Índice:
- A História do Yoga
- 'Oito membros do ioga'
-
- 1. Yama
- 2. Niyama
- 3. Asana
- 4. Pranayama
- 5. Pratyahara
- 6. Dharana
- 7. Dhyana
- 8. Samadhi
- Tipos de ioga
- 1. Ashtanga Yoga
- 2. Vinyasa Yoga
- 3. Kundalini Yoga
- 4. Iyengar Yoga
- 5. Power Yoga
- 6. Bikram Yoga
- 7. Jivamukti Yoga
- 8. Yoga restaurador
- Escolha um estilo que combine com você e pratique. Agora, vamos responder a algumas perguntas comumente feitas sobre ioga.
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
A ioga é agitada! Está em todo lugar. Em outdoors, em trabalhos de pesquisa e salas de aula. Mas onde tudo começou? Como surgiu essa sabedoria ancestral? O que ela tem a oferecer? É uma solução mágica para todas as doenças? Respostas para tudo isso e muito mais, descubra, na breve história do yoga a seguir.
A História do Yoga
Yoga é derivado de uma palavra sânscrita 'yuj' que significa vagamente 'união'. É um caminho pelo qual um indivíduo se une a toda a existência. Parece pesado, certo? Basicamente, significa que você não é uma entidade separada, mas parte de uma energia maior. Aumenta sua consciência e o faz perceber sua verdadeira autolimpeza da desordem de tudo que você absorveu como parte de sua cultura, família e educação. Faz você perceber que existe algo mais do que você vê ao redor. É uma prática profundamente espiritual que faz parte de filosofia, religião, ciência e exercício.
A ioga remonta à era dos Vedas ou mesmo antes. O mais antigo Rig Veda menciona a ioga, e há provas pictográficas encontradas nos selos da Civilização do Vale do Indo. O Bhagavad Gita e o Shanti Parva do Mahabharata falam elaboradamente sobre isso. Mais tarde, Patanjali compilou os 'Ioga Sutras', que se tornaram o livro de referência para a ioga e o tornou o 'Pai do Ioga'. Ele havia falado longamente sobre as complexidades e detalhes da prática. Vamos dar uma olhada em um aspecto importante disso, chamado de 'Oito Membros do Yoga'.
'Oito membros do ioga'
Patanjali, em seu livro 'Yoga Sutras', fala sobre os 'Oito Membros do Yoga', chamados de Ashtanga, explicados resumidamente no texto a seguir.
- Yama
- Niyama
- Asana
- Pranayama
- Pratyahara
- Dharana
- Dhyana
- Samadhi
1. Yama
Yama elucida sobre os padrões morais de vida. Diz-nos como conduzir nossas vidas e enfatiza a honestidade e a integridade. Ele nos direciona a nos comportarmos de uma maneira que gostaríamos de ser tratados pelos outros. Yama nos pede que sigamos o caminho da não violência, da verdade e do autocontrole.
Voltar para TOC
2. Niyama
Niyama insiste em ser contemplativo e atencioso. Fala sobre disciplina e espiritualidade. Ele acredita na energia suprema e nos aconselha a reconhecê-la e orar por ela. Niyama é um caminho onde você se estuda, se mantém limpo, se contenta e se entrega ao Todo-Poderoso.
Voltar para TOC
3. Asana
Este aspecto da ioga concentra-se no corpo humano. O corpo é considerado sagrado e nutritivo e cuidar dele é de extrema importância. Asana é um exercício físico que prepara o corpo para a meditação, inculcando disciplina e concentração. Ele prepara seu corpo para uma jornada espiritual.
Voltar para TOC
4. Pranayama
Pranayama é o controle da respiração e um processo onde você respira conscientemente e conecta a mente, o corpo e a alma por meio da inspiração e da expiração. A respiração é energia prânica e absorvê-la e preencher seu corpo com ela o torna poderoso e cheio de energia.
Voltar para TOC
5. Pratyahara
Pratyahara é quando nos voltamos para dentro e passamos a saber mais sobre nós mesmos. Conscientemente, fazemos um esforço para ficar longe das forças externas e nos concentrar em nosso ser interno desimpedido de estímulos externos. Pratyahara é desapego do mundo exterior e observação do eu interior.
Voltar para TOC
6. Dharana
Dharana é treinar a mente para se concentrar em um único centro de energia, seja focando em um único objeto, pensamento ou mantra. Nossa mente está repleta de muitos pensamentos e idéias. Ser capaz de controlá-los e não permitir que afetem sua calma é um desafio que você deve enfrentar por meio do Dharana.
Voltar para TOC
7. Dhyana
Em Dhyana, a mente está ciente sem foco. Há um mínimo ou nenhum pensamento que pode incomodar a mente. Ficar parado sem nada em que se concentrar não é uma tarefa fácil e leva tempo. A força e a resistência acumuladas com os membros anteriores ajudarão com Dhyana.
Voltar para TOC
8. Samadhi
Samadhi é um estado de êxtase que vem da compreensão do eu com o divino e de um sentimento de unidade com os outros seres vivos. Samadhi dá felicidade e paz. Felicidade e liberdade tornam-se os objetivos primários da vida, e você experimenta a iluminação.
Voltar para TOC
Esses, meu amigo, são os oito membros da ioga que preparam seu corpo passo a passo para finalmente alcançar o objetivo final da verdade, êxtase e bem-aventurança. Ashtanga forma a essência da ioga e, a partir dela, várias escolas de prática surgiram com o tempo. A vasta riqueza do conhecimento da ioga foi passada de professor para aluno e, eventualmente, se ramificou em muitos tipos e formas. Vamos aprender sobre alguns deles a seguir.
Tipos de ioga
- Ashtanga Yoga
- Vinyasa Yoga
- Kundalini Yoga
- Iyengar Yoga
- Power Yoga
- Bikram Yoga
- Jivamukti Yoga
- Yoga restaurativo
1. Ashtanga Yoga
Imagem: iStock
Ashtanga ioga é um conjunto de posturas de ioga que aumentam o calor interno. Um determinado conjunto de asanas é repetido em cada sessão de Ashtanga Yoga, que envolve a respiração consciente em todas as posturas. Ashtanga significa oito membros e foi popularizada na década de 1940. Ele emprega os oito membros dos Ioga Sutras de Patanjali em sua prática.
Benefícios - Ashtanga yoga é bom para construir a força do núcleo e aumentar a flexibilidade.
Voltar para TOC
2. Vinyasa Yoga
Imagem: iStock
Vinyasa yoga combina movimento e respiração de uma maneira perfeita. Cada pose é tomada e transformada em outra pose com um padrão respiratório específico. Vinyasa yoga envolve movimentos contínuos em ritmo rápido.
Benefícios - Vinyasa yoga constrói músculos magros e acalma a mente.
Voltar para TOC
3. Kundalini Yoga
Imagem: Shutterstock
Kundalini yoga é um sistema de práticas físicas e meditativas que se concentra em despertar a energia latente enrolada presente no sacro do corpo humano. Esse estilo de ioga se tornou popular na década de 1960.
Benefícios - Kundalini Yoga aumenta sua consciência e ajuda você a se conectar com seu eu interior.
Voltar para TOC
4. Iyengar Yoga
Imagem: Shutterstock
Iyengar yoga faz uso de adereços, e o método é muito específico quanto à precisão, alinhamento e maneira da postura, bem como o controle da respiração durante a postura. Cada pose requer atenção e tempo especiais. Para melhorar as poses, adereços como cobertores e cordas são usados.
Benefícios- Iyengar Yoga melhora o equilíbrio e a coordenação em seu corpo. Alivia você de dores no pescoço e nas costas.
Voltar para TOC
5. Power Yoga
Imagem: Shutterstock
Power é uma sessão intensa e rápida de asanas extenuantes. No Power Yoga, você fica em uma postura apenas por alguns momentos antes de ir para a próxima. É Vinyasa Yoga feito vigorosamente. Tornou-se popular na década de 1990 e foi originalmente fundado por Beryl Bender Birch e Bryan Kest.
Benefícios - Power Yoga melhora a saúde do coração e reduz a pressão arterial. Ele controla seus níveis de colesterol.
Voltar para TOC
6. Bikram Yoga
Imagem: iStock
Bikram yoga é um conjunto de 26 posturas que incluem dois exercícios respiratórios praticados por 90 minutos em uma sala aquecida com umidade elevada. As posturas foram tiradas e desenvolvidas a partir de asanas de Hatha Yoga por Bikram Choudhury na década de 1970.
Benefícios- Bikram yoga libera toxinas do corpo e melhora a circulação sanguínea.
Voltar para TOC
7. Jivamukti Yoga
Imagem: iStock
Jivamukti ioga é uma combinação de conceitos físicos, meditativos e espirituais. Além dos asanas, enfatiza a não violência, devoção e escrituras. Foi desenvolvido na década de 1980 por Sharon Gannon e David Life.
Benefícios - Jivamukti Yoga elimina as toxinas do seu corpo. Aumenta a flexibilidade e a força do seu corpo. Traz equilíbrio e aumenta o fluxo sanguíneo em seu corpo.
Voltar para TOC
8. Yoga restaurador
Imagem: Shutterstock
A ioga restaurativa é um processo lento e profundo no qual você mantém cada postura por mais tempo, experimentando os efeitos de cada postura, completamente. Acessórios de ioga, como cordas e cobertores, são usados para apoiar o corpo em cada pose.
Benefícios - A ioga restaurativa é uma excelente forma de tratar a insônia e a ansiedade. Ele acalma e relaxa seu corpo.
Voltar para TOC
Escolha um estilo que combine com você e pratique. Agora, vamos responder a algumas perguntas comumente feitas sobre ioga.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
São efeitos colaterais de fazer ioga?
Não há efeitos colaterais na prática de ioga, se praticada sob orientação adequada.
O Yoga é diferente do exercício?
O Yoga envolve a mente, o corpo e o espírito e o deixa rejuvenescido enquanto o exercício se concentra principalmente no corpo físico, deixando-o exausto após uma sessão.
Que dieta complementa a prática de ioga?
Alimentos vegetarianos e saudáveis como frutas, vegetais, grãos e frutas secas funcionam melhor para uma sessão de ioga gratificante.
Qual é a melhor época para praticar ioga?
Praticar ioga pela manhã com o estômago vazio funciona melhor. Ele energiza seu corpo pelo resto do dia.
Com que frequência é necessário praticar ioga?
Praticar ioga todos os dias por pelo menos 20 minutos é bom para o corpo.
Agora que você tem alguns conhecimentos básicos sobre ioga, sabe que é uma prática com filosofia e ciência profundamente arraigadas que usa o corpo humano como meio de manter a saúde. Não sabemos ao certo quando e onde a prática se originou, e podemos apenas ruminar sobre ela. Mas o que é mais importante ter em mente é o número de vidas que vem melhorando. Desejamos que você também aceite e colha seus benefícios. Desejo que você cumpra as sessões de ioga.