Índice:
- Quais são os efeitos colaterais do cravo?
- 1. Pode aumentar o sangramento
- 2. Pode baixar muito o açúcar no sangue
- 3. Pode causar alergias
- 4. Pode ser tóxico
- Quantos dentes você pode comer por dia?
- Conclusão
- Referências
O cravo está entre as especiarias mais populares. É usado para dar sabor a alimentos e bebidas. Também é um ingrediente importante em cremes dentais, sabonetes e cosméticos.
Embora o cravo tenha muitos benefícios, também pode ter alguns efeitos colaterais. Estudos mostram que o eugenol, um importante composto do cravo, pode causar alergias (1).
Existem mais pesquisas sobre os possíveis efeitos nocivos do cravo. Continue lendo para entendê-los melhor.
Quais são os efeitos colaterais do cravo?
1. Pode aumentar o sangramento
O cravo pode aumentar o risco de sangramento ao aumentar os efeitos de medicamentos para afinar o sangue, como a varfarina (2).
O cravo também interfere com outros medicamentos antiplaquetários, como aspirina, clopidogrel, dipiridamol, heparina e ticlopidina. Isso também aumenta o risco de sangramento (3).
2. Pode baixar muito o açúcar no sangue
O cravo ajuda a diminuir o açúcar no sangue (4). Em um estudo, descobriu-se que o cravo sustenta a atividade anti-hiperglicêmica por um longo tempo.
Esta é uma boa notícia, especialmente para pessoas que sofrem de diabetes.
Mas existe a possibilidade de que a especiaria possa diminuir demais os níveis de açúcar no sangue, especialmente se você estiver tomando medicamentos para diabetes.
Não há dados disponíveis para determinar se o cravo pode reduzir muito os níveis de açúcar no sangue. Mas
3. Pode causar alergias
O eugenol do cravo pode causar alergias. O composto reage diretamente com as proteínas do corpo e causa dermatite de contato. Também pode causar irritação localizada (1).
O cravo também pode causar alergias respiratórias em alguns indivíduos. Isso foi especialmente verdadeiro no caso dos trabalhadores envolvidos nas fábricas de processamento de especiarias (cravo), que inalaram o pó de especiarias. Irritação do trato respiratório superior e inferior e função pulmonar prejudicada foram dois dos principais sintomas (5).
O eugenol do cravo também pode irritar a cavidade oral. Indivíduos que consomem muito dele podem experimentar sensações de calor e dor na boca (6).
4. Pode ser tóxico
A toxicidade do cravo (ou do óleo) foi documentada em alguns casos. O óleo foi encontrado para causar coma, convulsões e danos agudos no fígado (7). No estudo, um menino de 2 anos administrado com 5 e 10 ml de óleo de cravo entrou em coma profundo em 3 horas.
Embora mais pesquisas estejam sendo feitas sobre a toxicidade do óleo de cravo, há informações sobre os óleos essenciais em geral - um grupo ao qual o óleo de cravo também pertence. Os óleos essenciais, como grupo, podem causar convulsões, coma, insuficiência renal e até hipoglicemia quando usados em excesso (7).
O cravo tem propriedades poderosas. Mas como qualquer outro ingrediente, eles podem causar efeitos graves se consumidos em excesso. Portanto, é essencial estar ciente dos limites de dosagem aceitáveis de cravo.
Quantos dentes você pode comer por dia?
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a dosagem diária aceitável de cravo-da-índia por dia é de 2,5 mg por 1 kg de peso corporal (8). Qualquer coisa além disso pode causar complicações.
Conclusão
O cravo é parte integrante da maioria das culinárias. Eles adicionam sabor aos pratos e oferecem benefícios incríveis. Mas eles têm um lado negro. Não os consumir em excesso. Se você tiver algum problema de saúde sério, consulte seu médico antes de incluí-los em sua dieta.
Você usa cravo diariamente? Como você os incorpora em sua dieta? Compartilhe suas idéias conosco, deixando um comentário na caixa abaixo.
Referências
- “Uma reação de hipersensibilidade positiva inesperada ao eugenol” BMJ Case Reports, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Potenciais interações entre terapias alternativas e varfarina.” American Journal of Health-System Pharmacy, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, National Institutes of Health.
- “Óleo de cravo” ScienceDirect.
- "Effects of Clove and Fermented Ginger on Blood Glucose, Leptin, Insulin and Insulin Receptor Levels in High Fat Diet Induced Type 2 Rabbits." Nigerian Journal of Physiological Sciences, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Exposição ocupacional e problemas de saúde respiratória entre trabalhadores da produção de noz-moscada em Granada, no Caribe” Jornal Internacional de Saúde Ocupacional e Ambiental, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde
- “O eugenol e o carvacrol induzem padrões dessensibilizantes temporais de irritação oral e aumentam o calor inócuo e a sensação de calor nocivo na língua” Pain, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
- “Ingestão quase fatal de óleo de cravo” Archives of Disease in Childhood, British Medical Journal.
- “Cravo: uma especiaria preciosa” Asian Pacific Journal of Tropical Biomedicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.