Índice:
- Índice
- Abóbora Butternut em resumo
- Benefícios da abóbora
- 1. Cura a constipação em crianças e adultos
- 2. Regula os níveis de colesterol
- 3. Ajuda Pessoas com Diabetes
- 4. Tem um efeito antiinflamatório
- 5. Fortalece Seus Ossos
- 6. Luta contra o câncer
- 7. Melhora a visão e a visão
Se 'A' significa Apple na tabela do alfabeto inglês, significa abóbora Butternut na tabela de vitaminas. A abóbora ou abóbora é uma fonte rica em grandes quantidades de vitamina A e, portanto, é sinônimo dela.
Fiel ao nome, esse vegetal tem textura amanteigada e cremosa quando bem cozido. É por isso que é usado para fazer sopas, cremes, molhos, temperos e sobremesas.
Ansioso para saber o que mais esta versátil abóbora tem a oferecer? E como tirar o melhor proveito disso? Role para baixo para começar!
Índice
- Abóbora Butternut em resumo
- Benefícios da abóbora
- Como Fazer Abóbora Butternut
- Riscos e efeitos colaterais de comer abóbora
Abóbora Butternut em resumo
A abóbora ( Cucurbita moschata ) pertence à família das cabaças e melões ( Cucurbitaceae ) e é nativa das Américas. Esta abóbora é cultivada no verão - ao contrário do seu nome - e colhida no outono.
Tem uma forma única de ampulheta com uma casca dura que parece brilhante em tons de amarelo, laranja e marrom. Por causa da pele dura, a abóbora tem uma vida útil mais longa. Então, você também pode desfrutar desta abóbora cultivada no verão no inverno!
A polpa da abóbora é macia, mas fibrosa. Quando fresca, a polpa é doce, suculenta, cremosa (quando cozida) e rica em carotenóides, vitamina A, folato, vitamina E, potássio e magnésio.
A parte inferior mais ampla da abóbora aninha as sementes. Você pode cozinhá-los ou assá-los como sementes de abóbora e adicioná-los a saladas ou sopas para dar um toque crocante.
Adicionar abóbora assada ou cozida às suas refeições todos os dias faz mais do que apenas aumentar seus níveis de vitamina A. Quer saber mais? Continue lendo!
Voltar para TOC
Benefícios da abóbora
1. Cura a constipação em crianças e adultos
Shutterstock
Como se os exames não causassem estresse suficiente, a constipação aumenta as preocupações de algumas crianças. As pobres crianças simplesmente não conseguem suportar a dor e as cólicas.
Se seus filhos estão entre eles, dê a eles abóbora, que é rica em fibras alimentares. Você pode dar a eles bolinhos feitos de abóbora ou abóbora.
Os idosos enfrentam o mesmo problema. Comer alimentos ricos em fibras, como abóbora, pode mobilizar as fezes no intestino grosso.
Dessa forma, o intestino não seca, evitando constipação, encoprese, síndrome do intestino irritável (SII) e cólicas estomacais em crianças e adultos (1).
2. Regula os níveis de colesterol
A abóbora é rica em ácidos graxos ômega e baixa em calorias (13 por onça). Também é pobre em sódio e gorduras saturadas.
Esta abóbora também é rica em fibras, vitamina E, ⍺-caroteno e ß-caroteno - que são antioxidantes potentes.
Esses elementos eliminam os radicais livres e evitam a peroxidação lipídica e o acúmulo de colesterol em várias partes do corpo, especialmente nos vasos sanguíneos.
3. Ajuda Pessoas com Diabetes
A primeira pergunta que pode ter surgido em algumas de suas mentes deve ser: "Está tudo bem comer abóbora se você tem diabetes?" A resposta aqui é sim, mas com moderação.
A abóbora é rica em amido, carboidratos, fibras, vitaminas e gorduras essenciais. Mas tem um índice glicêmico de 51. Comer esta abóbora é muito melhor do que comer batatas, especialmente para quem tem diabetes.
Essa polpa versátil também tem altos níveis de carotenóides e carotenos que eliminam os radicais livres, como peróxidos e íons hidroxila, que causam inflamação dos órgãos. Portanto, pode controlar com eficácia o diabetes tipo 2 e a baixa tolerância à glicose.
4. Tem um efeito antiinflamatório
⍺-caroteno, ß-caroteno e vitaminas A e C fazem a mágica novamente! Esses compostos atuam como antagonistas de compostos pró-inflamatórios como prostaglandinas, histaminas e interleucinas e promovem a imunidade.
Abóbora butternut - junto com abóboras, bananas, abóbora, batata doce, cebola, abacate, cenoura, iogurte e outros alimentos macios e amiláceos - é dada a pessoas que sofrem de inflamação aguda (2), (3).
Consumir este vegetal reduzirá a incidência de doenças inflamatórias como artrite, asma, DRGE, intestino solto, IBS e doença de Crohn.
5. Fortalece Seus Ossos
Shutterstock
Uma porção de 100 g de abóbora contém 3,5 mg de ß-criptoxantina. Este carotenóide abundante é responsável pelo fortalecimento dos ossos.
A ß-criptoxantina estimula a expressão gênica de proteínas envolvidas na formação e mineralização óssea em osteoblastos (células ósseas). Níveis moderados desse carotenóide podem aumentar o conteúdo de cálcio e proteína nas células ósseas, enquanto inibem a reabsorção óssea e a osteoporose.
Portanto, incluir esta abóbora em sua dieta, especialmente se você se enquadrar na faixa pós-menopausa, irá melhorar sua saúde óssea e manter a artrite, osteoporose, câncer e outras doenças ósseas sob controle (4).
6. Luta contra o câncer
A ß-criptoxantina parece afetar a regulação genética, antioxidante e marcadores inflamatórios em estudos de laboratório.
α-caroteno é outro fitoquímico que tem efeitos protetores contra o câncer. Junto com o ß-caroteno e outros antioxidantes, ele combate o câncer de vários órgãos, como estômago, pulmão, mama, fígado e colo do útero.
Embora o α-caroteno tenha maior potencial anticâncer, os carotenóides e as vitaminas A e E presentes na abóbora ajudam a prevenir e tratar o câncer, predominantemente em mulheres (4).
7. Melhora a visão e a visão
Shutterstock
Abóbora butternut é sinônimo de vitamina A. Os carotenóides, particularmente ß-caroteno, ß-criptoxantina, luteína e zeaxantina presentes nesta abóbora convertem-se em vitamina A (retinol).
Retinol e retinal são os compostos responsáveis pela absorção da luz 'visível'. Existem genes específicos em seu corpo que realizam a conversão de carotenóides nesses fitoquímicos sensores de luz (5).
Meia xícara (85 g) de abóbora cozida contém 3,9 mg de ß-caroteno. E considerando o fato de que não existe um conjunto