Índice:
- O azeite é seguro para bebês?
- 1. Azeite para massagem para bebês
- 2. Azeite em caso de problemas de pele
- 3. Azeite de oliva na dieta do bebê
- 4. Azeite para tratar constipação
- 5. Azeite para cabelo de bebê
- 6. Azeite de oliva para tratar assaduras
O azeite de oliva é conhecido por sua ampla gama de benefícios para a pele, o cabelo e a saúde. Na verdade, este óleo multiuso pode ser consumido e também aplicado topicamente na pele e no cabelo. As qualidades benéficas do azeite de oliva fazem a maioria de nós presumir que ele também é bom para nossos bebês. Mas é realmente assim em todos os casos? A pergunta precisa ser respondida, pois há uma grande diferença entre adultos e bebês em termos de pele, cabelo e condições de saúde.
O azeite é seguro para bebês?
Como todos sabemos, a infância é uma fase tenra da vida. Os bebês são extremamente delicados e sensíveis. Eles requerem atenção especial em todos os aspectos de sua saúde, seja dieta, pele ou cabelo. Quando se trata de óleos de massagem, é importante lembrar que óleos, que comprovadamente são benéficos para a pele e o cabelo, podem causar reações alérgicas quando aplicados em bebês. No que diz respeito ao azeite, é considerado uma aposta segura para os bebés. No entanto, é possível que seu bebê seja hipersensível ou alérgico a esse óleo. Portanto, se você está pensando em usar azeite de oliva para seu bebê, precisa dar uma olhada nos possíveis benefícios e efeitos colaterais que podem ser causados por esse óleo.
1. Azeite para massagem para bebês
Muitas pessoas em todo o mundo usam azeite para massagear seus bebês sem quaisquer efeitos adversos. Promove relaxamento, reduz o choro e tem uma influência positiva nos hormônios que controlam o estresse em seu bebê. O azeite de oliva possui alto teor de ácido oleico e menor quantidade de ácido linoléico. Enquanto o ácido linoléico fortalece a barreira cutânea do bebê, o ácido oleico aumenta a permeabilidade de algumas camadas da pele do bebê.
As preocupações com a segurança do azeite de oliva para massagem dependem da condição da pele do bebê. Se a pele do seu bebê for mais permeável, o azeite e a água podem ser facilmente absorvidos por ela. Geralmente, nenhum efeito colateral ou perigo é relatado do uso de azeite de oliva na pele do bebê.
2. Azeite em caso de problemas de pele
O azeite é bom para a pele do bebê? Como afirmado acima, o azeite de oliva pode ser usado com segurança na pele saudável. Mas, o mesmo não acontece se a pele do seu bebê estiver danificada. Por exemplo, se o seu bebê tem eczema, o uso de azeite pode piorar o problema, pois o ácido oleico pode aumentar a perda de umidade da pele do bebê. Mesmo se você tiver um histórico familiar de eczema ou pele seca, deve ter cuidado. É melhor evitar o uso de azeite, pois isso pode desencadear o problema. É aconselhável seguir as instruções do seu médico nesse caso. Para a pele sensível dos bebês, os óleos minerais infantis ou vegetais ricos em ácido linoléico são uma opção melhor.
3. Azeite de oliva na dieta do bebê
O azeite é considerado uma ótima opção na hora de cozinhar devido ao seu rico valor nutricional, incorporando gorduras monoinsaturadas, vitaminas A, C, D, E, K, vitaminas B e antioxidantes. Mas é seguro incluir azeite de oliva na comida do bebê?
Bem, o azeite pode ser usado na comida do bebê, mas só a partir dos 6 meses de idade. Além disso, ao usar o azeite em receitas de comida para bebês, é aconselhável ater-se ao azeite virgem extra, pois, sendo o azeite mais puro, ele contém maior quantidade de antioxidantes. O ácido oleico presente no azeite permite o crescimento e o desenvolvimento do cérebro do seu filho. Também possui propriedades antiinflamatórias, que ajudam a prevenir e reduzir a gravidade da asma. No entanto, o consumo excessivo de azeite de oliva pode causar diarréia, portanto, certifique-se de não usar mais do que ¼ colher de chá de azeite em 60 gramas de comida para bebês.
4. Azeite para tratar constipação
O azeite de oliva, sendo gentil com o estômago do seu filho, é freqüentemente usado como laxante para curar a constipação. No entanto, o consumo excessivo de azeite pode causar diarreia. Portanto, é aconselhável não usar azeite de oliva como remédio caseiro para curar a constipação em seu bebê. É sempre melhor ter sua constipação tratada por um médico.
5. Azeite para cabelo de bebê
O azeite pode ser usado para fortalecer o cabelo do seu bebê e suavizar os cabelos crespos e ásperos. O azeite de oliva é um remédio natural eficaz para remover as tampas do berço em bebês. A touca do berço pode ser definida como uma forma de caspa que faz com que uma camada de pele seca e escamosa se forme na cabeça do bebê logo após o nascimento. Os casos graves podem levar à formação de manchas oleosas amarelas no couro cabeludo. O azeite de oliva pode ser usado para afrouxar a tampa do berço. Basta cobrir a tampa do berço com uma fina camada de azeite, massageando com uma escova macia ou pano de limpeza. Deixe descansar por 10-15 minutos. Agora lave com um shampoo de bebê e enxágue com água morna. Você precisa lavar o couro cabeludo 2-3 vezes para remover o óleo completamente. Este é um método fácil e indolor para se livrar das tampas do berço.
6. Azeite de oliva para tratar assaduras
As assaduras são um problema comum entre bebês - comuns, mas bastante desconfortáveis. O azeite pode ajudar a combater assaduras. Você pode misturar 2 colheres de chá de azeite de oliva extra virgem com 1 colher de chá de água e bater bem esta mistura. Aplique esta emulsão no bumbum do seu bebê. Isso irá apagar as erupções e prevenir sua recorrência.
Não importa o quão seguro o azeite seja considerado, mas é sempre melhor seguir o conselho do seu médico quando se trata da saúde do seu bebê.
Quando usado corretamente, o azeite pode dar ao seu bebê uma infinidade de benefícios, sem causar quaisquer efeitos colaterais. Então, experimente!
Espero que agora você tenha uma ideia de como usar azeite de oliva para o bebê? Compartilhe conosco na seção de comentários abaixo.