Índice:
- Efeitos colaterais do vinagre de maçã
- 1. Pode causar problemas gastrointestinais
- 2. Pode causar problemas digestivos
- 3. Pode causar hipocalemia
- 4. Pode causar cárie dentária
- 5. Pode causar queimaduras na garganta
- 6. Pode causar queimaduras na pele
- 7. Pode interagir com certas drogas
- 8. Pode causar níveis baixos de açúcar no sangue
- Como consumir vinagre de cidra de maçã com segurança
- Dosagem
O vinagre de maçã é extraído de maçãs fermentadas (1). É um ingrediente popular em muitos molhos e conservantes para alimentos. A ingestão moderada deste tônico saudável traz muitos benefícios à saúde. No entanto, o consumo excessivo pode causar alguns efeitos adversos, como problemas gastrointestinais, problemas digestivos, níveis mais baixos de potássio (hipocalemia) e cáries.
Este artigo discute os possíveis efeitos colaterais do vinagre de maçã. Também examinaremos as formas mais seguras de consumo e as consequências do consumo excessivo. Leia para saber mais.
Efeitos colaterais do vinagre de maçã
1. Pode causar problemas gastrointestinais
O consumo excessivo de vinagre de maçã pode causar problemas gastrointestinais. Pode retardar o processo de absorção dos alimentos na corrente sanguínea. Um estudo conduzido pela Lund University descobriu que o vinagre de maçã atrasou a taxa de esvaziamento gástrico (2). Embora isso possa ser benéfico em alguns casos, pode causar problemas digestivos em alguns indivíduos.
O aumento da ingestão de vinagre de maçã também pode piorar os sintomas de gastroparesia, uma condição comum em pessoas com diabetes tipo 1 (3). No entanto, mais estudos nesta linha são necessários para chegar a conclusões adicionais.
2. Pode causar problemas digestivos
O vinagre de maçã pode ajudar a reduzir o apetite. Um estudo mostra que o vinagre de maçã atua como um inibidor de apetite e promove a sensação de saciedade, levando a uma redução natural na ingestão de alimentos. Embora isso possa ser útil para pessoas que estão tentando perder peso, o vinagre também pode causar náuseas subsequentes (4).
No entanto, mais estudos são necessários para entender melhor esse efeito colateral do vinagre de maçã.
3. Pode causar hipocalemia
Evidências anedóticas sugerem que o uso excessivo de vinagre de maçã pode diminuir os níveis de potássio no corpo. Também pode reduzir a densidade mineral óssea, o que, por sua vez, torna os ossos quebradiços. Portanto, os indivíduos com osteoporose podem ter que reduzir ou evitar a ingestão de vinagre de maçã.
Um caso de hipocalemia foi observado em uma mulher de 28 anos que teria tomado 250 ml de ACV regularmente por 6 anos (5). Mais pesquisas são necessárias a esse respeito.
4. Pode causar cárie dentária
A alta acidez do vinagre de maçã não diluído pode danificar o esmalte dos dentes se consumido em excesso. Além de dar um tom amarelado aos dentes, o vinagre também pode aumentar a sensibilidade dentária.
Um estudo afirma que o vinagre de maçã pode ter um potencial erosivo que pode causar cáries (6). Outro estudo relata o caso de uma menina de 15 anos que apresentou erosão dentária após ingestão diária de vinagre de maçã (7).
5. Pode causar queimaduras na garganta
O aumento do consumo de vinagre de maçã pode causar queimaduras na garganta. Muitos estudos concluíram que o uso excessivo de vinagre de maçã pode levar à irritação na garganta. O ácido acético do vinagre pode ser a causa primária (8).
Um estudo conduzido pela University of Arkansas descobriu que comprimidos de vinagre de maçã também podem causar lesão esofágica (8). É uma substância cáustica potente, e a ingestão acidental de vinagre pode causar lesões esofágicas em crianças (9).
6. Pode causar queimaduras na pele
A forte natureza ácida do vinagre de maçã pode causar queimaduras na pele. Aplicar vinagre de maçã diretamente na pele pode causar queimaduras e irritação, especialmente se o vinagre não for diluído.
Em um estudo, uma menina de 14 anos desenvolveu queimaduras no nariz após aplicar várias gotas de vinagre de maçã para remover duas manchas (10). Existem vários outros estudos anedóticos que sugerem que o vinagre de maçã causa queimaduras na pele.
7. Pode interagir com certas drogas
Não há informações suficientes disponíveis a esse respeito. Por ser ácido, o vinagre de maçã pode reagir facilmente com alguns medicamentos, incluindo laxantes e diuréticos.
O vinagre de maçã pode ter um efeito direto sobre os níveis de insulina e açúcar no sangue. Tomá-lo junto com medicamentos para pressão arterial e diabetes pode causar danos. No entanto, mais estudos nesta linha são necessários para chegar a conclusões adicionais. Se você estiver tomando algum medicamento, consulte seu médico antes de tomar vinagre de maçã.
8. Pode causar níveis baixos de açúcar no sangue
O uso excessivo de vinagre de maçã pode reduzir os níveis de açúcar no sangue. O vinagre tem efeito anti-glicêmico (5), (11). No entanto, tomá-lo junto com medicamentos para diabetes pode fazer com que seus níveis de açúcar no sangue caiam muito. Se não for tratada, pode levar à inconsciência e até ao coma. Mais pesquisas são necessárias para entender melhor esse fenômeno.
O vinagre de maçã também não é recomendado para mulheres grávidas / lactantes e aquelas em tratamento de quimioterapia. Isso pode causar complicações. No entanto, não há informações suficientes a esse respeito.
Estes são os potenciais efeitos adversos do vinagre de maçã. Muitos deles precisam de mais pesquisas para serem completamente validados. No entanto, isso não significa que se deva evitar totalmente o ACV. Existe uma maneira de consumi-lo minimizando o risco de efeitos colaterais.
Como consumir vinagre de cidra de maçã com segurança
A ingestão diária de vinagre de maçã não diluído em excesso pode causar possíveis efeitos adversos.
Para minimizar esses efeitos, você pode tentar:
- Diluindo o vinagre de maçã com água.
- Reduzindo a quantidade de ingestão de vinagre.
- Limitar o contato com os dentes bebendo vinagre com um canudo.
- Reduzindo a quantidade de tempo que o vinagre toca na pele.
- Enxaguar a boca com água após o consumo para evitar maiores danos aos dentes.
Você também pode garantir o consumo de ACV nas doses recomendadas para evitar efeitos colaterais.
Dosagem
o