Índice:
- Antibióticos para acne: por que são usados e como funcionam?
- 2. Macrolídeos (Eritromicina e Azitromicina)
- 3. Clindamicina
- 4. Trimetoprima
- 5. Ampicilina ou amoxicilina
- Possíveis efeitos colaterais dos antibióticos orais
Uma espinha ocasional é fácil de tratar. Você também pode controlar pequenas erupções de acne com cuidados adequados para a pele e medicamentos sem receita. No entanto, quando as fugas ficam problemáticas, os médicos podem prescrever antibióticos. Os antibióticos sistêmicos são freqüentemente prescritos quando os tratamentos tópicos falham em fornecer qualquer alívio. Neste artigo, discutimos tudo o que você precisa saber sobre o uso de antibióticos para controlar a acne.
Antibióticos para acne: por que são usados e como funcionam?
Shutterstock
Os antibióticos são freqüentemente usados para tratar a acne. Eles estão disponíveis em dois formatos:
- Antibióticos tópicos: estão disponíveis na forma de cremes, géis, soluções semelhantes a toners, almofadas para acne, adesivos para acne e loções. Estes são freqüentemente usados para tratar acne leve.
- Antibióticos orais ou sistêmicos: estão disponíveis na forma de comprimidos, cápsulas e elixires. Os antibióticos orais são usados quando os métodos de tratamento tópicos e outros não apresentam resultados. Estes são usados principalmente para tratar acne moderada a grave e outras formas de acne inflamatória.
2. Macrolídeos (Eritromicina e Azitromicina)
Eles também são usados para o tratamento da acne. No entanto, eles não são usados com frequência hoje em dia devido à sua sensibilidade diminuída às bactérias P.acnes (4). A eritromicina é frequentemente usada separadamente para reduzir o crescimento bacteriano e reduzir a inflamação.
3. Clindamicina
A clindamicina ajuda a matar as bactérias causadoras da acne e a reduzir a inflamação. No entanto, não deve ser usado por um período prolongado (ou como monoterapia), pois pode causar o crescimento de cepas bacterianas resistentes a antibióticos (4).
4. Trimetoprima
Geralmente é usado como um antibiótico de terceira linha. O tratamento de terceira linha é usado quando os tratamentos de primeira linha (inicial) e de segunda linha (os subsequentes) não produzem resultados. Um estudo encontrou melhora significativa nas lesões de acne em pacientes que usaram esse antibiótico por oito meses (5).
5. Ampicilina ou amoxicilina
Esses dois medicamentos são usados para reduzir a infecção bacteriana e a inflamação associada. Estes proporcionam um alívio inicial da dor causada pela acne grave.
A monoterapia com antibióticos orais não é recomendada, e os antibióticos orais não devem ser usados por um período mais longo (geralmente não mais de três meses).
Possíveis efeitos colaterais dos antibióticos orais
Isso pode causar:
- Reações alérgicas: Mais de 2% do trimetoprim pode causar reações alérgicas em indivíduos suscetíveis.
- Fotossensibilidade: a doxiciclina freqüentemente aumenta o risco de danos por UV.
- Perturbações gastrointestinais: Os antibióticos orais também podem causar náuseas e diarreia.
- Infecção vaginal por fungos: Todos os antibióticos (especialmente a tetraciclina) podem causar isso em mulheres.
Os antibióticos orais também podem reduzir a eficácia das pílulas anticoncepcionais . Se estiver a tomar pílulas anticoncepcionais, não se esqueça de informar o seu médico.
Os antibióticos sozinhos não podem tratar a acne; porque existem vários fatores que causam acne. Esses incluem:
- Produção excessiva de petróleo
- Poros entupidos
- Crescimento bacteriano
- Inflamação
Os antibióticos apenas ajudam a matar ou reduzir o crescimento bacteriano. Se você não tratar de outros fatores, será impossível tratar e curar sua condição. Portanto, você precisa se concentrar em outros aspectos do tratamento, incluindo o uso de medicamentos tópicos e seguir um regime adequado e suave de cuidados com a pele. Além disso, você deve ser consistente com seu plano de tratamento.
Os antibióticos ajudam na redução da acne, mas é preciso tomá-los religiosamente e manter a dosagem