Índice:
- 11 benefícios para a saúde do chá de hibisco
- 1. Pode ajudar a tratar doenças de pele
- 2. Pode ajudar na perda de peso
- 3. Pode promover o crescimento do cabelo
- 4. Pode ajudar a controlar o diabetes
- 5. Pode diminuir os níveis de colesterol
- 6. Pode proteger o coração de doenças
- 7. Pode prevenir danos ao fígado
- 8. Pode aliviar a ansiedade e promover o sono
- 9. Pode ajudar a combater infecções virais e bacterianas
- 10. Pode ter efeitos antidepressivos
- 11. Pode ajudar a prevenir o câncer
- Composição nutricional e fitoquímica * do chá de hibisco
- Como fazer chá de hibisco
- 1. Chá quente de hibisco
- O que você precisa
- Vamos fazer isto!
- 2. Chá de Hibiscus Gelado
O chá de hibisco é feito com pétalas secas de flores de hibisco. É conhecido por seus vários benefícios à saúde. Por exemplo, estudos mostram que extratos de hibisco podem ajudar a promover a cicatrização de feridas (1). O chá também pode ajudar na perda de peso, promover a saúde do cabelo e ajudar a controlar o diabetes.
Você pode fazer o chá com as infusões das flores e das folhas. No entanto, o último é mais benéfico em alguns aspectos.
Neste artigo, discutiremos o que a ciência diz sobre o chá de hibisco e como você pode fazer o chá para obter seu benefício máximo.
11 benefícios para a saúde do chá de hibisco
A pesquisa prova a capacidade do chá de hibisco de controlar a hipertensão. Diz-se que tem propriedades diuréticas e antidepressivas. As flores de hibisco também são laxantes eficazes e amigáveis ao fígado.
1. Pode ajudar a tratar doenças de pele
O chá de hibisco pode promover a cicatrização de feridas e tratar outras formas de doenças de pele.
Em estudos com ratos, os extratos de hibisco foram encontrados para ter uma melhor propriedade de cicatrização de feridas do que uma pomada tópica popular (1). O extrato de flor de hibisco pode ser usado com eficácia no tratamento de feridas tópicas.
No estudo, o extrato de hibisco pode melhorar a contração e o fechamento da ferida (1).
A aplicação tópica de extratos de outra espécie de hibisco também pode ajudar a tratar o herpes zóster (uma infecção viral caracterizada por erupções e bolhas dolorosas) (2).
2. Pode ajudar na perda de peso
Uma espécie de hibisco pode ajudar a reduzir a obesidade em estudos com animais.
O tratamento com o extrato pode melhorar a obesidade induzida por uma dieta rica em gordura. Os extratos de hibisco eram ricos em polifenóis e flavonóides, o que auxiliava na redução dos parâmetros de obesidade (3).
O extrato aquoso de hibisco reduz os níveis de triglicerídeos séricos e colesterol total. Fá-lo inibindo a absorção de lípidos no intestino (3).
Como parte dos testes de laboratório, os seres humanos receberam cerca de 100 mg / dia de pó de extrato de hibisco durante 1 mês. Os pacientes apresentaram níveis significativamente reduzidos de triglicerídeos e colesterol total e aumento dos níveis de HDL ou colesterol bom (4).
Uma espécie específica de hibisco foi encontrada para reduzir a gordura abdominal. O extrato reduziu os marcadores de obesidade e os níveis de ácidos graxos livres nos indivíduos (5).
3. Pode promover o crescimento do cabelo
As flores do gênero Hibiscus são popularmente usadas para obter tranças longas e brilhantes. Alguns estudos com ratos demonstram as propriedades estimulantes do crescimento do cabelo dos extratos das folhas da planta do hibisco (6).
Em um estudo palestino, descobriu-se que a flor de uma espécie de hibisco promove a saúde do cabelo e do couro cabeludo. Embeber a flor em água morna e depois aplicá-la no cabelo (que é como o chá de hibisco é preparado) pode melhorar a saúde do couro cabeludo e do cabelo (7).
O mecanismo exato desse método ainda não foi compreendido. Também faltam informações se outras espécies de hibiscos encontradas em outras partes do mundo podem ter efeitos semelhantes. Não há pesquisas suficientes para entender a ação do chá de hibisco no crescimento do cabelo.
4. Pode ajudar a controlar o diabetes
Uma espécie particular de hibisco pode ajudar a tratar a diabetes e melhorar a sensibilidade à insulina.
As pétalas de Hibiscus sabdariffa (outra espécie de hibisco) têm fitoquímicos como cianidina 3, rutinocodilo, delfinidina, galactose, hibcitina, ácido ascórbico, ácido cítrico, antocianinas, beta-caroteno e sitosterol.
Em estudos, uma infusão deste chá de hibisco, três vezes por dia durante quatro semanas, demonstrou ter um efeito positivo no diabetes tipo 2. Além disso, este chá melhorou o funcionamento das células beta pancreáticas (8).
O estresse oxidativo é uma das principais causas de diabetes mellitus. O chá de hibisco pode ajudar a diminuir o estresse oxidativo e exibir propriedades antidiabéticas.
Em um estudo, ratos induzidos por diabetes receberam por via oral extratos de Hibiscus taiwanensis (outra espécie de hibisco) três vezes ao dia durante três dias. Os cientistas relataram um aumento na sensibilidade à insulina (9).
5. Pode diminuir os níveis de colesterol
Há evidências crescentes de que beber chá de hibisco pode ter efeitos na redução do colesterol.
O hibisco, em geral, contém ácidos polifenólicos, flavonóides e antocianinas. Esses compostos apresentam atividade antioxidante. O chá pode ter efeitos positivos nos níveis de colesterol.
Estudos mostram que a flor pode ser utilizada em estudos futuros para prevenção e tratamento do colesterol alto em adolescentes (10).
Foi realizado um estudo em 43 adultos (30-60 anos) com colesterol alto. O grupo de teste recebeu duas xícaras de chá de hibisco por 12 semanas. Os resultados mostraram uma redução média do colesterol total em 9,46%, HDL em 8,33% e LDL em 9,80%. O estudo afirma que o chá de hibisco pode ter um efeito positivo significativo nos níveis de colesterol no sangue (11).
Ao contrário de outros agentes redutores de lipídios, o chá de hibisco não pode causar distúrbios eletrolíticos. Portanto, sua ingestão com padrões alimentares e atividade física fixos pode ter efeitos positivos sobre os níveis de colesterol. No entanto, a conclusão necessita de mais estudos (12).
6. Pode proteger o coração de doenças
Tomar chá de hibisco ou extrato de flor pode reduzir significativamente a pressão arterial sistólica (PAS) e a pressão arterial diastólica (PAD) em adultos, contribuindo para a saúde do coração.
De acordo com um estudo de 2008, os voluntários que beberam chá de hibisco tiveram uma queda de 7,2 pontos em sua pressão arterial sistólica, em comparação com uma queda de 1,3 ponto naqueles que consumiram placebo. O chá tem grande potencial para reduzir o risco de doenças cardiovasculares e precisa de mais estudos para comprová-lo (13).
Vários estudos controlados mostram que o chá de hibisco tem efeitos redutores de lipídios. As antocianinas da flor são consideradas responsáveis por essa característica (13).
A prevenção da formação dessas placas oxidadas por lipídios pode prevenir doenças cardiovasculares como a aterosclerose. No entanto, pesquisas estão em andamento para estudar o mecanismo preciso de cardioproteção pelo chá de hibisco. Além disso, os ingredientes ativos por trás dessa atividade ainda não foram identificados (13).
7. Pode prevenir danos ao fígado
Ensaios controlados relatam que os extratos de hibisco podem reduzir o acúmulo de gordura no fígado de hamsters em uma dieta rica em gordura. A administração deste extrato reduziu os níveis de colesterol e triglicerídeos (3).
Uma dieta rica em gordura também eleva os níveis de algumas enzimas, a saber, alanina aminotransferase sérica e aspartato aminotransferase. Isso aumenta o risco de danos ao fígado. O tratamento com extratos de hibisco reduziu os níveis dessas enzimas (3).
Além disso, os extratos podem restaurar os níveis de enzimas antioxidantes como a catalase e a superóxido dismutase no fígado. Isso pode promover ainda mais a saúde do fígado (14).
8. Pode aliviar a ansiedade e promover o sono
Os extratos de hibisco (de outra espécie da mesma planta) demonstraram ter efeitos sedativos e de redução da ansiedade em ratos. Em estudos com ratos, estes mostraram efeitos mais pronunciados com doses repetidas dos extratos (15).
Os extratos de hibisco também podem aliviar a dor, febre e dor de cabeça. No entanto, há informações limitadas a esse respeito.
9. Pode ajudar a combater infecções virais e bacterianas
Beber chá de hibisco pode não apenas ajudá-lo a se recuperar de um resfriado e gripe, mas também a combater o vírus da gripe para atrasar a próxima sessão. Estudos afirmam que o hibisco pode ser uma droga anti-influenza promissora (16).
O extrato de chá de hibisco pode ajudar a combater o vírus da gripe aviária e vários vírus resistentes a medicamentos. Em experimentos de laboratório, entre 11 extratos de chá, este chá apresentou a propriedade antiviral mais potente (16).
O hibisco é rico em antocianinas. Propõe-se que o efeito antiviral seja derivado desses compostos (16).
10. Pode ter efeitos antidepressivos
Os flavonóides do hibisco (Hibiscus rosa-sinensis Linn.) Têm efeitos antidepressivos. Atuam na liberação de dopamina e serotonina (hormônios da felicidade), ajudando assim a diminuir os sintomas de depressão (17).
Extratos de álcool de outra espécie de hibisco também podem apresentar atividade semelhante a antidepressivos em distúrbios pós-parto. A depressão pós-parto em mães tem um efeito significativo no desenvolvimento cognitivo e emocional dos filhos (18).
O extrato de hibisco foi encontrado para inibir as enzimas que inativam a dopamina e a serotonina. Isso poderia auxiliar indiretamente no tratamento da depressão pós-parto (18).
No entanto, mais pesquisas são necessárias. Além disso, a segurança do chá de hibisco durante a gravidez não é conhecida. Portanto, consulte seu médico a esse respeito.
11. Pode ajudar a prevenir o câncer
Os polifenóis nas flores de hibisco são antioxidantes comprovados. Alguns também possuem propriedades antitumorais ou anticâncer.
Os extratos ricos em polifenóis podem induzir a morte celular (apoptose) em uma variedade de células cancerosas, incluindo câncer gástrico e de mama (19), (20).
No estudo do câncer de mama, os triterpenóides no hibisco afetaram apenas as células malignas e não as células saudáveis circundantes (20).
Essas biomoléculas ativas causam fragmentação do DNA na célula cancerosa alvo após 24 horas de tratamento com extrato de hibisco (19).
No entanto, esses são estudos em tubo de ensaio. Mais pesquisas em humanos são necessárias para identificar os compostos de hibisco que possuem tais propriedades anticâncer.
Mas para lhe dar uma imagem mais clara e ampla, discutiremos o perfil fitoquímico das flores de hibisco. Visto que as mesmas flores são utilizadas na preparação do chá, vamos examinar também o perfil nutricional do chá de hibisco.
Composição nutricional e fitoquímica * do chá de hibisco
Valor nutricional para 8,0 fl oz ou 237 g | ||
Nutriente | Unidades | Quantidade |
---|---|---|
Água | g | 236,00 |
Cinza | g | 1,00 |
Minerais | ||
Cálcio, Ca | mg | 19 |
Ferro, Fe | mg | 0,19 |
Magnésio, Mg | mg | 7 |
Fósforo, P | mg | 2 |
Potássio, K | mg | 47 |
Sódio, Na | mg | 9 |
Zinco, Zn | mg | 0,09 |
Manganês, Mn | mg | 1.130 |
Vitaminas | ||
Niacina | mg | 0,095 |
Folato, total | µg | 2 |
Folato, comida | µg | 2 |
Folato, DFE | µg | 2 |
Colina, total | mg | 0.9 |
* valores provenientes do USDA, bebidas, chá, hibisco, fermentado
- As flores de hibisco têm diferentes tipos de fitoquímicos, como ácidos orgânicos, antocianinas, flavonóides e glicosídeos.
- Delfinidina-3-sambubiosídeo, delfidina e cianidina-3-sambubiosídeo são as antocianinas predominantes.
- Os ácidos fenólicos incluem ácido protocatecuico, catequina, galocatequinas, ácido cafeico e galatos de galocatequina (13).
- Os pesquisadores também isolaram agliconas como hibiscetrina, gossipitrina, sabdaritrina, quercetina, luteolina, miricetina, hibiscetina.
- Esteróis, incluindo eugenol, β-sitosterol e ergosterol também foram registrados (21).
- Esses fitoquímicos atuam em sinergia para melhorar a saúde do coração e do fígado, a cor do cabelo e o estado de humor.
Na seção a seguir, discutimos como você pode fazer chá de hibisco em sua casa.
Como fazer chá de hibisco
Temos receitas para chá / bebida de hibisco quente e frio.
1. Chá quente de hibisco
O que você precisa
- Flores de hibisco secas: 2 colheres de chá
- Água: 3-4 xícaras
- Panela fervendo
- Pau de canela (opcional)
- Folhas de hortelã (opcional)
- Cunha de limão (opcional)
- Mel, açúcar ou adoçante de escolha (a gosto)
Vamos fazer isto!
- Coloque uma panela com água para ferver.
- Adicione as flores de hibisco secas a um bule vazio e limpo.
- Despeje a água fervente no bule.
- Deixe o chá em infusão por cerca de 5 minutos. O chá começará a ficar intenso e vermelho. Você pode deixá-lo em infusão por mais tempo para um sabor mais profundo / forte.
- Coe o conteúdo para se livrar das flores.
- Adicione um adoçante de sua escolha. Beber sem açúcar é ainda melhor.
- Sirva quente com uma guarnição de canela, folhas de hortelã e uma rodela de limão.
2. Chá de Hibiscus Gelado
Você precisará dos mesmos ingredientes para fazer esta versão de chá de hibisco, exceto por uma jarra. Tudo que você precisa fazer é:
- Adicione as flores / pó de hibisco e água a uma jarra. Mexa bem.
- Refrigere a mistura durante a noite (ou por 8-12 horas) para infundir bem os sabores.
- Você pode cobrir o jarro com sua tampa ou papel alumínio.
- Retire da geladeira assim que o sabor e a cor se desenvolverem.
- Coe o conteúdo em copos de servir.
- Você pode adicionar o adoçante nesta etapa.
- Sirva gelado com gelo e enfeite com folhas de canela, limão e hortelã.
Tomar uma xícara de chá de hibisco duas vezes ao dia pode ser o ideal. Não há informações disponíveis no