Índice:
- O que é urtiga?
- Quais são os benefícios para a saúde da urtiga?
- 1. Pode impulsionar o crescimento e a força do cabelo
- 2. Pode tratar febre dos fenos, asma e alergias
- 3. Pode ajudar a gerenciar problemas de próstata
- 4. Pode reduzir a inflamação
- 5. Pode baixar a pressão arterial
- 6. Pode ajudar no controle do açúcar no sangue
- 7. Pode monitorar a saúde do coração e do fígado
- 8. Pode ajudar a tratar problemas de saúde menstrual, SOP e fertilidade
- 9. Pode acelerar a cicatrização de feridas
- Perfil nutricional de urtigas
- Como consumir
- Como fazer chá de urtiga
- Quais são os efeitos colaterais da urtiga?
- Você sabe como a urtiga pica?
- Conclusão
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
A urtiga (também conhecida como urtiga) é um alimento básico na medicina tradicional à base de ervas e é usada principalmente para tratar alergias, inflamação e problemas de fertilidade. Os egípcios antigos usavam essa erva onipresente para tratar a artrite e a dor lombar (1). Tem sido usado há muito tempo por suas propriedades curativas.
Beber chá de urtiga pode ajudar a lidar com muitas doenças. Este chá de ervas possui vários benefícios à saúde, como promover o crescimento do cabelo, reduzir alergias e asma, ajudar no controle do açúcar no sangue e melhorar a saúde do trato urinário.
Vamos aprender um pouco mais sobre os benefícios da urtiga neste artigo.
O que é urtiga?
A urtiga ( Urtica dioica ) tem sido um medicamento fitoterápico básico desde os tempos antigos (2). Possui um perfil bioquímico exótico. Cresce em climas amenos a temperados em todo o mundo - especialmente em locais com muita umidade. Você pode encontrar certas espécies de urtigas frequentemente em florestas, rios ou riachos e à beira de estradas.
Seu nome científico Urtica dioica vem da palavra latina uro, que significa “queimar”, porque suas folhas podem causar uma sensação de queimação temporária ao contato. Essas plantas (ou ervas daninhas) são nativas do México, Itália, Nepal, Índia, China, Rússia, Holanda, América do Norte e partes da África. Certas espécies de urtiga, especialmente a urtiga, têm pelos nas folhas e na parte aérea. Algumas dessas picadas também! Daí o nome (1).
As folhas são densamente cobertas por pêlos ardentes, que liberam toxinas potencialmente indutoras de dor (1).
Quando a pele humana entra em contato com uma folha ou caule de urtiga, desenvolve rapidamente manchas avermelhadas que coçam e queimam. Os cabelos ou tricomas da planta são naturalmente projetados para proteger a planta de insetos.
No entanto, consumir esta erva mágica após o processamento é seguro. A seção a seguir é sobre os benefícios das folhas de urtiga. Comece a rolar!
Quais são os benefícios para a saúde da urtiga?
1. Pode impulsionar o crescimento e a força do cabelo
A medicina tradicional usava espécies de Urtica para estimular o crescimento do cabelo. Um estudo investigou esta propriedade da urtiga ( Urtica dioica ) com uma combinação de extratos de ervas. Esta preparação à base de plantas aumentou a proliferação de células da papila dérmica humana (3).
O β-sitosterol na urtiga provoca a formação de novos vasos sanguíneos (angiogênese). Estimula a síntese do fator de crescimento endotelial vascular (VEGF) e apóia o crescimento de novos cabelos (3).
As folhas e raízes das urtigas regulam a atividade dos hormônios sexuais e seus substratos. Eles ajudam a controlar a queda de cabelo (alopecia) em homens e mulheres com desequilíbrios hormonais (4).
2. Pode tratar febre dos fenos, asma e alergias
A febre do feno ou rinite alérgica é causada por pólen, ácaros, mofo, esporos de fungos, baratas e penas. Outras causas incluem sensibilidade alimentar, doenças metabólicas e certos medicamentos. Seus sintomas incluem espirros, congestão nasal, coceira, lacrimejamento (lacrimejamento constante), dor de cabeça, boca seca, sonolência, fadiga e arritmia cardíaca (5).
É aqui que a medicina alternativa pode vir em seu socorro (5), (6). Urtiga ( Urtica dioica ) contém nicotinamida, sinefrina e ostole, com potentes propriedades antiinflamatórias e antialérgicas.
Esses fitoquímicos apresentam atividade antagonista contra os receptores pró-inflamatórios da histamina, bloqueando a produção e liberação da histamina (5). Também interferem na atividade de células pró-inflamatórias, mensageiros químicos e genes controladores (5).
Os profissionais de saúde devem estudar o uso da medicina alternativa para tratar doenças agudas e crônicas, como asma, alergias do trato respiratório, etc., como alternativa aos medicamentos comuns (6).
3. Pode ajudar a gerenciar problemas de próstata
O crescimento excessivo da próstata (hiperplasia benigna da próstata) aumenta a pressão na uretra. Isso desabilita o sistema urinário e causa vários distúrbios crônicos com o envelhecimento (7).
Em estudos com ratos, a urtiga mostrou melhora nos problemas de próstata. Extratos de raiz de urtiga inibem a aromatase, uma enzima que converte a testosterona em estrogênio. O estrogênio está intimamente ligado aos distúrbios da próstata (7).
Outros estudos demonstram as propriedades antiproliferativas da raiz de urtiga em células cancerosas humanas. Um extrato alcoólico a 20% de raiz de urtiga reduziu o crescimento de células epiteliais prostáticas cancerosas em um curso de sete dias (8).
4. Pode reduzir a inflamação
O extrato de urtiga contém uma substância antiinflamatória que pode suprimir várias citocinas em doenças inflamatórias articulares (9).
De acordo com outro estudo, a aplicação de folha de urtiga parece aliviar a dor osteoartrítica (10). A urtiga reduziu os níveis de vários hormônios inflamatórios, interferindo em sua produção (11).
No entanto, mais pesquisas e estudos em humanos são necessários para recomendar urtiga como um tratamento antiinflamatório.
5. Pode baixar a pressão arterial
A urtiga era tradicionalmente usada para tratar a hipertensão (12). O extrato de urtiga demonstrou possuir efeitos anti-hipertensivos.
Pode ajudar a reduzir a pressão arterial, permitindo que os vasos sanguíneos relaxem e reduzindo a força das contrações do coração. Mais estudos em humanos são necessários para confirmar esses efeitos.
6. Pode ajudar no controle do açúcar no sangue
A urtiga mostrou alguns efeitos promissores nos níveis de glicose no sangue. A medicina tradicional utiliza folhas de urtiga no tratamento do diabetes mellitus devido às suas propriedades anti-hiperglicêmicas (13).
No entanto, mais pesquisas em humanos são necessárias para estabelecer a segurança e eficácia das folhas de urtiga no controle dos níveis de açúcar no sangue.
7. Pode monitorar a saúde do coração e do fígado
Em um estudo com ratos de 2018, a administração de 150 mg / kg / dia de extrato de urtiga por um mês melhorou o perfil lipídico do sangue. O extrato de urtiga funcionou muito melhor do que sua contraparte de droga sintética comercial (14).
O extrato de urtiga aumenta a maquinaria antioxidante do corpo, prevenindo (e terminando) a peroxidação lipídica. Um perfil lipídico equilibrado e um fígado saudável reduzem o risco de doenças induzidas por hipercolesterolemia (15).
A hipercolesterolemia está ligada à aterosclerose e outras doenças inflamatórias. Folha de urtiga ajuda a prevenir aterosclerose e hipertensão, de acordo com estudos com ratos. É, portanto, um potente aditivo dietético hepato e cardioprotetor (16).
8. Pode ajudar a tratar problemas de saúde menstrual, SOP e fertilidade
Cerca de 10% -15% das mulheres em idade reprodutiva apresentam oligomenorreia e 3% -4% delas têm amenorreia.
Oligomenorréia e amenorreia são alterações nos ciclos menstruais regulares que causam ciclos menstruais longos e ausência de menstruação, respectivamente. Embora a terapia de reposição hormonal seja o remédio mais comum, a fitoterapia tem se mostrado eficaz nesses casos (17).
Extratos de ervas de urtiga, hortelã-pimenta, cebola e nigela mostraram um efeito positivo na síndrome dos ovários policísticos (SOP). Eles podem controlar o sangramento menstrual, melhorar as irregularidades menstruais, equilibrar o hiperandrogenismo e promover a fertilidade (17).
Essas ervas possuem fitoquímicos, incluindo flavonóides, fenóis, fitoesteróis e terpenóides, que podem imitar a função hormonal natural e restringir o sangramento. É por isso que partes da planta da urtiga podem aumentar a maturação do folículo, reduzir os fatores de coagulação, relaxar os músculos uterinos e facilitar a recuperação uterina (17), (18).
9. Pode acelerar a cicatrização de feridas
A cicatrização de feridas pode ser prolongada na presença de radicais livres e diversos estresses fisiológicos. O retardo pode afetar uma ou todas as etapas da contração da ferida, recuperação das células epidérmicas (reepitelização) e restauração do suprimento sanguíneo (neovascularização) (18).
Usar plantas medicinais para curar feridas é um remédio antigo. Várias plantas com flores, como a urtiga, foram elogiadas por suas propriedades vulneráveis e antioxidantes.
A folha da urtiga tem efeito anti-hemorrágico devido ao seu conteúdo de flavonóides, minerais, vitaminas e ácidos graxos (18).
O uso de extrato de urtiga em feridas reduziria o tempo de sangramento e promoveria a coagulação do sangue. Também elimina patógenos, intercepta os radicais livres pró-inflamatórios e reduz o tempo médio de cura em modelos de ratos (18).
Em suma, a folha, a raiz e outras partes da urtiga têm propriedades antioxidantes, vulnerárias, anti-hemorrágicas, antiinflamatórias, anti-ateroscleróticas, anti-hipercolesterolêmicas, cardioprotetoras, hepatoprotetoras, anti-alérgicas e anti-diuréticas.
Não deveria haver algo nas partes da planta de urtiga que transmitisse essas propriedades?
Absolutamente! Saiba mais sobre eles na seção a seguir.
Perfil nutricional de urtigas
A urtiga contém uma grande quantidade de fitoquímicos. As folhas frescas contêm β-caroteno, violaxantina, xantofilas, zeaxantina, luteoxantina e epóxido de luteína que conferem esses benefícios alucinantes a esta erva.
A urtiga também contém ácidos fenólicos, incluindo os ácidos carbônico, caféico, cafeoil-málico, clorogênico, fórmico, silícico, cítrico, fumárico, glicérico, málico, elágico, oxálico, fosfórico e succínico (19).
Quercetina, miricetina, isorhamnetina, kaempferol, etc. são os flavonóides. Acetilcolina, betaína, colina, lecitina, histamina, escololeptina, rutina, rosinidina e naringina são alguns outros fitoquímicos presentes na folha, raiz e caule da urtiga (19).
Esta erva medicinal também tem bons resultados em nutrição. As folhas contêm grandes quantidades de potássio, cálcio, folato, vitaminas A e K, carboidratos simples, proteínas e precursores essenciais.
Valor nutricional das folhas de urtiga | ||
---|---|---|
Nutriente | Unidade | Tamanho da porção (1 xícara 89 g) |
Água | g | 78,03 |
Energia | kcal | 37 |
Energia | kJ | 156 |
Proteína | g | 2,41 |
Lípido total (gordura) | g | 0,10 |
Cinza | g | 1,81 |
Carboidrato, por diferença | g | 6,67 |
Fibra, dieta total | g | 6,1 |
Açúcares, total | g | 0,22 |
Minerais | ||
Cálcio, Ca | mg | 428 |
Ferro, Fe | mg | 1,46 |
Magnésio, Mg | mg | 51 |
Fósforo, P | mg | 63 |
Potássio, K | mg | 297 |
Sódio, Na | mg | 4 |
Zinco, Zn | mg | 0,30 |
Cobre, Cu | mg | 0,068 |
Manganês, Mn | mg | 0,693 |
Selênio, Se | µg | 0,3 |
Vitaminas | ||
Tiamina | mg | 0,007 |
Riboflavina | mg | 0,142 |
Niacina | mg | 0,345 |
Vitamina B-6 | mg | 0,092 |
Folato, total | µg | 12 |
Folato, comida | µg | 12 |
Folato, DFE | µg | 12 |
Colina, total | mg | 15,5 |
Betaína | mg | 19,0 |
Vitamina A, RAE | mg | 90 |
Caroteno, beta | µg | 1024 |
Caroteno, alfa | µg | 101 |
Vitamina A, IU | IU | 1790 |
Luteína + zeaxantina | IU | 3718 |
Vitamina K (filoquinona) | IU | 443,8 |
Como consumir
As folhas de urtiga são muito versáteis e podem ser preparadas como chá de ervas, tomadas como suplemento e aplicadas como pomada.
Você pode comprar folhas secas / liofilizadas, cápsulas, tinturas e cremes. Pomadas de urtiga são freqüentemente usadas para aliviar os sintomas da osteoartrite.
Estudos sugerem que as seguintes doses são mais eficazes para certas condições (20):
- Alergias: 600 mg de folhas liofilizadas por dia
- Próstata aumentada: 360 mg de extrato de raiz por dia
Ele está disponível em muitas lojas. As folhas e flores secas podem ser mergulhadas para fazer um chá de ervas, enquanto suas folhas, raízes e caules podem ser cozidos e adicionados a sopas, vitaminas e ensopados.
Urtigas escaldadas podem ser um bom complemento para sua salada. Experimente jogar algumas folhas de urtiga na salada. Se isso não soar atraente, você pode preparar uma xícara de chá fresco com urtiga.
Como fazer chá de urtiga
O que você precisa
- Folhas de urtiga frescas ou secas - 1 xícara solta (cerca de 250ml)
- Água - 1-2 xícaras
- Panela ou chaleira fervendo
Vamos fazer isto!
- Leve a água para ferver em uma chaleira ou panela.
- Adicione as folhas de urtiga à água fervente.
- Desligue o fogo. Deixe em infusão por cerca de 5-10 minutos.
- Coe o conteúdo no (s) copo (s).
- Você pode adicionar mel ou estévia a este chá. No entanto, evite adicionar açúcar ou adoçante, se possível.
- Sirva quente ou morno!
Você pode achar que tem gosto amargo e amadeirado inicialmente. Algumas xícaras ou dias depois, você vai adorar seu frescor.
Alternativamente, escalde as folhas de urtiga em água salgada e use-as em saladas ou pesto. Você também pode refogar as verduras em óleo, manteiga ou outra gordura de cozinha. Pode ser apreciado com carnes vermelhas ou brancas e adicionado a saladas.
A ingestão de folhas de urtiga é uma forma popular e mais eficaz de obter seus benefícios. Mas elas são plantas selvagens e chamadas de urtigas. Você deveria se preocupar?
Absolutamente! Confira os efeitos adversos do uso de folhas de urtiga.
Quais são os efeitos colaterais da urtiga?
Bem, ao contrário de sua selvageria, as urtigas são consideradas seguras. Existem poucos efeitos colaterais de tê-los, mas nenhum é letal ou tóxico (21).
As farpas semelhantes a cabelo das folhas de urtiga podem prejudicar a pele. Essas farpas podem injetar uma variedade de produtos químicos, como (19):
- Acetilcolina
- Histamina
- Serotonina
- Moroidin
- Ácido fórmico
Esses compostos podem causar queimaduras e erupções cutâneas.
Os pesquisadores descobriram que as raízes de urtiga podem causar distúrbios do trato gastrointestinal, suor abundante e alergias em alguns indivíduos. Folhas de urtiga recém-colhidas podem causar ardência localizada, erupção cutânea, coceira e edema na língua (21).
Mas, como agem como um emenagogo, podem possuir propriedades estimulantes uterinas. Se as mulheres grávidas tomarem urtigas sem supervisão médica, elas podem entrar em trabalho de parto prematuro.
Urtiga cozida e seca pode ser consumida com segurança. No entanto, comer folhas frescas pode causar irritação.
Você sabe como a urtiga pica?
- Os pêlos espinhosos da urtiga têm uma pequena estrutura tubular. Tem um bulbo duro e redondo na ponta e um vaso mais macio na base.
- O bulbo rompe quando encontra a pele e expõe uma saliência em forma de agulha.
- Quando essa ponta perfura a pele, ela pressiona o vaso basal macio.
- Isso libera as substâncias irritantes (a saber, acetilcolina e histamina) profundamente na pele. Isso forma manchas vermelhas, com raiva, coceira e queimação nos locais expostos.
Conclusão
A urtiga pode reduzir a inflamação, ajudar no controle do açúcar no sangue e da pressão arterial e aumentar o crescimento e a força do cabelo.
As folhas contêm grandes quantidades de flavonóides, polissacarídeos, vitaminas e precursores hormonais. Na verdade, a urtiga é considerada a única planta que contém colina acetil-transferase - uma enzima que sintetiza acetilcolina.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
O chá de urtiga ajuda você a dormir?
Sim. O chá de urtiga promove um sono melhor sem aumentar os níveis de açúcar no sangue, o que torna o sono mais profundo.
Quanto chá de urtiga você deve beber por dia?
O uso máximo recomendado de chá de urtiga é de quatro xícaras por dia.
O chá de urtiga contém sílica?
Sim, as folhas de urtiga contêm sílica (22).
A urtiga é boa para os rins?
Sim. A urtiga pode ter efeitos terapêuticos para doenças do trato urinário e cálculos renais. Os flavonóides, antocianinas e saponinas presentes na urtiga podem ajudar a inibir a deposição de cálcio e oxalato (23).
A urtiga interage com medicamentos?
Sim. Usar medicamentos fitoterápicos como folhas de urtiga com antiinflamatórios não é