Índice:
- Melhores alimentos para pele oleosa
- 1. Pepinos
- 2. Grãos Inteiros
- 3. Nozes
- 4. Bananas
- 5. Abacates
- 5. Espinafre
- 6. Lentilhas e Pulsos
- 7. Laranjas
- 8. Chocolate Amargo
- 9. Água de coco
- 10. Suco de limão
- Alimentos a evitar para pele oleosa
- 1. Produtos lácteos
- 2. Cafeína
- 3. Carboidratos Refinados
- 4. Gorduras inflamatórias (gorduras saturadas e gorduras trans)
- 5. Adicionados açúcares
- 6. Salgadinhos
- 7. Álcool
- 8. Carnes gordurosas
- 9. Alimentos Picantes
- Dicas Adicionais
Oh, os perigos de ter pele oleosa! Todas as manhãs, há óleo suficiente na sua zona T para fritar batatas fritas. (Nojento, eu sei! Mas é isso que a maioria de nós com pele oleosa passa.) Mas, você já ouviu o ditado: “Você é o que você come”? Sim, senhoras, é verdade. O que você come afeta diretamente sua pele. Não só torna a pele oleosa, mas também leva a problemas de pele como acne, poros dilatados, pontos brancos e cravos pretos. Mas, a boa notícia é que, fazendo apenas algumas mudanças e seguindo uma dieta e um conjunto de alimentos para pele oleosa, você pode consertar seus problemas de pele. Aqui, listei alimentos para comer e evitar para a pele oleosa que ajudarão a controlar a secreção de óleo das glândulas sebáceas.
Melhores alimentos para pele oleosa
1. Pepinos
Shutterstock
Os pepinos têm 95,23 g de água por 100 g. Isso significa que eles são compostos principalmente de água. Como todos sabemos, a hidratação é muito importante para uma boa pele. A água elimina as toxinas do corpo e facilita a secreção adequada de hormônios. Além disso, o pepino tem um alto teor de antioxidantes, essencial para uma boa pele. Eles também são antiinflamatórios, o que ajuda a reduzir a acne.
2. Grãos Inteiros
Consumir grãos inteiros em vez de carboidratos processados aumentará a textura da pele e melhorará sua tez. Sempre opte por alimentos minimamente processados - por exemplo, opte por pão integral em vez de pão branco. Alimentos como o trigo sarraceno contêm o antioxidante rutina, que ajuda a prevenir danos à pele relacionados à inflamação. O germe de trigo contém biotina, uma vitamina B que auxilia no processamento de gorduras. Se você tiver baixos níveis de biotina no corpo, sua pele ficará seca, com coceira e escamosa.
Alimentos ricos em fibras, como aveia e arroz integral, ajudam a eliminar as toxinas do corpo, melhorando a pele, o cabelo e a saúde. As fibras podem ajudar a combater a constipação, que leva a um desequilíbrio no corpo e é um dos principais contribuintes para poros entupidos, acne e outros problemas de pele.
3. Nozes
As nozes são ricas em ácidos graxos ômega-3, essenciais para uma pele limpa e saudável. Eles também têm propriedades antiinflamatórias e ajudam a melhorar a textura da pele. Mas, cuidado, não consuma muitos deles, ou eles podem ter o efeito oposto em sua pele. Restrinja-o a um punhado de um dia (deve estar dentro do seu punho), ou menos.
Alimentos como soja, abacate, nozes, salmão e atum contêm ácidos graxos ômega-3, que são excelentes para a pele. Os ácidos graxos ômega-3 são antiinflamatórios e desempenham um papel na regulação da inflamação sistêmica. O aumento das gorduras ômega-3 na dieta facilitará a cicatrização da pele. O consumo regular de ácidos graxos ômega-3 diminui a inflamação e pode reduzir o risco de acne e outros problemas de pele, diminuindo o fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-1) e prevenindo a hiperqueratinização dos folículos sebáceos.
4. Bananas
Shutterstock
As bananas contêm vitamina E, fosfatos e potássio, que melhoram a saúde da pele. Eles também são desintoxicantes incríveis. Comer uma banana por dia pode ajudar a diminuir os poros, o que impede que a sujeira entre neles.
5. Abacates
Outra ótima fruta para uma pele saudável é o abacate. Ele contém ácidos graxos que são extremamente saudáveis para a pele e evitam a secreção do excesso de óleos pelas glândulas sebáceas. É uma grande fonte de carotenóides antioxidantes como alfa-caroteno, beta-criptoxantina, beta-caroteno, zeaxantina e luteína. Quantidades adequadas de carotenóides em sua dieta irão melhorar a densidade, espessura, tom e textura de sua pele.
5. Espinafre
Vegetais verdes como espinafre, couve e brócolis não contêm óleo. Eles são ricos em fibras, o que, como mencionei antes, ajuda a limpar a pele e regular a produção de óleo. Uma xícara de espinafre contém cerca de 164 gramas de água. Sua pele precisa de água para se manter saudável. Sem água suficiente, ele ficará desidratado, seco, tenso e escamoso, e suas glândulas sebáceas podem entrar em atividade excessiva tentando combater isso, resultando em pele oleosa.
O brócolis também é um superalimento. Ele contém vitamina C, magnésio e vitamina A, que evitam o bloqueio dos poros da pele. Também é antiinflamatório e acalma a pele. Ajuda no controle da produção de óleo, o que reduz o risco de acne e outros problemas de pele.
6. Lentilhas e Pulsos
As lentilhas são densas em nutrientes. Consumi-los regularmente nas quantidades certas pode ajudar no controle da produção de óleo, facilitando a pele limpa. Os pulsos também controlam a produção de óleo no corpo. Eles contêm aminoácidos que não se transformam em açúcares quando consumidos, o que na verdade agrava a secreção de óleo.
7. Laranjas
Shutterstock
Frutas cítricas, como laranjas e limões, contêm vitamina C, que é incrível para a pele. Eles também contêm agentes desintoxicantes que liberam o óleo extra da pele, tornando-a mais saudável. Os óleos naturais da laranja ajudam a hidratar a pele. Também contêm ácido cítrico, que ajuda a secar a acne, melhorando a textura da pele.
Os limões, por outro lado, ajudam a eliminar toxinas do corpo e facilitam o funcionamento saudável do fígado, o que torna a pele clara e flexível.
8. Chocolate Amargo
Finalmente algo que você estava morrendo de vontade de ouvir! Sim, você pode comer chocolate amargo - você só precisa praticar algum controle de porção. O chocolate amargo não é apenas saboroso, mas também faz um bom trabalho na prevenção da inflamação da acne, controlando a produção de óleo na pele.
9. Água de coco
A água de coco é ótima para a hidratação da pele. Ajuda a manter a pele limpa e flexível e previne erupções, acne e manchas. É uma boa fonte de vitamina C, riboflavina e cálcio e contém minerais como magnésio, potássio e manganês.
10. Suco de limão
O suco de limão ajuda a eliminar as toxinas do corpo e facilita o funcionamento saudável do fígado, o que torna a pele clara e flexível. A vitamina C do limão ajuda a rejuvenescer a pele internamente, evitando manchas da idade. A ingestão regular de água com limão pode curar acne, cravos e todas as infecções de pele e controlar a produção de óleo.
Agora que sabemos o que devemos consumir, vamos dar uma olhada em todos os alimentos que NÃO devemos comer.
Alimentos a evitar para pele oleosa
Estes são literalmente os piores alimentos para a pele oleosa, pois aumentam a produção de óleo na pele. Evite-os tanto quanto possível.
1. Produtos lácteos
Shutterstock
Eles podem ser uma grande parte da sua dieta, mas têm um impacto negativo na sua pele, especialmente se for oleosa. Eles têm altos níveis de hormônios (como a testosterona) que estimulam as glândulas sebáceas da pele, tornando-a oleosa e oleosa.
2. Cafeína
Café e chá podem desidratar seu corpo. Isso pode levar à produção excessiva de óleo, causando acne e espinhas.
3. Carboidratos Refinados
Cereais refinados como massa branca, farinha branca (maida), junk food e sucos processados podem prejudicar sua pele, pois aumentam os níveis de açúcar no sangue, aumentando a produção de óleo.
4. Gorduras inflamatórias (gorduras saturadas e gorduras trans)
Este é um acéfalo. Se você tem pele oleosa, evite alimentos gordurosos. Consumir muitas gorduras saturadas pode aumentar a inflamação da pele, o que pode levar à produção excessiva de óleo. Evite carnes vermelhas como cordeiro, salsichas, carne bovina e bacon, bem como pizza, manteiga, creme, queijo, bolos e doces.
As gorduras trans também são muito prejudiciais para a pele. Eles são formados quando o óleo passa por um processo de endurecimento denominado hidrogenação (também conhecido como gorduras hidrogenadas). As gorduras trans podem ser encontradas na maioria dos alimentos processados. Portanto, verifique os rótulos antes de comprá-los.
5. Adicionados açúcares
Shutterstock
O consumo de açúcar causa um aumento nos níveis de açúcar no sangue. Isso leva à produção de mais insulina, o que, por sua vez, faz com que as glândulas produzam mais óleo. Isso leva à pele oleosa e acne. Evite bolos, biscoitos, geléias, doces e tortas, bem como cereais, barras de cereais, biscoitos e refrigerantes. Consumir açúcares naturais, que estão presentes em frutas e vegetais, com moderação.
6. Salgadinhos
O excesso de sal pode causar retenção de água e inflamação. Também pode causar um aumento nos níveis de oleosidade da pele ao tentar combater a desidratação causada pelo sal. Evite picles, nozes salgadas, batatas fritas, molhos, molhos para salada, sopas compradas em lojas, carnes curadas e bacon, batatas fritas e biscoitos.
7. Álcool
Shutterstock
O álcool desidrata o corpo, o que faz com que a pele produza mais óleo para compensar. Isso geralmente leva a acne e erupções cutâneas.
8. Carnes gordurosas
A carne contém quantidades muito elevadas de sódio, o que leva à retenção de água. Isso causa inflamação e oleosidade, resultando em pele extremamente oleosa.
9. Alimentos Picantes
Alimentos picantes não podem ser digeridos com muita facilidade e consumir especiarias em excesso pode criar toxinas no corpo. A pimenta malagueta pode criar muito calor no corpo, o que pode tornar a pele oleosa, causando muitas espinhas - especialmente se você tem tendência a pegá-las. Se você tem pele oleosa, consuma mais sopas e saladas.
Esperar! Há mais para vir! Dê uma olhada nessas dicas, que mudariam totalmente o jogo do óleo da sua pele. Pratique-os regularmente para obter uma pele lisa e brilhante.
Dicas Adicionais
Shutterstock
Aqui estão algumas dicas que serão úteis se você tiver pele oleosa.
- Não use sabonetes para lavar o rosto. Prefira lavagens faciais com controle de óleo.
- Use papel absorvente.
- Experimente remédios naturais como mel e argila para controlar a oleosidade do rosto.
- Treine regularmente.
- Experimente ioga - equilibra seus hormônios.
- Não castigue a pele esfregando-a com muita força ou lavando-a várias vezes ao dia para combater a oleosidade.
Não é o fim do mundo, senhoras. Fique de olho no que entra em sua boca e invariavelmente verá os resultados. Dê um tempo, no entanto. Você não pode esperar ver resultados durante a noite. Mas, quinze dias comendo bem, e você começará a ver a diferença. Dê um pouco de TLC à sua pele e ela retribuirá o seu amor. Existem alimentos que devem ser evitados para acne e pele oleosa que você acha que deveriam ser incluídos neste artigo? Comente abaixo e me diga.