Índice:
- O que é o chá amarelo?
- Como o chá amarelo pode beneficiar você?
- 1. Promove a saúde do coração
- 2. Pode prevenir o câncer
- 3. Tratamento da Aids Diabetes
- 4. Promove a saúde digestiva
- 5. Pode ajudar na perda de peso
- 6. Melhora a saúde do fígado
- 7. Ajuda a retardar o envelhecimento
- Como preparar chá amarelo em casa
- O que você precisa
- instruções
- Conclusão
- Referências
O chá amarelo é chamado de huángchá em chinês. É um dos chás mais luxuosos e caros disponíveis no mundo. Tem um sabor delicioso e sedoso e um aroma distinto - e já foi uma bebida destinada apenas à realeza e à elite. Mas hoje, o chá está disponível em todo o mundo e está ganhando popularidade rapidamente devido aos seus maravilhosos benefícios à saúde.
O que é o chá amarelo?
O chá amarelo vem das folhas processadas da planta Camellia sinensis . Seu processo de preparação é semelhante ao do chá verde - com uma etapa adicional de envoltório e vaporização da bebida. Isso resulta em um sabor mais suave do que outros chás.
O objetivo principal de fazer o chá amarelo é remover o cheiro de erva do chá verde, preservando as propriedades saudáveis. O chá amarelo está disponível em diferentes variedades, sendo as mais populares:
- Junshan yinzhen
- Huoshan huangya
- Beigang Maojian
- Da ye qing
- Haimagong cha
Você pode escolher qualquer uma das variedades. Todos eles contêm polifenóis e outros compostos importantes que promovem a saúde, combatendo o estresse oxidativo e aumentando a defesa antioxidante. Vejamos os benefícios em detalhes.
Como o chá amarelo pode beneficiar você?
Os polifenóis do chá amarelo combatem o estresse oxidativo e protegem contra doenças cardíacas e câncer. Polifenóis específicos também podem promover melhor controle de açúcar no sangue e podem ajudar a diabetes. Esses são os compostos mais importantes do chá amarelo - e por isso você deve tomá-lo todos os dias.
1. Promove a saúde do coração
Shutterstock
O chá amarelo, como quase todas as variedades de chá, contém polifenóis. Os polifenóis oferecem proteção contra doenças cardiovasculares. Eles também aumentam a defesa antioxidante das células endoteliais, o que promove ainda mais a saúde do coração (1).
Os polifenóis também exibem propriedades antiinflamatórias que melhoram a saúde do coração e previnem doenças cardíacas relacionadas à inflamação (como doença cardíaca coronária e infarto do miocárdio) (2).
Outro conjunto importante de compostos do chá amarelo são os flavonóis, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim (3).
2. Pode prevenir o câncer
O chá amarelo contém muitos compostos bioativos que contribuem para seus efeitos anticâncer. Esses compostos combatem a oxidação e a inflamação, reduzindo assim o risco de câncer (4).
Os polifenóis do chá também podem exercer efeitos protetores contra o câncer (5). Esses compostos não apenas atuam como antioxidantes, mas também influenciam positivamente vários mecanismos celulares.
3. Tratamento da Aids Diabetes
A suplementação com chá amarelo foi encontrada para melhorar os sintomas associados ao diabetes tipo 2 (6).
A maioria dos efeitos benéficos do chá podem ser atribuídos aos seus polifenóis. O principal tipo de polifenóis no chá são as catequinas - EGCG (galato de epigalocatequina) sendo o mais importante deles. Esta catequina foi encontrada para ajudar a combater a obesidade e a síndrome metabólica em estudos com ratos (7).
Os polifenóis também podem influenciar os níveis de glicose no sangue e controlar (ou mesmo prevenir) complicações do diabetes (8).
4. Promove a saúde digestiva
Os polifenóis do chá amarelo também desempenham um papel no tratamento de muitos problemas gastrointestinais. Algumas dessas doenças incluem doença inflamatória intestinal, diarreia aguda, úlceras pépticas e cânceres do trato digestivo (9).
Os antioxidantes do chá amarelo também ajudam a tratar a lesão gástrica causada pela inflamação (10).
5. Pode ajudar na perda de peso
Shutterstock
Extratos de chá amarelo (junto com os de chá verde) foram encontrados para reduzir o ganho de peso corporal e diminuir o índice de massa corporal significativamente. Os extratos também podem aumentar a saciedade e o gasto energético durante as refeições em indivíduos obesos (6).
Em outro estudo, a ingestão de polifenóis foi inversamente associada ao peso corporal e à obesidade em uma população idosa. Uma maior ingestão de polifenóis pode reduzir o peso corporal e até diminuir o risco de doenças cardíacas em idosos (11).
6. Melhora a saúde do fígado
O chá amarelo pode prevenir a formação de fígado gorduroso.
A pesquisa também mostra que uma dieta rica em polifenóis pode ser considerada uma nova abordagem potencial para o tratamento da doença hepática gordurosa não alcoólica (12).
Estudos com roedores revelaram que os polifenóis podem reduzir o metabolismo da gordura no fígado - ajudando assim a tratar a doença hepática gordurosa não alcoólica (13).
7. Ajuda a retardar o envelhecimento
Os polifenóis do chá amarelo também podem oferecer benefícios em relação ao envelhecimento. Acredita-se que polifenóis derivados das folhas da planta Camellia sinensis protegem a pele humana dos sinais de fotoenvelhecimento (14). Em muitos modelos animais, os polifenóis do chá também foram encontrados para inibir os danos à pele induzidos por UV (14).
Outros estudos também reconheceram as propriedades fotoprotetoras dos polifenóis do chá - especialmente aqueles provenientes das folhas de Camellia sinensis (15).
Os polifenóis do chá também combatem o estresse oxidativo, que é outro grande contribuinte para o envelhecimento da pele (16).
O chá amarelo está ficando popular a cada dia. As razões, como discutimos, são seus benefícios. Seu alto teor de polifenóis o torna um must-have. Mas, como você o prepara?
Como preparar chá amarelo em casa
A fabricação do chá amarelo é semelhante à maioria dos outros chás. Certifique-se de usar água filtrada no processo.
O que você precisa
- Um bule de chá
- Uma xícara de chá
- 1 colher de chá de folhas de chá amarelas soltas
- Uma chaleira
instruções
- Aqueça a xícara de chá e o bule com um pouco de água quente. Gire a água e depois descarte dos recipientes.
- Adicione as folhas de chá ao bule. Você pode adicionar uma colher de chá de folhas de chá para cada 8 onças de água.
- Aqueça a água na chaleira até atingir 167oF a 176oF. Lembre-se de não usar água fervente - isso pode prejudicar o sabor das folhas delicadas.
- Despeje a água quente (junto com as folhas de chá) no bule e cubra com a tampa. Deixe as folhas de chá em infusão por 2 a 3 minutos. Você pode saborear o chá a cada 30 segundos para verificar se atingiu o sabor desejado.
- Escorra o chá por uma peneira e despeje na xícara. Aproveitar!
- Você pode usar o mesmo conjunto de folhas de 3 a 5 vezes antes de descartá-las.
Conclusão
O chá amarelo vem da mesma família do chá verde. Mas é muito mais suave e você pode gostar mais do sabor. Isso é uma boa notícia - como agora, você pode aproveitar os benefícios do chá junto com o sabor rico e sedoso.
Mas tenha cuidado com os suplementos - algumas evidências anedóticas sugerem que os suplementos dietéticos de chá verde / amarelo podem induzir danos ao fígado em alguns indivíduos. Consulte seu médico antes de tomar qualquer suplemento.
Você já tomou chá amarelo antes? Como você gostou disto? Deixe um comentário na caixa abaixo e diga-nos a sua opinião.
Referências
- “Polifenóis, inflamação e doenças cardiovasculares…” Current Atherosclerosis Reports, US National Library of Medicine.
- Pesquisa Farmacológica “Chá e doença cardiovascular”, US National Library of Medicine.
- “Evidência de um efeito protetor de…” Therapeutic Advances in Chronic Disease, US National Library of Medicine.
- “Chá amarelo, um chá chinês promissor…” Food Research International, US National Library of Medicine.
- “Chá e quimioprevenção do câncer: a…” Asian Pacific Journal of Cancer Prevention.
- “Suplemento dietético de chá amarelo grande…” Nutrients, US National Library of Medicine.
- “Suplementação dietética com extrato de chá verde…” Nutrição e Metabolismo, US National Library of Medicine.
- “Polifenóis e seus efeitos sobre o diabetes…” Medical Journal da República Islâmica do Irã, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Polifenóis e doenças gastrointestinais” Opinião Atual sobre Gastroenterologia, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “In vivo antioxidative activity of yellow tea…” Publicações Spandidos, Experimental and Therapeutic Medicine.
- “Os níveis de polifenóis estão inversamente correlacionados com…” Nutrients, US National Library of Medicine.
- “Tratamento de polifenóis em pacientes com…” Journal of Translational Internal Medicine, US National Library of Medicine.
- “Os polifenóis do chá verde melhoram os não-alcoólicos…” World Journal of Gastroenterology, US National Library of Medicine.
- “Descobrindo a ligação entre nutrição e envelhecimento da pele” Dermatoendocrinology, US National Library of Medicine.
- “Mecanismos de proteção do chá verde…” Medicina Oxidativa e Longevidade Celular, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Polifenóis e envelhecimento” Current Aging Science, US National Library of Medicine.