Índice:
- O que é transtorno bipolar?
- Ioga e transtorno bipolar
- 7 melhores poses de ioga para transtorno bipolar
- 1. Garudasana (postura da águia)
- 2. Upavistha Konasana (postura sentada em ângulo aberto)
- 3. Dandasana (postura da equipe)
- 4. Paschimottanasana (curva para frente sentada)
- 5. Ardha Pincha Mayurasana (postura do golfinho)
- 6. Setu Bandhasana (postura da ponte)
- 7. Salamba Sirsasana (cabeceira)
- Cuidados a serem tomados
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
O equilíbrio é bom. Na verdade, é ótimo. Pergunte a qualquer paciente bipolar e eles concordarão com a cabeça. E por que isto? Porque manter a mente equilibrada não é fácil para eles. Apenas uma terapia alternativa de cura como a ioga pode ajudá-los a lidar com o transtorno bipolar.
Os pacientes bipolares têm um humor instável e são imprevisíveis. Eles sofrem de períodos alternados de depressão e entusiasmo. Cerca de 51 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem dessa condição, causando-lhes problemas financeiros, sociais e relacionados ao trabalho.
Além do tratamento regular para o transtorno bipolar, a ioga é uma excelente forma de tratar a doença. A ioga reduz o estresse, que é o principal gatilho para estados emocionais extremos no transtorno bipolar.
A ioga administra bem o transtorno bipolar, fortalecendo você mental e fisicamente para lidar com ele. Vamos aprender como isso funciona abaixo. Dar uma olhada.
Antes disso, vamos entender completamente o problema do transtorno bipolar.
O que é transtorno bipolar?
O transtorno bipolar é uma condição de saúde mental que afeta o cérebro, causando mudanças extremas no humor, na energia e nos níveis de atividade. Ocorre principalmente devido à genética e traumas, como abuso na infância e estresse de longo prazo.
As mudanças de humor variam de hiperatividade extrema a entorpecimento e depressão absolutos. Eles ocorrem alternativamente ou permanecem por períodos prolongados antes de mudar para o outro estado.
O período energizado é referido como 'maníaco' e a fase monótona como 'depressiva'. Durante o período maníaco, a pessoa fica excessivamente entusiasmada, extremamente excitada e com uma energia anormal. Ele fica inquieto e tem dificuldade para dormir.
À medida que a condição piora, a pessoa tem pensamentos irreais, torna-se errática e impulsiva e alucina quando piora.
O outro lado disso é a depressão. Com isso, os pacientes têm uma visão totalmente negativa da vida e sofrem de transtornos de ansiedade. Eles se sentem aborrecidos, sem vida e suicidas. Nada os entusiasma, e eles não têm vontade de se misturar com ninguém.
O estágio intermediário é a hipomania, em que a pessoa está entusiasmada, excitável e trabalha em um fluxo, tornando-a altamente produtiva. Um período maníaco geralmente é seguido por um estado depressivo e vice-versa.
Agora, vamos entender como a ioga ajuda no transtorno bipolar.
Ioga e transtorno bipolar
Quando você sofre de transtorno bipolar, o estresse é o principal componente que desencadeia estados emocionais extremos. Soma-se a isso a ansiedade, que só piora quando você está no estágio maníaco ou depressivo.
Eliminar o estresse e a ansiedade torna mais fácil para o paciente bipolar, e a ioga faz exatamente isso.
Alongar o corpo e mantê-lo saudável com ioga é uma forma de lidar com o problema. A respiração sincronizada ao entrar, ficar e sair das posturas acalma o corpo e também a mente.
O pranayama e a meditação equilibram e treinam você melhor para lidar com as mudanças de humor. A ioga aumenta os níveis de serotonina e gama-amino butírico no cérebro, que ajudam a combater a depressão.
Assim, a ioga é um complemento útil para controlar o transtorno bipolar. Além disso, melhora sua saúde geral e permite que você lide melhor com o transtorno bipolar.
Então, por que não aprendemos alguns exercícios de ioga que funcionam melhor para o transtorno bipolar? Confira abaixo.
7 melhores poses de ioga para transtorno bipolar
O Yoga oferece posturas terapêuticas que acalmam a mente. Eles desviam a mente do paciente bipolar e canalizam seus pensamentos em uma direção positiva.
- Garudasana (postura da águia)
- Upavistha Konasana (postura sentada em ângulo aberto)
- Dandasana (postura da equipe)
- Paschimottanasana (curva para frente sentada)
- Ardha Pincha Mayurasana (postura do golfinho)
- Setu Bandhasana (postura da ponte)
- Salamba Sirsasana (Headstand)
1. Garudasana (postura da águia)
Imagem: Shutterstock
Sobre a postura: Garudasana ou postura da águia é um asana com o nome do mitológico rei dos pássaros, Garuda, conhecido por lutar contra demônios. É um asana de Vinyasa Yoga de nível iniciante. Pratique de manhã com o estômago vazio e mantenha a postura por 15 a 30 segundos.
Benefícios: Garudasana melhora seu senso de equilíbrio e alonga suas panturrilhas e ombros. Isso afrouxa suas pernas e quadris, tornando-os flexíveis. A postura também melhora a concentração.
Para saber mais sobre a pose e seu procedimento, clique aqui: Garudasana
Voltar para TOC
2. Upavistha Konasana (postura sentada em ângulo aberto)
Imagem: Shutterstock
Sobre a Postura: Upavistha Konasana ou Postura Sentada em Ângulo Aberto é um asana que proporciona uma boa prática para outras posturas em posição sentada e em pé de grande angular. É um asana de Hatha Yoga de nível intermediário. Pratique pela manhã com o estômago vazio. Mantenha a postura por 30 a 60 segundos.
Benefícios: Upavistha Konasana acalma seu cérebro e ajuda você a ficar em paz. Ele estica suas pernas, braços e coluna e abre seus quadris. Ele também estimula seus órgãos abdominais.
Para saber mais sobre a pose e seu procedimento, clique aqui: Upavistha Konasana
Voltar para TOC
3. Dandasana (postura da equipe)
Imagem: Shutterstock
Sobre a postura: Dandasana ou postura da equipe é uma pose de aquecimento. É um asana de ioga de nível iniciante. Pratique de manhã com o estômago vazio ou à noite após um intervalo de 4 a 6 horas desde sua última refeição. Mantenha a postura por 15 a 30 segundos.
Benefícios: Dandasana acalma as células cerebrais. Além disso, melhora o alinhamento do corpo e aumenta a consciência corporal. Dandasana alonga e fortalece sua coluna.
Para saber mais sobre a pose e seu procedimento, clique aqui: Dandasana
Voltar para TOC
4. Paschimottanasana (curva para frente sentada)
Imagem: Shutterstock
Sobre a postura: Paschimottanasana ou a curvatura para a frente sentada é um asana que dá ao corpo um alongamento intenso. É o asana de Hatha Yoga de nível iniciante. Pratique de manhã ou à noite com o estômago vazio. Mantenha a postura por 30 a 60 segundos.
Benefícios: Paschimottanasana é um calmante. Ele mantém a ansiedade, a raiva e a irritabilidade sob controle. A postura regula a pressão arterial e alonga a região lombar e os tendões da perna.
Para saber mais sobre a pose e seu procedimento, clique aqui: Paschimottanasana
Voltar para TOC
5. Ardha Pincha Mayurasana (postura do golfinho)
Imagem: Shutterstock
Sobre a postura: Ardha Pincha Mayurasana ou a postura do golfinho é um asana que se parece com um 'V' invertido e é semelhante ao Adho Mukha Svanasana. É um asana de Ashtanga Yoga de nível iniciante. Pratique pela manhã com o estômago vazio. Mantenha a postura por 30 a 60 segundos.
Benefícios: A postura do golfinho alivia a depressão leve e a dor de cabeça e também alonga os ombros. É útil para a insônia e terapêutico para a fadiga.
Para saber mais sobre a pose e seu procedimento, clique aqui: Ardha Pincha Mayurasana
Voltar para TOC
6. Setu Bandhasana (postura da ponte)
Imagem: Shutterstock
Sobre a postura: Setu Bandhasana ou postura da ponte é um asana que se parece com uma ponte e, portanto, recebe esse nome. É um asana de Vinyasa Yoga de nível iniciante. Pratique-o pela manhã com o estômago vazio e intestinos limpos. Mantenha a postura por 30 a 60 segundos.
Benefícios: Setu Bandhasana tonifica seus músculos centrais e abre seus ombros. A postura fortalece os braços e as pernas e é terapêutica para pressão alta e estresse.
Para saber mais sobre a pose e seu procedimento, clique aqui: Setu Bandhasana
Voltar para TOC
7. Salamba Sirsasana (cabeceira)
Imagem: Shutterstock
Sobre a postura: Salamba Sirsasana ou a parada de cabeça é uma inversão completa do corpo. É chamado de rei de todos os asanas de ioga. O asana é um asana de Vinyasa Yoga de nível avançado. Pratique de manhã com o estômago vazio e mantenha a postura por 1 a 5 minutos.
Benefícios: Salamba Sirsasana fortalece sua coluna e pescoço e permite um fluxo sanguíneo saudável em suas células cerebrais. Ele trata a depressão e aumenta a clareza da mente.
Para saber mais sobre a pose e seu procedimento, clique aqui: Salamba Sirsasana
Voltar para TOC
Cuidados a serem tomados
Embora a prática de ioga funcione bem para a maioria das pessoas que sofrem de transtorno bipolar, há algumas pessoas que sofrem de efeitos colaterais, como agitação, respiração rápida e tornam-se críticos em relação às suas habilidades de prática.
Preste atenção para praticar ioga em um ambiente onde se sinta confortável e aceitável.
Yoga não é um tratamento para o transtorno bipolar. Continue tomando seu medicamento para transtorno bipolar junto com a prática de ioga.
Agora, vamos responder a algumas perguntas comuns sobre ioga para transtorno bipolar.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
O transtorno bipolar é curável pela ioga?
A ioga pode tratar o transtorno bipolar, mas não necessariamente pode curá-lo.
Com que frequência pratico ioga se tenho transtorno bipolar?
Faça da prática de ioga parte de sua rotina diária.
O transtorno bipolar está consumindo você e as pessoas ao seu redor. Pode tirar a vida de você, às vezes literalmente. Torne isso um pouco mais fácil e gerenciável tentando as poses acima. Vá em frente, torne sua vida melhor.