Índice:
- Índice
- O que é sal de Epsom?
- Então, como funciona esse sal mágico?
- Quais são os benefícios do uso de sal de Epsom?
- 1. Alivia o estresse e facilita o seu corpo
- Recomendação
- 2. Alivia dores nos pés, músculos tensos e contusões
- Recomendação
- 3. É um excelente laxante
- Recomendação
- 4. Ajuda a remover estilhaços e trata fungos e inflamação nas unhas dos pés
- Recomendação
- 5. Fortalece o cabelo e aumenta o volume do cabelo
- Recomendação
- 6. Esfolia e repara a pele
- 7. Regula a produção de insulina e diabetes
- Sal Epsom - Solucionador de problemas prático
- História de sucesso do sal Epsom
- Efeitos colaterais do uso de sal de Epsom
- 1. Pode piorar as feridas nos pés
- 2. Pode causar diarreia
- Como usar o sal de Epsom e quanto é recomendado?
- 1. O banho corporal relaxante
- O que você precisa
- O que você precisa fazer
- 2. O banho de pés rejuvenescedor
- O que você precisa
- O que você precisa fazer
- 3. O 'óleo' de magnésio mágico
- O que você precisa
- O que você precisa fazer
- Então, qual é minha opinião?
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- Referências
Você já prestou atenção ao que se passa na banheira de pedicure do salão? Ou você se lembra de sua avó pedindo para você molhar as pernas em água salgada quando sentiu um tornozelo dolorido por causa do treino de futebol? Quando você fez isso, foi aliviado de todo o estresse. Você não acha que havia algo a ver com o sal? Se você pensava que era o sal de mesa comum ou sal grosso do banho, enganou-se! Deixe-me apresentá-lo à estrela do spa - sal Epsom ou Epsomite.
Índice
- O que é sal de Epsom?
- Como funciona esse sal mágico?
- Quais são os benefícios do uso de sal de Epsom?
- Sal Epsom - Solucionador de problemas prático
- Efeitos colaterais do uso de sal de Epsom
- Como usar o sal de Epsom e quanto é recomendado?
O que é sal de Epsom?
Quimicamente, o sal de Epsom é o sulfato de magnésio, que se decompõe na água para dar íons de magnésio e sulfato. Esses íons de magnésio atravessam as camadas da pele, entram diretamente no sangue e começam a agir (1). É um atalho muito interessante, não é?
Voltar para TOC
Então, como funciona esse sal mágico?
O sal de Epsom é rico em íons de magnésio. Quando o sal entra em contato com a pele, os íons passam por várias camadas dérmicas e chegam à corrente sanguínea. Dessa forma, não há envolvimento do trato GI (gastrointestinal).
É por causa desse movimento transdérmico do magnésio que o sal de Epsom é usado na medicina para curar a hipomagnesemia (níveis baixos de magnésio).
Onde mais você acha que essa propriedade poderia ser aplicada e usada? Aqui está - jardinagem, manutenção de utensílios de cozinha, máquinas e sua manutenção, beleza, etc.
Este artigo falará sobre tudo isso e muito mais - continue lendo!
Voltar para TOC
Quais são os benefícios do uso de sal de Epsom?
1. Alivia o estresse e facilita o seu corpo
Shutterstock
Como sua pele absorve facilmente o magnésio, ele restaura o equilíbrio eletrolítico nas células. Essa mudança no equilíbrio tem um efeito direto sobre os músculos, o cérebro e, portanto, os hormônios.
Esses hormônios podem ter uma variedade de funções, como eliminação de radicais livres, ativação de canais iônicos, etc. Em suma, o sal de Epsom e a água quente são uma combinação perfeita!
Recomendação
Adicione cerca de duas xícaras de sal de Epsom ao banho de água quente duas ou três vezes por semana e veja a mudança.
2. Alivia dores nos pés, músculos tensos e contusões
Nada funciona melhor do que um relaxante pé de molho em água quente com sal Epsom se você tiver uma dor nos pés, distensão muscular ou hematomas.
O magnésio atua nas células musculares para restaurar seus níveis. Este impulso traz um efeito calmante junto com a cura. Agora você sabe o que há naquela banheira de pedicure!
Recomendação
Mergulhe os pés em uma banheira com água quente e adicione 50 gramas / litro de sal de Epsom. Fique por 30-40 minutos.
Mergulhar os pés em água salgada pode não ser aconselhável se você tiver feridas ou bolhas devido ao alto teor de açúcar (relacionado ao diabetes). Consulte seu médico antes de usar o pé de molho.
3. É um excelente laxante
Shutterstock
Ele aumenta o conteúdo de água em seus intestinos e elimina os resíduos do cólon, ativando as enzimas digestivas e neurotransmissores quando ingeridos nas quantidades certas (2).
Recomendação
Adicione uma colher de chá de sal Epsom a um copo de água junto com um pouco de limão para obter melhores resultados. Um banho de água quente com sal de Epsom também ajudará a curar a constipação.
4. Ajuda a remover estilhaços e trata fungos e inflamação nas unhas dos pés
Lascas (cacos na pele) são uma das razões pelas quais odeio trabalhar com madeira. Em inúmeras ocasiões, tive que mergulhar minhas mãos em água quente para me livrar deles. Mal sabia eu que a água continha sal Epsom!
Níveis saudáveis de magnésio no corpo podem combater com eficiência a inflamação resultante de lesões, infecções, estresse ou alergias.
Recomendação
Mergulhe a área afetada em água quente com sal de Epsom por cerca de 30 minutos, três vezes por semana, para se livrar da infecção ou inflamação.
5. Fortalece o cabelo e aumenta o volume do cabelo
Shutterstock
Tendo um dia de cabelo ruim? Ou uma semana de cabelo crespo completamente? O sal de Epsom é o seu salvador! Para remover o excesso de oleosidade que está deixando seu cabelo liso e flácido, use esse sal junto com os produtos para o cabelo. Dá volume e elasticidade ao cabelo. Ele também pode controlar o frizz e opacidade de cabelos secos e danificados.
No entanto, lembre-se de que o magnésio do sal de Epsom pode reagir com os pigmentos se seu cabelo for colorido. Lavar os cabelos tingidos com sal Epsom pode fazer com que a cor desapareça.
Recomendação
Adicione proporções iguais de condicionador de cabelo e sal Epsom (três colheres de chá de cada) em uma tigela. Misture bem e aplique do couro cabeludo às pontas. Deixe agir por cerca de 2 minutos e lave com água fria. Diga olá para o cabelo feliz!
6. Esfolia e repara a pele
A esta altura, você já sabe que o magnésio pode passar pela pele sem esforço. Quando aplicados topicamente, os íons de magnésio interagem com a água e hidratam a pele. De acordo com um estudo feito por voluntários em 2005, a aspereza e a inflamação da pele reduziram significativamente quando a água do mar rica em magnésio foi usada para banho e limpeza (3).
O sal de Epsom esfolia completamente a pele e elimina as manchas, cravos pretos, bronzeado e cortes ou infecções que causam inflamação.
O que mais você quer? Você encontrou o seu agente multifuncional de solução de problemas de pele no sal Epsom - não foi?
7. Regula a produção de insulina e diabetes
Shutterstock
Pessoas com diabetes tendem a perder magnésio na urina. Níveis baixos de magnésio tornam os tecidos insensíveis à insulina ao seu redor (4). Além disso, as células não conseguem transportar a glicose para os locais onde a insulina é produzida na ausência de magnésio e sulfato (5).
Devido a essas complicações, a glicose permanece no sangue sem ser metabolizada pela insulina - piorando a situação para o diabético.
O sal de Epsom fornece magnésio e sulfato em abundância para resolver esses problemas. No entanto, a dosagem e o modo de ingestão são cruciais. Consulte seu médico antes de usar o sal de Epsom para essa finalidade.
Além de melhorar a sua saúde, o sal Epsom serve a muitos propósitos em seu jardim e banheiros. Tenho certeza de que você gostaria de saber o que são. Leia!
Voltar para TOC
Sal Epsom - Solucionador de problemas prático
- Uma fonte rica em magnésio e sulfato, o sal de Epsom aumenta a fertilidade dos solos e acelera o crescimento das plantas.
- Máquinas de lavar entupidas? Encha a banheira de lavagem com água quente e adicione um pouco de sal Epsom. Execute o ciclo de lavagem completo para eliminar o acúmulo de detergente e sal de água dura.
- Polvilhe um pouco de sal Epsom em seu jardim e nos pontos de entrada para manter as pragas de jardim afastadas.
- Cansado de esfregar ladrilhos sujos do banheiro? Misture quantidades iguais de sal Epsom e detergente e use como esfoliante para ladrilhos brilhantes e reluzentes.
- O sal de Epsom, quando borrifado nos gramados, deixa a grama fresca e verde, fornecendo o alimento necessário ao solo.
- Seu carro está preso em placas de gelo na garagem? Polvilhe sal de Epsom generosamente e veja como funciona!
- O sal de Epsom é um dos desodorantes mais baratos. Coloque alguns cristais em seus sapatos suados ou mergulhe os pés na banheira de água quente com sal e diga adeus ao odor.
Como esses cristais brancos de sal de magnésio de sabor amargo ganharam fama é uma história fascinante. Leia o trecho ao rolar para baixo.
História de sucesso do sal Epsom
O sulfato de magnésio tem o nome de uma pequena cidade na Inglaterra, Epsom, em Surrey, onde foi descoberto. Um vaqueiro local que passava por Epsom atravessou uma poça d'água. O gado sedento recusou-se a beber a água daquele tanque porque tinha um gosto amargo. Mas, na evaporação, teve um efeito laxante.
No entanto, observou-se que essa água de uma fonte termal natural curava as feridas dos animais que nela nadavam.
Vendo isso, pessoas de cidades vizinhas começaram a visitar Epsom para experimentar vários benefícios de saúde. Anos de pesquisa levaram à descoberta da razão por trás dos efeitos curativos das águas Epsom.
Hoje, o sal de Epsom é uma das melhores, mais baratas e eficazes curas para artrite, entorses, irregularidades cardíacas e distúrbios mentais.
Você não sentiu vontade de comprar sal Epsom imediatamente? Tenho certeza que vou borrifar em tudo que vejo!
Giphy
Mas estou fazendo certo ao adicioná-lo a tudo que vejo? Você pode ingerir sal de Epsom? O que acontece se houver uma overdose? As respostas estão logo abaixo.
Voltar para TOC
Efeitos colaterais do uso de sal de Epsom
1. Pode piorar as feridas nos pés
Fique longe de banhos de sal Epsom ou banhos de pé se você tiver feridas nos pés induzidas por diabetes. O sal de Epsom pode ressecar a pele, causando irritação e agravamento da ferida.
2. Pode causar diarreia
O sulfato de magnésio pode ser um laxante forte, levando a movimentos soltos e diarreia. Nesses casos, você pode mudar para óxido de magnésio e sais relacionados para aliviar a constipação.
Mas se você está tendo uma constipação regular e persistente, é hora de consultar o seu médico.
Felizmente, a ocorrência desses efeitos colaterais é muito rara. É seguro usar o sal de Epsom em pequenas doses fixas para colher seus benefícios. Então, qual é a dose recomendada? Vamos descobrir!
Voltar para TOC
Como usar o sal de Epsom e quanto é recomendado?
As doses recomendadas são:
Pé de imersão: ½ xícara de sal Epsom + uma bacia cheia de água quente
Banho de água quente: 2 xícaras + uma banheira com água quente
Leia mais para receitas de sal de Epsom experimentadas e testadas para sua alma!
1. O banho corporal relaxante
O que você precisa
- 2 xícaras de sal Epsom (puro, grau de banho)
- Lavagem corporal regular (não use sabonetes de banho, pois eles podem reagir com os sais.)
O que você precisa fazer
- Prepare o seu banho com água morna ou quente. Se você estiver usando um balde, encha-o com água morna ou quente tolerável. Arranje água suficiente para uma lavagem corporal completa.
- Adicione duas xícaras de sal de Epsom à banheira. Deixe dissolver e repousar por 2 minutos.
- Mergulhe lentamente neste paraíso e mergulhe por 10 minutos.
- Para um efeito hidratante adicional, adicione algumas gotas de azeite de oliva ou óleo de bebê ao banho.
- Lave e sinta a diferença!
2. O banho de pés rejuvenescedor
Shutterstock
O que você precisa
- ½ xícara de sal de Epsom (puro, grau de banho)
- Uma banheira de pedicura ou uma bacia normal (seus pés devem estar totalmente mergulhados)
- Pedra-pomes (opcional)
O que você precisa fazer
- Encha sua banheira de pedicure ou bacia normal com água morna.
- Adicione meia xícara de sal Epsom a ele. Deixe dissolver.
- Mergulhe seus pés cansados e feridos na banheira. Sente-se e relaxe por 20 minutos.
- Esfregue e retire a pele morta com uma pedra-pomes, se necessário.
3. O 'óleo' de magnésio mágico
O que você precisa
- ½ xícara de água filtrada (não use água dura)
- ½ xícara de flocos de sal Epsom
O que você precisa fazer
- Leve a água filtrada para ferver em uma panela que não seja de alumínio. Desligue a chama / calor.
- Adicione flocos de sal de Epsom e mexa para dissolvê-los.
- Deixe a solução esfriar. Transfira para uma garrafa e guarde em temperatura ambiente.
- Use-o topicamente na pele. Pode causar uma sensação de formigamento, que desaparece com o tempo.
Então, qual é minha opinião?
Para resumir para você, o sal de Epsom é, sem dúvida, um dos remédios caseiros mais eficazes. Você deveria ter um pouco disso em casa, porque é versátil.
Deve ser a primeira coisa na sua lista ao configurar um spa doméstico (faça você mesmo), um jardim ou uma cozinha.
Certifique-se de seguir um fabricante conhecido e tomar uma decisão informada. O melhor lugar para comprar sal Epsom é aqui.
Se este artigo o motivou a comprar o sal Epsom, e se você achou as receitas eficazes, informe-nos na seção de comentários abaixo.
Voltar para TOC
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
O sal de Epsom pode ser usado para curar a artrite?
Sim. O sal de Epsom pode curar a artrite, que é outra doença inflamatória. Na verdade, o sal de Epsom proporciona alívio à inflamação causada por vários motivos - infecções bacterianas (celulite), pé de atleta, cortes e hematomas simples, etc. - ao fornecer magnésio que, por sua vez, reduz a produção de proteína C reativa (CRP). CRP é um marcador de inflamação no corpo. Quanto mais magnésio, mais baixos os níveis de CRP.
Quais são as alternativas ao sal de Epsom?
O sal marinho é um substituto seguro do sal Epsom em banhos ou banhos de pés. Você também pode usar farinha de aveia, vinagre de maçã ou óleos essenciais para condicionar e cuidar da pele, do couro cabeludo e dos pés.
Você pode ingerir / comer sal Epsom?
A ingestão oral de sal de Epsom raramente é prescrita. Tem efeitos colaterais drásticos devido ao jorro repentino de magnésio no sangue. É por isso que você precisa ingerir muitos líquidos ao fazer isso.
Uma dose pode ser dissolvida em cerca de 200 mL (8 onças) de água para consumo imediato sob a orientação estrita de seu médico.
Referências
1. “Myth or Reality-Transdermal” US National Library of Nutrients
2. “Medical Management of Consti…” Clinics in Colon and Rectal Surgery
3. “Bathing in Magnnesium-rich sea salt…” International Journal of Dermatology, US National Biblioteca de Medicina
4. “Metabolismo de magnésio e glicose” US National Library of Medicine
5. “Implicações da deficiência de magnésio.” Biological Trace Elements Research, US National Library of Medicine.