000): 139-140.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11601182/
- Halder, Ajanta, et al. “Chá preto (Camellia sinensis) como agente quimiopreventivo em lesões orais pré-cancerosas.” Journal of Environmental Pathology, Toxicology and Oncology 24.2 (2005).
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15831086/
- Dubreuil, J. Daniel. “Atividades antibacterianas e antidiarreicas de produtos vegetais contra Escherichia coli enterotoxinogênica.” Toxins 5.11 (2013): 2009-2041.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3847712/
- Friedman, Mendel, et al. “Atividades antimicrobianas das catequinas e teaflavinas do chá e extratos de chá contra Bacillus cereus.” Journal of food protection 69.2 (2006): 354-361.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16496576/
- Chatterjee, Priyanka, et al. “Avaliação dos efeitos antiinflamatórios do chá verde e do chá preto: um estudo comparativo in vitro.” Jornal de tecnologia farmacêutica avançada e pesquisa 3.2 (2012): 136.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3401676/
- Lee, Kyung Ok, Sang Nam Kim e Young Chul Kim. “Efeitos anti-rugas de extratos de água de chás em camundongos sem pelos.” Pesquisa Toxicológica 30.4 (2014): 283-289.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4289929/
- Rees, Judy R et al. “Consumo de chá e câncer de pele de células basais e de células escamosas: resultados de um estudo caso-controle.” Journal of the American Academy of Dermatology vol. 56,5 (2007): 781-5.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1955322/
- Korać, Radava R e Kapil M Khambholja. “Potencial de ervas na proteção da pele contra a radiação ultravioleta.” Pharmacognosy reviews vol. 5,10 (2011): 164-73.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3263051/
- Zhao, J et al. “Efeito fotoprotetor dos extratos de chá preto contra a fototoxicidade induzida por UVB na pele.” Fotoquímica e fotobiologia vol. 70, 4 (1999): 637-44.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10546558
- Hajiaghaalipour, Fatemeh et al. "The Effect of Camellia sinensis on Wound Healing Potential in an Animal Model." Medicina alternativa e complementar baseada em evidências: eCAM vol. 2013 (2013): 386734.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3705756/
- Choi, So-Young e Young-Chul Kim. “Efeito clareador do extrato de água do chá preto na pele marrom da cobaia.” Toxicological research vol. 27,3 (2011): 153-60.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3834380/
- Yesudian, Patrick. "As bebidas podem deixar cabelos carecas ?." Jornal internacional de tricologia vol. 4,1 (2012): 1-2.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3358932/
- Hou, I-Ching et al. “Um efeito de promoção do crescimento do cabelo do extrato de chá preto chinês em ratos.” Bioscience, biotechnology, and biohemistry vol. 77,7 (2013): 1606-7.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23832356/
- Composição flavonóide do chá: comparação de chás preto e verde, USDA.
citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.195.6410&rep=rep1&type=pdf
- Chá, moído, preparado com água da torneira. Informações nutricionais e calorias.
nutritiondata.self.com/facts/beverages/3967/2
- Willson, Cyril. “A toxicologia clínica da cafeína: uma revisão e um estudo de caso.” Toxicology reports vol. 5 1140-1152. 3 de novembro de 2018.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6247400/
- Müller-Lissner, Stefan A et al. “O efeito percebido de vários alimentos e bebidas na consistência das fezes.” European journal of gastroenterology & hepatology vol. 17,1 (2005): 109-12.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15647650/
- Lara, Diogo R. “Cafeína, saúde mental e transtornos psiquiátricos.” Journal of Alzheimer's disease: JAD vol. 20 Suplemento 1 (2010): S239-48.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20164571/
- Sun, Shenyou et al. “Ingestão de café e cafeína e risco de incontinência urinária: uma meta-análise de estudos observacionais.” BMC urology vol. 16,1 61. 6 de outubro de 2016.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5052721/
- van Koert, Rick R et al. “Cafeína e convulsões: uma revisão sistemática e análise quantitativa.” Epilepsia e comportamento: E&B vol. 80 (2018): 37-47.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29414557/
- Huber-van der Velden, K K. “Einfluss von Genussmitteln auf das Glaukom”. Klinische Monatsblatter fur Augenheilkunde vol. 234,2 (2017): 185-190.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28142165/