Índice:
- Como ocorre a constipação?
- Por que ocorre a constipação?
- Opções de tratamento para constipação
- Óleo de coco para constipação
- A dosagem ideal
- Maneiras de adicionar óleo de coco aos alimentos
- Usando coco de outras maneiras para aliviar a constipação
- 1. Carne de coco
- 2. Leite de coco
- 3. Água de coco
- Pontos para manter em mente
- 1. Dieta e estilo de vida saudáveis
- 2. Óleo de coco virgem
- 3. Evite sobredosagem
- Precauções a serem tomadas para crianças
- Por que consumir óleo de coco e seus produtos às vezes pode ser problemático?
- 1. Má absorção de frutose
- 2. Frutanos
- 3. Salicilatos e aminas
Você sofre de prisão de ventre que não melhora mesmo depois de mastigar dezenas de bananas e beber litros de água morna? Existem algumas condições de saúde típicas que não podem ser chamadas de doença, mas causam inconvenientes consideráveis e levam a complicações. Um bom exemplo é a constipação.
Você sabia que o óleo de coco pode ajudar a curar a constipação? Bem, é verdade. Leia para saber mais!
Como ocorre a constipação?
Na verdade, qualquer alimento que você ingere passa por um processo no trato digestivo e no fígado e, finalmente, é excretado. O corpo humano tem um processo natural de excreção, mas às vezes é prolongado e interrompido, o que leva à constipação. As fezes, quando depositadas no intestino grosso por muito tempo, endurecem. Isso torna mais difícil para os músculos intestinais empurrá-lo para fora pelo reto.
Por que ocorre a constipação?
A constipação pode ser causada por vários fatores. Esses incluem:
- Maus hábitos alimentares (falta de fibras na dieta e ingestão excessiva de junk food)
- Falta de ingestão adequada de água e líquidos
- Ingestão de certos medicamentos
- Falta de atividade e vida sedentária
- Comer laticínios em grandes quantidades
- Gravidez
- Depressão
Às vezes, a combinação desses fatores também pode levar à evacuação irregular, tanto em crianças quanto em adultos (1).
Opções de tratamento para constipação
Existem muitas opções que você pode usar para se livrar da constipação. Existem tantos medicamentos OTC e laxantes que você pode usar (2). No entanto, é prudente recorrer a remédios naturais. Você pode escolher entre os tratamentos naturais selecionados para o alívio da constipação. Isso reduz o risco de efeitos colaterais. Nesse sentido, o óleo de coco surge como uma solução potente para o tratamento da constipação.
Óleo de coco para constipação
O óleo de coco é bom para a constipação? O óleo de coco está entre os melhores laxantes naturais que você pode escolher para obter alívio da constipação. O óleo derivado do coco é de natureza fibrosa e auxilia no metabolismo do corpo humano. Adicionar óleo de coco às refeições pode ajudar a resolver movimentos intestinais irregulares.
O óleo de coco, em sua forma mais pura, contém ácidos graxos de cadeia média, que desempenham um papel fundamental no alívio dos movimentos intestinais. Esses MCFAs aumentam a energia das células intestinais e aceleram o metabolismo (3). Também ajuda a amolecer as fezes. O uso do óleo de coco resolve os casos de constipação crônica e ocasional, como foi constatado.
Você também precisa considerar o fato de que comer carne de coco e consumir o óleo também é benéfico para a saúde geral. Ajuda o processo de digestão e também deixa a pele radiante. O óleo de coco é bastante acessível e está disponível durante todo o ano.
A dosagem ideal
Como tomar óleo de coco para constipação? Inicialmente, você pode introduzir uma pequena quantidade de óleo de coco em suas refeições todos os dias para obter alívio da constipação. O ideal é adicionar meia colher de óleo ao almoço e ao jantar. Isso deve ser bom para iniciantes. Se o resultado for tolerável, você pode adicionar um pouco mais de óleo aos alimentos gradualmente. Pessoas com casos de constipação recorrente podem adicionar 1 colher de óleo de coco aos alimentos duas ou três vezes ao dia. No entanto, não adicione uma grande quantidade de óleo aos alimentos.
Maneiras de adicionar óleo de coco aos alimentos
Existem várias maneiras de adicionar óleo de coco aos alimentos:
- Você pode adicionar óleo de coco aos smoothies feitos em casa. Também pode ser adicionado a uma variedade de sucos de frutas.
- Você pode polvilhar um pouco de óleo de coco em cima das saladas no café da manhã.
- Este óleo também pode ser adicionado a sopas quentes, ensopados e caril antes de comer.
- Você pode misturar um pouco de óleo de coco no lugar da manteiga ou margarina ao fazer produtos de panificação em casa. Você pode adicioná-lo à massa enquanto faz vários tipos de pães ou bolos.
Usando coco de outras maneiras para aliviar a constipação
Você pode usar outras partes do coco, além do óleo, para aliviar a constipação.
1. Carne de coco
A carne de coco é deliciosa. Pode ser consumido cru ou preparado em vários pratos (4). É também uma boa fonte de fibra natural. Se sua dieta carece de fibras e isso leva ao aparecimento de movimentos intestinais irregulares, comer carne de coco é uma solução. A polpa pode ser mole ou semidura dependendo da idade do fruto. A fibra presente na polpa do coco absorve água e ajuda a suavizar as fezes, fazendo com que passem facilmente pelo intestino e minimizando as chances de constipação.
2. Leite de coco
Feito pela extração da polpa do coco, o leite de coco tem um sabor delicioso. Usado principalmente para fins culinários, também pode ser usado para resolver problemas de constipação. Ele também contém fibras que podem ajudar a aliviar problemas com o movimento do intestino.
3. Água de coco
A água de coco tem um gosto ótimo e pode ajudar a aliviar a constipação. Também oferece vários outros benefícios à saúde (5). No entanto, beber água de coco em excesso pode causar diarréia. Portanto, mantenha isso em mente.
Pontos para manter em mente
Existem algumas coisas que você deve ter em mente ao usar óleo de coco para tratar problemas com o movimento do intestino.
1. Dieta e estilo de vida saudáveis
Embora ingerir óleo de coco e outras partes da fruta possa ajudá-lo a superar os problemas de constipação, é necessário adotar uma dieta e um estilo de vida saudáveis também. Você pode manter a constipação sob controle reduzindo a ingestão de alimentos com baixo teor de fibras. Você pode aumentar o impacto laxante do óleo de coco comendo outros alimentos à base de fibras. Praticar exercícios regularmente e beber bastante água também pode ajudá-lo nesse aspecto.
2. Óleo de coco virgem
Hoje em dia você pode encontrar o óleo de coco em várias formas. Usar qualquer tipo de óleo de coco pode não trazer o resultado desejado no enfrentamento de problemas de evacuação. Por exemplo, as variantes refinadas e perfumadas não são ideais para uso neste contexto. O óleo de coco refinado contém pouca ou nenhuma fibra. Você deve optar por óleo de coco virgem sem cheiro que é rico em fibras.
3. Evite sobredosagem
É preciso lembrar que cada pessoa tem necessidades nutricionais diferentes e a constituição nunca é a mesma. É por isso que a dosagem de óleo de coco por dia não é a mesma para duas pessoas, na maioria das vezes. A sobredosagem pode causar sintomas semelhantes aos da diarreia.
Precauções a serem tomadas para crianças
Geralmente, as crianças podem digerir o óleo de coco quando administrado com alimentos. No entanto, é prudente que você consulte um médico antes de dar óleo de coco internamente a uma criança que sofre de constipação periódica ou recorrente. A mesma coisa pode ser dita sobre os bebês.
Por que consumir óleo de coco e seus produtos às vezes pode ser problemático?
Embora os ácidos graxos de cadeia média presentes no óleo de coco virgem e nos produtos de coco ajudem a resolver a constipação, consumir coco também pode ser problemático em alguns casos. Isso ocorre porque o coco tem algumas substâncias que podem causar problemas digestivos em certas situações. Os efeitos colaterais incluem inchaço, dor abdominal, cólicas e diarréia. No entanto, essas instâncias não são comuns.
1. Má absorção de frutose
Indivíduos com má absorção de frutose podem enfrentar problemas após comer coco. Embora o óleo de coco não tenha frutose, outros produtos de coco têm. Se você tem má absorção de frutose, comer polpa de coco ou consumir leite de coco pode causar inchaço e dor abdominal. Uma indicação dessa condição é a dificuldade de digerir mel, peras, aspargos e xarope de milho misturado com frutose.
2. Frutanos
Alimentos à base de coco também contêm frutanos, que são carboidratos fermentáveis de cadeia curta. Isso leva a problemas gastrointestinais. Os produtos de coco, exceto o óleo de coco, contêm este composto. Se você for intolerante ao frutano, é provável que tenha problemas para digerir alimentos como trigo, couve de Bruxelas, alho e cebola.
3. Salicilatos e aminas
Estes são produtos químicos alimentares presentes em alguns alimentos feitos de coco e óleo de coco. Isso às vezes pode abrir caminho para problemas digestivos.
Algumas colheres de chá de óleo de coco são tudo que você precisa para um estilo de vida mais saudável. Experimente este remédio hoje e compartilhe sua experiência conosco, comentando na caixa abaixo!