Índice:
- O que é sabonete negro africano?
- Os ingredientes do sabonete negro africano
- Benefícios do sabonete negro africano
- 1. Combate a acne
- 2. Ajuda a acalmar a pele irritada
- 3. Possui propriedades antibacterianas
- 4. É seguro para todos os tipos de pele
- 5. É um ótimo hidratante natural para a pele
- 6. Ele limpa e esfolia a pele completamente
- 7. Previne colisões de navalha
- 8. Ajuda na redução da hiperpigmentação
- 9. Possui propriedades antifúngicas
- 10. Pode ajudar a reduzir linhas finas
- 11. É bom para o cuidado geral da pele
- Como Usar o Sabonete Negro Africano
- Como armazenar sabonete negro africano
- Riscos do uso de sabonete negro africano
- Pontos a ter em mente ao usar o sabonete negro africano
- Os melhores sabonetes negros africanos para experimentar
- 1. Sabonete negro africano com umidade de carité
- 2. Sabonete negro africano autêntico de Alaffia
- 3. Incrível por natureza sabonete negro africano
- 4. Sabonete negro africano da herança núbia
- 5. Sky Organics 100% Pure African Black Soap
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- 9 fontes
A África é o continente mais quente da Terra, e o sol pode ser muito forte na pele. Apesar disso, as mulheres africanas são conhecidas por sua pele brilhante e impecável. Eles mantêm a pele lisa com uma aparência saudável de dentro para fora. Já se perguntou como? É por causa de sua rotina de beleza inspirada na natureza e do sabonete negro africano.
As tradições de beleza na África são segredos bem guardados, transmitidos de geração em geração. Um desses segredos de beleza ancestrais da África é o sabonete negro africano que conquistou o mundo da beleza com seus inúmeros benefícios para o cuidado da pele. Role para baixo para saber tudo sobre este segredo de beleza secular que se tornou um favorito de culto.
O que é sabonete negro africano?
O sabonete negro africano também é conhecido como sabonete Ose Dudu, Alata Samina e Anago. É originário da África Ocidental (especialmente Gana). As tribos da África Ocidental preparam este sabonete com partes de plantas colhidas localmente.
A receita tradicional do sabonete negro africano é um segredo bem guardado, conhecido apenas pelas famílias que o preparam. As receitas podem variar de região para região. É feito à mão e contém ingredientes à base de plantas. Ao contrário de outros sabonetes disponíveis no mercado, o African Black Soap é suave para a pele e uma solução completa para lidar com a pigmentação, erupções, tom de pele irregular e opacidade. Vamos falar sobre os ingredientes em detalhes.
Os ingredientes do sabonete negro africano
A receita tradicional é mantida em segredo pelas famílias que preparam o sabonete. No entanto, eles têm alguns ingredientes comuns. As tribos locais da África Ocidental usam ingredientes como óleo de palma, óleo de coco, manteiga de carité africana crua ou casca de árvore de carité, vagens de cacau, casca de banana e mel para fazer este sabonete extraordinariamente rico.
As partes da planta são coletadas, secas ao sol e torradas até se transformarem em cinzas. Em seguida, diferentes tipos de gorduras vegetais, como óleo de coco, manteiga de karité, manteiga de cacau e outras gorduras são adicionados a ele e mexidos no fogo por 24 horas. Depois de solidificado, o sabonete é curado por duas semanas antes de usá-lo (1).
Os ingredientes encontrados neste sabonete tornam-no especial e extremamente benéfico para a pele. Eles são:
- Pele de banana da terra: contém antioxidantes, como riboflavina, vitamina C, tiamina e ácido fólico (2).
- Óleo de Coco: Possui propriedades antiinflamatórias e contém antioxidantes que protegem a pele dos danos UV e previnem o envelhecimento cutâneo (3).
- Óleo de Palma: É um excelente hidratante e emoliente que mantém a pele hidratada e nutrida (4).
- Óleo de palma: é derivado da fruta da palma (e não de seu caroço) e contém beta-caroteno, vitamina E, ácidos graxos essenciais e antioxidantes (5).
- Manteiga de Karité: Possui propriedades antiinflamatórias e mantém a pele hidratada e previne linhas de expressão e sinais de envelhecimento (6), (7).
Lembre-se de que os ingredientes do sabonete negro africano podem ser diferentes dependendo da região onde é feito . Por exemplo, os bananas-da-terra são encontrados apenas na África Ocidental e Central, portanto, o sabonete negro africano feito na região oriental não contém cascas de banana-da-terra.
Esses ingredientes naturais fazem do sabonete negro africano o Santo Graal dos cuidados com a pele. É um passo à frente dos sabonetes sintéticos disponíveis comercialmente. Se você ainda não está convencido sobre seus benefícios, continue lendo para saber mais sobre a magia que ele pode criar em sua pele.
Benefícios do sabonete negro africano
1. Combate a acne
2. Ajuda a acalmar a pele irritada
O sabonete negro africano pode acalmar a pele, seja ela excessivamente seca, afetada por eczema ou com alergia cutânea (8). Ele ajuda a limpar e acalmar erupções cutâneas e coceira.
3. Possui propriedades antibacterianas
O sabonete negro africano contém fitoquímicos e óleos derivados de plantas. Esses componentes são ricos em flavonóides, alcalóides e compostos bioativos que podem combater infecções bacterianas e prevenir infecções futuras (1).
4. É seguro para todos os tipos de pele
Os sabonetes sintéticos contêm muitos produtos químicos e fragrâncias artificiais que destroem o manto ácido da pele. O sabonete negro africano contém produtos vegetais e não contém fragrâncias. É extremamente suave e ajuda a equilibrar o pH da pele sem tirar a umidade.
5. É um ótimo hidratante natural para a pele
Como o sabonete negro africano contém uma mistura de óleos, junto com manteiga de karité, é incrivelmente hidratante e benéfico para os tipos de pele seca e mista. A manteiga e os óleos enriquecem a pele, retêm a hidratação e mantêm-na rija e hidratada.
6. Ele limpa e esfolia a pele completamente
O sabonete negro africano é rico em vitamina E e outros emolientes. Esfolia suavemente a pele, elimina a sujeira e as células mortas da pele e previne os sinais de envelhecimento. Além disso, é hipoalergênico e não irrita a pele. Este sabonete tem propriedades anti-sépticas que também podem aliviar a coceira no couro cabeludo (1).
7. Previne colisões de navalha
Depois de depilar ou depilar, sua pele precisa de uma esfoliação adequada para evitar que as células mortas obstruam os poros e causem inchaços. Usar sabonete negro africano pode ajudar na prevenção de inchaços e infecções resultantes de barbear e depilar a pele (8).
8. Ajuda na redução da hiperpigmentação
Os danos do sol causados pela exposição excessiva aos raios ultravioleta podem deixar manchas escuras e feias na pele (chamadas de hiperpigmentação). O sabonete negro africano contém manteiga de karité que protege a pele dos danos do sol e minimiza manchas escuras e hiperpigmentação (1).
9. Possui propriedades antifúngicas
O sabonete negro africano é um forte agente antifúngico e muito eficaz contra vários tipos de fungos, incluindo Candida albicans (um tipo de levedura) que causa pé de atleta, coceira e outras infecções de pele (9).
10. Pode ajudar a reduzir linhas finas
Uma pesquisa envolvendo 100 sujeitos que usavam sabonete negro africano constatou que cerca de 4% deles o usavam para linhas de expressão e todos ficaram satisfeitos com os resultados (8).
11. É bom para o cuidado geral da pele
A pesquisa também descobriu que 70% dos entrevistados usavam sabonete negro africano para cuidar da pele em geral, e cerca de 56% deles o usavam no rosto e no corpo. Eles o usavam para tratar acne, manchas escuras, inchaços de navalha, eczema e linhas finas. Cerca de 51% dos sujeitos ficaram muito satisfeitos e 40% deles ficaram um tanto satisfeitos com os resultados (8).
O sabonete negro africano não processado tem textura áspera, o que o torna bom para esfoliação. Mas se você não souber como usá-lo, pode ser abrasivo para sua pele. Continue lendo para entender o processo exato de usar um sabonete negro africano puro.
Como Usar o Sabonete Negro Africano
Os diferentes tipos de pele reagem de maneira diferente ao sabonete negro africano. Alguns fabricantes adicionam aloe vera e aveia para maximizar seus efeitos. O sabão também pode variar de lote para lote, conforme a proporção dos ingredientes varia (dependendo da receita usada). Veja como você pode limpar com sabonete negro africano:
- Usando Sabonete Negro Africano Cru
Sove o sabão em pequenas bolas. Certifique-se de que não haja arestas. Esfregue-o entre as palmas das mãos até formar uma espuma e aplique-o suavemente no rosto.
- Faça sabonete negro africano para o corpo
Mergulhe o sabão em água purificada. Deixe dissolver e se liquefazer. Use-o como sua lavagem corporal.
- Use sabonete negro africano como esfoliante corporal
Misture o sabonete negro africano com açúcar mascavo ou branco e use-o para esfregar o corpo.
- Use sabonete negro africano como máscara facial
Dissolva pequenos pedaços de sabão em água quente. Misture 1 colher de chá de mel, 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio e 5 gotas de óleo essencial de melaleuca. Aplique no rosto e pescoço e espere até secar. Massageie suavemente e lave com água.
O sabonete negro africano contém uma grande quantidade de glicerina e tende a absorver a umidade do ar. É assim que torna a sua pele macia e flexível. No entanto, isso também afeta a longevidade do sabonete. Ao absorver o excesso de umidade, ele amolece gradualmente e se desintegra. Portanto, lembre-se sempre de armazenar o sabonete de maneira adequada para que dure mais tempo. Vejamos algumas maneiras de como armazená-lo adequadamente.
Como armazenar sabonete negro africano
- Nunca deixe o sabão em uma poça d'água após o uso.
- Evite mantê-lo em locais úmidos (como dentro do banheiro ou perto da pia) onde possa absorver umidade. Coloque a barra em uma saboneteira de madeira para drenar a água do sabão adequadamente.
Além disso, quando o sabão negro africano é exposto ao ar, desenvolve uma fina película branca na superfície. Para evitar isso, coloque a barra em um saco ziplock hermético . Se você comprou a granel, corte um pequeno pedaço para usar e guarde o resto em um saco ziplock ou embrulhe em plástico. Mantenha em local fresco e seco.
O sabonete negro africano é considerado seguro para todos os tipos de pele. No entanto, a pele pode reagir de forma diferente ao sabão. Pode ser hidratante para algumas pessoas, enquanto pode secar para outras. Isso ocorre principalmente devido à diferença de ingredientes utilizados (conforme diferença nas receitas). Aqui estão algumas coisas que você pode observar ao usar o sabonete negro africano pela primeira vez.
Riscos do uso de sabonete negro africano
- Sua pele pode ficar um pouco seca. Isso acontece porque o sabão retira todas as impurezas e o excesso de óleo. No entanto, sua pele se equilibra em poucos dias.
- Pode causar sensação de formigamento ou queimação leve e um pouco de vermelhidão. No entanto, esta é apenas uma fase temporária. O problema é resolvido eventualmente.
Tendo os riscos em mente, aqui estão algumas dicas que você pode seguir ao usar o sabonete negro africano.
Pontos a ter em mente ao usar o sabonete negro africano
- Se você tem pele seca e está usando o sabonete pela primeira vez, faça a continuação com um soro ou creme hidratante. Tente usar um pouco de sabonete no rosto no início e aumente gradualmente conforme sua pele se acostuma.
- Se você tem pele oleosa, não se esqueça de aplicar um hidratante não comedogênico no rosto após usar o sabonete negro africano. Você pode tentar óleo de coco virgem ou óleo de amêndoa doce.
O sabonete negro africano costuma estar disponível com os nomes de sabonete Yoruba ou sabonete Anago, dependendo da região onde é fabricado. Devido à sua crescente popularidade, muitos produtos sintéticos também chegaram ao mercado. No entanto, a maioria deles contém aditivos e ingredientes sintéticos. Tente comprar produtos autênticos para colher os benefícios máximos. Aqui estão alguns sabonetes negros africanos autênticos que você pode experimentar.
Os melhores sabonetes negros africanos para experimentar
1. Sabonete negro africano com umidade de carité
COMPRAR NA AMAZONEste sabonete pode ser usado diariamente como parte de seu regime de cuidados com a pele. Ele acalma problemas de pele.
2. Sabonete negro africano autêntico de Alaffia
COMPRAR NA AMAZONPode ser usado como limpador de rosto e corpo e é adequado para todos os tipos de pele. Os ingredientes são obtidos através de comércio justo certificado 100%.
3. Incrível por natureza sabonete negro africano
COMPRAR NA AMAZONEste produto é 100% puro e extremamente suave para a pele. Trata facilmente manchas, manchas e danos causados pelo sol e mantém a pele hidratada.
4. Sabonete negro africano da herança núbia
COMPRAR NA AMAZONEste sabonete contém enzimas de mamão, cascas de banana, manteiga de karité e cinza de palma. Não resseca a pele.
5. Sky Organics 100% Pure African Black Soap
COMPRAR NA AMAZONEste é um sabonete negro africano 100% autêntico e não contém produtos químicos nem fragrâncias. Combate as doenças da pele, é totalmente vegano e não contém aditivos.
Obtenha seu autêntico sabonete preto africano cru hoje e desfrute de seus incríveis benefícios para a pele. Caso você seja alérgico aos ingredientes (como cacau ou banana), é melhor interromper o uso. Sempre faça um teste de remendo antes de aplicá-lo em sua pele. Experimente este sabonete mágico hoje e testemunhe a transformação.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
O sabonete negro africano é bom para a acne?
Sim, ele é. O sabonete negro africano ajuda a prevenir as bactérias causadoras da acne e a manter a pele limpa.
Posso usar o sabonete negro africano todos os dias?
Se você tem pele sensível ou está usando sabonete negro africano pela primeira vez, use-o a cada 1-2 dias. Depois que sua pele se acostumar com o sabonete, você pode usá-lo todos os dias.
O sabonete negro africano ajuda com o eczema?
Sim, o sabonete negro africano tem propriedades calmantes e curativas para a pele. Ajuda a controlar problemas de pele como eczema e psoríase.
O sabonete negro africano clareia a pele?
O sabonete negro africano limpa as células mortas da pele e também reduz manchas e pigmentação. Com o uso regular, ilumina e clareia a pele.
9 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Olufunmiso, et al. “Uma comparação da atividade antibacteriana de alguns sabonetes negros africanos e sabonetes medicamentosos comumente usados para o tratamento de feridas infectadas por bactérias.” Journal of Medicinal Plants for Economic Development, 1.1 (2017): 8 páginas. Rede.
jomped.org/index.php/jomped/article/view/20/49
- Arun, KB et al. “Casca de banana - uma fonte potencial de fibra dietética antioxidante para o desenvolvimento de biscoitos funcionais.” Journal of Food Science and Technology vol. 52,10 (2015): 6355-64.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4573141/
- Kim, Soomin et al. “Funções de barreira aprimoradas e efeito antiinflamatório do extrato de coco em cultura na pele humana.” Food and chemical toxicology: um jornal internacional publicado pela British Industrial Biological Research Association vol. 106, Pt A (2017): 367-375.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28564614/
- Chiabi, Andreas et al. “O uso empírico do óleo de palmiste no cuidado da pele neonatal: justificável ou não ?.” Jornal chinês de medicina integrativa vol. 17,12 (2011): 950-4.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22139548/
- Nagendran, B et al. “Características do óleo de palma vermelho, um
óleo refinado rico em caroteno e vitamina E para uso alimentar.” Food and Nutrition Bulletin vol. 21, (2000): 189-194.
journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/156482650002100213
- Akihisa, Toshihiro et al. “Efeitos antiinflamatórios e quimiopreventivos dos triterpeno cinamatos e acetatos da gordura do carité.” Journal of oleo science vol. 59,6 (2010): 273-80.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20484832/
- Malachi, Oluwaseyi. “Efeitos do uso tópico e dietético da manteiga de carité em animais.” Am J Life Sciences vol. 2. 303-307.
www.researchgate.net/publication/277021242_Effects_of_topical_and_dietary_use_of_shea_butter_on_animals
- Lin, Ann et al. “Descobrindo o sabonete preto: uma pesquisa sobre as atitudes e práticas dos usuários do sabonete preto.” O Jornal de dermatologia clínica e estética vol. 10,7 (2017): 18-22.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5605219/
- Gbolagade, SJ et al. “Potenciais antifúngicos do sabonete negro nativo comumente usado em Ibadan, Nigéria.” Academia Arena. 5. (2013).
www.researchgate.net/publication/256442485_Antifungal_potentials_of_indiatric_black_soap_commonly_used_in_Ibadan_Nigeria