Índice:
- O que é o chá de rosas?
- Quais são os benefícios de beber chá de rosas?
- 1. Pode melhorar a saúde menstrual
- 2. Pode melhorar a digestão e aliviar a constipação
- 3. Pode ajudar na perda de peso
- 4. Pode ajudar a controlar o diabetes
- 5. Pode aliviar a ansiedade e a dor
- 6. Pode ajudar no crescimento do cabelo
- 7. Pode ajudar a reduzir o risco de câncer
- 8. Pode ter efeitos antimicrobianos
- Quais são os fitoquímicos no chá de rosa?
- Como fazer chá de rosas em casa
- Método 1: com pétalas de rosa frescas
- Método 2: com pétalas de rosa secas
- Quanto chá de rosa posso beber em um dia?
- Efeitos colaterais do chá de rosa
- Conclusão
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- 18 fontes
O chá de rosa é tradicionalmente apreciado por seus vários benefícios estéticos e medicinais.
É conhecido por ajudar a aliviar a dor durante os períodos. O chá também pode ajudar na digestão e no tratamento da ansiedade e do diabetes. Muitos desses benefícios podem ser atribuídos aos ricos fitoquímicos do chá.
Este artigo discute como o chá rosa pode beneficiá-lo. Ele também inclui uma lista detalhada dos nutrientes que o chá rosa contém, junto com alguns efeitos colaterais dos quais você deve estar ciente. Leia.
O que é o chá de rosas?
O chá de rosa é uma mistura quente de pétalas e botões de rosa secas (Rosa damascena) . Não deve ser confundido com o chá de rosa mosqueta, embora às vezes também se adicione frutos da rosa à mistura do chá. As pétalas de vários cultivares da espécie rosa são usadas para fazer este chá .
Estudos descobriram que os extratos aquáticos de flores de rosa têm efeitos antiinflamatórios e analgésicos (analgésicos). Estes podem estar ligados aos componentes bioativos presentes nas flores de rosas (1), (2).
Na seção a seguir, nos aprofundaremos nesses benefícios e descobriremos o que as pesquisas dizem sobre eles.
Quais são os benefícios de beber chá de rosas?
Uma propriedade do chá rosa amplamente reconhecida é sua capacidade antioxidante. Acredita-se que o chá de rosa melhora a saúde menstrual e reduz a ansiedade, a dor e as doenças inflamatórias.
1. Pode melhorar a saúde menstrual
As cólicas menstruais podem ser um grande problema para a maioria das mulheres. Segundo estudos, quase 50% das adolescentes do sexo feminino apresentaram diminuição no rendimento escolar, na prática de esportes e no convívio com as amigas devido às cólicas menstruais (3).
O chá de rosa e seus extratos têm sido usados na medicina popular para aliviar a dor menstrual e a dismenorréia. Um estudo com 130 meninas foi realizado para investigar esse efeito. O grupo de teste recebeu chá de rosas para beber e os dados da intervenção foram coletados após um, três e seis meses do curso (3).
Os resultados mostraram que as meninas que beberam chá de rosas sentiram menos dor, ansiedade e angústia durante a menstruação. Portanto, bebidas como o chá de rosas são um tratamento potencialmente seguro e simples para a dismenorréia e a síndrome pré-menstrual (SPM) (3).
2. Pode melhorar a digestão e aliviar a constipação
As pétalas de rosa têm sido usadas na medicina tradicional para tratar problemas digestivos. Eles eram frequentemente comidos para resolver problemas estomacais (2).
Populações sírias, libanesas, assírias e rurais do Oriente Médio consomem bebidas à base de rosas. Rosebuds, flores ou gotas de extrato são adicionados a essas bebidas.
Uma dessas bebidas é Zhourat . Vários elementos de rosas são adicionados a este chá de ervas, que é considerado para tratar problemas digestivos (4). Adicionar pétalas, botões ou óleo de Rosa damascena aumenta o potencial antioxidante dessas bebidas (5). Assim, tomar chá de rosas pode estar relacionado à saúde digestiva.
A medicina iraniana usa decocção de rosa como laxante. Gol-e-Ghand Majoon é um medicamento tradicional à base de rosa, prescrito como laxante para o tratamento da obstipação (5).
Os extratos fervidos de Rosa damascena mostraram efeitos laxantes significativos quando administrados a ratos. Os extratos de rosa aumentaram o teor de água nas fezes e a frequência de defecação. Acredita-se que eles conseguiram isso estimulando a movimentação de fluidos nos intestinos (4).
3. Pode ajudar na perda de peso
Vários estudos relacionaram a inflamação elevada ao ganho de peso. O chá de rosa é conhecido por combater a inflamação (6), (7). Portanto, o chá pode ajudar na perda de peso.
As bebidas consumidas diariamente, como chá e café, contêm alguma cafeína. A infusão de pétalas de rosa não contém misturas de chá e não contém cafeína. Portanto, o chá de rosas pode ser uma excelente alternativa às suas bebidas cafeinadas regulares.
O chá de rosas pode ajudar a eliminar as toxinas do corpo. Embora a pesquisa seja limitada, a evidência anedótica sugere que tomar 4 a 5 xícaras de chá pode ajudar na perda de peso. Isso pode ser alcançado por meio da termogênese induzida pela água (8).
4. Pode ajudar a controlar o diabetes
O consumo de um extrato de álcool de Rosa damascena demonstrou ter um efeito antidiabético em estudos com animais. Pode ajudar a diminuir os níveis de glicose no sangue (9). Sugere-se que esta espécie de rosa seja um potente inibidor de uma enzima que metaboliza a glicose conhecida como alfa-glicosidase (2).
Os extratos de rosa suprimem a absorção de carboidratos no intestino delgado. Eles ajudam a reduzir os níveis de glicose pós-prandial (pós-refeição) e auxiliam no controle do diabetes (4). O chá de rosa também é rico em polifenóis que reduzem o risco de diabetes e doenças cardiovasculares (10), (11).
5. Pode aliviar a ansiedade e a dor
Beber chá de rosas pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade. O chá contém substâncias antiinflamatórias que podem ajudar nesse sentido (12). Rosa damascena , como espécie, também é conhecida por ter propriedades analgésicas (4).
A aromaterapia com rosas também demonstrou melhorar o humor e o sono. Um estudo feito em ratos privados de sono mostrou que o extrato de Rosa ( Rosa rugosa Thunb) pode tratar a privação de sono ao inibir a ação de certos receptores (13). Pode aliviar a depressão, tristeza, tensão e dor.
6. Pode ajudar no crescimento do cabelo
As pétalas de rosa, especialmente as das rosas brancas e rosa, têm excelentes propriedades antioxidantes e antialérgicas. Um estudo realizado na Coréia do Sul descobriu que as pétalas de rosa branca diminuem a oxidação de lipídios e proteínas nas células ciliadas (14).
Os fitoquímicos rosa podem inibir a secreção de sebo. Níveis baixos de sebo podem prevenir problemas de coceira e oleosidade no couro cabeludo. Quando adicionado a produtos para o cabelo, como xampus, extratos de rosa (de diferentes espécies) também podem ajudar a reduzir a inflamação do couro cabeludo (14).
O elagitanino e o galato de epigalocatequina nas pétalas de rosa podem prevenir a queda de cabelo e doenças como a dermatite seborréica (14). Portanto, beber chá de rosas ou aplicar seus extratos topicamente pode tratar a inflamação do couro cabeludo e a queda de cabelo.
7. Pode ajudar a reduzir o risco de câncer
As pétalas de rosa têm sido amplamente estudadas quanto aos seus efeitos citotóxicos e antioxidantes (1). Também foram descobertas propriedades anti-mutagênicas (15).
O chá de rosa é rico em antioxidantes que podem ajudar a eliminar os radicais livres que são liberados durante o estresse oxidativo. Se desmarcado, isso pode aumentar o risco de doenças sistêmicas crônicas, incluindo câncer. Os radicais livres causados pelo estresse oxidativo podem causar danos em nível celular por mutação do DNA (15), (16).
8. Pode ter efeitos antimicrobianos
Certos cultivares de rosa foram estudados por suas propriedades antimicrobianas. Os flavonóides, taninos, ácidos fenólicos e carotenóides nas pétalas de rosa são responsáveis por seus efeitos antimicrobianos (1).
As pétalas de rosa mostraram um efeito inibitório contra várias cepas de bactérias. Estes incluem Staphylococcus epidermidis, S. aureus, Bacillus subtilis, Micrococcus luteus, Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Pseudomonas aeruginosa, Proteus mirabilis . Eles também retardaram o crescimento de algumas espécies de leveduras (17).
Os fitoquímicos encontrados nas pétalas de rosa são responsáveis por esses benefícios. Existem vários agentes antiinflamatórios, antioxidantes e analgésicos no perfil fitoquímico do chá de rosa.
Quais são os fitoquímicos no chá de rosa?
A planta rosa contém terpenos, glicosídeos, flavonóides, antocianinas, ácidos carboxílicos e vários compostos orgânicos simples e complexos. Mirceno, kaempferol, quercetina, taninos e óleos graxos também são encontrados em suas flores. A maioria dos flavonóides está presente em seu óleo essencial (2).
Análises bioquímicas revelaram que o conteúdo total de compostos fenólicos na maioria das espécies de chá rosa era igual ou superior ao do chá verde. O ácido gálico foi encontrado em chás feitos de vários cultivares de rosas. O ácido gálico livre é considerado o principal ingrediente da forte capacidade antioxidante dessa bebida (2).
As antocianinas são outro grupo de fitoquímicos responsáveis pela cor das pétalas de rosa. Eles também ajudam a eliminar os radicais livres de seu corpo. Junto com os ácidos fenólicos e os taninos, esses pigmentos aumentam o valor medicinal do chá de rosas (2).
Portanto, está comprovado que este chá possui maior potencial antioxidante que os chás verde e preto. Os polissacarídeos que ele contém tornam este chá levemente doce ou neutro ao paladar.
Como fazer chá de rosas em casa
Método 1: com pétalas de rosa frescas
- Obtenha pétalas de rosa frescas, orgânicas e sem pesticidas.
- Lave 1-2 xícaras de pétalas delicadamente em água corrente.
- Adicione essas pétalas e 3 xícaras de água potável a uma panela / panela fervente.
- Ferva o conteúdo por cerca de 5-6 minutos.
- Coe o conteúdo em copos de servir.
- Adicione adoçante de sua escolha (opcional).
- Servir quente.
Faça Você Mesmo: Como Secar Rosas Em Casa
Você precisa de pétalas com sabor doce para secar. A maioria das cultivares de rosas tem pétalas de gosto amargo quando secas. Para obter mais ajuda, pergunte aos especialistas locais em horticultura ou visite os viveiros.
Tudo que você precisa fazer é:
- Escolha pétalas de rosa frescas que estão livres de orvalho.
- Adicione-os a um saco de rede / malha até a metade. Amarre com um elástico.
- Pendure o saco em um local quente, seco e escuro para secar (como potpourri).
- Dependendo da umidade, pode demorar alguns dias a uma semana para secar as pétalas.
- Assim que todas estiverem secas, guarde as pétalas em um recipiente hermético para uso futuro.
- Cuidado para não encher demais o saco de rede, pois isso pode fazer com que as pétalas no centro sufoquem e apodreçam. Essas pétalas não servirão para nenhum uso. Portanto, deixe espaço suficiente na bolsa enquanto faz as malas.
Método 2: com pétalas de rosa secas
- Adicione 1 xícara de pétalas de rosa secas e 2-3 xícaras de água em uma panela fervente.
- Ferva o conteúdo por cerca de 5-6 minutos.
- Coe o conteúdo em copos de servir.
- Você pode adicionar chá verde em pó enquanto prepara as pétalas de rosa. Se as pétalas que você escolheu ficaram amargas ao secar, as folhas de chá verde podem ser uma salvação.
Os chás perfumados requerem apenas algumas pétalas para enfeitar. Pétalas de rosa combinam bem com chás oolong, verde e preto.
Quanto chá de rosa posso beber em um dia?
Beber a infusão de ervas com moderação é fundamental. Embora nenhum estudo quantitativo tenha sido feito sobre o limite superior do consumo de chá rosa, é melhor beber não mais do que 5 xícaras dessa bebida. Tomar em excesso pode causar alguns efeitos colaterais.
Efeitos colaterais do chá de rosa
De acordo com a evidência anedótica, consumir chá de rosas em excesso pode causar náusea ou diarréia. No entanto, os extratos de rosa geralmente são inofensivos. O FDA os reconhece como seguros (18). Mas se você é sensível a certos alimentos, é melhor conversar com seu médico antes de consumir o chá de rosas.
Conclusão
O chá de rosas é uma bebida poderosa e agradável. As pétalas de rosa são ricas em antioxidantes, como antocianinas, fitoquímicos antiinflamatórios e compostos antimicrobianos. Adicioná-los à sua bebida pode aumentar seu valor medicinal. Você pode tentar substituir sua bebida normal por chá de rosas e desfrutar de seus benefícios diariamente.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
O chá de rosas é bom para a pele?
O chá de rosas contém antioxidantes e vitamina C e pode promover a saúde da pele. Embora não haja nenhuma evidência direta a esse respeito, as rosas têm sido tradicional e comercialmente usadas na indústria de cosméticos e beleza.
O chá de rosas ajuda você a dormir?
O chá de rosas induz o sono, pois seu aroma pode relaxar o corpo. Também pode aliviar o estresse.
Qual é a melhor hora para beber chá rosa?
O chá de rosas pode ser tomado a qualquer hora. Pode ser especialmente benéfico se ingerido antes de dormir. Não contém cafeína e pode ajudar a promover o sono.
Posso beber chá de rosas todos os dias?
Sim, você pode beber o chá todos os dias, pois oferece muitos benefícios à saúde.
Você pode beber chá de rosas durante a gravidez?
O FDA aprovou a segurança dos extratos de rosa. Portanto, pode ser seguro tomá-lo durante a gravidez. No entanto, consulte um médico para estar do lado mais seguro.
18 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.-
- Propriedades citotóxicas, antioxidantes, antimicrobianas e composição química das pétalas de rosa. J Sci Food Agric, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23818393
- Efeitos farmacológicos de Rosa Damascena. Iran J Basic Med Sci, Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3586833/
- Chá de rosa para o alívio da dismenorreia primária em adolescentes: um ensaio clínico randomizado em Taiwan. J Midwifery Womens Health, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16154059
- Bebida e cultura. “Zhourat”, uma análise multivariada da globalização de um chá de ervas do Oriente Médio. Appetite, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24703931
- Rosa damascena como erva sagrada antiga com novas aplicações. J Tradit Complement Med, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4737971/
- Efeitos analgésicos e antiinflamatórios do extrato hidroalcoólico de Rosa damascena e seu óleo essencial em modelos animais, Iran J Pharm Res, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3862064/
- Atividade antiinflamatória e anti-artrítica do extrato aquoso de Rosa centifolia em modelos experimentais de ratos, Int J Rheum Dis, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26222375
- Termogênese induzida por água. J Clin Endocrinol Metab, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14671205
- O efeito anti-hiperglicêmico de Rosa Damascena é mediado pela expressão do gene PPAR.γ em modelo animal de resistência à insulina. Iran J Pharm Res, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29201096
- O papel dos polifenóis na nutrição moderna. Nutr Bull, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28983192
- Efeito do extrato hidroalcoólico de Rosa damascena nas respostas cardiovasculares em ratos normotensos. Avicenna J Phytomed, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4587610/
- Efeito antiestresse do extrato hidroalcoólico de Rosa gallica officinalis em camundongos. Heliyon, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31431930
- Efeitos antiestresse de Rosa rugosa Thunb. no comportamento semelhante à ansiedade induzida pela privação total do sono e disfunção cognitiva em ratos: possível mecanismo de ação do antagonista do receptor 5-HT6. J Med Food, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27331439
- Avaliação clínica de um xampu de nova fórmula para dermatite seborréica do couro cabeludo contendo extrato de pétalas de Rosa centifolia e galato de epigalocatequina: um estudo duplo-cego controlado randomizado. Ann Dermatol, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4252671/
- Identificação das propriedades antimutagênicas de antocianinas e outros polifenóis de pétalas de rosa (Rosa centifolia) e chá J Food Sci, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23627876
- Fitoquímicos antioxidantes para a prevenção e tratamento de doenças crônicas. Molecules, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26633317
- Efeitos das pétalas de Rosa rugosa nas bactérias intestinais. Bioscience, Biotechnology, and Bioquímica, Taylor e Francis Online.
www.tandfonline.com/doi/abs/10.1271/bbb.70645
- Código Eletrônico de Regulamentações Federais, Departamento Administrativo e Alimentar dos EUA.
www.ecfr.gov/cgi-bin/text-idx?SID=034bdb06e53854360d106c7b9c6a0023&mc=true&node=pt21.3.182&rgn=div5
- Propriedades citotóxicas, antioxidantes, antimicrobianas e composição química das pétalas de rosa. J Sci Food Agric, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.