Índice:
- Qual é a importância de Yama no Yoga?
- Os 5 Yamas do Yoga
- 1. Ahimsa
- 2. Satya
- 3. Asteya
- 4. Bhramacharya
- 5. Aparigraha
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Quanto mais você se aprofunda na ioga, mais você descobre. Você sabia que o conceito de Yama na filosofia da ioga tem 5 elementos? Bem, é verdade, e eles explicam o conceito de Yama de maneira bela e profunda.
Yama faz parte dos 'Oito Membros do Yoga' mencionados no Yoga Sutras por Patanjali, considerado o pai do Yoga. É o início de um caminho estruturado que o leva à bem-aventurança e à iluminação.
Eles dizem que "bem começado está pela metade", então por que não aprender bem o primeiro conceito "yama" dos ioga sutras e preparar o caminho para um caminho iogue enriquecedor. Fique quieto e leia para fazer isso.
Qual é a importância de Yama no Yoga?
Yama é o seu melhor guia para levar uma vida honesta e consciente. Isso o incentiva a retratar seu verdadeiro eu e poupa a energia desperdiçada em uma farsa.
É um caminho saudável e tranquilo. Também fortalece, aumentando sua consciência e vontade de alcançar o melhor. Tudo isso parece relativamente fácil, mas é difícil de praticar e acompanhar.
Yama elucida sobre os padrões morais de vida. Diz-nos como conduzir nossas vidas. Ele nos direciona a nos comportarmos de uma maneira que gostaríamos de ser tratados pelos outros.
Yama nos pede que sigamos o caminho da não violência, da verdade e do autocontrole. É uma regra, objetivo e autocontenção que proporcionam um controle adequado sobre seu comportamento e ser.
Todos nós sabemos que Yama faz parte do Caminho das Oito Dobras Ashtanga, mencionado nos Ioga Sutras de Patanjali. Mas muito antes disso, foi falado no Rig Veda e em muitos outros textos antigos da era Védica.
Yama significa 'restrição'. Ele pede que você verifique suas ações, palavras e pensamentos de vez em quando. Ele evoluiu de um texto antigo para outro - dos Upanishads para o Mahabharata - como um dever ético de autoquestionamento.
Vamos aprender sobre os 5 elementos da Yama agora.
Os 5 Yamas do Yoga
- Ahimsa
- Satya
- Asteya
- Bhramacharya
- Aparigraha
1. Ahimsa
Shutterstock
Ahimsa é não-violência. Ele advoga que se evite qualquer dano mental, físico ou emocional aos outros ou mesmo a você mesmo.
Ahimsa promove compaixão e detesta hábitos como julgar, criticar, raiva e irritação.
A compaixão é uma excelente forma de praticar a não violência. Quando você se sente e se conecta com outras pessoas, não tem vontade de prejudicá-las.
Ahimsa diz a você para ganhar a habilidade de aceitar as coisas como são com amor e bondade. Isso o encoraja a deixar os sentimentos ruins irem e, em vez disso, substituí-los por aceitação e amor.
A melhor maneira de se tornar compassivo é experimentar você mesmo. Aceite-se como você é, sem qualquer julgamento, tornando mais fácil para você experimentar com os outros.
Ahimsa é o principal de Yama; é o truque para levar uma vida feliz e tranquila. Ao começar a praticar Ahimsa conscientemente, você perceberá que isso vem naturalmente para você e que você pode prevenir danos espontaneamente.
Uma ótima maneira de começar a prática Ahimsa é ser gentil, tolerante e perdoador. Você sente uma confiança poderosa e profundamente enraizada quando abraça Ahimsa completamente.
Voltar para TOC
2. Satya
Shutterstock
Satya é a verdade. É viver e falar a verdade como ela é. É difícil praticar a verdade porque temos que fazer isso respeitando o conceito de Ahimsa.
Quando sabemos que falar a verdade pode prejudicar algo, é melhor contê-lo. Satya trata de quando dizer a verdade e quando ficar quieto mesmo quando você sabe a verdade.
Mas isso não significa que você ignore essa verdade ou a tire da cabeça. Satya exorta você a saber a verdade em sua cabeça, mesmo quando você não deveria dizê-la em voz alta.
Saber e aceitar a verdade é libertador. Isso lhe dá clareza e uma visão superior. Viver uma vida verdadeira é respeitoso e uma grande honra. Acima de tudo, faz você se sentir bem.
Satya está aceitando as coisas como elas são, em vez de manipulá-las para que sejam do jeito que queremos. A melhor maneira de praticar Satya é superar o medo e a negatividade em seu eu que o leva a distorcer os fatos.
Depois de lutar contra seus medos, você não terá mais razão para mentir para si mesmo. Além disso, crie o hábito de não contar mentiras e treine-se para falar com clareza e bondade.
Voltar para TOC
3. Asteya
Shutterstock
Asteya não rouba. Em outras palavras, não é pegar o que não foi dado a você ou não foi dado gratuitamente.
Parece relativamente simples, mas Asteya também significa não roubar nem fisicamente nem mentalmente, nem mesmo encorajar ou ajudar aqueles que o fazem em mente, palavra ou ação. Você não deve nem ficar quieto quando vir alguém roubando.
Asteya é uma maneira perfeita de superar a ganância. Quando você supera a coceira de pegar ou a necessidade de pegar algo que não é seu, você perde o interesse nisso, e as riquezas não parecem mais atraentes.
Asteya não significa necessariamente impedir o roubo de objetos físicos; também impede o roubo de informações e o roubo das emoções e fragilidade das pessoas.
Pratique Astreya corrigindo o problema que o leva a roubar. Seja feliz com o que você tem, fique satisfeito e não sinta ciúme dos outros. Faça dessas qualidades um hábito.
Supere as qualidades negativas percebendo que a riqueza é apenas um estado de espírito. E à medida que você aumenta sua riqueza interior dando abnegadamente, automaticamente aumenta sua riqueza exterior.
Voltar para TOC
4. Bhramacharya
Shutterstock
Brahmacharya é autocontrole. O mundo vai desabar se nenhuma restrição for imposta. Ganhe controle sobre seu estado físico e mental, então a necessidade de exagerar diminui.
Conhecimento, poder e estabilidade vêm do autocontrole. Ir ao mar com qualquer coisa só vai significar um desastre. Brahmacharya mantém você equilibrado e focado.
É preciso muita coragem para sair de seus vícios e diversão excessiva. Mas você deve saber que cada vez que tenta superar um mau hábito, você se sente muito bem. Isso o torna mais saudável, feliz e sábio.
Brahmacharya traz moderação em sua vida. Sendo moderado, você conserva muita energia que pode direcionar para alcançar um propósito superior.
Brahmacharya o ajuda a se voltar para dentro, ajudando-o a descobrir o que você realmente precisa e eliminando tudo o que parece desnecessário. Ajuda a combater os desejos e a se tornar independente.
Quando você se livra da tentação, dos prazeres sensuais e dos vícios, sente uma grande alegria interior. Para fazer isso, você precisa limpar a sujeira que observa, fala e escuta.
Fique longe de filmes, livros e pessoas que o desviam do caminho de Brahmacharya e esgotam sua energia desnecessariamente.
Voltar para TOC
5. Aparigraha
Aparigraha é não desejo. É abrir mão de tudo que não precisamos e guardar apenas o necessário.
Os objetos físicos são os primeiros da lista que você deve abandonar. Você deve parar de desejá-los e não se preocupar muito em possuí-los.
Aparigraha ensina você a perceber a natureza temporária dos objetos mundanos. Apegar-se ou apegar-se a algo temporário não está certo, pois isso impede que você esteja aberto para receber o que precisa.
Aparigraha exorta você a se questionar cada vez que você chama algo de seu. Isso o ajuda a manter um sentimento equilibrado em relação às coisas que possui e a evitar que se apegue demais a elas.
Ele treina você a usar coisas dadas a você, mas não a possuí-las. Quando você se apega às posses mundanas, fica de fato hipnotizado. Eles ganham poder sobre você e controlam seu comportamento.
Ao passo que, se você os usar como são e não se apegar emocionalmente, poderá desfrutar de seus benefícios totalmente, sem se atolar por falsas expectativas.
Comece a prática da aparigraha analisando seu relacionamento com pessoas e objetos. Use objetos para ajudá-lo em vez de torná-los parte de sua personalidade. Seja equilibrado nos relacionamentos, que haja um dar e receber mútuo de respeito e trabalho.
Voltar para TOC
Agora, vamos responder a algumas perguntas comuns sobre Yama e ioga.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Quão importante é Yama no mundo de hoje?
Não há nada mais útil do que Yama no mundo de hoje. Ele ensina você a ser equilibrado neste mundo em constante mudança e hiperventilação.
Com que frequência eu pratico Yama?
Yama é um processo contínuo. Se você fizer uma pausa, então todo o seu propósito está arruinado.
Precisamos de um guia moral confiável para nos dizer o que é certo e errado. Na pressa deste mundo rápido e louco, nem mesmo percebemos para pensar se o que estamos fazendo é certo. As linhas estão se confundindo entre o que é correto e ruim. Em tal situação, é de extrema importância que você aprenda e pratique os 5 princípios de Yama. Faça isso agora.