Índice:
- O que é óleo de rícino?
- Benefícios do uso de óleo de rícino para o rosto e a pele
- 1. Pode reduzir a inflamação
- 2. Pode ajudar a prevenir a acne
- 3. Pode ajudar a reduzir a infecção fúngica
- 4. Mantém a pele hidratada
- 5. Pode aliviar queimaduras solares
- 6. Pode reduzir o inchaço
- Como usar óleo de rícino para rosto e pele
- 1. Misture com óleos carreadores
- 2. Misture com manteiga
- Efeitos colaterais do uso de óleo de rícino no rosto
- Precauções a seguir antes de usar óleo de rícino
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- 5 fontes
O óleo de rícino é usado popularmente como laxante há muito tempo. Mas hoje, é amplamente utilizado em produtos cosméticos. O óleo de rícino é bom não só para o cabelo, mas também para o rosto e a pele. A pesquisa é extremamente limitada em relação à aplicação tópica de óleo de rícino, mas evidências anedóticas afirmam que ele tem benefícios para a pele. Neste artigo, exploraremos todos esses benefícios e as maneiras de usar o óleo de mamona no rosto e na pele. Leia.
O que é óleo de rícino?
O óleo de rícino é um tipo de óleo vegetal extraído das sementes da planta Ricinus communis. As sementes também são chamadas de mamona e contêm altos níveis de ricina, um tipo de enzima tóxica (1). No entanto, a ricina é removida do óleo quando ele é processado. O óleo de rícino processado é seguro para uso.
Este óleo tem sido usado há muito tempo em terapias tradicionais. Os antigos egípcios usavam óleo de rícino para evitar irritação nos olhos (1).
Existem vários benefícios da aplicação tópica de óleo de rícino. Vamos dar uma olhada.
Benefícios do uso de óleo de rícino para o rosto e a pele
O ácido ricinoléico é o principal ácido graxo encontrado no óleo de mamona (2). É responsável pelo efeito curativo do óleo de rícino. Listados abaixo estão os motivos pelos quais este óleo é bom para sua pele:
1. Pode reduzir a inflamação
Um estudo com camundongos descobriu que as propriedades antiinflamatórias e analgésicas do ácido ricinoléico ajudaram a inibir a inflamação. Efeitos semelhantes também foram observados em cobaias (2).
2. Pode ajudar a prevenir a acne
Descobriu-se que o óleo de rícino tinha propriedades antibacterianas e inibiu o crescimento da bactéria S. aureus em outro estudo com ratos (3).
3. Pode ajudar a reduzir a infecção fúngica
Um estudo em tubo de ensaio descobriu que o óleo de rícino pode inibir o crescimento de Candida albicans (4). Este fungo pode causar infecções orais, fungos nas unhas, pé de atleta, assaduras e coceira.
Evidências anedóticas afirmam que o óleo de rícino também pode ajudar das seguintes maneiras.
4. Mantém a pele hidratada
Qualquer óleo vegetal tem propriedades hidratantes. Portanto, o óleo de rícino pode ajudar a manter a pele hidratada e saudável.
5. Pode aliviar queimaduras solares
As propriedades hidratantes do óleo de rícino podem ajudar a aliviar a irritação e a dor associadas às queimaduras solares. Acredita-se que a propriedade antiinflamatória do óleo de rícino também seja responsável por essa propriedade.
6. Pode reduzir o inchaço
Massagear a região sob os olhos com óleo de rícino pode ajudar a reduzir o inchaço, manter a pele delicada hidratada e reduzir as linhas de expressão.
Aplicar óleo de rícino no rosto é bom para manter a saúde e o brilho da pele. Veja como você pode fazer isso.
Como usar óleo de rícino para rosto e pele
O óleo de rícino é espesso em seu estado natural, por isso a maioria de nós costuma ter dificuldade em aplicá-lo suavemente na pele. Veja como você pode aplicar óleo de rícino na pele sem complicações.
Nota: Certifique-se de comprar óleo de rícino prensado a frio e orgânico para garantir que você obtenha todos os benefícios.
1. Misture com óleos carreadores
Antes de aplicar o óleo de rícino no rosto ou na pele, adicione-o a outros óleos veiculares, como azeite de oliva, óleo de coco, óleo de jojoba e óleo de amêndoa. Misture uma colher de sopa de óleo de rícino e um óleo veicular e aplique a mistura no rosto.
2. Misture com manteiga
Você também pode misturar manteiga de karité ou cacau com óleo de rícino e massagear sua pele. Misture uma colher de sopa de manteiga e óleo de rícino e aplique na pele.
Você pode deixar o óleo na pele durante a noite para obter os benefícios máximos ou 1-2 horas antes de lavá-la.
Mas antes de usar óleo de rícino em sua pele, você deve estar ciente de seus efeitos colaterais.
Efeitos colaterais do uso de óleo de rícino no rosto
O óleo de rícino pode causar irritação na pele . Em um estudo, o óleo de rícino (não diluído) causou irritação severa na pele de coelho. No entanto, causou leve irritação na pele de cobaia e de rato (5).
Testes em humanos descobriram que o óleo de rícino não era irritante para a pele. No entanto, aqueles que têm dermatoses ocupacionais (um tipo de inflamação da pele) podem apresentar irritação da pele (5).
O óleo de rícino também pode causar irritação nos olhos e um leve desconforto se entrar nos olhos (5). Portanto, você precisa ter cuidado ao usar óleo de rícino em sua pele.
Precauções a seguir antes de usar óleo de rícino
- Faça um teste de remendo: as pessoas podem ser alérgicas ao óleo de rícino. Portanto, um teste de remendo é obrigatório antes de usar o óleo.
- Consulte um médico: Se você tiver problemas de pele, alergia ou inflamação, consulte um médico antes de usar óleo de rícino, pois pode agravar sua condição.
- Verifique o rótulo: Os conservantes no óleo de rícino também podem causar irritação. Leia o rótulo e verifique a lista de ingredientes. Escolha óleos de marcas de renome ou use óleo orgânico prensado a frio sem quaisquer aditivos. Além disso, verifique a data de validade antes de comprar.
Nota: Se você estiver grávida ou amamentando, consulte seu médico antes de usar óleo de rícino.
Embora muitas pessoas estejam colhendo os benefícios do óleo de rícino para a pele, a pesquisa médica ainda não verificou muitas dessas afirmações. O óleo de mamona está sendo usado em uma ampla gama de cosméticos, mas mais estudos são necessários para estabelecer os benefícios e a segurança do óleo de mamona para o rosto. Tenha cuidado ao usar óleo de rícino. Se você desenvolver qualquer irritação ou reação, consulte o médico imediatamente.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Por quanto tempo você deixa óleo de rícino no rosto?
Você pode deixá-lo ligado durante a noite.
O óleo de rícino pode deixar a pele mais escura?
Não, o óleo de rícino não tornará a pele mais escura.
O óleo de rícino é seguro para a pele?
Sim, se você não tiver nenhum problema de pele ou se não for alérgico ao óleo de rícino.
Posso usar óleo de rícino no rosto todos os dias?
Sim você pode.
5 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Um caso de envenenamento por mamona, Sultan Qaboos University Medical Journal, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3087745/
- Efeito do ácido ricinoléico em modelos experimentais de inflamação aguda e subcrônica. Mediators of Inflammation, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1781768/
- Caracterização e avaliação das atividades antibacteriana e antiproliferativa de extratos de proteína bruta isolados da semente de Ricinus communis em Bangladesh, BMC Complementary and Alternative Medicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4942971/
- Atividade antimicrobiana in vitro de substâncias químicas auxiliares e extratos naturais sobre Candida albicans e Enterococcus faecalis em canais radiculares. Journal of Applied Oral Science, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23739849
- Relatório final sobre a avaliação de segurança de óleo de semente de Ricinus communis (rícino), óleo de rícino hidrogenado, ricinoleato de gliceril, ricinoleato de gliceril SE, ácido ricinoléico, ricinoleato de potássio, ricinoleato de sódio, ricinoleato de zinco, glicolato de cetil, ricinoleato de etil, ricinoleato de etil Ricinoleato de metila e Ricinoleato de octildodecila. International Journal of Toxicology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18080873