Índice:
- Cerca de 32.000 litros de sangue são usados todos os dias nos Estados Unidos. E meio litro de sangue pode salvar 3 vidas. Isso é quase 4 milhões de vidas em um ano (1)! Portanto, da próxima vez que doar sangue, entenda que está causando impacto.
- Quais são os benefícios de doar sangue?
- 1. A doação de sangue pode revelar possíveis problemas de saúde
- 2. Pode promover a saúde do coração
- 3. Pode reduzir o risco de câncer
- 4. Pode ajudar na desintoxicação
- O que fazer antes / depois de doar sangue?
- Quais são os equívocos comuns sobre a doação de sangue?
- Conclusão
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- Referências
Cerca de 32.000 litros de sangue são usados todos os dias nos Estados Unidos. E meio litro de sangue pode salvar 3 vidas. Isso é quase 4 milhões de vidas em um ano (1)! Portanto, da próxima vez que doar sangue, entenda que está causando impacto.
Você com certeza teria doado sangue. Provavelmente não com a intenção de obter algum benefício, mas de salvar a vida de outro ser humano. Mas você sabia que o ato de doar sangue traz alguns benefícios incríveis? De certa forma, você também está fazendo muito bem a si mesmo. E neste post, vamos discutir o que é bom - em detalhes.
Quais são os benefícios de doar sangue?
1. A doação de sangue pode revelar possíveis problemas de saúde
Shutterstock
Você é submetido a um exame físico simples e a um breve exame de sangue antes de doar sangue. Isso é importante, pois qualquer potencial problema de saúde desconhecido para você é revelado (2). Essas preocupações incluem pressão alta e baixa contagem de sangue.
Se houver problemas sérios, a clínica não retirará seu sangue - e você será notificado do motivo. Isso pode ser uma boa notícia, pois agora você tem tempo para tomar medidas preventivas.
Mas lembre-se de que você nunca deve doar sangue para verificar a possibilidade de doenças transmitidas pelo sangue - incluindo hepatite B e C e HIV. Em vez disso, você deve consultar seu médico para o mesmo. O mini-exame físico anterior à doação de sangue não substitui um exame completo de saúde.
2. Pode promover a saúde do coração
A doação de sangue reduz a viscosidade do sangue e isso pode prevenir ataques cardíacos. Um estudo nigeriano descobriu que a doação regular de sangue reduzia os níveis de colesterol total e até mesmo o LDL (o colesterol ruim), reduzindo o risco de doenças cardiovasculares (3).
A doação regular de sangue também pode reduzir o risco de infarto do miocárdio (bloqueio do fluxo sanguíneo para o coração, causando um ataque cardíaco) em homens de meia-idade (4).
3. Pode reduzir o risco de câncer
Um estudo de 2008 encontrou uma ligeira diminuição no risco de câncer entre indivíduos que doam sangue com frequência (5). Esses cânceres foram associados a níveis excessivos de ferro no sangue e incluem câncer de fígado, cólon, esôfago, estômago e pulmões.
A doação frequente de sangue pode reduzir os níveis excessivos de ferro no sangue, reduzindo assim o risco de câncer. Curiosamente, esse fenômeno pode reduzir o risco de doenças cardíacas também.
4. Pode ajudar na desintoxicação
Embora os estudos sejam limitados, podemos dizer que a doação de sangue desempenha um papel na desintoxicação. Ele abre caminho para a produção de novas células sanguíneas.
Esses são os principais benefícios da doação de sangue. Doar sangue é um ato nobre. E acreditamos que o principal motivo para carregá-lo deve ser salvar a vida de alguém.
Embora seja comum, a maioria de nós não sabe como garantir uma doação de sangue bem-sucedida. As dicas a seguir podem ajudar.
O que fazer antes / depois de doar sangue?
Manter as dicas a seguir em mente pode torná-lo mais eficaz. Você está doando sangue - e com certeza deseja garantir que está dando o seu melhor.
- Limite-se a consumir apenas alimentos saudáveis e ricos em ferro pelo menos alguns dias antes da doação (se ainda não estiver fazendo isso). Esses alimentos incluem espinafre, feijão, peixe e cereais enriquecidos com ferro. A deficiência de ferro é uma razão comum para adiamentos.
- Tenha uma boa noite de sono, especialmente na noite anterior à doação de sangue.
- Faça uma refeição balanceada pelo menos 3 horas antes de doar seu sangue. Evite alimentos gordurosos como batatas fritas, hambúrgueres, etc.
- Beba água extra (16 onças) antes da doação. A desidratação é outro motivo comum para adiamentos.
- Use uma camisa de manga curta ou com mangas fáceis de arregaçar.
- Lembre-se de que você precisa ter pelo menos 17 anos ou mais para doar sangue. Você deve pesar pelo menos 50 quilos e estar em bom estado de saúde.
- Você deve informar a enfermeira se estiver tomando medicamentos ou tiver qualquer condição médica, pois isso pode interferir na sua elegibilidade para doar sangue.
- Beba muitos líquidos nas próximas 24 a 48 horas. Isso irá repor os fluidos perdidos durante a doação.
- Evite esforços físicos nas próximas 24 horas. Tente não levantar pesos.
- Caso sinta tontura, entenda que é normal. Você pode se deitar com os pés elevados e a sensação passará.
- Se algo não parecer certo mesmo depois de um tempo, ligue para o Centro de Doadores e informe. Você também pode visitar o centro e verificar se há algo de errado com você.
Além das precauções, você também deve estar ciente dos equívocos comuns e aprender a diferenciá-los dos fatos.
Quais são os equívocos comuns sobre a doação de sangue?
Mito 1: Se você é vegetariano, seu sangue não tem ferro suficiente e não é adequado para doação.
Fato: Os vegetarianos podem doar sangue, pois os níveis adequados de ferro dependem da dieta da pessoa (6).
Mito 2: O sangue no corpo é limitado e doar algum pode ser perigoso.
Fato: Seu corpo produz sangue novo após a doação. As células sanguíneas morrem em seu corpo, e seu corpo produz novas o tempo todo (7). Além disso, apenas cerca de 350-450 mL de sangue são retirados durante a doação.
Mito 3: Pessoas pesadas têm mais sangue e, portanto, são elegíveis para doação.
Fato: Estar pesado é um sinal de saúde ruim. Isso os torna menos qualificados para doação. Pessoas pesadas não têm mais sangue porque a gordura contém proporcionalmente menos sangue do que músculos (8).
Mito 4: Tomar medicamentos significa que você não pode ser um doador de sangue.
Fato: Depende do medicamento. Informe o centro de doadores se estiver tomando algum medicamento para qualquer condição de saúde. Alguns medicamentos podem exigir que você adie por um determinado período (9).
Mito 5: A doação de sangue pode levar ao HIV ou outras doenças graves.
Fato: De jeito nenhum! Agulhas novas, descartáveis e esterilizadas são usadas para coletar seu sangue. Essas agulhas não contêm sangue de uma pessoa HIV-positiva ou qualquer pessoa com qualquer doença (10).
A doação de sangue é absolutamente segura para adultos saudáveis. Você pode sentir alguns efeitos colaterais - mas eles são mais comuns e diminuem depois de um tempo. Alguns dos efeitos colaterais incluem:
- Sentindo-se enjoado ou tonto
- Sangramento no local da injeção da agulha / hematoma
- Dor ou dormência no braço
- Uma sensação de formigamento
No caso de esses efeitos persistirem mesmo após o expediente, consulte o centro de doadores.
Conclusão
Doar sangue com certeza pode mantê-lo saudável - o que é provavelmente a razão mais importante para você fazer isso. Comece a doar sangue hoje. Deixe um comentário na caixa abaixo e diga-nos como esta postagem o ajudou.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Você pode doar sangue todo mês?
Não. Você deve esperar pelo menos oito semanas antes de doar sangue novamente.
Quanto tempo leva a doação de sangue?
A doação real leva cerca de 10 a 15 minutos. Todo o processo, desde o teste físico até os lanches pós-doação, leva cerca de uma hora.
Quando você pode doar sangue depois de ter um bebê? Você pode doar sangue durante a gravidez?
O tempo de espera pode variar de 6 semanas a 6 meses e, às vezes, até mais. Depende da sua saúde física e da área em que vive. Consulte o seu médico para obter mais informações sobre este aspecto.
E não, mulheres grávidas não devem doar sangue.
O que comer depois de doar sangue?
Ingerir muitos líquidos, incluindo água e suco de frutas. Além disso, consuma alimentos ricos em ferro (espinafre e carne vermelha), ácido fólico (feijão seco e vegetais com folhas verdes) e vitamina B6 (banana e batata).
Evite álcool e café (ou outras bebidas com cafeína) por pelo menos 48 horas, pois eles podem agravar a desidratação e fazer você se sentir pior.
Qual é a diferença entre doar sangue e plasma?
Quando você doa sangue, basicamente doa sangue junto com seus componentes (glóbulos vermelhos, plasma e plaquetas). Mas quando você doa plasma, os glóbulos vermelhos e as plaquetas são devolvidos ao doador.
Referências
- “56 fatos sobre sangue e doação de sangue”. Laboratório Nacional de Brookhaven.
- “Associações do estado de saúde com subsequente…”. PloS One. Universidade VU, Amsterdã, Holanda.
- “Perfil lipídico de doadores de sangue regulares”. J Blood Med. Universidade de Lagos, Lagos, Nigéria.
- “A doação de sangue está associada a uma redução…”. Am J Epidemiol. Universidade de Kuopio, Finlândia.
- “Frequência de doações, perda de ferro e risco de…”. Journal of the National Cancer Institute.
- “Hemoglobina e ferro: informações para…”. Organização Mundial de Saúde. Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia.
- "Sangue". MedlinePlus. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Avaliação geral do doador”. Organização Mundial de Saúde. Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia.
- “Doadores de sangue sob medicação…”. Eur J Clin Pharmacol. Medizinische Hochschule Hannover, Alemanha.
- “Conhecimento, equívocos e motivações…”. Pak J Med Sci. Universidade Rei Abdulaziz, Jeddah, Arábia.