Índice:
- O sistema digestivo:
- Os 2 principais efeitos do exercício no sistema digestivo:
- 1. Aumenta a circulação sanguínea:
- 2. Fornece uma rotina digestiva:
- Ioga para digestão
- Cuidado:
Você costuma sofrer de problemas digestivos como gases ou prisão de ventre? Você já se perguntou o que pode realmente ajudá-lo com seus problemas de estômago? Muitas vezes não prestamos atenção ao que comemos e como vivemos, pois nosso sistema digestivo é afetado.
Mas então, você sabia que exercícios regulares podem tornar seu sistema digestivo saudável? Além disso, existem outros efeitos do exercício no sistema digestivo que são benéficos! Quer saber mais? Então continue lendo!
O sistema digestivo:
O sistema digestivo é mais complexo do que o que nos mostram na televisão para antiácidos ou analgésicos. Inclui os pés do intestino sinuoso, os intestinos e o estômago. O sistema digestivo ajuda a quebrar os alimentos e passa nutrientes para a maioria das partes do corpo. Também ajuda a distribuir quanta energia seu corpo receberá. Nosso estilo de vida, dieta e cultura de trabalho podem ter muitos efeitos adversos no sistema digestivo, que podem desencadear complicações ou até ineficiência nesse intrincado sistema (1).
Sabe-se que muitas técnicas de relaxamento, atividades físicas e exercícios ajudam seu corpo a absorver os nutrientes essenciais de maneira mais eficaz. O exercício pode realmente ajudar o sistema digestivo (2), e a seguir estão as maneiras que mostram como.
Os 2 principais efeitos do exercício no sistema digestivo:
1. Aumenta a circulação sanguínea:
Os exercícios ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo em seu corpo, o que também inclui o sistema digestivo. Você deve se lembrar de manter seu corpo em movimento fazendo exercícios regularmente. Isso ajudará na digestão, pois garante que o trato digestivo não seja preguiçoso e seja mantido em movimento. Você deve pensar em se exercitar regularmente para vencer um sistema digestivo lento. Os exercícios também podem ajudar a se livrar de problemas como gases, azia, prisão de ventre e cólicas estomacais. Por estimular a circulação sanguínea, os exercícios também são bons para o coração, a pressão sanguínea e outras condições arteriais (3).
2. Fornece uma rotina digestiva:
Embora os exercícios sejam essenciais para a saúde digestiva, você não pode minimizar a importância de uma alimentação adequada para a saúde digestiva. Lembre-se de comer mais alimentos sem gordura e ricos em fibras, ricos em nutrientes essenciais. Vegetais como espinafre, brócolis, cenoura e especiarias como alho, gengibre e outros são digestivos eficazes e especialmente saudáveis, se combinados com uma rotina adequada. Freqüentemente, é mais importante dar ao corpo tempo para digerir do que simplesmente reduzir as porções. Além disso, se você tende a beber menos de 2 garrafas de água por dia, beba mais. O exercício geralmente retira a água do corpo e o suor pode eliminar a água necessária para uma digestão adequada. Isso pode levar a complicações e você precisa garantir que seu sistema digestivo esteja funcionando bem.O exercício pode, portanto, ajudá-lo a determinar uma rotina digestiva adequada (4).
Ioga para digestão
Um dos melhores exercícios para a digestão, a ioga é um exercício de baixa energia que se concentra no fortalecimento e alongamento dos músculos para ajudar a promover a digestão. Uma das melhores poses para a digestão é a pose do camelo.
A postura do camelo é muito boa para a digestão e para os intestinos e também é um ótimo exercício para as costas. Parece ser difícil de fazer e há rumores de que afeta negativamente as costas. No entanto, estudos provaram que o Ustrasana não apenas fortalece os músculos das costas, mas também alivia problemas estomacais e auxilia na digestão (5).
Cuidado:
Embora exercícios moderados, realizados rotineiramente e leves, como ioga, aumentem a saúde digestiva, conheça seus limites. Não exagere hoje só porque perdeu a sessão de ontem. Lembre-se de que este é um exercício gradual e os resultados não serão sentidos imediatamente.
Não treine com o estômago cheio; pode levar a muitas complicações, como falta de ar, náuseas, vômitos e até tonturas. Se você fez uma refeição bastante satisfatória, dê uma caminhada ou faça algumas posturas básicas de ioga digestiva. Caminhar é um exercício que não pesa para o corpo e dá conta do recado, ou seja, melhora a digestão (6).
Então, você está pronto para se aprofundar nesses efeitos dos exercícios no sistema digestivo? Esperamos ter sido capazes de destacar como os exercícios ajudam o processo digestivo. Você experimentou algum outro efeito do exercício no sistema digestivo? Compartilhe conosco aqui. Deixe um comentário abaixo.