Índice:
- Índice
- O que é acne hormonal?
- Quais são as causas da acne hormonal?
- 1. Estresse
- 2. Os produtos para cabelo e pele que você usa
- 3. Efeitos colaterais de certos medicamentos
- 4. Condições médicas subjacentes
- Como tratar acne hormonal
- 1. Pílulas anticoncepcionais
- 2. Retinóides
- 3. Bloqueadores do receptor de andrógeno ou medicamentos anti-andrógenos
- 4. Peróxido de benzoíla
- Opções naturais de tratamento para acne hormonal
- 1. Óleo da árvore do chá
- 2. Chá Verde
- Acne hormonal: alimentos a evitar
- 1. Grãos Refinados
- 2. Laticínios
- 3. Fast Foods
- 4. Chocolates
- Referências
Vamos enfrentá-lo - não há como escapar da acne. Todos nós entendemos de vez em quando. Alguns desaparecem com o tratamento, enquanto outros se recusam a ir embora. Eles são dolorosos e parecem vermelhos e com raiva. Se for esse o seu caso, é altamente provável que tenha acne hormonal.
A acne hormonal tem uma relação profunda com as flutuações nos níveis hormonais do corpo. Vamos entender o que é e como você pode melhorar sua condição.
Índice
- O que é acne hormonal?
- Quais são as causas da acne hormonal?
- Como tratar acne hormonal
- Acne hormonal: alimentos a evitar
O que é acne hormonal?
Shutterstock
Quando seus níveis hormonais flutuam, você obtém acne hormonal. A acne hormonal é muito mais comum em adultos do que em adolescentes.
Em comparação com os homens, isso é mais comum nas mulheres, pois vários fatores, como o ciclo menstrual e a menopausa, afetam os níveis hormonais nas mulheres. Problemas hormonais associados a condições médicas subjacentes (como a síndrome do ovário policístico) também podem causar acne hormonal.
Os sintomas mais comuns de acne incluem:
- Cistos
- Nódulos
Tanto cistos quanto nódulos são comumente vistos em adultos. Os outros sintomas menos comuns incluem:
- Pápulas
- Pústulas
- Whiteheads
- Blackheads
Estes são comumente vistos em adolescentes. Quando falamos sobre acne hormonal, geralmente se refere a “acne cística” em adultos. Embora a acne normal (como cravos e espinhas) seja comumente observada em adolescentes e seja causada por fatores hormonais, eles não são considerados "acne hormonal".
As mulheres podem ter acne hormonal durante a gravidez e a menopausa. As mudanças nos níveis hormonais os fazem explodir.
Voltar para TOC
Além dos hormônios, vários outros fatores podem causar acne hormonal.
Quais são as causas da acne hormonal?
Shutterstock
1. Estresse
Quando você está estressado, seu corpo aumenta a produção de andrógenos (um grupo de hormônios). Esses hormônios estimulam as glândulas sebáceas e os folículos capilares, o que causa acne.
2. Os produtos para cabelo e pele que você usa
Os produtos químicos desses produtos podem obstruir os poros da pele e causar acne. Portanto, antes de comprar qualquer produto para o cabelo ou para a pele, certifique-se de que sejam não comedogênicos e livres de óleo.
3. Efeitos colaterais de certos medicamentos
Certos medicamentos podem desencadear acne (como o lítio ou um anticonvulsivante). Se você acha que os medicamentos estão causando acne, converse com seu médico imediatamente. Se os medicamentos não puderem ser alterados, consulte um dermatologista para controlar sua acne.
4. Condições médicas subjacentes
Condições médicas subjacentes (como SOP) também podem desencadear acne. Freqüentemente, o diagnóstico e o tratamento da doença eliminam a acne.
Você pode tomar medicamentos ou seguir remédios naturais para melhorar sua condição.
Voltar para TOC
Como tratar acne hormonal
Shutterstock
Medicamentos para melhorar a acne hormonal
1. Pílulas anticoncepcionais
As pílulas anticoncepcionais não são apenas anticoncepcionais - também podem ajudar a reduzir o aparecimento de acne.
Um estudo conduzido pelo Grupo Cochrane examinou 31 estudos envolvendo 12.579 mulheres. O autor do estudo concluiu que todas as pílulas anticoncepcionais combinadas foram eficazes na melhora da acne inflamatória e não inflamatória (1).
Outro estudo descobriu que os anticoncepcionais contendo drospirenona foram menos eficazes no controle da acne do que as pílulas que continham norgestimato (2).
No entanto, as pílulas anticoncepcionais devem ser tomadas com cautela. Sempre consulte seu médico antes de tomar qualquer comprimido.
2. Retinóides
Os retinóides tópicos mais comumente disponíveis incluem Adapalene, Tretinoin, retinol e Retinaldehyde (3).
3. Bloqueadores do receptor de andrógeno ou medicamentos anti-andrógenos
Tanto homens quanto mulheres têm androgênio (o hormônio masculino) em seu corpo, mas muito dele pode causar acne. Isso ocorre porque o andrógeno aumenta a produção de sebo em sua pele.
Vários bloqueadores do receptor de andrógeno têm sido usados para controlar a produção de sebo induzida por andrógeno e acne. São eles a espironolactona, o acetato de ciproterona e a flutamida (2). Essas drogas ajudam a reduzir os níveis de androgênio. No entanto, é melhor não usar bloqueadores do receptor de andrógeno em homens, pois eles podem causar disfunção erétil e ginecomastia.
4. Peróxido de benzoíla
O peróxido de benzoíla é usado no tratamento da acne há décadas. É uma das opções mais populares para o tratamento da acne por causa de suas propriedades antibacterianas (pode matar bactérias P. acnes e S. aureus). É moderadamente comedolítico (previne comedões) e queratolítico (trata verrugas e lesões) (4).
Opções naturais de tratamento para acne hormonal
1. Óleo da árvore do chá
O óleo da árvore do chá tem um efeito antiinflamatório, que é benéfico para melhorar a acne, especialmente a acne leve a moderada. Um estudo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo envolvendo 60 pacientes descobriu que 5% do óleo da árvore do chá tópico foi eficaz na redução da inflamação da acne em 43,64% (após seis semanas de tratamento) (5).
2. Chá Verde
O chá verde contém polifenóis que, quando tomados por via oral ou aplicados topicamente, ajudam a reduzir a produção de sebo e a tratar a acne. Em um estudo randomizado simples-cego, os pesquisadores usaram uma loção de chá a 2% para o tratamento da acne. 85% dos indivíduos experimentaram uma redução significativa na acne (diminuiu em 50%), enquanto 15% não responderam ao tratamento (6).
O autocuidado é igualmente importante para melhorar a acne. Se você não cuidar bem da sua pele e negligenciá-la, nenhum medicamento pode ajudar. Aqui estão algumas dicas que você pode seguir para cuidar da sua pele:
- Use um limpador suave para limpar a pele duas vezes ao dia. Não exagere, pois pode irritar ainda mais sua pele.
- Sempre use água morna para limpar o rosto ou a área afetada. Nunca use água quente.
- Evite usar esfoliantes no rosto, pois a fricção pode piorar a inflamação.
- Sem tocar, sem escolher - isso retarda a cura.
- Evite usar maquiagem na pele. No entanto, se você estiver aplicando maquiagem, procure produtos não comedogênicos. Evite usar muito do produto.
Voltar para TOC
Sua dieta também está ligada à sua condição acne. Embora a dieta possa não causar acne hormonal, definitivamente pode piorá-la. A gordura e os carboidratos dietéticos podem aumentar a produção de sebo. Verificou-se que pessoas que seguiam uma dieta de baixo índice glicêmico não apresentavam acne (7). Aqui está uma lista de alimentos que você deve evitar para evitar que a acne piore.
Acne hormonal: alimentos a evitar
Shutterstock
1. Grãos Refinados
Verificou-se que as pessoas que consumiam carboidratos refinados sofriam de acne em comparação com aquelas que não o faziam (8). Consumir açúcar adicionado também expõe você ao risco de desenvolver acne (9). Evite esses alimentos:
- Macarrão (feito com farinha branca)
- Cereais
- Pão (feito com farinha branca)
- Bebidas gaseificadas, refrigerantes e qualquer bebida açucarada
- Adoçantes como xarope de bordo, mel e açúcar de cana
2. Laticínios
Existe uma ligação entre leite e acne (10). Embora o leite não cause acne, ele pode piorar a acne existente. O leite também aumenta os níveis de insulina (11). Isso pode agravar sua acne. Evitar:
- Leite
- Outros produtos lácteos, como queijo e sorvete
3. Fast Foods
A dieta ocidental é caracterizada pela alta ingestão de calorias, gordura e alimentos com alto IG (12). Em um estudo envolvendo 2.300 homens, verificou-se que comer bolos, doces, hambúrgueres e salsichas frequentemente aumentava o risco de acne (13).
4. Chocolates
Há um debate contínuo sobre se o chocolate provoca acne ou não. No entanto, um estudo envolvendo 25 homens propensos a acne descobriu que consumir quantidades normais de chocolate amargo por quatro semanas causou surtos de acne (14).
Cuidar da acne não para por aqui. O cuidado da pele exige compromisso. Depois que a acne desaparecer, é importante manter um estilo de vida saudável e seguir uma rotina de cuidados com a pele saudável para prevenir sua recorrência.
Voltar para TOC
Espero que este artigo tenha ajudado você a obter uma visão geral da acne hormonal. Se você tiver alguma dúvida, poste suas dúvidas no box abaixo.
Referências
- “Efeito das pílulas anticoncepcionais..”, Cochrane
- “Tratamento hormonal da acne em mulheres”, The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology
- “Acne Vulgaris..”, Indian Journal of Dermatology
- "Over-the-counter Acne Treatment", The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology
- “A eficácia de 5% tópico..”, Indian Journal Of Dermatology, Venereology, Leprology
- “Chá verde e outros polifenóis do chá..”, antioxidantes
- “A relação entre dieta e acne”, DermatoEndocrinologia
- “Differences in Dietary Glycemic..”, Journal Of The Academy of Nutrition and Dietetics
- “Acne: prevalência e relação..” Jornal da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia
- “Milk Consumption..”, Dermatology Online Journal
- “Alta ingestão de leite..”, European Journal of Clinical Nutrition
- “Intervenção dietética na acne..”, DermatoEndocrinologia
- “Acne..”, Jornal da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia
- “Dark Chocolate..”, International Journal of Dermatology